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 Problema grave com a embreagem da S-10 Flexpower « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Flavio Vieira
MensagemEnviada: Ter Jun 03, 2008 8:09 pm    Assunto: Problema grave com a embreagem da S-10 Flexpower Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 23 de Outubro de 2007
Mensagens: 4
Localização: Uberlândia, MG

No mês de fevereiro de 2007, comprei uma recém lançada Chevrolet S-10 Flexpower. Sou proprietário rural, portanto utilizo o veículo para cidade e campo, rodando parcialmente em estradas não pavimentadas.
Os problemas mais simples apresentados por ela até hoje foram:
1- Troca do pino da porta dianteira (fazia muito barulho, principalmente quando trafegando em estradas de terra);
2- Troca da borracha das portas. O desalinhamento das portas perfura a borracha de vedação;
3- Troca do defletor de calor do coletor de escape, troca da junta do coletor de escape e reaperto do conjunto. O defletor de calor simplesmente trinca e quebra. Provável causa: excesso de vibração do motor.
O problema mais grave que ela apresentou até hoje, e que é motivo do meu relato, é para o meu entendimento uma falha de engenharia.
O cárter e o bloco do motor desse veículo, acoplam diretamente na caixa seca da embreagem. Como o bloco do motor é de aço e o cárter de liga-leve, entre os dois existe uma fenda, para permitir a dilatação das peças e evitar quebra, porém, essa fenda quando acoplada no conjunto da embreagem, permite a entrada de detritos. O meu caso ocorreu entrada de lama quando precisei me deslocar até a fazenda em um dia de muita chuva e conseqüentemente muito barro. Assim que saí da estrada de terra percebi a embreagem “patinandoâ€, o veículo estava completando 45.000 km e foi para revisão.
Ao desmontar as peças o mecânico constatou que de fato havia entrado muita lama no conjunto, danificando o rolamento, platô e dico de embreagem.
Repare as fotografias logo após a desmontagem:
Fenda entre o cárter e o motor por onde entrou a lama:



A foto seguinte mostra um pouco da lama que ainda estava acumulada:


Esta foto demonstra claramente por onde a lama passou e a quantidade de detritos que ainda estava dentro da caixa seca da embreagem:



Percebam a sujeira das peças do conjunto e também o barro que caiu no chão da oficina:



Imediatamente fiz uma reclamação no 08007024200 (SAC da GM), fui atendido por um profissional de call-center que com toda certeza não sabe o que é cárter muito menos platô e disco. Efetuei a reclamação e fiquei esperando uma avaliação por parte da GM durante 8 dias e sem carro reserva. A concessionária enviou o relatório informando o problema e a resposta ao cliente foi: “O Sr. excedeu o limite de barro do veículo†e a outra justificativa foi: “A S-10 a gasolina é um projeto de 1995 e sempre foi assim, nunca tivemos esse problemaâ€.
Após ser desqualificado, destratado, desvalorizado e ficar com o problema para resolver sozinho, tive que fazer uma adaptação para fechar as aberturas da caixa seca da embreagem para não ter que desembolsar R$ 1.000,00 (kit embragem) toda vez que eu andar no barro. Vedei com silicone.
A minha intenção como consumidor foi melhorar um produto, mas o descaso por parte da fábrica foi tamanho, que me fez perder um pouco de tempo para alertar os outros consumidores do problema em questão.
A minha S-10 já me deixou na mão por três vezes. Uma vez por problema do imobilizador de partida, a segunda vez por problema no cilindro mestre da embreagem, e a terceira vez por pane elétrica. Em nenhuma dessas vezes eu estava na cidade, todas foram na estrada.
Já utilizei o serviço de Road Service duas vezes em 1 ano e 4 meses.
Espero que os consumidores fiquem atentos para não ter surpresas desagradáveis com o veículo e com a assistência da fábrica, que eu atesto ser a pior possível.
Em outras ocasiões, quando um carro apresentava problemas dessa categoria, costumávamos ouvir por parte da assistência técnica que havia acontecido somente conosco, porém o problema de detritos na caixa seca da embragem eu já presenciei na própria oficina da concessionária GM várias camionetes trocando peças devido a contaminação do conjunto por terra e lama.
A S-10 Flexpower tem um problema grave de construção que deixa o conjunto de embreagem vulnerável, exposto a falhas e a desgaste prematuro, e a fábrica está fazendo pouco caso disso.
Isso é INACEITÃVEL!

Atenciosamente,

Flávio Vieira
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FredericoFreire
MensagemEnviada: Ter Jun 03, 2008 9:46 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 12 de Outubro de 2006
Mensagens: 499
Localização: Recife

Sinceramente, o colega deveria usar um carro anfibio ou um tanque de guerra com esteiras. Tenho uma S10, é um veículo de carga, não recomendo fazer esse tipo de utilização, e acho que a fábrica também não.
_________________
Fred.

S10 Champ '98 4.3 V6
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Bianor
MensagemEnviada: Ter Jun 03, 2008 9:58 pm    Assunto: Embreagem não gosta de lama Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 30 de Agosto de 2006
Mensagens: 310
Localização: Macaé - RJ

Pera ai se voçe compra um utilitário, e a S10 não é um sedam, entende-se que seja para este uso mesmo.
O problema é que nos mais diversos tipos de automóveis e pickups que eu já ví a embreagem fica exposta a contaminantes externos como lama e água, quem não passou por uma poça e ficou com a embreagem esquisita ou senão depois de parado ela cola no volante do motor ?
Com um cambio automático não tem este problema !
Por isso é que não se deve trocar de marcha, pode entrar lama e agua entre a embreagem e o volante do motor e fazer uma lenha danada.
Será que vedar o conjunto não provoca aquecimento ?
Sds
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Flavio Vieira
MensagemEnviada: Ter Jun 03, 2008 10:01 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 23 de Outubro de 2007
Mensagens: 4
Localização: Uberlândia, MG

FredericoFreire escreveu:
Sinceramente, o colega deveria usar um carro anfibio ou um tanque de guerra com esteiras. Tenho uma S10, é um veículo de carga, não recomendo fazer esse tipo de utilização, e acho que a fábrica também não.


Já tive várias camionetes, e te digo, no manual do proprietário delas não vem escrito que você não pode trafegar em estrada de terra. Você está pre-julgando uma coisa que não condiz com a realidade. A minha camionete é 4x2, portanto ela não vai entrar em lugares que um carro anfíbio ou um tanque de guerra com esteiras usualmente passa. Mais um detalhe, nunca fiquei atolado com a minha e se você ficou chocado com a situação das peças, saiba que eu também.
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Fabio R
MensagemEnviada: Ter Jun 03, 2008 11:26 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 17 de Mai de 2007
Mensagens: 200
Localização: Dourados_MS

ola pessoal

Excedeu o limite de barro do veiculo...essa foi boa

entao quer dizer que nao pode andar na lama,entao eu vo compra uma s10 4x4 pra anda na cidade!!!!!!!??????....

A s10 é um projeto de 1995,entao quer dizer q eles tao só aumentando o motor com mais potencia e o trem de força é o mesmo até hoje...deve ser por isso que a s10 é tao fraca de trem de força(plato,cambio,diferencial)

a s10 é campea de vendas,enquanto eles tao vendendo e ganhando dinheiro e os consumidores nao estam vendo a cagada que estao fazendo,pra eles ta otimo...

A S10 é muito boa,mais acho que eles deviam melhorar algumas coisas nelas,ser mais reforçada...

abrç
vlw...
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Sekiya
MensagemEnviada: Ter Jun 03, 2008 11:54 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Vou dar minha opinião.

Na verdade não vejo um erro de projeto tão grande. O que poderiam ter feito não seria vedar a caixa-seca, mas sim permitir que o conjunto de embreagem pudesse ser "limpo" ou lavado em casos de imersão em barro, lama ou qualquer coisa assim. Vejo pelas D-20s e derivadas, que a caixa seca não é vedada, mas existe a opção de retirar o protetor inferior e se for o caso, lavar o conjunto.

Pelas fotos me parece que não foi a lama propriamente dita que entrou no sistema de embreagem, mas sim a poeria constante do dia-a-dia que entrou no sistema e a chuva molhou o pó que no sistema já estava acumulado. Outra coisa: com 45 mil km rodados em uso severo já apontam um desgaste natural da embreagem. Natural que ela apresentasse algum problema. (Claro que hipoteticamente, pois não sei o estado e o uso diário do veículo).

De qualquer forma, foi infeliz a resposta dada por alguns "irresponsáveis" da Chevrolet. Dizer que é "assim mesmo" é de certa forma um desrespeito. Absurdo e descaso. Picape é picape e foi feita pra carga (se não fariam uma S10 como a Chevrolet Avalanche que é como um sedan). Da próxima vez acho que nós, consumidores, teremos que reivindicar no manual do veículo o "índice de barro", para decidir se usa ou não a picape como deve ser.

_________________
Abraços
Eduardo
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PauloRS
MensagemEnviada: Qua Jun 04, 2008 2:31 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
Localização: Porto Alegre - RS

Olá Pessoal,

A Chevrolet deveria, além de dar respostas menos estúpidas, fornecer um "Barrômetro", para que os compradores pudessem quantificar o tal "índice de barro".

As D20, Jipes, Bandeirantes e assemelhados, ao que me consta, não apresentam esse tipo de problema. A única coisa que recomendam os trilheiros, "especialistas em barro", é elevar os respiros originais de câmbios e diferenciais, para tais "mergulhos".

Abs,
Paulo

_________________
Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado.
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FredericoFreire
MensagemEnviada: Qua Jun 04, 2008 8:25 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 12 de Outubro de 2006
Mensagens: 499
Localização: Recife

PauloRS escreveu:
Olá Pessoal,

A Chevrolet deveria, além de dar respostas menos estúpidas, fornecer um "Barrômetro", para que os compradores pudessem quantificar o tal "índice de barro".

As D20, Jipes, Bandeirantes e assemelhados, ao que me consta, não apresentam esse tipo de problema. A única coisa que recomendam os trilheiros, "especialistas em barro", é elevar os respiros originais de câmbios e diferenciais, para tais "mergulhos".

Abs,
Paulo


Boa ! Laughing

Se excedeu o limite de barro, eu também queria ver o barrômetro que usaram lá.

_________________
Fred.

S10 Champ '98 4.3 V6
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Vulcanico
MensagemEnviada: Qua Jun 04, 2008 10:47 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 11 de Dezembro de 2006
Mensagens: 105
Localização: Rio de Janeiro / RJ

Olha , sei que não é o caso do pessoal daqui do Forum , mas conheço um monte de gente que comprou S10 para desfilar na cidade de picape e não para o uso a que um veiculo desse tipo se destina que é transporte de carga em estradas que podem ser de asfalto ou de terra . Isso explica a quantidade de S10 vendidas : virou moda e dá status .....
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Carlos "Vulcânico" Soares da Silva
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Igor_VDM
MensagemEnviada: Qui Jun 05, 2008 6:09 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 24 de Agosto de 2006
Mensagens: 1556
Localização: Manaus/Amazonas

Hahaha!
Eu também quero um "barrômetro"!

Meu pai teve uma S-10 2.2 96 que foi vendida aos 110000km ainda com o conjunto de embreagem original. Ele usava o carro no dia a dia e para levar ração para cavalos e equipamentos para o sítio.

Já tinha ouvido este tipo de desculpa. Um amigo meu comprou uma F-1000 4x4, e quando foi acionar a tração ela não funcionou, atolou várias vezes e quando voltou para a concessionária com barro até no teto, escutou a seguinte pérola: "Mas também! Com tanto barro assim a tração não funciona!" É mole?

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Igor Mendonça
Blazer Executive 4.3 V6 Aut.
A foto atual é do Encontro das Águas no Amazonas
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peembaixo
MensagemEnviada: Sex Jun 06, 2008 2:32 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 6 de Novembro de 2006
Mensagens: 381
Localização: são paulo

Tá parecendo a estória do cara que comprou uma cama novinha e quando foi sentar nela pela primeira vez, a cama quebrou. O cara muito bravo voltou na loja e reclamou ao vendedor que a cama não prestava porque havia quebrado quando ele foi se sentar nela. O vendedor irônicamente respondeu que cama era feita para deitar e não para sentar.
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George Pessoa
pra subi pra desce pra curvá na C14 é peembaixo até chegá
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adalberto
MensagemEnviada: Sáb Jun 07, 2008 10:01 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004
Mensagens: 7498
Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN

Isto é BBBRRRAAASSSIIILLL !!!!!!!!!!
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Adalberto
"Não tenha pressa mas não perca tempo"
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Andreson Melo
MensagemEnviada: Seg Jun 09, 2008 2:41 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 5858
Localização: União dos Palmares-AL

dá um ódio essas coisas que acontecem
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EX-D20 CD 95 Custom S MAXION S4 Crying or Very sad
Ducato Minibus 14
Onix 1.4 LTZ
MODERAÇÃO PICAPESGM

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Klinger
MensagemEnviada: Seg Jun 09, 2008 7:50 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 24 de Julho de 2006
Mensagens: 3846
Localização: Rio Branco - ACRE

Puts, fico imaginando eu que moro em uma cidade que tem meses de muita poeira e mais meses de muita lama, uma camionete dessas num ia aguentar nem um pouco, acho que isso explica pq as antigas estão ficando mais caras !!!
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Silverado 1997 Turbo Diesel MWM 4.2 L #mortebranca
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Thales Pimenta
MensagemEnviada: Dom Jun 15, 2008 2:25 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

Vixe... minha C-10 nem a tampa inferior da capa seca tem e nunca aconteceu isso. E olha que já passei por cada trecho inacreditável.

Se pó fosse algo que interferisse no desgaste da embreagem, os caminhões de cana trocariam uma por dia!!!!

[]'s

Thales

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C-10 1971 - Tanque, pro pau!

Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
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