|
 |
|
Dicas de Manutenção (MWM) |
« Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » |
Autor |
Mensagem
|
Kiko (in memorian) |
Enviada: Dom Mar 15, 2009 9:41 am Assunto: Dicas de Manutenção (MWM) |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
|
. É normal o motor consumir óleo lubrificante?
R.: Sim. Todos os motores consomem normalmente uma parcela previamente especificada de óleo lubrificante. No caso dos motores MWM temos o limite de consumo máximo = 0,5 % óleo lubrificante/óleo combustÃvel consumido, ou seja, para cada 100 litros de óleo Diesel consumido pode ser consumido até 1/2 litro de óleo lubrificante.
Se o valor exceder os 1/2 litro por 100 litros de Diesel, temos um caso de "consumo excessivo de óleo lubrificante".
Abaixo alguns fatores que podem fazer com que o motor passe a consumir óleo lubrificante acima do normal:
Desgaste prematuro dos conjuntos anéis/camisas provocado por:
• Entrada de abrasivos (poeira, areia, etc.) devido a uma falha no sistema de filtro de ar.
• Falha nos bicos injetores (lavagem de cilindro).
Camisas espelhadas (sem brunimento) provocadas por:
• Motor opera com pouca carga.
• Motor opera em marcha lenta por longos perÃodos de tempo.
Conjuntos anéis/camisas fabricados com materiais fora de especificação ("Piratas") que não resistem ao desgaste natural
Desgaste nas guias de válvulas.
Falha na lubrificação do turbo.
Falha no compressor de ar (veiculares).
Vazamentos ou obstruções no respiro do motor.
Conjuntos anéis/camisas desgastados normalmente por longo perÃodo de trabalho.
2. Pode-se apertar parafusos com apertos especificados em torque-ângulo com torque convencional?
R.: Não. O aperto com torque-ângulo especificado é o único aperto que garantirá a perfeita força de fixação do parafuso. De outra forma, aplicando torque-força convencional (em kgf.m), não se obterá nenhuma segurança de que foi aplicado o aperto necessário, gerando um alto risco de quebra ou soltura do parafuso. A rugosidade no acabamento das roscas e parafusos determina o percentual de atrito no momento de apertar, o que gera um freio para o torquÃmetro convencional. O contato entre a rosca e o parafuso aumenta conforme o aperto, aumentando a resistência ao aperto. Como o atrito não é o mesmo para todos os parafusos devido a impurezas, óleo e superfÃcie dos parafusos, o aperto final não fica sendo o correto também. Ficando assim o TORQUE-âNGULO como o aperto que não depende do atrito e portanto a solução para garantir o aperto correto e preciso da fixação.
3. O motor pode funcionar sem o aditivo na água do sistema de arrefecimento?
R.: Não. A não utilização de aditivo na água do sistema de arrefecimento não protege o motor contra oxidação e principalmente a erosão das camisas por cavitação. Na combustão o motor gera muito calor, acima do que o sistema mecânico do motor pode suportar sem fundir. Portanto, foi necessário desenvolver um sistema de resfriamento utilizando a água como lÃquido arrefecedor. Entretanto a água possui caracterÃsticas oxidantes e de formação de bolhas de vapor com o calor. Por causa disto foi necessário criar um aditivo especial para evitar estas caracterÃsticas indesejáveis. Este aditivo protege as superfÃcies metálicas da oxidação e a superfÃcie das camisas da erosão por cavitação.
4. Pode haver água no combustÃvel?
R.: Não. O combustÃvel possui uma pequena parcela de Enxofre que em contato com a água pode provocar substâncias que atacam o sistema de injeção de combustÃvel. Além disso, muitos componentes metálicos do sistema de injeção, principalmente a bomba injetora rotativa, são lubrificados pelo próprio óleo Diesel. Caso haja água contaminando esta lubrificação ocorrerão desgastes prematuros. Por isso a MWM recomenda a drenagem do Diesel diariamente.
5. Pode-se turbinar motores MWM originalmente aspirados?
R.: Cada motor MWM projetado ou aplicação desenvolvida pela MWM passa por várias baterias de testes de engenharia e de campo visando sempre obter a melhor relação desempenho X durabilidade possÃvel. Sendo assim, um motor de aspiração natural (sem turbo), por exemplo, foi desenvolvido para suportar determinadas condições e esforços mecânicos e térmicos gerados. Uma alteração nestas condições criteriosamente especificadas, como a instalação de um turbo para se obter maior desempenho de um motor aspirado, implica na diminuição da durabilidade (vida útil) do motor.
Por este motivo, a MWM não recomenda alterações nas condições originais dos seus motores.
6. Por que deve-se deixar os motores turbinados em marcha lenta por trinta segundos antes de desligá-los?
R.: O turbo, movimentado pelos gases de escape, atinge rotações acima de 150.000 rpm. Quando o motor para de funcionar a bomba de óleo para de lubrificar, porém o turbo continua a girar devido à sua inércia até parar. Sem a lubrificação adequada o turbo danifica-se. Por isso, deve-se aguardar trinta segundos até desligar o motor para aguardar que o turbo reduza a sua rotação até o mÃnimo possÃvel.
7. Por quê todos os motores MWM Sprint são turboalimentados?
R.: A função do turbocompressor é a de aumentar a massa de ar e, consequentemente, de oxigênio nos cilindros. O turbocompressor funciona como uma bomba de ar empurrando-o para dentro do motor. Com uma maior massa de ar nos cilindros pode-se realizar um melhor aproveitamento do combustÃvel injetado e, com isso, aumentar o desempenho e diminuir a emissão de poluentes, principalmente fumaça.
Motores turboalimentados podem atingir até em torno de 30% a mais de torque e potência em relação aos naturalmente aspirados.
Importante: “Turbinar†motores originalmente aspirados reduzirá sua vida útil.
8. Pode-se remover o compensador de massas dos motores veiculares?
R.: O compensador de massas é um componente do motor com a função de absorver uma grande parte de suas vibrações. Isto se faz necessário principalmente em aplicações veiculares onde o conforto na cabine é exigido. Portanto, o compensador pode ser removido do motor sem qualquer prejuÃzo no seu funcionamento e durabilidade, porém as vibrações do motor e consequentemente da cabine serão maiores podendo gerar muito desconforto e riscos de quebras de componentes por excesso de vibração.
9) A válvula termostática pode ser removida do motor?
R.: A válvula termostática tem a função de regular a temperatura de trabalho do motor de acordo com as especificações.
Removendo a válvula termostática, o motor passará a trabalhar sem este controle de temperatura.
O motor levará mais tempo para aquecer quando frio e pode até não atingir a temperatura ideal de trabalho. Portanto, o motor trabalhará com deficiência na queima do combustÃvel nos cilindros, provocando desperdÃcio de combustÃvel e, em alguns casos, a carbonização dos pistões.
Quando já quente, o motor também poderá trabalhar em temperaturas mais altas do que as especificadas, pois a válvula termostática controla o direcionamento da água para o seu resfriamento no radiador.
Portanto, a válvula termostática deve ser mantida no motor para que este trabalhe em perfeitas condições, evitando problemas mecânicos e desperdÃcios.
10. Por quê quanto mais válvulas mais potência tem o motor?
R.: O ar é um fluido que encontra certas dificuldades para chegar até o cilindro tais como:
• Ãrea de filtragem.
• Geometria aerodinâmica dos dutos
• Baixa pressão atmosférica
A existência de mais válvulas faz com que aumente a área de admissão facilitando a entrada de ar nos cilindros e consequentemente melhora o aproveitamento da queima do combustÃvel.
11. Como funciona o turbocompressor?
R.: O turbocompressor é acionado pelos gases de escape que fazem girar a turbina que, através de um eixo, faz girar o compressor (uma espécie de ventilador) que "empurra" o ar para dentro do motor.
12. O que é a válvula PCV?
R.: O motor em funcionamento gera gases internamente. Para manter o correto funcionamento do motor, estes gases devem ser expulsos e isto é feito através do respiro do motor. Uma parte destes gases é tóxica e por isso deve ser queimada para não ser jogada diretamente no ambiente. A válvula PCV (Pressure Control Valve) controla a pressão de admissão destes gases do respiro no motor.
13. O que é LDA?
R.: O LDA, localizado na bomba injetora, faz o controle de injeção de combustÃvel no motor em relação à pressão no coletor de admissão dos motores turbinados. Sem este controle o motor emitiria muita fumaça preta ao ambiente devido ao excesso de Diesel injetado no motor. Quando o motor está operando em marcha lenta, por exemplo, o turbo não gera pressão de "enchimento" nos cilindros. Porém a bomba injetora está enviando combustÃvel provocando fumaça preta. A função do LDA é justamente diminuir o débito da bomba injetora quando o turbo está em baixa rotação.
16. Qual a função dos ejetores de óleo lubrificante dos pistões?
R.: Nos motores MWM turbinados, a carga térmica da combustão nos pistões é maior. Os ejetores de óleo lubrificante dos pistões têm a função de resfriar os pistões evitando engripamentos.
17. O que é válvula waste-gate?
R.: É uma válvula utilizada no turbo que tem como finalidade aliviar a pressão do turbo quando este gera uma pressão de admissão de ar maior do que a necessária para o motor
18. Por que os balancins não tocam no centro das cabeças das válvulas?
R.: Esta configuração geométrica do acionamento é projetada desta maneira para se obter um movimento rotativo das válvulas e, com isso, maximizar a sua vida útil. Se a válvula, por algum motivo, não gira de acordo com o projetado, iniciam-se pontos de desgastes prematuros diminuindo a eficiência de vedação e de trabalho.
19. Qual a função do damper (polia amortecedora de vibrações)?
R.: Com o funcionamento do motor, o virabrequim trabalha com um momento torcional prejudicial aos componentes do motor. O amortecedor de vibrações tem a função de diminuir o impacto desta torção do virabrequim.
20.O que é acoplamento viscoso do ventilador?
R.: O acoplamento viscoso do ventilador é uma embreagem acionada pela temperatura. Com o motor frio o fluÃdo interno do acoplamento mantém o ventilador solto. Com o aumento da temperatura do motor e, portanto, com o aumento da necessidade de refrigeração da água do radiador o fluÃdo se expande internamente no acoplamento fazendo com que o ventilador engrene e passe a girar resfriando a água de arrefecimento do motor.
21. Qual o motivo da pequena defasagem de abertura entre as válvulas de admissão no motor MWM Sprint?
R.: A defasagem entre os ressaltos dos cames da árvore de comando de válvulas é para fazer com que a válvula de admissão AS (Admissão Espiral) abra um pouco antes da válvula de admissão AC (Admissão Tangencial). Esta defasagem de abertura direciona o fluxo de ar melhorando a turbulência necessária para a mistura com o Diesel injetado e, portanto, aumentando o desempenho e diminuindo a emissão de fumaça.
(fonte:http://www2.mwm.com.br/site/bra/empr_dic_dica_perg.asp) _________________ Kiko (in-memorian)
KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
Marcus |
Enviada: Dom Mar 15, 2009 1:57 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Quinta-Feira, 28 de Abril de 2005 Mensagens: 4064 Localização: Campo Mourão - PR.
|
Nossa, normal baixar 1/2 litro de oleo p/ 100litros de diesel... A nossa começa a baixar qdo esta perto da troca... ou qdo ja passou um pouco... _________________ Marcus V. Laurani
D-20 Custom S 1994 4.2T - MWM 6.07T
BLAZER 2.4 - 2001 |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
pspassos |
Enviada: Dom Mar 15, 2009 2:58 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Domingo, 25 de Março de 2007 Mensagens: 602 Localização: São Paulo SP / Porto Velho RO
|
Marcus escreveu: |
Nossa, normal baixar 1/2 litro de oleo p/ 100litros de diesel... A nossa começa a baixar qdo esta perto da troca... ou qdo ja passou um pouco... |
a minha tb, errado seria queimar muito, queimar pouco nao vejo como um problema nao  _________________ '95 BMW ///M5
'99 Silverado Conquest 4.2 TD
 |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
Kiko (in memorian) |
Enviada: Dom Mar 15, 2009 7:35 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
|
Olá
Esta medida é maximo, ou seja 1/2 litro a cada 1000 km, até baixo, pois tem manual de carrode passeio q dizia 1 litro a cada 1000 km.
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
|
|
 |
Todos os horários são GMT - 3 Horas |
Página 1 de 1
|
|
Enviar Mensagens Novas: Proibído. Responder Tópicos Proibído Editar Mensagens: Proibído. Excluir Mensagens: Proibído. Votar em Enquetes: Proibído. Você pode anexar arquivos neste fórum Você pode baixar arquivos neste fórum
|
|
|
|