Autor |
Mensagem
|
Eduardolvi |
Enviada: Dom Jan 18, 2009 6:29 am Assunto: C10 e motores modernos |
|
|
Registrado em: Sexta-Feira, 16 de Janeiro de 2009 Mensagens: 28 Localização: Goiânia
|
Meninos, uma curiosidade: alguem já ouviu falar em se colocar esses últimos motores da S10 (2.4, gasolina ou o mais recente flexpower) em C10? Já vejo falar do uso pelos jipeiros, mas será quem em C10 seria viável? |
|
|
 |
Kiko (in memorian) |
Enviada: Dom Jan 18, 2009 6:42 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
|
Olá
Algumas condições são diferentes.
A C-10 é pesada, e os motores atuais não tem torque em baixa rotação, vai acontecer mesmo q aconteceu qd puseram motor de 4 cil do Opala em C-10 (e aquele ainda tinha torque em baixa)
O que tem q acontecer é adaptar um cambio que tenha marchas baixas bem reduzidas para poder aproveitar a rotação em motor, ai q está o problema, onde encontrar cambio assim.
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br |
|
|
 |
Eduardolvi |
Enviada: Dom Jan 18, 2009 7:11 am Assunto: |
|
|
Registrado em: Sexta-Feira, 16 de Janeiro de 2009 Mensagens: 28 Localização: Goiânia
|
Kiko,
Lembrando que (salvo eventual engano)o 2.8 Flex tem 21,9 kgfm a 2.400 rpm, ao passo que o GM151 tinha 17,1 kgfm a 2.500 rpm (ambos no alcool). O 4.1 tem 27kgmf a 2.500, correto?
Essas rotacaoes ja nao sao tao baixas ne'?
Qual e' mesmo o peso delas? |
|
|
 |
Kiko (in memorian) |
Enviada: Dom Jan 18, 2009 7:16 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
|
Olá
Sim, mas tem q ver a curva do torque.
|
|
 |
Daniel Martinelli |
Enviada: Dom Jan 18, 2009 1:31 pm Assunto: Mensagem editada. |
|
|
|
Mensagem editada.
Editado pela última vez por Daniel Martinelli em Sáb Out 03, 2015 8:30 pm, num total de 1 vez |
|
|
 |
adalberto |
Enviada: Dom Jan 18, 2009 1:57 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004 Mensagens: 7498 Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN
|
Resumo : veja o peso de uma S-10 e de uma C-10. _________________ Adalberto
"Não tenha pressa mas não perca tempo" |
|
|
 |
Eduardolvi |
Enviada: Dom Jan 18, 2009 2:44 pm Assunto: |
|
|
|
Me parece que dá meia tonelada de diferença (menos que a capacidade de carga da S10?).
Talvez para uma C10 descompromissada com carga/trabalho... |
|
|
 |
Eduardolvi |
Enviada: Dom Jan 18, 2009 2:53 pm Assunto: |
|
|
|
|
|
 |
Kiko (in memorian) |
Enviada: Dom Jan 18, 2009 4:41 pm Assunto: |
|
|

|
Olá
Mas vai ser como disse:
C-10 com motor 4 cil
F-1000 com 2,5 HSD.
Mas o q tem ser acertada é relação de marchas.
Podem ver os onibus urbanos com motorzinho de 4 cil, arrancam mais rapido q carros de passeio, até 3ª empata comigo, só deixo para trás na 4ª.
|
|
 |
Sekiya |
Enviada: Ter Jan 20, 2009 1:30 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
|
Eu arriscaria fácil...
Esse motor FlexPower tem torque o suficiente pra fazer a C10 andar bem. Fora que 147cv nunca foi pouco pra qualquer picape.
Se quiser aumentar mais ainda, uma reprogramação da central deve trazer uma melhora na potência e torque, até porque me parece que o motor flex teve seu torque contido por questões de transmissão (o câmbio 1305 não aguenta muito torque).
Daria pra colocar um câmbio 5 marchas tipo Clark 2205 e colocar um diferencial da C10 2.5 que já daria um bom caldo e sem o consumo excessivo dos 6 cilindros. _________________ Abraços
Eduardo |
|
|
 |
Daniel Martinelli |
Enviada: Ter Jan 20, 2009 2:06 pm Assunto: Mensagem editada. |
|
|
|
Mensagem editada.
Editado pela última vez por Daniel Martinelli em Sáb Out 03, 2015 8:29 pm, num total de 1 vez |
|
|
 |
Eduardolvi |
Enviada: Ter Jan 20, 2009 11:41 pm Assunto: |
|
|
|
Prezados, olha a idéia começando a tomar contornos fiáveis.
Estou certo de que alguns ferrenhos amantes da originalidade poderão achar um absurdo total essa idéia (tanto quanto eu acharia se alguém disser que tá pensando em colocar um motor de Santana numa C10... que horror seria!!).
Entretanto, o flexpower é um GM, equipa pickups GM, e teria então espaço dentro da minha crÃtica pessoal. O certo é que existem opiniões diferentes, todas dignas de respeito.
Uma C10 com esse motor, ainda que sem preparações, para uso diário mesmo, sem carga ou trabalho pesado, se viabilizaria bem, com muito silêncio, tecnologia embaixo do capô, melhor economia, vantagens de um motor ainda em linha (peças e componentes)... enfim.
Seria, no mÃnimo, uma ousada experiência.
Vejam essa joia: http://flickr.com/photos/lippe_seifert/1683014510/ |
|
|
 |
mateusict |
Enviada: Qua Jan 21, 2009 7:28 am Assunto: |
|
|
Registrado em: Segunda-Feira, 22 de Agosto de 2005 Mensagens: 581 Localização: Guaíra-SP
|
Bom dia, não seria melhor utilizar o 4.1 + o câmbio da silverado gasolina???
Abç
ps: Nós temos uma C-10 1978 adaptada e posso garantir que essas adaptações "até se arredondarem, enchem o saco" rsrsrs. _________________ Mateus
Silverado DLX 4.2 1997 (R2S - 330 cv) |
|
|
 |
Eduardolvi |
Enviada: Sex Jan 23, 2009 7:49 am Assunto: |
|
|
|
Matheus,
o intuito do tópico foi justamente falar sobre uma aplicação pouco (ou nunca) vista. A instalação de motor de Ômega ou Silverado na C-10 é assunto fartamente tratado, mas a adaptação cuja viabilidade é aqui discutida é algo novo. Se encontrar alguém falando sobre isso por aÃ, por favor nos informe. Obrigado!
Por oportuno, mando o link a seguir em que um jipeiro utilizou o flexpower 2.0 com câmbio da S10 num CJ, o que rendeu bastante polêmica. http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=20593 |
|
|
 |
magrão da topeka |
Enviada: Sex Jan 23, 2009 10:03 am Assunto: |
|
|
Registrado em: Sexta-Feira, 24 de Agosto de 2007 Mensagens: 466 Localização: Guarulhos
|
Bem,quanto a esta polemica gostaria de me expressar,não sou a favor de modificações radicais,principalmente na estética,muito menos sou "purista".
Costumo de vez em quando ir a encontros de carros antigos,onde fico indignado com alguns "puristas" que ficam desmerecendo os carros do pessoal,muitas vezes por bobeiras como acessórios ,marcas de uso,cores, e o pior que muitos nem carro antigo tem ou se tem os carros do fulano vem em cima de caminhões ou rebocados pra não rodar muito ,fala sério.Já vi um destes babacas desmerecer um lindo dodge charger só pq o carro tinha o retrovisor do lado direito e CD player,o outro desmerecendo um porche 71 pq tinha umas marquinhas de pedras no capô,é de dar raiva mesmo.
Carro pra mim é pra rodar,sendo novo ou antigo,por isso que sou a favor de modernizá-los sim(iluminação,freios,suspensão,refrigeração),mas sem sacrificar a estética,porém respeito quem as faz.
Modificações quanto a segurança,conforto e desempenho melhorado é ótimo e ainda melhor nos antigos,que usam o carro em passeios e viagens,melhorando e muito na segurança.
É um ditado muito sabio de meu pai:
" Carro é pra andar,se quiser carro pra enfeite compre uma miniatura e coloque na estante"
É por isso que acho legal a idéia do amigo Eduardolvi,que vai adaptár seu carro para melhor atende-lo e ter um maior uso da mesma
E finalizando,esta é uma opinião minha:
"É melhor ver uma C10 ou veraneio modernizada andando nas ruas doque nem ver uma original com placa preta e cima de cavaletes e trancafiadas dentro de garagens a sete chaves.
Abração pessoal _________________ Sulam topeka :Ex viatura (saudades)
Gm Monza 1986 (titular absoluto da garagem)
Honda NX200 (a guerreira)
Opala 91 automatic - esse ja foi
Opala 72 totalmente original
A procura de uma outra Sulam |
|
|
 |
|