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 Suspensao Traseira Bonanza 89 « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Bortolin
MensagemEnviada: Sex Mai 23, 2003 3:32 pm    Assunto: Suspensao Traseira Bonanza 89 Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 21 de Mai de 2003
Mensagens: 6
Localização: Santo André

Srs, BOA TARDE !!!

Minha Bonanza está com o lado esquerdo traseiro um pouco mais baixo que o lado direito. Fui até um Posto de Molas e o atendente me disse que o problema é simples, bastando apenas retirar as molas e "arquea-las" novamente. A solução tb me parece simples mas, como não tenho experiência neste tipo de suspensão, fiquei pensando se não seria melhor substituir as duas molas por elementos novos. Alguém poderia me ajudar nesta questão?

Abraços !

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Marcelo Bortolin
Santo André - São Paulo
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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Sex Mai 23, 2003 9:15 pm    Assunto: Suspensão Traseira Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Bortolin

Antes de mais nada é bom checar os amortecedores, as vezes amortecedores com cargas diferenres, atritos diferentes por amassamento do cilindro ou empenamento do eixo, pode ocasionar altura diferente entre os lados.

Outra coisa, tinha me esquecido: Como voce sabe que a traseira que está torto, pois nestes carros com chassi, normalmente a diferença de altura ocorre por inteiro (frente e atrás), se a frente estiver reta e traseira inclinada, o problema deve ser o chassi.

Quanto a prensar o feixe de molas é procedimanto economico, só que dependendo da causa de feixes terem arqueamento diferentes se é que realmente tem:

1- Por esta mola ter recebido uma carga excessiva, por passar em buracos ou lombadas, neste caso este procedimento resolve.

2- Se a mola baixou por fadiga (redução de elasticidade), a mola poderá abaixar novamente.

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Kiko (in-memorian)

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Editado pela última vez por Kiko (in memorian) em Sáb Mai 24, 2003 4:38 am, num total de 1 vez
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Bortolin
MensagemEnviada: Ter Mai 27, 2003 9:03 pm    Assunto: Suspensao Traseira Bonanza 89 Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 21 de Mai de 2003
Mensagens: 6
Localização: Santo André

Ola KIKO,

Antes de mais nada, gostaria de agradecer sua ajuda.

Observando mais atentamente, notei que a frente Dela (do mesmo lado) tb está um pouco mais baixa, o que me tranquiliza eliminando a hipotese de chassi.

Consultei os preços dos amortecedores, e o valor é equivalente ao serviço das molas respéctivamente, R$212,00(duas peças na Pompeia) e R$190,00 (arqueamento das duas molas)

Neste instante, vale mais a pena gastar dinheiro em algo que é realmente novo. Caso não obtenha sucesso, também substituirei as molas....

Com certeza, conversaremos muito no passeio.

Abraços

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Marcelo Bortolin
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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Ter Mai 27, 2003 10:40 pm    Assunto: Amortecedores Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Bortolin

Calma, antes de trocar os amortecedores, peça pera o seu mecanico examiná-los, ou se preferir vc mesmo pode fezer.
Retire os amortecedores, pegue 2 chaves de fendas grandes e enfie em cada orifício, na mesma posição de instalação, pisando com os dois pés a chave de fenda de baixo, faça o movimento de sobe e desce com o embolo do amortecedor que deve subir(pesado) e descer (mais leve), o movimento deve ter carga constante em todo o seu percurso e ambos devem ter cargas iguais, caso contrario, realmente tem que ser trocadas.

Vc não precisa comprar o amortecedor original GM, pode usar o da Cofap
Traseira L-12781
Dianteira L-12780
conforme catalogo Cofap, disponível no site mmcofap

Se faz questão de comprar original, qua na verdade é Cofap, pesquise preços

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Kiko (in-memorian)

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Sekiya
MensagemEnviada: Qui Abr 12, 2007 7:44 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

A Veraneio tá com as molas assim também...
Já foi arqueada... mas voltou a ficar com o lado esquerdo mais baixo.
Outra coisa que eu reparei foi que as buchas do feixe já eram... principalmente os que ficam na parte dianteira.

Neste caso to pensando em dar uma geral nas molas traseiras. Mas o que fazer na real??
- Trocar as buchas (todas): acho que isso vai ter que ser feito mesmo
- Trocar os feixes??? Todos??? OU só o maior??? Como é feito normalmente quando os feixes se cansam?
- Mandar arquear eu descarto. Já fiz isso e não funcionou.
- Amortecedores são novos e não estão vazando.

Onde fazer isso aqui em SP? Alguém já fez esse tipo de serviço?
Eu tava vendo que existe uma empresa chamada Molas FF (que fica na Vl. Maria), alguém tem referências dela???

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Abraços
Eduardo
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Tahoe
MensagemEnviada: Qui Abr 12, 2007 8:23 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 18 de Dezembro de 2006
Mensagens: 281
Localização: Sudoeste de Minas

Eu troco só as molas ruins... e estas geralmente são as superiores e mais compridas. Nunca troquei molda pequena. Pode notar que quando o carro está vazio e nivelado, há uma separação de uma parte do feixe para a outro, fica uma separação entre as molas. Dali para baixo nunca troquei.

[]'s

Thales

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adalberto
MensagemEnviada: Sex Abr 13, 2007 8:46 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004
Mensagens: 7409
Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN

Edu, conheço a empresa que voce citou pois é perto de casa mas nunca usei os serviços dela. Procure, alem das dicas dos professores daqui, ouvir a opinião de algumas empresas do setor e ai voce pode analisar todas as respostas.
Se passar na FF me dá um toque e nos encontramos para um suco de laranja.

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Adalberto
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Sekiya
MensagemEnviada: Sáb Abr 14, 2007 4:10 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Valeu Thales!
Como já arqueamos uma vez e arriou de novo, to achando que o jeito é trocar.

Adalberto, eu to meio inclinado a conhecer os serviços de lá. Vou ver se ligo pra eles e faço um orçamento. E quem sabe a gente se encontra.. leve as laranjas que eu levo o espremedor e o gelo! haha

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Abraços
Eduardo
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Andreson Melo
MensagemEnviada: Dom Abr 15, 2007 2:58 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
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A nossa D20 só tem as molas mestras originais, ontem descobri a ultima que restava além das mestras Crying or Very sad
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Tahoe
MensagemEnviada: Dom Abr 15, 2007 3:42 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 18 de Dezembro de 2006
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Fala aí para a gente como saber se as molas são origes???

[]'s

Thales

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César Oliveira
MensagemEnviada: Dom Abr 15, 2007 5:21 pm    Assunto: Responder com Citação



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Normalmente só o arqueamento resolve, se o carro não leva muito peso, caso o carro trabalhe carregado coloque mais molas no feixe.
Verifique se existe a possibilidade de alguma das molas dianteiras estar quebrada, as vezes ela quebra e não sai da posição, você só observa que esta quebrada quando desmonta ela cai em dois o mais pedaços.
Em resumo a dianteira também pode ocasionar uma inclinação.

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Andreson Melo
MensagemEnviada: Seg Abr 16, 2007 2:58 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 5858
Localização: União dos Palmares-AL

Tahoe escreveu:
Fala aí para a gente como saber se as molas são origes???

[]'s

Thales


Supondo que sejam originais desde que compramos o carro, e quando foi desmontado todas tinham aparencia de desgaste iguais e apresentavam as pastilhas plasticas nas pontas.

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Sekiya
MensagemEnviada: Qui Abr 19, 2007 9:36 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
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Cesar, o arqueamento já fizemos 2x e cedeu de novo... Sinal que a coisa não vai funcionar de novo mesmo... Mola dianteira quebrada não é mesmo. Já verifiquei.
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Abraços
Eduardo
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César Oliveira
MensagemEnviada: Dom Abr 22, 2007 2:03 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
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A mola mestra deve estar indo para o espaço, já que vai substituir, comece pela mola mestra e mande arquear se for possível troque dos dois lados.
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Tahoe
MensagemEnviada: Dom Abr 22, 2007 2:40 pm    Assunto: Responder com Citação



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Relamente quando a mola já era, o arqueamento só resolve um ou dois dias. Lembro de ter lido aqui no fórum uma outra forma de arquear, que retempera a mola novamente esfriando ela na água ou no óleo. Inclusive falava que aguentou bem. Esse eu acho mais válido, mas os comuns que eles apenas entortam as molas...

[]'s

Thales

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