Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página 1, 2  Próximo
 Conversão para Diesel, a loucura continua!!! « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Geovane Nogueira
MensagemEnviada: Seg Jun 07, 2004 5:06 pm    Assunto: Conversão para Diesel, a loucura continua!!! Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 25 de Fevereiro de 2004
Mensagens: 48
Localização: Sapucaia do sul

Caros colegas,

Sei que sou meio louco Laughing as vezes, mas tenho uma grande duvida Question Question Question Question , e gostaria de dividir a mesma com todos voces: PORQUE NÃO POSSO TRANSFORMAR O MEU 4.1s 6cc QUE HOJE É A ALCOOL PARA DIESEL DA MESMA FORMA QUE ERA FEITO COM O 261 CHEVROLET BRASIL Question

Sei que vão falar para colocar motores originais como 4236, Q20B ou MAXION S4 /T/Plus, mas como a não ser o plus que tem 150 CV, os outros estão abaixo e os perkins bem abaixo dos meus 147CV (CF manual) fico em duvida, pois alem do 4.1 ser mais leve, não vibra por ser 6cc, e tem bem mais giro, o que ajuda consideravelmente na arrancada e retomada.


então fica a pergunta, porque não posso tirar as velas e em seus respectivos locais colocar bicos injetores Question Question Confused:


abraços

Geovane

_________________
Nada como estar numa Pick-up, ver o mundo de cima, e achar as pedras e os buracos da estrada bem menores!

C14 1980 - Azul - GNV/Gasolina
A-20 88 Maxion S4T gab. Dupla (furtada)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Brucutu
MensagemEnviada: Seg Jun 07, 2004 5:40 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 29 de Outubro de 2003
Mensagens: 252
Localização: Vila Velha - ES

Boa Tarde Geovane.
Em primeiro lugar, você não pode SÓ trocar as velas por bicos injetores porque os motores a gasolina (ciclo OTTO) funcionam a partir de uma emisão de sentelha (pela vela) que incendeia uma mistura de ar/combustível (gasolina, álcool, gnv, etc.) enquanto motores do ciclo DIESEL funcionam "apertando" (comprimindo) a mistura de ar/combustível a um ponto tal que ela explode por conta própria. Um outro detalhe a ser observado é a capacidade de compressão que cada combustível possui: a gasolina, se não me engano, funciona melhor em motores com taxa de compressão próximas a 10 por 1, o álcool 12 por 1, o gnv a 15 por 1 e o diesel a 17 por 1 (imaginando combustíveis que não possuam adulterações na sua composição). Quando você instala um kit de gnv no seu carro, ele normalmente passará a ter menos potência que o original a gasolina. Por outro lado se você aumentar a taxa de compressão enquanto ele estiver rodando com o gás, a potência subirá muito (algo em torno de 40 a 50%). Isto pode ser conseguido através da instalação de um compressor (turbo, blower ou elétrico) que permita alterar dinâmicamente a pressão do ar que ele força para dentro do motor (um sensor verifica qual é o combustível que está sendo utilizado e "manda" 0,8 bar para gasolina e 1,2 bar para gnv, por exemplo). Mas aí entra a questão do projeto original do motor. Se o motor foi feito pra rodar com gasolina, ou seja, 10:1 de taxa de compressão, ele certamente apresentará problemas se você passar a usar uma taxa de 15:1. Primeiro você perderá suas juntas, os anéis de vedação dos pistões tenderão a quebrar e quando isso ocorrer o pistão ficará batendo contra a lateral do cilindro riscando-o e possivelmente travando (triste não). Por outro lado, as peças internas do um motor a diesel são dimensionadas para aguentar essa pressão elevada, porém com perdas no volume de giros (no caso dos motores mais "antigos") além do característico acréscimo no peso do conjunto (como o motor precisa aguentar mais pressão interna, as paredes do motor precisam ser mais espessas). Espero ter ajudado com sua dúvida.
Sds . . . Walter

_________________
Veraneio S4tPlus
Montana 1.4 2007 (Mini-braba)
S10 - 2.4 Cabine Dupla (RIP)
S10 - Vortec 98 (RIP)
D20 - 4x4 - Powered by Perkins/Lacon (RIP)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Fernando Figueiredo
MensagemEnviada: Seg Jun 07, 2004 11:02 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 30 de Mai de 2003
Mensagens: 158
Localização: São Paulo

"Falô pôco, mas falô bunito"
Uma coisa é você ter 147cv no álcool (precisa ver se esse valor não é a medição na forma antiga) e outra é ter 80 cv no diesel!
Tá certo que 80 cv do Q20 B não faz milagres, mas ele aparece a 2.200 rpm (na minha Bonanza era +/- 120km/h) enquanto que no álcool a potência bruta vai perto dos 4.000rpm. Quantas vezes você botou 4.000 rpm na caranga? e o consumo? Fora o torque do diesel....
Até mais.

Fernando Figueiredo
D20 4x4 dupla
S4T Plus 150cv hehehe...
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Tigues
MensagemEnviada: Ter Jun 08, 2004 9:39 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 7 de Mai de 2004
Mensagens: 505
Localização: Sp - Zona Leste

Tenho pouca experiencia com motores diesel(tive uma S-10 turbo 2.5), mas vale ressaltar que por exemplo minha C-10 com motor BRASIL 4,3l tem um otimo torque ja a baixa rotacao, manutencao bem mais barata do que o diesel sem contar que para descontar a diferenca de custo de um motor diesel e um motor a gasolina teria de rodar MUITOOOO.

E convenhamos um motor chevrolet(6cc) tem um funcionamento que e uma maravilha.

_________________
Domingos, C-10 CD 80, Ranger 4x4.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Tigues
MensagemEnviada: Ter Jun 08, 2004 9:53 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 7 de Mai de 2004
Mensagens: 505
Localização: Sp - Zona Leste

Esqueci de acrescentar olhem em

Reportagem.
Veraneio - As armadilhas do diesel.

_________________
Domingos, C-10 CD 80, Ranger 4x4.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
PauloRS
MensagemEnviada: Qua Jun 09, 2004 3:41 am    Assunto: conversão para diesel a loucura continua Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
Localização: Porto Alegre - RS

A discussão DieselxGasolina é antiga e longa. Estou com a segunda d20, motor Perkins, e as únicas queixas que tenho são quanto ao barulho/aspereza e a fumaça. A durabilidade e a manutenção são ótimas. Os diesel ligeiros (modernos), ao contrário, são mais frágeis e têm manutenção absurdamente cara. Quanto à poluição em relação à gasolina, é idêntica mas de tipo diferente. (por aqui ninguém informa como regular diesel para poluir menos).
_________________
Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
PauloRS
MensagemEnviada: Qua Jun 09, 2004 3:57 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
Localização: Porto Alegre - RS

Em tempo:
Aproveitando, gostaria de que fosse discutido aqui no Fórum como tornar os diesel menos poluentes, principalmente quanto à fumaça. Refiro-me particularmente ao Perkins e aos Maxion idênticos. Não acredito que essa resposta venha das fábricas ou dos órgãos de controle ambiental, por motivos óbvios.

_________________
Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Qua Jun 09, 2004 5:23 am    Assunto: Menos Fumaça Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá pessoal

Os motores Diesel estão recebendo Turbo e Intercooler, isto já há muito tempo, hoje já não existe quase motores aspirados, estes equipamentos fazem superalimentação do ar, necessários para queima perfeita do combustível, evitando assim a emissão de fumaça.

Quanto à reportagem "As armadilhas do Diesel", lembre se que é de 1991, 13 anos atrás.

Mas se reportagem tivesse feita em 1992, com aparecimento dos motores diesel Turbo de fábrica Maxion S4T(D-20) e MWM 229T(F-1000), o conteúdo da matéria seria diferente, como vcs podem ver na reportagem "Grand Blazer, a Veraneio está de voltaâ€.

Hoje o ruído reduziu, desempenho melhorou, custo de manutenção dos diesel hoje é cara, mas não fica muito longe dos motores a gasolina atuais.

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Fernando Figueiredo
MensagemEnviada: Qua Jun 09, 2004 8:39 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 30 de Mai de 2003
Mensagens: 158
Localização: São Paulo

Só para lembrar também, a reportagem é de 1989 ou 1990 como o Kiko citou. Veja quanto custa uma Veraneio original diesel e quanto custa uma a gasolina!
Até mais
Fernando Figueiredo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Tigues
MensagemEnviada: Qui Jun 10, 2004 12:17 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 7 de Mai de 2004
Mensagens: 505
Localização: Sp - Zona Leste

Amigo Fernando,
a diferenca e de mais ou menos R$10.000,00.


Acho que da pra comprar um bocado de gasolina.

5.000 litros + ou -.

multiplicado por 6km/litro vai dar........

30.000 km.

_________________
Domingos, C-10 CD 80, Ranger 4x4.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Cezar Sato
MensagemEnviada: Qui Jun 10, 2004 11:45 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 17 de Março de 2004
Mensagens: 358
Localização: Toledo - Paraná

Olá!

Talvez muitos discordem, mas, se eu tivesse uma picape com motor a gasolina, eu certamente partiria para conversão à álcool ao invés de gastar uma fortuna numa transformação à Diesel. O GNV é complicado para quem viaja (porta malas, escassez de postos, etc..).
Transformação para Diesel é cara, é burocrática, envolve troca de elementos de suspensão e power-train, e o pior, já começa com um investimento de conversão negativa, pois pesquisem sobre a depreciação e valor de revenda de uma picape transformada.
Penso que o caminho mais viável e de resultados compensatórios, é a instalação de um 4.1 injetado do Omega, Silverado ou mesmo últimas C-20. É um senhor motor, modernizado pela Lotus inglesa, e aceita a conversão à álcool por chip. Claro que para ficar 100% seria necessário retrabalhar o cabeçote para ganhar taxa, mas não carece.
Esta é a minha opinião, qualquer discordância favor expô-la no Fórum, afinal a democracia é para isto mesmo!

Abraços

Cezar Sato

_________________
Veraneio Custom DeLuxe 92
D-20 Cab. Dupla Brasinca 87
Chevrolet Capitol 1926
Chev C-65 1964
Veraneio 261 1974
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
Geovane Nogueira
MensagemEnviada: Qui Jun 17, 2004 2:00 pm    Assunto: complemento Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 25 de Fevereiro de 2004
Mensagens: 48
Localização: Sapucaia do sul

Caros amigos, sem ironia, agradeço muito, mas muito mesmo a atenção de vocês, porem acho que por eu me sentir tão a vontade nesse fórum que as vezes mesmo sem conhecer ninguém pessoalmente me esqueço que vocês também não me conhecem, e na primeira mensagem eu não me expressei bem de novo, não expliquei que eu sabia todo o sistema de diesel e de motores com vela, tanto os 4 tempos quanto os 2 tempos e os rotativos WANKEL, a gasolina, álcool e a querosene, sei a respeito das taxas de compressão, porem volto a salientar que gostaria de continuar com a serenidade e a durabilidade do meu 6cc que tem mais de 140 cv’s, e que esta medida já é pela nova NBR, e como eu já havia dito no topo do tópico, no 261 GM Brasil, esta conversão era realizada com a substituição de um kit composto de bielas, pinos de pistão, pistão(que por sua vez era longo demais), uma junta calibrada de aço para compensar parte do excesso de pistão, deixando só a taxa de 21:1, uma placa para o acoplamento da bomba e uma bomba para 6 bicos.

Agora, mais bem explicado questiono porque não há mais este kit no mercado na versão 250s, e se tem alguma transformação conhecida por algum de voces que de o mesmo resultado.

_________________
Nada como estar numa Pick-up, ver o mundo de cima, e achar as pedras e os buracos da estrada bem menores!

C14 1980 - Azul - GNV/Gasolina
A-20 88 Maxion S4T gab. Dupla (furtada)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Tigues
MensagemEnviada: Qui Jun 17, 2004 7:05 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 7 de Mai de 2004
Mensagens: 505
Localização: Sp - Zona Leste

Na decada de 70 se falava desta adaptacao,

era conhecidada como Misto-Quente.

_________________
Domingos, C-10 CD 80, Ranger 4x4.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Geovane Nogueira
MensagemEnviada: Sex Jun 18, 2004 1:10 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 25 de Fevereiro de 2004
Mensagens: 48
Localização: Sapucaia do sul

Valeu Tiques, graças a Deus vi que não estou mais falando grego Very Happy e não estou ficando louco Rolling Eyes , so faltaria saber quem produzia este kit para tentar ter alguma informação Question .
_________________
Nada como estar numa Pick-up, ver o mundo de cima, e achar as pedras e os buracos da estrada bem menores!

C14 1980 - Azul - GNV/Gasolina
A-20 88 Maxion S4T gab. Dupla (furtada)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Sáb Jun 19, 2004 6:06 am    Assunto: Isto é coisa do passado Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá

Estas doidices eram praticados nos anos 70, com a inexistencia de motores veículares de 4 cilindros, exceto 6 cilindros de caminhões Mercedes.
Pois as picapes (D-10 e F-1000) e caminhões pequenos (F-4000), começaram a surgir quase na década de 80 com a crise do petroleo.
Da mesma forma, não existiam as caixas de cambio compatível, idem com a coroa e pinhão.
Até alguns anos atrás(pelo menos 15), encontravamos muitas picapes com motor de trator ou estacionários, e com a velocidade maxima de uns 60 a 70 km/h.
Vale lembrar que o motor da Kombi Diesel, era praticamente o mesmo motor do Passat
Hoje, nem vale a pena discutirmos esta "tecnologia" de fundo de quintal, com baixa confiabilidade, e com tantas novidades em termos de tecnologia.

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 2
Ir à página 1, 2  Próximo

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você pode anexar arquivos neste fórum
Você pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB