Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Próximo
 Cuidado com os Pivôs!!! « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Wander
MensagemEnviada: Sáb Fev 17, 2007 7:45 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 24 de Fevereiro de 2006
Mensagens: 2670
Localização: MG

é . . .
foi o q pensei , Kiko

Acho q o carro deu sinais sim.
Mas quem estava no carro eram :

1- Filho do dono. Só anda de Audi.
2- Consultor. Só anda de avião.

Assim, ambos certamente nao faziam a minima idéia de que qual barulho e tremedeira era do perkinho, da d10, da estrada, da picape antiga, ou de algo errado Very HappyVery HappyVery Happy kkkkkkkkkkk

Logo, ela deve ter assinalado e MUITO q algo estava errado.
Eu mesmo, se a tivesse pego para ir ao passeio em Caragua, certamente teria notado algo errado. Ou nao Sad

Bem. tenho fotos de como ficou a lataria amassada depois da queda da roda.
Logo posto aqui.

Abracao.
Wander.

_________________
fiat brava sx 2002. GW corsa 1998.
ex Rural Willys 1971, MB Sprinter 310 98 Maxion HDS 2.5, Silverado 97 4.1 mpfi, C14/D10 1968-CD-Perkins 4.236
PicapesGM em minha casa 2007: http://www.picapesgm.com.br/encontros/encontro_2007_marco01.htm
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
PauloRS
MensagemEnviada: Dom Fev 18, 2007 3:55 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
Localização: Porto Alegre - RS

A todos,

Até onde sei, os mecânicos veriificam rolamentos movimentando manualmente as rodas e não gostam de desmontar o sistema para manutenção. Não sei se andando é possível reparar no ruído de rolamento, tanta é a barulheira. Alguém pode descrever os sintomas nas D20 ?

Abs,
Paulo

_________________
Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Dom Fev 18, 2007 6:07 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá

Pivos ruins:

1- A roda bate qd passamos por buracos.
2- Direção fica dura, e as rodas não obedescem o comando do volante.
3- O alinhador antes de mais nada, checa as folgas dos pivos e terminais de direção.

Rolamento Ruim:

1- Barulho (ronco) ao rodar.
2- Freio ruim, devido danificar o retentor e vazar graxa sobre o disco de freio.
3- Folga na roda, ao levantar e balançar.

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
César Oliveira
MensagemEnviada: Dom Fev 18, 2007 6:50 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
Mensagens: 10056
Localização: Rio de Janeiro

Para verificar a folga no rolamento: levante a roda dianteira do chão, imagine que a roda é um relógio, coloque uma das mãos na posição de 12 horas e a outra mão na posição de 6 horas, force para dentro e para fora, alternadamente, se a folga for grande ajuste o aperto do rolamento, se após ajustar o aperto não ficar legal, melhor substiutir o rolamento. Ajustar o rolamento não quer dizer apertar a porca até o fim, é só encostar e ir verificando a folga sem prender a roda(tem que continuar girando livre), o resultado para rolamento muito apertado é que pode degolar a manga de eixo.
_________________
D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Wander
MensagemEnviada: Seg Fev 19, 2007 7:16 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 24 de Fevereiro de 2006
Mensagens: 2670
Localização: MG

foto da picape do meu amigo
_________________
fiat brava sx 2002. GW corsa 1998.
ex Rural Willys 1971, MB Sprinter 310 98 Maxion HDS 2.5, Silverado 97 4.1 mpfi, C14/D10 1968-CD-Perkins 4.236
PicapesGM em minha casa 2007: http://www.picapesgm.com.br/encontros/encontro_2007_marco01.htm
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Cosmo José Pereira
MensagemEnviada: Seg Fev 19, 2007 10:45 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 1 de Março de 2006
Mensagens: 1224
Localização: São Paulo

Oi turma,meu primo tinha uma agencia de Diesel em Santana,as x eu ia com ele buscar as bichas que ele comprava, estavavindo como uma D1o dupla vinho, nova pegou em Goias ele na frente eu puxando com a outra atras, ele desviou do buraco a minha não deu tempo,alem de arrebentar com a roda,a roda virou pra tras com bandeja e tudo e afundou a porta e paralama do passageiro,dava do da viatura,novinha tava amaciando ele passou eu vinha colado não deu para sair do buraco,enfim pickup voltou em cima de um caminhão,até um posto que tem na ponte do limão,para descer na rampa,ai o guincho veiu pegar ela, abraços
_________________
cosmãojp - 549 ___________________ Pickup A 10 1984
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Wander
MensagemEnviada: Seg Fev 19, 2007 10:49 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 24 de Fevereiro de 2006
Mensagens: 2670
Localização: MG

nossa senhora !!!!!!!

Todo cuidado é pouco com estas meninas maravilhosas !!!!!

Ainda bem q nada lhe aconteceu, Cosmo.

Abração.

_________________
fiat brava sx 2002. GW corsa 1998.
ex Rural Willys 1971, MB Sprinter 310 98 Maxion HDS 2.5, Silverado 97 4.1 mpfi, C14/D10 1968-CD-Perkins 4.236
PicapesGM em minha casa 2007: http://www.picapesgm.com.br/encontros/encontro_2007_marco01.htm
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
adalberto
MensagemEnviada: Seg Fev 19, 2007 7:59 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004
Mensagens: 7416
Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN

Eu usaria o figado do tal mecanico que disse ter "revisado" o carro, como graxa para colocar na roda nova.
_________________
Adalberto
"Não tenha pressa mas não perca tempo"
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
MachadoSL
MensagemEnviada: Seg Fev 19, 2007 8:32 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004
Mensagens: 8826
Localização: Rio de Janeiro

Olá pessoal, olá Wander, a picape do seu amigo parece que está inteira, pois até no paralama rasgado, pelo menos pela foro não dá para ver ferrugem por baixo, e isso é bom sinal. Eu acredito que foi o mechanico tabajara que passou a perna nele e não revisou nada, ou pior é mecânico de carrinhos e não de picapes. Ja vi varios aqui no Rio, e os que mechem em carrinhos não entendem xongas de picapes, sempre dão opinião errada quando não fazem alguma Mesbla.
Abraços,
Sergio

_________________
Fusca (Hermenegildo) 1979, March (laranja mecânica) 2012/13?, Lexus ES350 2007
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Skype
César Oliveira
MensagemEnviada: Ter Fev 20, 2007 4:47 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
Mensagens: 10056
Localização: Rio de Janeiro

Provavelmente a roda largou porque o meca apertou errado o rolamento e esse rolamento degolou a manga de eixo(na ponta onde a porca fica presa), agora a roda saiu com a manga de eixo agarrada nela ou a roda saiu levando somente o disco de freio?
_________________
D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Wander
MensagemEnviada: Ter Fev 20, 2007 4:49 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 24 de Fevereiro de 2006
Mensagens: 2670
Localização: MG

César, nao sei de nada. Mas descobrirei este detalhe e te conto.
Pra mim, se nao tivesse levado pra "REVISAO" nao teria dado nada de errado Sad

Abraço.

_________________
fiat brava sx 2002. GW corsa 1998.
ex Rural Willys 1971, MB Sprinter 310 98 Maxion HDS 2.5, Silverado 97 4.1 mpfi, C14/D10 1968-CD-Perkins 4.236
PicapesGM em minha casa 2007: http://www.picapesgm.com.br/encontros/encontro_2007_marco01.htm
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
adalberto
MensagemEnviada: Ter Fev 20, 2007 7:39 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004
Mensagens: 7416
Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN

O sobrinho da minha esposa parece que caiu na mesma armadilha. Ele foi viajar neste carnaval, colocou pneus novos no carro (monza) e fez uma revisão na suspensão (wander ele mora em itajuba). Foi para o litoral com a esposa,cunhada, duas filhas pequenas e dois amigos, o carro teve um problema que parece ter sido pneu furado, perdeu o controle, invadiu a pista contraria e foi pego por outro carro.
Resumo: a cunhada e uma pessoa do outro carro morreram, os demais ocupantes tiveram serias contusões. Orientei ele a pegar toda a documentação da troca de pneu para entrar com ação mas pedi para aguardar o laudo da pericia tecnica pois o mecanico que fez a tal revisão está muito solicito e preocupado. Acho que tem gato nessa estoria.

_________________
Adalberto
"Não tenha pressa mas não perca tempo"
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Ter Fev 20, 2007 9:36 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá

Realmente o mal ajuste do rolamento causa travamento, tem que deixar uma folga, para qd o sistema esquentar ter espaço para dilatação.

Ou pode ter acontecido o contrario, ter esquecido do contra pino (cupilha)

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Wander
MensagemEnviada: Ter Fev 20, 2007 10:27 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 24 de Fevereiro de 2006
Mensagens: 2670
Localização: MG

adalberto escreveu:
...Ele foi viajar neste carnaval... (wander ele mora em itajuba). ... Resumo: a cunhada e uma pessoa do outro carro morreram...


Meus sinceros sentimentos, amigo.
Uma pena ter terminado em tragédia deste tamanho Sad

EM LUTO . . . . . .

_________________
fiat brava sx 2002. GW corsa 1998.
ex Rural Willys 1971, MB Sprinter 310 98 Maxion HDS 2.5, Silverado 97 4.1 mpfi, C14/D10 1968-CD-Perkins 4.236
PicapesGM em minha casa 2007: http://www.picapesgm.com.br/encontros/encontro_2007_marco01.htm
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Tahoe
MensagemEnviada: Ter Fev 20, 2007 10:55 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 18 de Dezembro de 2006
Mensagens: 281
Localização: Sudoeste de Minas

Olá pessoall,

só para dar uma idéia melhor do que pode ter acontecido vou dar o meu relato quando a roda da minha picape saiu...

Era sábado de carnaval de 2002, estavámos no sítio eu meu pai e primos. Chovia e muito... viemos para a cidade era +ou- 11 horas da noite, logo que parou de chover. No meio de uma leve descida, logo após uma subida bem ingreme e longa, e caí em uma cratera com o lado direito da C-10. Nem estava em alta velocidade, em torno de uns 60km/h pois estava em 3ª e já sabia da precariedade daquele trecho. Não deu para ver os buracos pois estavam cheios de água... logo que caí, minha reação instâtanea foi pisar no freio que não funcionou. O pedal foi até o fundo do assoalho!

Logo após o susto e reduzir a velocidade, notei algo diferente na direção dela que estava mais mole e imprecisa. Rodamos assim por uns 5 km até chegar numa entrada de um sítio, onde entramos e fomos devagar até que num momento a roda caiu. Não foi feito nenhum estrago na lataria porque devia estar a uns 2km/h no máximo.

A roda saiu com o tambor do freio(roda dianteira direita) e se não me engano com a ponta de eixo, pois todos o parafusos que seguram a roda estava intactos. Para mim este acidente, o qual não teve mais problemas fora o prejuízo, foi causado por uma série de acontecimentos. A mola da suspensão dianteira do lado que quebrou, estava com a base quebrada(já sabíamos anteriormente), a picape estava com os amortecedores gastos(inoperantes) e a cratera era imensa, tanto que soube de mais três carros que tiveram problemas com ela nos outros dias(um deles foi a elba de minha tia que perdeu pneu+roda+cubo de roda empenado!). Potanto uma fatalidade inevitável...

O pivô que estava lá e já era usado, não apresentou problema algum. Somente foi substituído no reparo por precaução.

Dainte disso penso que ou o pivô estava problemático e caiu, não tendo nada a ver com rolamento. O meca falou de rolamento só para se desculpar da revisão não feita.

OU o rolamento estava com problema não percebido pelo meca e estourou, mas aí o pivô não deveria sair do lugar(teoricamente).

OU pivô e rolamento estavam ruins e quebraram juntos....

Rolamento ruim iria roncar, fazer barulho e talvez até fizesse a picape puxar para aquele lado.

Pivô ruim ira fazer muito barulho.

Mas todo mundo que anda de carro zero mal nota os sinais que o carro emite quando vai quebrar. Andando na D-10 então, camarada devia achar muito doido aquele carro barulhento e tremedor, não ligando para mais nada.

Só para terminar, é raro ver alguma D-10 que engraxe o cubo de roda frequentemente, o que diminui a durabilidade dos rolamentos. Na hora de engraxar o cubo, é uma ótima oportunidade para se verificar o estados dos rolamentos(2 de cada lado). Portanto é uma manutenção que deve ser feita rigorosamente!

Ah ia me esquecendo... só uma perguntinha... os rolamentos da roda dianteira dos utilitários da GM são cônicos?

[]'s

Thales

_________________
____________
│●│═══════│●│
¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯

Meu Crime: plantar, colher café e ser HONESTO.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 4 de 8
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Próximo

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você não pode anexar arquivos neste fórum
Você não pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB