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Garon
MensagemEnviada: Qua Jul 27, 2005 6:39 pm    Assunto: ... Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 5 de Março de 2004
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Fernando furini
MensagemEnviada: Qua Jul 27, 2005 7:14 pm    Assunto: Responder com Citação



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Isso mesmo.
A confiabilidade nos carros daqui é muito maior do que em SP, por exemplo. Os daqui valem mais, mas geralmente valem cada centavo investido.

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Overland
MensagemEnviada: Dom Mai 07, 2006 12:41 pm    Assunto: Responder com Citação



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Os motores 4.8 (292) são derivados dos 4.3 (261) e não dos 4.1 (250). Os dois primeiros tem 5 mancais enquanto o último (do Opala) tem 7 mancais. Aliás a posição do distribuidor dos dois primeiros está mais ou menos centralizada no bloco enquanto do Opala fica próximo à tampa da engrenagem do comando de válvulas.
Os caminhões mais antigos utilizava motores 261 e mais tarde os 292. Os com faróis quadrados utilizaram o 292, tanto álcool como gasolina.
Acredito que o torque seja maior que 34,7kgfm, pois esses valores são do motor 261. Os caminhões dos Bombeiros aqui da cidade utilizavam esses motores (261) até pouco tempo atrás e os caminhões arrancavam bem e também desenvolviam boa velocidade mesmo carregados de água até a boca e segundo informaram tinha consumo em torno de 2 a 2,5km/L na gasolina. Os 292 então andavam bem melhor. Os motores a álcool são conhecidos por equipar os caminhões canavieiros.
Outro detalhe é que ambos os motores até podem ser adaptados em Opala, com modificação nos suportes e isso nos Opala antigos (até 1979), pois nos modelos pós-80 não cabem, são bem mais altos.
Esses motores foram utilizados nos caminhões C60, 11.000, 12.000, 13.000, 14.000, 19.000, 21.000 e 22.000

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Fernando furini
MensagemEnviada: Dom Mai 07, 2006 4:40 pm    Assunto: Responder com Citação



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Desculpa, mas você está enganado em vários pontos.
Overland escreveu:
Os motores 4.8 (292) são derivados dos 4.3 (261) e não dos 4.1 (250).

O 292 é derivado do 250 sim, e é bem diferente do 261. Até o cabeçote do 292 é o mesmo do 250. O 292 é um 250 com bloco mais alto pra usar curso mais longo.
Citação:
Os dois primeiros tem 5 mancais enquanto o último (do Opala) tem 7 mancais.

Não. 250 e 292 têm 7 mancais enquando o 261 tem 5. Tanto é, que se coloca virabrequim de 292 em 250.
Citação:
Os caminhões mais antigos utilizava motores 261 e mais tarde os 292.

Isso faz sentido.
Citação:
Os com faróis quadrados utilizaram o 292, tanto álcool como gasolina.

Correto.
Citação:
Acredito que o torque seja maior que 34,7kgfm, pois esses valores são do motor 261.

Não. Esse torque é exatamente do 292 a álcool de 85. Está no pequeno manual que tenho sobre esse caminhão.
Citação:
Outro detalhe é que ambos os motores até podem ser adaptados em Opala, com modificação nos suportes e isso nos Opala antigos (até 1979), pois nos modelos pós-80 não cabem, são bem mais altos.

Sabe como é brasileiro... Sempre dá um jeitinho. Tem um Opala 87 usando um motor 292, mas é complicado mesmo.

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Wander
MensagemEnviada: Dom Mai 07, 2006 4:42 pm    Assunto: Responder com Citação



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Overland
MensagemEnviada: Dom Mai 07, 2006 7:03 pm    Assunto: Responder com Citação



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Tens razão quanto ao cabeçote, no entanto o Opala teve dois cabeçotes diferentes, um igual ao do 292 e outro diferente.
Agora não entendo como se poderia utilizar o virabrequim com um curso maior no motor 250, visto que os pistões ultrapassariam o topo do bloco.
E o motor 292 é derivado do 250 e com 7 mancais, eu estava com o outro motor em mente quando escrevi.
Inclusive existe literatura com várias dicas de preparação para os motores 292, utilizados nos EUA.

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MensagemEnviada: Dom Mai 07, 2006 10:02 pm    Assunto: Responder com Citação



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Overland escreveu:
Agora não entendo como se poderia utilizar o virabrequim com um curso maior no motor 250, visto que os pistões ultrapassariam o topo do bloco.

Isso é muitíssimo simples. O mesmíssimo caso acontece entre os motores 2.0 e 2.2 da GM. O bloco é o mesmo, mas o curso de um deles é bem maior. Os pistões também ultrapassariam o topo do bloco. É só usar pistão com pino mais em direção ao topo e/ou bielas mais curtas.
Pra praticamente tudo existe um jeito... Hehehe... Em preparação o pessoal faz uma salada enorme de motores.

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Overland
MensagemEnviada: Seg Mai 08, 2006 5:57 pm    Assunto: Responder com Citação



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Pra quase tudo existe jeito, pois segundo alguns preparadores e alguns pilotos de arrancada que tenho contato, aqui na prática não seria possível, pois esses pistões "diferentes" não existem nem bielas. Teria que forjar peças especificamente para o devido fim.
Aí como você falou, tudo se dá um jeito. Fico aqui imaginando porque o famoso piloto Scort com o Opala mais potente do mundo não utilizou esse método já que investia rios de dinheiro no Opala dele.

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Fernando furini
MensagemEnviada: Seg Mai 08, 2006 7:30 pm    Assunto: Responder com Citação



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Overland escreveu:
pois segundo alguns preparadores e alguns pilotos de arrancada que tenho contato, aqui na prática não seria possível, pois esses pistões "diferentes" não existem nem bielas. Teria que forjar peças especificamente para o devido fim.

Acho que não precisa ser peça sob encomenda, pois eu já vi uns caras fazendo essas transformações e olha que eles eram meio do tipo de não querer investir muito...
Citação:
Fico aqui imaginando porque o famoso piloto Scort com o Opala mais potente do mundo não utilizou esse método já que investia rios de dinheiro no Opala dele.

Mas quem disse que não? O que ele usava eu não sei, mas vale lembrar que o Opala dele era 5.0 com um bloco 4100...

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Overland
MensagemEnviada: Seg Mai 08, 2006 9:41 pm    Assunto: Responder com Citação



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O Opala do Scort era 4.4.
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Fernando furini
MensagemEnviada: Seg Mai 08, 2006 9:57 pm    Assunto: Responder com Citação



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Tem certeza? Olha que já vi fichas técnicas sobre ele e constava 4992 cm3.
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adalberto
MensagemEnviada: Seg Mai 08, 2006 10:00 pm    Assunto: Responder com Citação



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Desculpem a ignorancia, mas quem é esse cara Embarassed ?
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Fernando furini
MensagemEnviada: Seg Mai 08, 2006 10:13 pm    Assunto: Responder com Citação



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adalberto escreveu:
Desculpem a ignorancia, mas quem é esse cara Embarassed ?

Dá uma olhada: http://www.scortdragracing.com.br
Wink

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Wander
MensagemEnviada: Ter Mai 09, 2006 12:03 am    Assunto: Responder com Citação



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adalberto escreveu:
Desculpem a ignorancia, mas quem é esse cara Embarassed ?


O Adalberto,

Se liga !!!!!

O Fernando e o Overland são colegas aqui do forum Very Happy

O loko meu !!!!! Very Happy

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Overland
MensagemEnviada: Ter Mai 09, 2006 5:40 pm    Assunto: Responder com Citação



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Wander, acho que ele se referia ao piloto de arrancada Agenor Scortegagna ou SCORT.
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