|
 |
|
Alavanca do Clark 240V |
« Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » |
Autor |
Mensagem
|
FábioGondim |
Enviada: Qui Jan 19, 2006 2:54 pm Assunto: Alavanca do Clark 240V |
|
|
Registrado em: Quinta-Feira, 19 de Janeiro de 2006 Mensagens: 9
|
Olá pessoal! Sou novÃssimo no fórum. Parabéns aos membros pela qualidade das perguntas e respostas por aqui.
Não tenho picape. Tenho um jipe Engesa4 Fase II 2001, com 18.000 km rodados (novÃssimo). Como o jipe utiliza muito da mecânica da D-20 (motor Maxion S4 e câmbio Clark 240V) peço licença para pedir, aqui, algumas informações.
O câmbio é daqueles de 5 marchas com ré à esquerda para frente e a primeira reduzida à esquerda para trás. Acho a alavanca do câmbio muito mole. Ela não fica na posição vertical, alinhada com as marchas 2ª e 3ª. Por isso, acontece muito de engatar a ré num sinal, ao invés da 2ª (que, para todos os fins, exceto trilhas, faz papel de primeira).
No fórum 4x4brasil, destinado espedificamente para jipeiros, me deram a solução: instalar uma mola da alavanca de câmbio um pouco maior que a original. Só não souberam me dizer que mola seria essa e não a encontrei em lojas de peças. Tem mais informações do que foi proposto e feito no link a seguir.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=10597&start=40
Alguém poderia me ajudar?
Obrigado.
Obs: Já pesquisei tudo que era possÃvel por aqui em busca da resposta, sem sucesso. Portanto, se houver um tópico especÃfico que já responda essa pergunta, por favor, coloquem o link. _________________ DOURADO - Engesa4 Fase II 2001 |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
Kiko (in memorian) |
Enviada: Sex Jan 20, 2006 5:47 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
|
Olá Fábio
Todos os cambios de 5 marchas possuem molas para centrar a alavanca, a sua deve estar fadigado.
A substituição de mola por uma nova original, deve resolver problema.
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
FábioGondim |
Enviada: Sex Jan 20, 2006 5:51 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Quinta-Feira, 19 de Janeiro de 2006 Mensagens: 9
|
Kiko,
Na verdade, já fiz isso, como se pode constatar no link que anexei. Comprei uma mola nova do mesmo tamanho, original. Ocorre que a antiga também era nova. Meu jipe tem apenas 18.000 km, quase não foi utilizado... Tudo ficou na mesma.
Uma pessoa é que deu a dica de comprar uma mola um pouco maior, com 3,0 cm de comprimento (a original tem 2,0 cm), 2,4 cm de diâmetro externo e arame de 2,0 mm. Talvez algum câmbio de caminhonete utilize essa mola...
Se alguém puder ajudar... _________________ DOURADO - Engesa4 Fase II 2001 |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
Thales Pimenta |
Enviada: Dom Jan 22, 2006 8:04 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003 Mensagens: 2993 Localização: Sudoeste de MG
|
Olá Fábio,
todos os câmbios de camionete que vi, são bobos... nenhum fica centrado com nos carros. Talvez isso se deva ao fato deles ficarem em cima do câmbio, eliminando alguns mecanismos de mudanças como trambulador...
Agora quanto ao 240V... ele é difÃcil de passar marcha... só quem é acostumado com o carro que não apanha. Já dirigi uma D-20 com ele e apanhei pra burro... Não tinha uma marcha que acertava de primeira... Na F-1000 que dirigi, mesma coisa, só que dessa vez foi um pouco menos. Até deixei a picape morrer... Pelo que notei, ele só passa no tempo... Mas sobre o problema da ré, nunca aconteceu comigo nem com o pessoall que tem as picapes...
[]'s
Thales _________________ C-10 1971 - Tanque, pro pau!
Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
--------------------------------------------------------
Não basta se registrar... Tem que participar! |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
Marcus |
Enviada: Seg Jan 23, 2006 1:00 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Quinta-Feira, 28 de Abril de 2005 Mensagens: 4064 Localização: Campo Mourão - PR.
|
Humm... eu ja vi isso, mas em cambios que estavam com a mola cansada já... temos 2 D-20 aqui com cambio clark, e as duas não tem problema com isso... pelo menos eu nunca tive problema.... ehehhehe... ja meus tios que quase não andam com elas.... vish... só vexame...
Tem um pouco da questão de prática, como o Thales disse...
Abraços e boa sorte... _________________ Marcus V. Laurani
D-20 Custom S 1994 4.2T - MWM 6.07T
BLAZER 2.4 - 2001 |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
Andreson Melo |
Enviada: Seg Jan 23, 2006 2:28 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 5858 Localização: União dos Palmares-AL
|
Realmente envolve prática lembro que quando meu pai pegou a D20 CD 88/89 apanhou uns tempos pois foi a primeira picape nossa, mas com relação a errar a 2º com a ré nunca aconteceu aqui. _________________ EX-D20 CD 95 Custom S MAXION S4
Ducato Minibus 14
Onix 1.4 LTZ
MODERAÇÃO PICAPESGM
_________________ |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
FábioGondim |
Enviada: Seg Jan 23, 2006 5:02 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Quinta-Feira, 19 de Janeiro de 2006 Mensagens: 9
|
Ontem, eu peguei uma mola original e cortei na metade. Coloquei essa metade com a outra, que já estava no câmbio. Deu mais pressão e ficou melhor, mas, pelo que pude perceber, caberia ainda mais pressão sem que ficasse exagerado. De qualquer modo, a alavanca não fica mais no rumo da ré sem que o motorista faça alguma forcinha.
Acho que duas molas originais no lugar de uma deixaria a alavanca firme na posição central, dando maior conforto e precisão. Contudo, fico pensando, se era tão fácil, por que as motadoras já não fizeram isso? Será que tem algum problema? _________________ DOURADO - Engesa4 Fase II 2001 |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
Marcus |
Enviada: Ter Jan 24, 2006 10:02 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Quinta-Feira, 28 de Abril de 2005 Mensagens: 4064 Localização: Campo Mourão - PR.
|
Aaa... outro detalhe, para engatar a marcha ré, precisa dar uma pressinada no cambio... senão não engata... a não ser que esteja cansado o sistema que faz com que precise pressionar...
Pelo menos saiu barato e resolveu em parte...
Abraços, _________________ Marcus V. Laurani
D-20 Custom S 1994 4.2T - MWM 6.07T
BLAZER 2.4 - 2001 |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
dalmo cruz tôrres |
Enviada: Sáb Jun 21, 2008 5:57 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Sexta-Feira, 11 de Agosto de 2006 Mensagens: 113 Localização: poços decaldas MG
|
Pessoal, reavivando o tópico. Comprei um cambio 240v para colocar na minha camionete. Mas notei que as marchas estavam meio duras e dificeis de engatar. etirei a tampa do cambio e olhei dentro dele, tudo Ok. Continuando a procurar o defeito notei que a bucha de plástico do pé da alavanca estava meio estranha. Desmontei o tampão da alavanca e vi, não sem surpresa, que além da bucha de plástico estar quebrada a própia tampa do cambio estava quebrada, onde vai o pino centralizador da alavanca. Pelo local da quebra acho que o jeito vai ser trocar a tampa, mas aà me veio a lembrança de ter ouvido uma vez que havia uma tampa de um outro cambio clarck mais moderno que podia ser montada no 240v sem adaptações; alguém sabe qual tampa é essa? _________________ sem idéias |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
|
|
 |
Todos os horários são GMT - 3 Horas |
Página 1 de 1
|
|
Enviar Mensagens Novas: Proibído. Responder Tópicos Proibído Editar Mensagens: Proibído. Excluir Mensagens: Proibído. Votar em Enquetes: Proibído. Você pode anexar arquivos neste fórum Você pode baixar arquivos neste fórum
|
|
|
|