Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página 1, 2  Próximo
 A/C/D 10/20 4x4 suspensão « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Fernando Figueiredo
MensagemEnviada: Dom Jun 20, 2004 1:13 am    Assunto: A/C/D 10/20 4x4 suspensão Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 30 de Mai de 2003
Mensagens: 158
Localização: São Paulo

Essa mensagem é destinada aos proprietários das A/C/D 10/20 4x4 com sistema engesa (feixe de molas e eixo rígido na dianteria).
Depois de muito apanhar com a suspensão dianteira da D20 4x4 (O Alexandre e o Eduvelo acompanharam) "achei" o problema e gostaria de alertar os companheiros 4x4 do fórum.
A d20 estava com a mola mestra da F350, enquanto que o "original" o certo é do F600. Uma diferença de 2 polegadas, fora o jumelo que deve ser pequeno, menor que jeep e toyota. O antigo proprietário, para deixá-la mais alta (não sei porque?) trocou, arqueou e levantou a suspensão.
Resultado. Péssima dirigibilidade e solavancos. Agora, depois de algun$$ reparo$$ e detalhe$$ está dez.
Vale a dica.
Até mais
Fernando Figueiredo
D20 4x4 dupla
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Eduvelo
MensagemEnviada: Seg Jun 21, 2004 11:01 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 11 de Mai de 2003
Mensagens: 234
Localização: Santo Andre SP

Cheguei a ver a folga que tinha na bucha do jumelo no feixe de molas , acho que qdo estava novo funcionou bem , mas com o tempo houve desgaste e criou essa folga que ocasionava o Shimmi ...
Nada como o original né Fernando ??? ainda bem que vc levou em quem conhece do assunto , se possível passa o end. e fone dessa oficina pra nós ...

[]s...

_________________
Eduvelo S. Andre SP
Engesa F3 - Q20B Clarck 240V
Pneus 31" AT - Guincho 12000#
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
tecnica
MensagemEnviada: Qua Jun 23, 2004 2:06 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003
Mensagens: 1016
Localização: São Paulo

Oi Fernando,

Eu e o Jacques discutimos sobre esse problema várias vezes. Ele achava que a mola havia arriado, e eu que a mola estava muito comprida... e pelo visto era os dois.

Onde vc levou a barca ?

_________________
Alexandre Piza
PicapesGM Website - 10 anos
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Fernando Figueiredo
MensagemEnviada: Qua Jun 23, 2004 4:49 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 30 de Mai de 2003
Mensagens: 158
Localização: São Paulo

Fala pessoal
Isso é verdade, nada como o original. Vale até uma rima.
Em suspensão e direção não existe adaptação!
Agora falta só acertar o shimmy a alinhar.
O serviço foi feito no Posto de Molas Jaçatuba. Av. dos Estados, 6039 Santo André 4472-8030 Contato Barba.
Mas o grande lance da história foi o Osmar. ele é quem detectou que minha D20 estava com várias coisas erradas na suspensão.
Detalhe: o cara é muito gente boa, solícito e orientou todo o serviço no moleiro. Ele tem nada menos que duas Veraneios 4x4 impecáveis (78 e 86) e trabalha com expedições e excursões levando turistas à Patogônia, Atacama, Brasil etc.
A quem se interessar em fazer uma expedição...
Osmar Bargas 4421-4859 terraexpedicoes@aol.com
até mais
Fernando Figueiredo
D20 4x4 dupla
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Hélio Spadari
MensagemEnviada: Sáb Jun 26, 2004 5:59 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 1 de Agosto de 2003
Mensagens: 67
Localização: São Paulo

Fernando, o Sr. Osmar prepara 4X4? Pois quero transformar minha 78 em 4X4!
Abs!

_________________
.*.** 2 VERANOSAS 78/86 **.*.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Fernando Figueiredo
MensagemEnviada: Sáb Jun 26, 2004 6:35 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 30 de Mai de 2003
Mensagens: 158
Localização: São Paulo

Hélio,
arrumando as peças e conversando com ele, dá jogo.
Mas, preste atenção, as vezes é melhor pegar uma pronta.
Dá meno$$ trabalho e é bem mais barato. Conheci um mecãnico amigo dele que comprou uma Veraneio antiga já 4x4 por R$ 10mil.
Até mais
Fernando Figueiredo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Bruno
MensagemEnviada: Sáb Out 02, 2004 2:44 pm    Assunto: uma curiosidade Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 30 de Setembro de 2004
Mensagens: 3
Localização: Ribeirão Pires

O sistema de tração/suspensão utilizado nas D-20 é o mesmo que o da Engesa 4?

E observei que você tem uma picape caine dupla e caçamba longa, certo? que é o modelo que eu quero, com relação aos cardãs, não dá problema por ela ser longa?

_________________
To começando no mundo das pick-up´s
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Fernando Figueiredo
MensagemEnviada: Sáb Out 02, 2004 3:53 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 30 de Mai de 2003
Mensagens: 158
Localização: São Paulo

Olá Bruno.

sistema de tração/suspensão utilizado nas D-20 é o mesmo que o da Engesa 4?
Sim para a tração que é a mesma, porém o Engesa e a Camper utilizam molas helicoidais, enquanto que as A/C/D 20 feixe de molas.

E observei que você tem uma picape caine dupla e caçamba longa, certo? que é o modelo que eu quero, com relação aos cardãs, não dá problema por ela ser longa?

Não tem nada a ver ser longa e problema em cardã. Imagine os caminhões...
Não existe cabine dupla com caçamba longa. Minha caçamba é menor que a D20 normal. Existem 3 tipos de caçamab: 1 simples, 2 longa e 3 curta (cabine dupla). O comprimento das cabines duplas e caçambas longas é o mesmo, utilizam o mesmo chassi.
Até mais
Fernando Figueiredo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Brucutu
MensagemEnviada: Sáb Out 02, 2004 4:35 pm    Assunto: Re: uma curiosidade Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 29 de Outubro de 2003
Mensagens: 252
Localização: Vila Velha - ES

Bruno escreveu:
O sistema de tração/suspensão utilizado nas D-20 é o mesmo que o da Engesa 4?

E observei que você tem uma picape caine dupla e caçamba longa, certo? que é o modelo que eu quero, com relação aos cardãs, não dá problema por ela ser longa?


Oi Bruno!
Como o Fernando falou Cabine dupla, só com caçamba curta, mas eu já ví (eu adorei) uma D-40 com a cabine dupla (deve ser fácil adaptar já que as duas , a 20 e a 40 usam a mesma cabine simples) e caçamba longa além de paralamas rebatidos parecendo aqueles "step side" e rodagem dupla!
Abraços;
Walter

P.S.: desculpem-me pelo assunto off-topic

_________________
Veraneio S4tPlus
Montana 1.4 2007 (Mini-braba)
S10 - 2.4 Cabine Dupla (RIP)
S10 - Vortec 98 (RIP)
D20 - 4x4 - Powered by Perkins/Lacon (RIP)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
ULYSSES
MensagemEnviada: Sex Out 08, 2004 5:26 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 2 de Janeiro de 2004
Mensagens: 148
Localização: Lorena SP

Prezado Bruno,

apesar de ambos serem fabricados pela Engesa, o do jipe (Engesa 4) e o kit são sistemas um pouco diferentes. O eixo dianteiro, por exemplo, não pode ser utilizado nas pick-ups devido à largura (bitola) e tb por utilizar molas espirais. A caixa de transferência tb é diferente, pois a dos jipes (Fase I, Fase II e Jordânia) não possui reduzida. Mas como a própria Engesa tinha vários tipos de caixa, alguns kits podiam vir com ou sem reduzida, dependendo da opção do cliente. O mais comum era utilizar uma caixa semelhante à do jipe Fase I. Na propaganda antiga, é possível ver claramente os componentes. Eu tenho uma em casa, vou ver se consigo scanear e postar aqui no Fórum, com a licença do nosso Master.

Como curiosidade, a Engesa fazia o mesmo kit tb para as F-100, eu tenho uma revista com um teste realizado com uma adaptada. Mas hoje em dia é muuuuito difícil encontrar uma dessas, pois na época a preferência era adaptar as GM.

Os kits mais antigos (como o meu) eram feitos para as C-10/C-14/C-15, os eixos possuiam munhão fechado com rolamentos, idênticos aos dos Jeep Willys/Ford. Os mais modernos, possuiam munhão aberto como o dos jipes Engesa e com buchas no lugar de rolamentos. Isso foi um retrocesso, pois tornou o eixo mais frágil, contudo não era mais necessário depender de peças da Ford que haviam sido descontinuadas anos antes. Para o Exército o sistema anterior era perfeito, pois permitia intercâmbio de peças das viaturas.

Se vc olhar outros tópicos do Fórum, especialmente na seção de Técnica, vai encontrar um monte de posts a respeito de 4x4.

Os kits da série 10 servem para a série 20, pois a largura e o perfil do chassi é igual. Já nas Silverado e Grand Blazer eu não tenho certeza, principalmente em relação ao perfil do chassi, pois se for diferente inviabiliza a colocação dos reforços e por consequência o posicionamento dos feixes de molas e do próprio eixo dianteiro.

Já em relação ao comentário dos amigos a respeito da mola mestra do kit, eu fico em dúvida: ao que me consta, os feixes (e não somente a mola mestra) eram realmente dos F-350 antigos, assim como eram os amortecedores dos Engesa 4 tb das F-350. Os jumelos realmente são pequenos, menores até que os do Jeep Willys. Mesmo sendo menores, a frente ainda ficava mais alta que atraseira, motivo pelo qual o kit original possuía um calço para ser colocado no eixo traseiro e compensar a altura.

Abraço a todos!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
ULYSSES
MensagemEnviada: Sáb Out 09, 2004 10:50 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 2 de Janeiro de 2004
Mensagens: 148
Localização: Lorena SP

Olha o kit aí, gente!

Dá para ver quase tudo, com exceção dos reforços do chassi em detalhes. Esse anúncio é de AGO/1984, originalmente publicado na extinta revista "4x4 e Pick-ups". Esse era o kit civil padrão, com caixa de transferência sem reduzida.

Eu encontrei mais algumas "pérolas" nas minhas revistas antigas, vou ver com o nosso Webmaster a viabilidade de publicação no site.

Divirtam-se, hehehe....
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Fernando Figueiredo
MensagemEnviada: Sáb Out 09, 2004 10:14 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 30 de Mai de 2003
Mensagens: 158
Localização: São Paulo

Boa noite Ulisses e demais.
O lance dá mola mestra dianteria é o seguinte:
A minha D20 estava com a mola do F350 que o antigo donmo tinha colocado por ser 5 cm maior. A idéia dele era colocar a mola maior, arqueá-las e colocar um jumelo maior. Qual foi o resultado?
O Alexandre, o Edu e o Jacques viram... Com o peso do motor, a suspensão arria e a mola mestre maior acabava empurrando o jumelo para trás que também era maior do que o "original". Resultado? Eu não tinha suspensão dianteira... todo o tranco era absorvido pelo amortecedor e pela carroceria que pulava a cada solavanco.
Fiz toda a suspensão dianteria e a mola mestra utilizada foi a da F600. Toquei os jumelos, buchas e pinos, ficou 10...
Até mais Fernando Figueiredo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
ULYSSES
MensagemEnviada: Seg Out 11, 2004 8:57 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 2 de Janeiro de 2004
Mensagens: 148
Localização: Lorena SP

Prezados,

eu acho que suspensão é o ponto mais mexido e onde os caras mais cometem erros nesse tipo de veículo (pick-ups, 4x4s, etc.).

A tchurma sempre quer mais alto, mais "robusto", mais "agressivo", e daí saem barbaridades do tipo que o Fernando viveu. O pior é que a bomba sempre acaba estourando na mão do próximo proprietário, hehehe....

Muito comum em jeeps tb é o jumelo "desarmar", ou seja, virar ao contrário devido à mola mestra muito arqueada. Enfim, consequências para o bolso e tb para a segurança.

Abraço a todos!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Renatoeco
MensagemEnviada: Ter Mai 31, 2005 7:08 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 19 de Agosto de 2004
Mensagens: 10

E ai Pessoal tenho uma A-20 4x4 Engesa, que era da eletropaulo, até ja cheguei a falr com o Fernado uma vez na feira, naquele tempo estava querendo vender mais desde janeiro desisti desta péssima idéia. Pois bem falando em feixe de molas dianteiro estou para arrumar o da minha, pois esta dura dura dura, falei com o pessoal que mexe na Veraneio do Osmar, inclusive eles também possuem uma, e me indicarão um moleiro de São Caetano mesmo (Molas Reunidas) só que os caras nem manjam muito de 4x4 ai a idéia que ele deu seria de desarquear as molas menores, porém isso, acho eu que não ira resolver o problema. Gostaria de saber do fernando se mudou muito esta outra mola, pois acho que todas sairão com estas molas duras.

Ah e uma dica para que tem uma destas o único lugar que achei as peças da parte da frente foi na Rota4x4, la o João tem um catalogo desta picape. www.rota4x4.com.br

_________________
Renato
A-20 4x4 Engesa
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Fernando Figueiredo
MensagemEnviada: Ter Mai 31, 2005 7:36 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 30 de Mai de 2003
Mensagens: 158
Localização: São Paulo

Renato,
o endereço do moleiro que arrumou a minha é:
Posto de Molas Jaçatuba. Av. dos Estados, 6039 Santo André 4472-8030 Contato Barba.
O Osmar me levou até eles.
Muitas peças da tração e suspensão são de CJ, como rolamentos do munhão e terminais de direção.
Gastei 800,00 e troquei as molas dianteiras, buchas, pinos, grampos, jumelos e revisão a acerto da parte traseira. foi o dinheiro mais bem gasto na D20. Não ficará nunca como a D20 4x2, mas param os socos na direção e o pula-pula.
Dá uma olhada na minha mensagem anterior.

_________________
Até mais
Fernando Figueiredo / SP
Hilux SW4 93 (breve TDI)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 2
Ir à página 1, 2  Próximo

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você não pode anexar arquivos neste fórum
Você não pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB