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 Pneus Ruins « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Sáb Abr 24, 2004 9:59 pm    Assunto: Pneus Ruins Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
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Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Pessoal

Eu adquiri um utilitario usado recentemente e o mesmo veio equipado com pneus Firestone Steeltex 265-75R16 (1/2 vida), que deixa o carro sem freio, sem tração e sem direção, em pisos molhados, principalmente em pisos de paralelepipedo.
O mesmo aconteceu com outro veículo com Goodyear G95 255-75R15 (1/4 vida)

Michelin 4X4 XPC - 255-75R16, é bom mas gasta rápido e ronca muito.

Não tenho queixa do Firestone FSR e Pirelli Scorpion S/T

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Kiko (in-memorian)

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tecnica
MensagemEnviada: Dom Abr 25, 2004 10:30 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003
Mensagens: 1016
Localização: São Paulo

Olá pessoal,

O Firestone FSR acho bons em termos de aderência, tanto em piso seco como molhado, mas acho que a carcaça é fraca.... os meus estão meia vidas, mas cheios de bolhas na lateral.

Abraços

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Alexandre Piza
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Garon
MensagemEnviada: Dom Abr 25, 2004 11:22 pm    Assunto: Pneus Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 5 de Março de 2004
Mensagens: 829

EDITADO!

Editado pela última vez por Garon em Qua Abr 13, 2016 9:32 pm, num total de 1 vez
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Cezar Sato
MensagemEnviada: Seg Abr 26, 2004 12:14 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 17 de Março de 2004
Mensagens: 358
Localização: Toledo - Paraná

Concordo com o Garon, o Scorpion ST apresenta ótimo desempenho, durabilidade e estética em pick-ups, tanto que já fiz pelo menos uns 4 ou 5 jogos em todas os utilitários que tive, e a carcaça nunca deformou. Porém no caso isolado da Veraneio, eu utilizarei em breve o Goodyear Wrangler RST, pois andei em uma com esta configuração e notei extrema maciez na rolagem e absorção de impactos em piso irregular. Já tive também o Firestone FSR, e como foi comentado, apresentou problema de carcaça, mais propriamente no talão.
De forma geral fico com Pirelli e Goodyear, exceto os modelos AT, pois são duros, roncam e amarram a pickup nas arrancadas.

Abraços
Cezar Sato

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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Seg Abr 26, 2004 5:50 am    Assunto: Pneus Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá pessoal

Agradeço pelas respostas.

Eu também venho utulizando Scorpion S/T, em aros 15 (255x75R15), mas ainda não experimentei em aro 16. Realmente tem uma boa aderencia em qq condição e silencioso.

O Firestone Steeltex, pode ter a estrutura da banda muito dura, isto confirma indirigibilidade do meu carro em costelas, o pneu não fica no chão, (esta reclamação, já mandei para Firestone, aguardando resposta)

Sr. Cezar, o Goodyear Wranger RST, tem o desenho semelhante a G-95, que era ruins tbem, pode ser que mudaram a composição da borracha agora.


Abraços

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Kiko (in-memorian)

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Andreson Melo
MensagemEnviada: Seg Abr 26, 2004 8:40 am    Assunto: Re: Pneus Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 5858
Localização: União dos Palmares-AL

Não indico o pneu PIRELLI, nem o FIRESTONE a ninguem que possua picape, sua vida util é muito reduzida e estouram a toa sem motivo nenhum, sempre usamos o GoodYear Wrangler RT/S 255/75R15 e os mesmo nunca estoraram e apresentam durabilidade excelente, possuimos 2 deles que estavam parecendo uma melancia chega estava redondo mas sem bolhas e rodamos 3 meses com ele assim numa média de 200km/dia (em rodovia), um colega daqui da minha cidade tem uma D-20 cab. Dupla 1993 e utiliza pra transportar feirantes e na carroceria as mercadorias dos mesmos e ainda puxa um reboque ela possui motor S4-T ele só anda pisando(110 a 120km/h isso carregado) e usava PIRELLI Scorpion S/T e ficavam com bolhas com menos de 10.000 rodados daí ele mudou pros Michelin e me disse que não acontece isso mais além que a Michelin dá garantia né.
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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Qua Abr 28, 2004 5:45 am    Assunto: BF Goodrich / Michelin Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá pessoal

Alguem teria sugestões sobre pneus BF Goodrich All Terian e Michelin LTX A/T


Aguardo respostas

ASbraços

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Kiko (in-memorian)

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tecnica
MensagemEnviada: Qui Abr 29, 2004 12:10 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003
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Oi Kiko,

Eu fiz um orçamento dos Michelin LTX A/T: uma bagatela de R$ 530,00 cada.

Os Wrangler RTS (30%off, 70%on) estão em R$430,00. Nestes valores tb estão os Firestone FSR e Pirelli Scorpion, todos na medida 255/75R15.

Abraços

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Alexandre Piza
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Editado pela última vez por tecnica em Qui Abr 29, 2004 7:55 pm, num total de 1 vez
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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Qui Abr 29, 2004 1:04 am    Assunto: Pneus Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
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Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Alexandre

Será que Michelin, dura tanto quanto dizem e custam?, o modelo 4X4 XPC, por exemplo duraram uns 30% menos que Pirelli Scorpion S/T.
das marcas "importadas" existem pneus não tropicalizados, no caso deste, segundo manual japonês da marca diz: bom para Snow(neve), portanto deve ter composição da borrracha para baixas temperaturas, então no asfalto brasileiro, deve derreter.
A Goodyear ATS é aquele que tem grandes sulcos logitudinais? tem alguma recomendação deste pneu?

No meu caso, mandei e-mail para Brigistone-Firestone, e recebi retorno para passar em uma loja autorizada para falar com técnico e avaliação.

Hoje abaixei a pressão de 35 para 32 libras, pois a pressão indicada no manual é para pneu 245-75R16, e o meu é 265-75R16, um pouco mais largo portanto deve usar a calibragem mais baixa, mas não sei qto, vou rodar para ver o comportamento.

Alguem sabe qual a pressão de pneus da F-250, que usa o pneu 265-75R16?

Abarços

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Kiko (in-memorian)

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Editado pela última vez por Kiko (in memorian) em Sex Abr 30, 2004 5:33 am, num total de 1 vez
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tecnica
MensagemEnviada: Qui Abr 29, 2004 7:54 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003
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Localização: São Paulo

Oi Kiko,

Sim o ATS é aquele que têm os 2 sulcos grandes (50%off e on ). O orçamento era sobre o RTS (30% off 70%on).

O pneu com desenho realmente interessante e flexivel é o FSR da Firestone, mas, com a questão da carcaça fraca..... Crying or Very sad


Abraços,,

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Alexandre Piza
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Gerson Lage
MensagemEnviada: Sex Abr 30, 2004 9:15 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 20 de Julho de 2003
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Localização: Brasília-DF

Bom dia,

Eu uso uma regra de três simples para obter a pressão idel para minha Bonanza, pois cada tipo de pneu tem uma característica diferente, de acordo com o modelo e fabricante. Verifique nas laterais do pneu o índice de carga e a pressão máxima de trabalho. Estas duas informações são dadas na forma de: 255/75 R 15 109 H MAX LOAD 1030kg AT 420 kPa (60 P.S.I) MAX PRESS

Onde: 109 é o índice de carga máxima do pneu, H é o índice de velocidade máxima, 60 seria a calibragem máxima para o pneu. Caso o pneu não apresente o MAX LOAD (carga máxima) em quilos ou libras, compare os índices encontrados com as tabelas universais de conversão, nas quais teremos que 109 é igual a 1030 kg. Assim, caso o peso total do veículo esteja no máximo da capacidade dos pneus (4120 kg), devemos usá-los com a calibragem máxima indicada de 50 libras. Caso o peso total não seja 4120 kg, devemos diminuir a calibragem proporcionalmente . Por exemplo:

4120 kg está para 60 libras, assim como 2395 kg (peso real da Bonanza) está para X. Resolvendo a regra de três, X é igual a 34,8 libras (eu uso 35 libras).

Se ficar muito duro na trazeira, pode fazer o cálculo para cada eixo.

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tecnica
MensagemEnviada: Sex Abr 30, 2004 10:13 pm    Assunto: Gostei Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003
Mensagens: 1016
Localização: São Paulo

Gerson,

Gostei, taí uma dica bem pensada.... merece uma página na seção Dicas.


Abraços,

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Alexandre Piza
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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Sáb Mai 01, 2004 4:15 am    Assunto: Pressão dos pneus Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
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Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Sr. Gerson

Obrigado pela dica.

No meu caso, lá está marcado:

LT265/75R16
123/120R
Max Load (Sing) 1550 kg
Max Load (Dual) 1400 kg
Pres. Max 80 lb/pol²

Peso do veículo: pelo manual

= PBT - carga
= 3485 - 1020 = 2465 kg (vazia)
Real: + peso dos passageiros, + peso do combustível, + peso da bagagem.

Capacidade dos pneus = 1550 x 4 = 6200 kg
Peso do carro = 2465 kg
Pressão max. 80 lb/pol²

daí fica:

2465 x 80 / 6200 = 31,806 lb/pol²

Então como intuitivamente calibrei com 32 lb/pol², está correta, agora é só esperar chover e ver o resultado.

Agora, algumas curiosidades:

1-Como surgiu este tipo de calculo para pressão?

2-A estrutura dos pneus, ou seja projeto do pneu é compatível com este tipo de cálculo para pressão?

3-Como será que as montadoras chegam ao pressão do menual, eelas calculam ou fabricante do pneu que fornece os valores? No caso da GM-Bonanza: Tara 2010 kg, pressão dos pneus:
215/80R16: diant = 35, tras = 45
255/75R15: diant = 35, tras = 50

4-E aquela advertencia que diz: - 3 lb de pressão a menos = 10% mais de consumo, é válido? Mas sobre qual pressão?

5-Os fabricantes de pneu, pede para utilizar a pressão indicada no manual, e hoje não vejo mais as tabelas de calibragem do fabricantes de pneu, por que será?

Abraços

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Gerson Lage
MensagemEnviada: Ter Mai 04, 2004 10:37 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 20 de Julho de 2003
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Ola Sr. Kiko

No seu caso, as marcações do pneu indicam as características para montagem simples, como nas nossas picapes, e dupla, para veículos que usam dois pneus em cada lado do eixo, como nos caminhões e em algumas picapes importadas.

LT265/75R16

123/120R - 123 para simples e 120 para duplo

Max Load (Sing) 1550 kg - para simples

Max Load (Dual) 1400 kg - para duplo

Pres. Max 80 lb/pol² - usada quando o veículo estiver com 6200Kg para simples (com 4 pneus, 2 na frente e 2 no eixo trazeiro) e 8400Kg para duplo, considerando que seriam 6 pneus, 2 na frente e quatro no eixo trazeiro(dois de cada lado)


1-Como surgiu este tipo de calculo para pressão?
R - Foi um amigo meu que trabalha na revenda de pneus Goodyear aqui em Brasília que me ensinou.

2-A estrutura dos pneus, ou seja projeto do pneu é compatível com este tipo de cálculo para pressão?
R - Sim, tanto que todos os pneus são obrigados a ter essas informações gravadas.

3-Como será que as montadoras chegam ao pressão do menual, elas calculam ou fabricante do pneu que fornece os valores? No caso da GM-Bonanza: Tara 2010 kg, pressão dos pneus:
215/80R16: diant = 35, tras = 45
255/75R15: diant = 35, tras = 50
R - Os fabricantes usam vários modelos de pneus para o mesmo veículo, mas "infelizmente" não informam com qual fez os testes e que cada pneu tem uma especificação própria. Alguém já tentou andar com pressão 45/50, só se for num tapete, pois nas nossas "estradas" é impraticável.

4-E aquela advertencia que diz: - 3 lb de pressão a menos = 10% mais de consumo, é válido? Mas sobre qual pressão?
R - É válida, mas não nesta proporção, os testes de consumo das montadoras são feitos com a máxima pressão nos pneus, pouco combustível no tanque e um "jóquei" no volante. Já li algo sobre esse assunto em alguma edição da revista 4 rodas.

5-Os fabricantes de pneu, pede para utilizar a pressão indicada no manual, e hoje não vejo mais as tabelas de calibragem do fabricantes de pneu, por que será?
R - Para um leigo, é mais fácil seguir as indicações dos fabricantes, não dá trabalho e é "indicado pelo fabricante". Mas ainda existem algumas tabelas, mas para tratores e caminhões. No exterior, tem muito material publicado sobre este assunto.

Dá uma olhada no material deste link, apesar de ser sobre pneus para tratores, é muito interessante.

http://www.ipef.br/publicacoes/ctecnica/nr185.pdf

Abraços

Gerson.

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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Qua Mai 19, 2004 6:01 am    Assunto: Complementando... Responder com Citação



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Olá pessoal

Complementando a lista de ruindade do pneu Firestone Steel Tex, são ruins também em terra molhada, deslizam e não cavocam o solo para achar terra firme.
Tanto é que fui primeiro a encalhar no útimo passeio.

abraços

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