Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página 1, 2, 3  Próximo
 Pneus X suspensão C-10 « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Luís Sander
MensagemEnviada: Seg Mar 10, 2008 10:26 pm    Assunto: Pneus X suspensão C-10 Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 12 de Outubro de 2004
Mensagens: 21
Localização: Belo Horizonte - MG

Meus amigos.
Já li tanta coisa que não sei de mais nada. O caso é o seguinte: Se (e somente SE) eu resolver colocar em minha C-10 1974 uns pneus novinhos que já tenho, de medida 31x10,5 - 15, bonitões, com uma leve cara de off-road, o que devo fazer? Óbvio que terei que colocar 4 novas rodas, 15 polegadas, no lugar das originais de 16. Pergunto mais: quais as rodas apropriadas para isso, considerando os cubos originais de 6 furos, e sem que se modifique o off set original? Colocadas as rodas e os pneus, eles vão raspar na lataria ou no chassis? Vou ter que levantar o carro (o que até me agrada um pouco... a combinação pneuzão/carro mais alto é bem interessante)? Se tiver que levantar, o que é melhor fazer? Mexo na suspensão ou faço um body lift? Se for mexer na suspensão, o que faço? Calços, novas molas, arquear os feixes traseiros, o que? Se for fazer body lift, como fazê-lo?
É, eu admito... vai fazer pergunta assim lá na casa do chapéu!!!! Mas se tiver um interessado em opinar, tô aqui. Grande abraço a todos!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Luís Sander
MensagemEnviada: Seg Mar 10, 2008 10:31 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 12 de Outubro de 2004
Mensagens: 21
Localização: Belo Horizonte - MG

É bom dizer - esqueci de informar - que a caminhonete tá toda desmontada, pintando, etc. Pode ser uma boa hora pra um body lift, não?
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Sekiya
MensagemEnviada: Ter Mar 11, 2008 3:15 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Luis, pelo que eu já li a respeito, me parece que com essa medida, os pneus às vezes pegam na lataria.

Talvez o melhor seria colocar calços de nylon mais altos pra ganhar centímetros entre o chassi e a carroceria/cabine, ou então trabalhar os pára-lamas, usando rodas originais dos modelos semelhantes: D-20 e Silverado.

Mexer na suspensão sem parâmetros pode não dar muito certo, ficando a picape ruim de guiar - falta de estabilidade.

_________________
Abraços
Eduardo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Ter Mar 11, 2008 7:14 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá

31 x 10,5 x 15 equivale 255 x 75 x 15 e tem o diametro igual a do 215 x 80 x 16.

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Luís Sander
MensagemEnviada: Ter Mar 11, 2008 2:08 pm    Assunto: Mas, e a largura? Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 12 de Outubro de 2004
Mensagens: 21
Localização: Belo Horizonte - MG

Acho q entendi Kiko. Pelo visto, meus pneus têm o mesmo diâmetro de pneus que geralmente são utilizados nessa picape. Mas e a largura? Os 31x10,5 são mais largos, não são? Sendo assim, devem raspar em algum lugar, chassis ou lataria, com o movimento da suspensão ou esterçamento da direção, confere? Mais perguntas: mando fazer ou compro os calços para levantar a carroceria? Alguém tem um gabarito ou desenhos para a confecção desses? Se for comprá-los, onde os encontro? Alguma dica para modificações na coluna de direção, cabo de embreagem ou o que mais for necessário ao suspender a cabine? Bom, galera... Vcs estão me ajudando muito. Um dia espero retribuir de alguma forma. Aguardem as fotos da máquina quando estiver pronta. Tá ficando linda! Valeu!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Ter Mar 11, 2008 7:26 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá

Sim são mais largos, são quase 26 cm (na banda) contra 21,5 cm da original (radial).

Na roda original esbarra a barriga do pneu na paralama interna..

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Garmin
MensagemEnviada: Seg Mar 17, 2008 10:52 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 16 de Março de 2005
Mensagens: 206
Localização: Piracicaba SP

Luís,

Na verdade, no nosso caso aqui em casa, colocamos calços na carroceria (body-lift) e também modificamos a suspensão dianteira (4x4) o que nos obrigou a colocar calço na suspensão traseira também. Não me recordo exatamente quantas polegads ou centimetros de calços foram colocados mas pra ter uma idéia tivemos que colocar pneus 33" para preencher legal o espaço! hehe

Minha sugestão é fazer calços de PU ou ainda coxins de Mercedinho com umas 2", mas sinceramente não saberia te dizer quanto vai precisar... só no chute mesmo! Mas não se preocupe pois colcoar e tirar calços da carroceria não é complicado!

abraços

_________________
Paulo Guilherme Molin "Garmin"
Veraneio 4x4 1977 (Reforma TOTAL!)
Montana Conquest 2008 (Quer crescer e ser 4x4)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger Skype
Luís Sander
MensagemEnviada: Seg Mar 17, 2008 11:26 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 12 de Outubro de 2004
Mensagens: 21
Localização: Belo Horizonte - MG

Garmin,

colocando os calços na carroceria, como vc fez com coluna de direção, cabos, conduítes, etc.? Os coxins de mercedinho são para a carroeria, certo?

