|
 |
|
Roda traseira do Fiat Stilo caindo |
« Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » |
Autor |
Mensagem
|
Igor_VDM |
Enviada: Sex Ago 08, 2008 10:42 am Assunto: Roda traseira do Fiat Stilo caindo |
|
|

Registrado em: Quinta-Feira, 24 de Agosto de 2006 Mensagens: 1556 Localização: Manaus/Amazonas
|
Segue abaixo uma notÃcia publicada na Folha de São Paulo. Sei que o Stilo não é GM é muito menos picape, mas julgo que seja uma notÃcia importante.
Comentário. Para cair uma roda, tem que ter uma falha muito grave. Não vai ser qualquer sobrecarga ou buraco. Tenho certeza que muitos já andaram com parafusos de roda a menos, peças danificadas, etc. A suspensão é (ou devia) ser super-dimensionada, de modo que mesmo com defeito, o usuário consiga manter o controle do carro, da mesma maneira que um elevador possui quatro cabos de aço ou mais, sendo que apenas um (1!!) sustenta o elevador com carga.
===============================================
http://www1.folha.uol.com.br/folha/classificados/veiculos/ult1670u429027.shtml
Fiat nega que roda do Stilo se solte
FELIPE NÓBREGA
Colaboração para a Folha de S.Paulo
O DPDC (Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor) analisa 12 possÃveis casos em que a roda traseira do Stilo se soltou com o carro em movimento. A Fiat entregou, no último dia 25, sua defesa ao órgão do Ministério da Justiça, o mesmo que ordenou o recall do Volkswagen Fox em junho.
As vÃtimas contabilizam pelo menos quatro mortes. A maioria dos acidentes aconteceu em trechos rodoviários.
O Ministério da Justiça instaurou, após uma reportagem do jornal "Estado de Minas", um processo administrativo contra a montadora.
Se for comprovado que colocou no mercado veÃculos que trazem risco à segurança e à saúde do consumidor, sabendo do defeito e sem convocar recall, a montadora poderá ser multada em até R$ 3 milhões.
Os prejuÃzos causados à s vÃtimas também deverão ser recompensados pela fábrica.
Lançado em 2002, o Stilo acumula 74.360 emplacamentos até julho, segundo a Fenabrave (federação das revendas).
Túlio Tonini de Oliveira, 21, de Votuporanga (519 km a noroeste de São Paulo), sofreu um acidente em fevereiro. Sua namorada, de 18 anos, morreu, e ele e mais duas pessoas se feriram gravemente.
"O carro tinha acabado de sair da revisão. A soltura da roda parecia inexplicável, até um conhecido nos relatar sobre os outros casos", conta Ilmeida Helena Tonini de Oliveira, mãe do rapaz. Desde então, ele responde por homicÃdio culposo (sem intenção de matar).
O técnico em informática Márcio Gomes de Menezes, 40, de Belo Horizonte, diz que, antes do capotamento, viu uma roda passar por seu Stilo. "Levei um susto.
Sem apoio, a frente do veÃculo ergueu. Bati contra uma mureta", descreve. Uma jovem de 18 anos que estava no carro morreu.
Segundo a guia de turismo Carla de Morais Barbosa, 41, de BrasÃlia, uma pessoa testemunhou a roda traseira do carro dela se desprender quando transitava na BR-242, em Seabra (BA), em linha reta, em fevereiro. Pedestres encontraram a roda "a centenas de metros do local do acidente".
"Lembro-me do meu marido, tentando controlar o veÃculo, gritando: "Segurem-se que vamos capotar!'", narra ela. "Uma das minhas filhas, de 9 anos, sofreu traumatismo craniano." A menina já se recuperou.
Análise
Já o professor Éden Mark Ribeiro de Souza, 34, também do Distrito Federal, conta que, na véspera de Natal, perdeu o controle do seu Stilo na entrada de uma curva na BR-251. "O carro começou a tremer, rodou e capotou. Como seqüela, fiquei sem parte da audição."
A Fiat informa que retirou peças do carro para análise e informou ao cliente, por carta, que o desprendimento da roda fora por "esforço excessivo no eixo traseiro direito". Souza nega que estivesse em alta velocidade ou que carregasse peso excedente aos seus 55 quilos.
Contratado por Barbosa e Souza, o perito João Valentim Bin emitiu um laudo técnico favorável à s vÃtimas. "Nos dois casos, a causa do acidente foi decorrente do desprendimento de uma das rodas traseiras."
O engenheiro tomou como base os boletins de ocorrência e as declarações dos envolvidos e das testemunhas, além da inspeção visual dos veÃculos.
Outro lado
Em comunicado enviado à Folha, a Fiat afirma que analisou três casos a que teve acesso e concluiu que "não há problema de produto". "A quebra do cubo da roda aconteceu como uma das conseqüências do acidente, não sendo, portanto, a sua causa."
A montadora acrescenta que solicitou ao Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) um laudo, mas não sabe dizer quando o documento ficará pronto.
Para sanar dúvidas, a montadora disponibiliza o telefone 0800-7071000. _________________ Igor Mendonça
Blazer Executive 4.3 V6 Aut.
A foto atual é do Encontro das Águas no Amazonas |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
Klinger |
Enviada: Sex Ago 08, 2008 7:39 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 24 de Julho de 2006 Mensagens: 3846 Localização: Rio Branco - ACRE
|
No melhor dos casos vai ser que nem a vw com a guilhotina nos bancos do fox ou seja, um anel de borracha em volta da peça. _________________ Silverado 1997 Turbo Diesel MWM 4.2 L #mortebranca |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
Sekiya |
Enviada: Sex Ago 08, 2008 10:52 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
|
É uma notÃcia que está sendo comentada em diversos meios de comunicação e principalmente preocupante.
To vendo que isso vai matar o Stilo mais rápido (o Bravo já está prontinho para substituÃ-lo).
(Esse tópico deveria estar na seção Off-Topic, favor moderador corrigir) _________________ Abraços
Eduardo |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
Igor_VDM |
Enviada: Sáb Ago 09, 2008 1:44 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Quinta-Feira, 24 de Agosto de 2006 Mensagens: 1556 Localização: Manaus/Amazonas
|
Se a Fiat não aprendeu a lição com o Tipo, certamente o Stilo será assassinado pelo mercado. _________________ Igor Mendonça
Blazer Executive 4.3 V6 Aut.
A foto atual é do Encontro das Águas no Amazonas |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
Sekiya |
Enviada: Sáb Ago 09, 2008 11:00 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
|
Ele é um ótimo carro, mas já não vende muito. Agora foi a gota d'água...
Está parecendo até maldição dos hatchs médios da Fiat... _________________ Abraços
Eduardo |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
Kiko (in memorian) |
Enviada: Dom Ago 10, 2008 10:04 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
|
OLá
Mas a roda cai com STILO???? Rodando bonitinho??
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Editado pela última vez por Kiko (in memorian) em Dom Ago 10, 2008 10:38 am, num total de 1 vez |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
Petrus Veldt |
Enviada: Dom Ago 10, 2008 10:36 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Quinta-Feira, 12 de Outubro de 2006 Mensagens: 6756 Localização: Interior - SP
|
Kiko escreveu: |
OLá
Mas a roda cai com STILO????
Abraços |
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
[]'s _________________ D20 1994 Branca S4 Turbo Intercooler
Suburban 2004 5.3 V8 |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
Kiko (in memorian) |
Enviada: Dom Ago 10, 2008 10:41 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
|
Olá
Estas coisas é do projetos apressados, sem testes de durabilidades reais, não em simuladores de computador, projetos feitos em audocad sem ao menos montar um protótipo.
No caso do cortador de dedos do Fox, quem deveriam perder os dedos sao os operadores de autocad.
Abtraços _________________ Kiko (in-memorian)
KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
Thales Pimenta |
Enviada: Dom Ago 10, 2008 1:13 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003 Mensagens: 2993 Localização: Sudoeste de MG
|
No caso do Fox, a justiça decidiu que tem que fazer recall... E a Volks fez isto por desmazelo com o consumidor brasileiro, porque no exportado pra europa, logo que descobriram o problema, já saÃa com a tal arruela de borracha. Já no brasileiro, só de pois da justiça intervir.
Esse caso do Stilo me parece mau projeto por pressa ou conteção de custos, ou então defeito de fabricação em algum lote.
[]'s
Thales _________________ C-10 1971 - Tanque, pro pau!
Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
--------------------------------------------------------
Não basta se registrar... Tem que participar! |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
|
|
 |
Todos os horários são GMT - 3 Horas |
Página 1 de 1
|
|
Enviar Mensagens Novas: Proibído. Responder Tópicos Proibído Editar Mensagens: Proibído. Excluir Mensagens: Proibído. Votar em Enquetes: Proibído. Você não pode anexar arquivos neste fórum Você não pode baixar arquivos neste fórum
|
|
|
|