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 Turbina, câmbio e diferencial. « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
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Veraneio Q20B
MensagemEnviada: Sáb Dez 06, 2008 2:05 pm    Assunto: Turbina, câmbio e diferencial. Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 6 de Dezembro de 2008
Mensagens: 7
Localização: Salvador

Olá membros do Picapes GM. Eu possuo uma Veraneio 1985 com o motor Perkins Q20B de aspiração natural, o famoso "maçarico", e o câmbio de 5 marchas original deste motor, sem overdrive, ambos retirados de uma D-20 cabine dupla 1989. O motor está sendo usado junto com o diferencial original do motor 4.1, o 3,90:1. Eu pretendo turbiná-lo e instalar intercooler. O Kit turbina vai ser o mesmo do Maxion S4T Plus 150cv, com cerca de 1.6bar de pressão. Eu pretendo trocar o câmbio por um de 5 marchas com overdrive, o M-46 (Clark CL2215A) seria uma boa? Eu quero desempenho desde baixas rotações às altas, para isto, o diferencial 3,15:1, original do Q20B, seria uma boa pedida? Conto com a ajuda de todos. César Augustto.
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mateusict
MensagemEnviada: Sáb Dez 06, 2008 3:10 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 22 de Agosto de 2005
Mensagens: 581
Localização: Guaíra-SP

Acho melhor você deixar esse CL2215A de lado......é um câmbio menos resistente (gasolina)
Parece que você tem o M-47 Clarck CL2615B???
Caso sim, mantenha o CL2615 e procure uma relação próxima de 2,72 (+ original possível)......
Sei que existe 3,15; 3,07(???); 2,60
Talvez tenha alguem que saiba as relações possíveis para seu diferencial que deve ser um braseixos......
Você também tem a opção de colocar um câmbio ZF e uma relação 3,54(relação original), mais fica mais caro....

abç

_________________
Mateus
Silverado DLX 4.2 1997 (R2S - 330 cv)
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Veraneio Q20B
MensagemEnviada: Sáb Dez 06, 2008 5:31 pm    Assunto: Turbina, câmbio e diferencial. Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 6 de Dezembro de 2008
Mensagens: 7
Localização: Salvador

Olá Mateus. Então você recomenda o Câmbio original do S4T e S4T Plus, o M-37 (ZF S5-42) e mais o diferencial original destes, com relação 3,55:1, correto? Mas por que você não recomenda o 3,15:1 para estes fins? César Augustto.
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adalberto
MensagemEnviada: Sáb Dez 06, 2008 8:11 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004
Mensagens: 7417
Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN

Veraneio, ao invéz de turbinar e intercular talvez seja mais economico e menos trabalhoso colocar logom um Maxion e o cambio dele (ZF).
Já pensou nisso ?

_________________
Adalberto
"Não tenha pressa mas não perca tempo"
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Veraneio Q20B
MensagemEnviada: Sáb Dez 06, 2008 8:27 pm    Assunto: Turbina, câmbio e diferencial. Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 6 de Dezembro de 2008
Mensagens: 7
Localização: Salvador

Sim, já pensei. Mas surpreendentemente é mais econômico e prático manter o Q20B e preparar. Pois gastaria R$500,00 para tirar do carro e perderia muito tempo em tentar vender, pois são raras as pessoas que ainda procuram este motor. Além do mais, é difícil encontrar um bom Maxion para venda e o Q20B com esta preparação renderá cerca de 160cv e 50m.kgf de torque. E é um investimento de R$5.000,00. César Augustto.
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mateusict
MensagemEnviada: Dom Dez 07, 2008 2:46 pm    Assunto: Re: Turbina, câmbio e diferencial. Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 22 de Agosto de 2005
Mensagens: 581
Localização: Guaíra-SP

Veraneio Q20B escreveu:
Olá Mateus. Então você recomenda o Câmbio original do S4T e S4T Plus, o M-37 (ZF S5-42) e mais o diferencial original destes, com relação 3,55:1, correto? Mas por que você não recomenda o 3,15:1 para estes fins? César Augustto.


O ZF com a relação 3,54 (11x39) lhe permite uns 150 km/h de velocidade final.
Com a relação 3,15, a saida ficará mais lenta, mas vc pode chegar em uns 170 km/h (Tem um simulador no site!!!)
Tem relação 3,30 tb.......
Vou te mandar uma MP

_________________
Mateus
Silverado DLX 4.2 1997 (R2S - 330 cv)
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Veraneio Q20B
MensagemEnviada: Dom Dez 07, 2008 4:54 pm    Assunto: Turbina, câmbio e diferencial. Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 6 de Dezembro de 2008
Mensagens: 7
Localização: Salvador

E se eu manter este diferencial do 4.1 3,90:1 e o câmbio original 5 marchas sem overdrive, vou conseguir 150km/h e bom desempenho em altas rotações? César Augustto.
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Rodrigo Luvison
MensagemEnviada: Dom Dez 07, 2008 6:21 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 14 de Março de 2004
Mensagens: 1509
Localização: Itatiba - SP

Olá César Augustto

A relação 3,90:1 é muito curta p/ o motor perkins que gira baixo, em relação ao motor 4.1.
Para o cambio que possui a 5ª marcha direta (sem overdrive), a relação tem que ser 3,15:1 ou mais longo, como a 2,90:1.
Vai atingir 150 km/h somente com a 2,90, pois com a relação 3,15:1 a velocidade final é de aproximadamente 130 km/h.

Uma opção boa é a 2,73:1. Vai render uns 170 km/h de final, em velocidade de cruzeiro
o motor vai estar girando baixando, melhorando o consumo de combustivel e diminuindo o nivel de ruido.

Abraços

_________________
Rodrigo
Picape D20 CS 96 (Maxion S4T Plus)
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Petrus Veldt
MensagemEnviada: Dom Dez 07, 2008 7:02 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 12 de Outubro de 2006
Mensagens: 6750
Localização: Interior - SP

Cuidado que dependendo da preparação pode afetar a durabilidade do motor!

[]'s

_________________
D20 1994 Branca S4 Turbo Intercooler

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Veraneio Q20B
MensagemEnviada: Dom Dez 07, 2008 7:12 pm    Assunto: Turbina, câmbio e diferencial. Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 6 de Dezembro de 2008
Mensagens: 7
Localização: Salvador

Olá Rodrigo. Mantendo o câmbio e alterando a relação para 2,73:1, com 160cv e 50m.kgf de torque, em baixas rotações, como em arrancadas e em retomadas de velocidade, o resultado não vai ser fraco? Ou seja, o motor terá alto desempenho somente em altos giros? E a relação do diferencial 3,90:1 pode ser alterada para 2,73:1 por qualquer oficina especializada? César Augustto.
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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Seg Dez 08, 2008 4:39 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Moderador

Este tipo de topico não deve ser FIXO.

Usando topicos FIXOS apenas para informações tecnicas, de utilidade publica, tutoriais etc.

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
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Veraneio Q20B
MensagemEnviada: Seg Dez 08, 2008 10:27 am    Assunto: Turbina, câmbio e diferencial. Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 6 de Dezembro de 2008
Mensagens: 7
Localização: Salvador

Olá "Kiko". Este espaço pode ser usado sem problemas para exclarecer quaiquer dúvidas oriundas de assuntos relacionados à mecânica, o nome já diz"Turbina, Câmbio e Diferencial". Portanto, não há problema em ser fixo. César Augustto.
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PauloRS
MensagemEnviada: Ter Dez 09, 2008 1:46 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
Localização: Porto Alegre - RS

Veraneio Q20B,

O Q20B original tem 87 CV e uns 27 Kgf, e a picape com relação original 3,15:1 atinge máxima de 120 km/h a 2800 rpm (bomba limitada a rotação segura). Para você dobrar esses valores, só com muita preparação, dinheiro, e corre o risco de quebrar esse motor. O S4T Plus, o último dessa "linhagem", gera 150 CV...É possível, também, que a preparação custe mais do que o preço de um Plus. Faça as contas e leia o que já foi escrito aqui sobre esse assunto.

Mas, por curiosidade, porque você pretende tanta velocidade num veículo antigo de 2 toneladas ? Pretende melhorar freios e suspensão também, ou planeja um suicídio, ou mesmo um desastre coletivo ?

Quanto ao Tópico ser fixo ou não, o Kiko tem razão.

Abs,

_________________
Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado.
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Veraneio Q20B
MensagemEnviada: Ter Dez 09, 2008 9:46 am    Assunto: Turbina, câmbio e diferencial. Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 6 de Dezembro de 2008
Mensagens: 7
Localização: Salvador

Olá Paulo. Será mesmo que o Q20B não suporta 1.6bar de pressão? Bom, eu não pretendo ter alta velocidade, somente desempenho satisfatório e velocidade de cruzeiro(120km/h) às baixas rotações, pois este motor é muito barulhento, principalmente em altos giros. Com a relação original 3,15:1, 160cv a 2800rpm e 50m.kgf a 1.600rpm de torque não faltará fôlego e eu conseguirei 120km/h em baixíssimos giros. Eu coloquei toda a suspenção original e nova de D-20 e revisei todos os freios, com discos dianteiros novos e tambores traseiros novos. Eu acredito que com o intercooler a durabilidade não será tão afetada quanto você imagina. Esta preparação não custará mais de R$8.000,00. César Augustto.
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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Ter Dez 09, 2008 11:27 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá

Td depende de quem dirige.

Mas na epoca dos Q20, os turbos eram p trab a 0,6, a partir de 0,7 era faixa vermelha.

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

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