Abraços!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Garmin
MensagemEnviada: Seg Mar 17, 2008 11:36 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 16 de Março de 2005
Mensagens: 206
Localização: Piracicaba SP

No nosso caso a veraneio foi toda desmontada para reforma. Tudo foi feito sobre medida por um mecanico de confiança que faz reformas e adaptações desde os 6 anos de idade! Portanto tudo foi modificado, adapatado ou no caso da elétrica feito novo!

Os coxins se não me engano são do motor MB608. Mas minha sugestão é fazer em PU mesmo. Essas autopeças de 4x4 tem eles prontos.

_________________
Paulo Guilherme Molin "Garmin"
Veraneio 4x4 1977 (Reforma TOTAL!)
Montana Conquest 2008 (Quer crescer e ser 4x4)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger Skype
Luís Sander
MensagemEnviada: Seg Mar 17, 2008 11:52 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 12 de Outubro de 2004
Mensagens: 21
Localização: Belo Horizonte - MG

Putz... quanto mais eu leio, mais confuso fico...
Tô quase optando por mandar fazer um calço de PU pras molas dianteiras (a caixa de roda dianteira da c10 é bem grande, não acho q vou ter problemas com esses pneus), e mandar arquear um pouco as molas traseiras, ou colocar um calço entre elas e o eixo, o suficiente pras rodas não pegarem na carroceria.
Como eu queria que o resto da picape ficasse original, acho que vou ter problemas se fizer um body-lift, pois tenho quase certeza de que vou ter q mexer na coluna de direção, trambulador das marchas (3m na coluna, original e funcionando como um relógio), e em outras coisas, inclusive a montagem dos pára-choques originais dianteiros.
Bom, ainda tem tempo. E nada é ainda definitivo. Quem puder, ou quiser, opinar...

Abraços a todos.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Sekiya
MensagemEnviada: Ter Mar 18, 2008 12:12 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Luis... já que a sua opção é deixá-la original, talvez seja melhor retrabalhar as caixas de rodas. Pelo que eu já ouvi os pneus pegam na parte interna do pára-lama e não no chassi, portanto nem fique preocupado com o offset das rodas - caso elas sejam originais para D20.
Já vi picapes com rodas de Mitsubishi Pajero... Ficaram estranhas não gostei, mas vai do gosto... e talvez o offset permita usar pneus maiores.

Apesar de ser algo complicado de se mexer, pelo menos é uma solução definitiva e que não requer muitas modificações no visual da picape, muito menos mecânicas.

Outra opção viável é utilizar pneus mais finos 235/75 R15 ou senão um 255/70 R15 (perfil mais baixo).

Quando a modificação da suspensão aparentemente parece ser mais fácil. Mas veja que talvez seja preciso substituir os amortecedores (com maior curso de abertura) e verificar linhas de freios.

_________________
Abraços
Eduardo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Garmin
MensagemEnviada: Ter Mar 18, 2008 12:37 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 16 de Março de 2005
Mensagens: 206
Localização: Piracicaba SP

Luis,
Concordo com o Sekiya, se sua intenção é manter ela original tente retrabalhar o paralama. Um bom funileiro resolve o problema. Se vc fizer body-lift vai ter que refazer os suportes do parachoque sim.
Espero ter ajudado mais do que atrapalhado!

_________________
Paulo Guilherme Molin "Garmin"
Veraneio 4x4 1977 (Reforma TOTAL!)
Montana Conquest 2008 (Quer crescer e ser 4x4)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger Skype
Luís Sander
MensagemEnviada: Ter Mar 18, 2008 12:38 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 12 de Outubro de 2004
Mensagens: 21
Localização: Belo Horizonte - MG

Na verdade o grande problema, pelo q pude notar, é a borda frontal do pára lamas traseiro. O pneu fica a um cabelinho da lata, com a banda de rodagem bem próxima da curva mais baixa dos pára-lamas traseiros. E não é na parte interna das caixas de roda, pois lá dentro é bem folgado, é na beirada mesmo.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Luís Sander
MensagemEnviada: Ter Mar 18, 2008 12:42 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 12 de Outubro de 2004
Mensagens: 21
Localização: Belo Horizonte - MG

Garmin escreveu:
Luis,
Concordo com o Sekiya, se sua intenção é manter ela original tente retrabalhar o paralama. Um bom funileiro resolve o problema. Se vc fizer body-lift vai ter que refazer os suportes do parachoque sim.
Espero ter ajudado mais do que atrapalhado!


Gente, é um prazer incomodar vcs com tantas perguntas, hehehe! E niguém atrapalha não! Tô amadurecendo uma idéia, e tô achando o máximo poder contar com tantas opiniões! Tá tudo valendo, cambada! Grande abraço!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Garmin
MensagemEnviada: Ter Mar 18, 2008 12:48 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 16 de Março de 2005
Mensagens: 206
Localização: Piracicaba SP

Aproveita...
O pessoal aqui ajuda mesmo! Eu e meu pai aproveitamos muito das opiniões e conhecimentos daqui quando fizemos a reforma (que nunca acaba) da veraneio. Infelizmente não da pra acessar sempre o forum para retribuir. Mas quando dá a gente aparece!

abraços,

_________________
Paulo Guilherme Molin "Garmin"
Veraneio 4x4 1977 (Reforma TOTAL!)
Montana Conquest 2008 (Quer crescer e ser 4x4)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger Skype
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 3
Ir à página 1, 2, 3  Próximo

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você não pode anexar arquivos neste fórum
Você não pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB