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RogerBlazer |
Enviada: Qua Mai 21, 2008 5:08 pm Assunto: Blazer: "anomalia na injeção eletrônica" |
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Registrado em: Terça-Feira, 20 de Mai de 2008 Mensagens: 11 Localização: Rio de Janeiro
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Pessoal,
Tô entrando agora no fórum e achei-o espetacular. Já li muito aqui e já aprendi muito também. Parabéns a todos vocês.
Tenho uma Blazer 1996, 2.2, STD, com todos os opcionais. Gosto demais deste carro e nem penso em vender. Sou o único dono e ela está até muito bonitinha, mas, já com mais de 11 anos e quase 100.000 Km, está pedindo reparos.
Tenho MUITAS perguntas – claro, todas sobre a Blazer. Prá começar, coloco minha primeira pergunta; depois, se me permitirem terei várias outras.
Aquele indicador no painel, que parece um alternador com um raio dentro:
acende de vez em quando, sem nenhum motivo; depois de uns minutos, apaga.
acende sempre que eu ligo o ventilador (o ar condicionado está com problemas mas isso vou deixar para outro tópico).
O interessante é que não noto nada diferente no carro quando esta luz acende...
No manual do proprietário só encontrei uma referência. Na páguina 1-5 aparece o Ãcone e a descrição “anomalia no sistema de injeção eletrônicaâ€.
Já tentei resolver em oficinas particulares e autorizadas. Até especialistas em eletricidade de automóveis. Ninguém soube dizer o que é. Falam apenas “verifique o alternadorâ€. Mando verificar e ele está perfeito... Verifique a fiação: verifica-se a dita e está tudo OK...
Há umas semanas o carro começou a engasgar e falhar, e sem força. Não notei nenhuma relação com o acendimento ou não da tal luz. Levei numa concessionária. Fizeram uma “geral†na injeção eletrônica. Localizaram (e me mostraram) muita sujeira no TBI e problemas na bomba de combustÃvel. Trocaram:
Jogo de juntas para TBI (vem numa cartela)
Filtro de combustÃvel blindado (gasolina)
Refil da bomba elétrica Delphi, mod.BCD00101 - MPA001 ou “Refil da bomba de combustÃvelâ€
Aproveitei e pedi para verem se seria recomendado mexer em mais alguma coisa; havia mais coisas sim. Autorizei a troca de:
Óleo do motor
Filtro de óleo do motor
Polia tensora da correia do alternador
Correia dentada
Polia tensora da correia dentada
O resultado foi bom. O carro tá andando normal. Mas a tal luz indicadora de “anomalia no sistema de injeção eletrônica†continua do mesmo jeito!!! Nenhuma diferença para a situação anterior.
Será que alguém aqui já passou por isso e teve a felicidade de encontrar um motivo convincente do defeito? |
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leofs |
Enviada: Qua Mai 21, 2008 9:06 pm Assunto: |
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Registrado em: Sábado, 27 de Outubro de 2007 Mensagens: 711 Localização: Rio de Janeiro / RJ
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Olá Roger,
Bem vindo ao fórum.
Qd a luz do "check engine" acende, um código de erro fica gravado na ECU do carro.
Tem um jeito caseiro de vc ler o código de erro e daà tentar resolver o seu problema.
Posso te passar o documento de como o fazer e tb com todos os códigos de erro por email. Se procurar na internet tb vai encontrar. _________________ Leo
ex S10 CE DLX 2.2 EFI 1997
31x10,5 R15 + BL 2" + GNV + CHIP |
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RogerBlazer |
Enviada: Sex Mai 23, 2008 11:02 pm Assunto: |
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Registrado em: Terça-Feira, 20 de Mai de 2008 Mensagens: 11 Localização: Rio de Janeiro
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Oi Leo, obrigado pela resposta. Já tentei responder antes, mas meu Velox ficou 24 hs fora do ar...
Tentei achar o que Vc disse, usando o Google mas nada encontrei. Portanto aceito teu oferecimento e desde já agradeço.
Como Vc vê, só houve a tua resposta. Este caso deve ser raro mesmo. Parece que mais ninguém teve este problema. |
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MachadoSL |
Enviada: Sáb Mai 24, 2008 8:47 pm Assunto: |
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Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004 Mensagens: 8826 Localização: Rio de Janeiro
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Olá Roger,
Por um acaso seu carro tem GNV? Se tiver pode ser a falta de um emulador de sonda lambda, pois a minha Blazer tinha disso antes de eu instalar o emulador de sonda junto com o gerenciador de fluxo de gases. Outra causa, pode ser o mal contato dos interruptores do módulo de injeção que fica no cofre do motor da Blazer.
Abraços,
Sergio _________________ Fusca (Hermenegildo) 1979, March (laranja mecânica) 2012/13?, Lexus ES350 2007 |
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leofs |
Enviada: Sáb Mai 24, 2008 9:07 pm Assunto: |
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Registrado em: Sábado, 27 de Outubro de 2007 Mensagens: 711 Localização: Rio de Janeiro / RJ
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Oi Roger,
Te mandei uma MP. Me manda seu email via MP que te passo o arquivo.
Se alguém mais precisar é só me enviar uma MP pedindo o arquivo tb.
[]'s _________________ Leo
ex S10 CE DLX 2.2 EFI 1997
31x10,5 R15 + BL 2" + GNV + CHIP |
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RogerBlazer |
Enviada: Dom Mai 25, 2008 12:34 am Assunto: |
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Registrado em: Terça-Feira, 20 de Mai de 2008 Mensagens: 11 Localização: Rio de Janeiro
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Machado,
Não, não tenho instalação para uso de GNV. Minha Blazer está no estado original (gasolina apenas).
Sobre a outra possibilidade (interruptores do módulo de injeção), vou verificar, mas precisaria que Vc me orientasse um pouco mais para localizá-los. Se quiser, pode fazer referência aos desenhos/códigos do CepChev.
Muito obrigado pela ajuda.
Leo,
Mandarei já o end. de e-Mail. Obrigado mais uma vez. |
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MachadoSL |
Enviada: Dom Mai 25, 2008 6:30 pm Assunto: |
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Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004 Mensagens: 8826 Localização: Rio de Janeiro
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Olá Roger, você pode ver no catalogo da GM na seção Sistema Elétrico do Motor --> Módulo de Controle Eletrônico do Motor.
Infelizmente o desenho não está dos melhores, mas pelo menos está no local correto, que é no lado direito do carro (lado do passageiro) junto ao para lamas. Ele fica preso sobre o reservatório de água do radiador, e para tirar o módulo é necessário soltar 3 ou 4 parafusos (se não me engano).
Ainda bem que seu carro não tem GNV, de qualquer modo, se a limpeza das tomadas do módulo não resolver, o jeito é esperar a luz acender constante para passar o scanner, pois infelizmente alguns erros, o sistema da Blazer não mantém na memória, como defeito na sonda lambda, defeito no alternador, defeito no sensor do air bag, defeito no sensor do cinto de segurança, e talvez alguns outros que nunca descobri.
Abraços,
Sergio _________________ Fusca (Hermenegildo) 1979, March (laranja mecânica) 2012/13?, Lexus ES350 2007 |
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RogerBlazer |
Enviada: Dom Mai 25, 2008 8:40 pm Assunto: |
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Registrado em: Terça-Feira, 20 de Mai de 2008 Mensagens: 11 Localização: Rio de Janeiro
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Sérgio,
Olhei no CepChev, achei o módulo que Vc citou e fui procurar na Blazer. Infelizmente não o achei na posição que Vc indicou. Deve ser porque a Blazer é 1996. Deve estar em outro lugar.
Fiz uma busca detalhada no cofre do motor e a única coisa que achei (e que existia naquele desenho do CepChev) foi uma caixinha preta, presa na "parede" que separa o motor do interior do carro, código 16207469. Fica bem perto do reservatório de fluido da embreagem, perto do cilindro mestre do freio.
Pelo CepChev, ela é o "módulo de controle de ignição eletrônica SNEEF" (bem que eu procurava a ignição eletrônica há muito tempo e nunca achava). Mas de INJEÇÃO eletrônica, nada achei. |
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MachadoSL |
Enviada: Seg Mai 26, 2008 7:01 pm Assunto: |
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Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004 Mensagens: 8826 Localização: Rio de Janeiro
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Ih, Roger, agora complicou, como não sei a diferença que há entre a que eu tinha (ano 2000) e a de 1996 vou ficar devendo por enquanto, mas vou ver se alho uma que fica no posto de gasolina aqui perto de casa, que acredito eu ser de 1997.
Abraços,
Sergio _________________ Fusca (Hermenegildo) 1979, March (laranja mecânica) 2012/13?, Lexus ES350 2007 |
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umberto xxxrrr |
Enviada: Seg Mai 26, 2008 7:31 pm Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 6 de Junho de 2007 Mensagens: 351 Localização: Paracambi-RJ
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A confusão que estão fazendo é que a do amigo criador do tópico é a 4 cilindros, já a (ex)do amigo Sérgio é/era V6 (nesta o módulo fica sobre o reservatório de água).
Nas 4 cilindros nunca vi o módulo de injeção, acredito que seja no interior do veÃculo (sob o painel?). _________________ VENDO PEÇAS DE BLAZERS V6 . (possuo 19 unidades delas sendo desmanchadas). Desde MOTORES COMPLETOS até parafusos. |
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leofs |
Enviada: Seg Mai 26, 2008 8:04 pm Assunto: |
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Registrado em: Sábado, 27 de Outubro de 2007 Mensagens: 711 Localização: Rio de Janeiro / RJ
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Na 2.2 EFI o módulo fica dentro da viatura, sob o porta luvas.
E o socket para leitura dos códigos de erro fica perto da alavanca que libera o freio de estacionamento. _________________ Leo
ex S10 CE DLX 2.2 EFI 1997
31x10,5 R15 + BL 2" + GNV + CHIP |
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RogerBlazer |
Enviada: Seg Mai 26, 2008 8:56 pm Assunto: |
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Registrado em: Terça-Feira, 20 de Mai de 2008 Mensagens: 11 Localização: Rio de Janeiro
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Obrigado Leo, Umberto e Sérgio. Confirmado, fica dentro do carro, sob o porta luvas.
Deve ser preciso desmontar um monte de coisas, porque, olhando, se vê tudo fechado.
Vou abrir! Depois conto.
Enquanto isso, continuam bem vindas quaisquer contribuições adicionais de outros que tenham tido o problema descrito na mensagem inicial. |
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leofs |
Enviada: Seg Mai 26, 2008 9:01 pm Assunto: |
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Registrado em: Sábado, 27 de Outubro de 2007 Mensagens: 711 Localização: Rio de Janeiro / RJ
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Acessar o módulo é totalmente desnecessário.
Primeiro faça o procedimento para saber os codigos de erros armazenados no módulo conforme o email q enviei.
Depois poste aqui para sabermos o q tá acontecendo. _________________ Leo
ex S10 CE DLX 2.2 EFI 1997
31x10,5 R15 + BL 2" + GNV + CHIP |
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