Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares

Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página 1, 2  Próximo
 Duvida , carro esquenta com o ar ligado e a bomba ... « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
VR6
MensagemEnviada: Ter Mar 10, 2009 3:02 am    Assunto: Duvida , carro esquenta com o ar ligado e a bomba ... Responder com Citação

Caros amigos do forum, a tempos leio esse maravilhoso forum da GM
Ate entao, sempre fui um feliz proprietario de uma S-10 97/97 cabine estendida V6 4.3 vortec Very Happy
Estou com ela a uns 9 anos e pretendo de qq jeito nao vende-la, rodo com gasolina aditivada e troco oleo e filtro a cada 3mil km rodados, podem me chamar de louco, mas tenho carro turbo e sei o qto a troca de oleo é importante, aliais, a S-10 é o meu carro de apoio e sempre curti ela.
Mas vamos la, ela ja tem os seus 150 mil km rodados, sempre saudaveis, aliais, de vez em qdo ela assusta alguns pseudosturbos da vida Laughing
Mas o fato é q agora, esta esperando a troca da embreagem afinal é original ainda hehe, e não judio mais !
O lance é q estou um serio problema desde q arrumei o ar condicionado dela, vou explicar!
Ela sempre rodou com bomba externa de GTi, nunca tive problemas, tudo ligada com rele externo pra preservar a fiacao original, antes q perguntem, é OTIMO a bomba de Gti ok, trabalha com mais pressao na linha, e nao prejudica em nada funcionamento pelo contrario, ficou melhor pra andar, mais forca e respostas mais rapidas!
Sempre limpo os bicos a cada 20 mil km rodados, troco as velas a cada 15 mil km rodados, nao acredito nakelas velas q sao eternas, ja percebi q isso é saudavel, so meu bolso q nao rss.. mas pra quem gosta é paixao, inclusive anda com cabos velas accel 8mm, um mimo q eu considero razoavel.
Bom, diante disto, o ar ficou parado por 3 anos seguidos, nunca liguei, mas ultimamente voltei com ele funcionando e ae comecaram os problemas interessantes!
Qdo quente, digo 100C graus, o motor dá umas cabecadas, e mesmo ligado a ventoinha auxiliar, so pra isso, (sim tive o capricho de instalar, mesmo o acoplamento viscoso da helice funcionar 100% ) é q aparece os problemas estranhos.
Resumindo, a bomba externa "grita" como se tivesse sendo forçada. a ponto de parar de funcionar, ficar bem quente e o carro nao andar.
Detalhe bomba gti nova não recondicionada, filtro combustivel novo, eu troco a cada 3 trocas de oleo, junto ok
Antes q falem, sou turbeiro sim, mas essa camionete é o meu xodo, estou preocupado, pois isso esta me deixando muito triste, ja ate trokei inclusive o sensor de temperatura, e uso aditivo meio a meio 50% agua de mina ( do sitio rss ) e 50% aditivo puro.
O q estou em busca é, aonde fica o regulador de pressao de combustivel , dela no motor, q eu acredito esteja com pau, pois mesmo tendo os manuais q o forum deixou disponivel pra download nao acho o dito cujo ae eu pergunto ?
Aonde ele fica instalado no motor, como uso ela como carro de apoio, pretendo ao maximo deixar original, aliais isso me corroi rsss, pois como amante de motor fuçado, me seguro pra nao instalar um turbo nela kkk...
De qq modo, desculpe o post, gigante !!! Wink eu escrevo e falo demais...
QUem puder me ajudar agradeço, afinal, a graxa corre nas veias ok
ABraços !

Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
jcarlos
MensagemEnviada: Ter Mar 10, 2009 6:49 am    Assunto: Responder com Citação

a minha 2.2 tbem anda esquentando c/ ar ligado... qdo o ponteiro chega no meio ela desliga o ar sozinha e depois de um minuto volta a ligar... se não ligar o ar o ponteiro não passa de 1/4... acho que preciso mandar varetar o radiador...

abs

VR6
MensagemEnviada: Ter Mar 10, 2009 12:19 pm    Assunto: Responder com Citação

Aliais amigo, ja reformei o meu radiador, e sinceramente é fino demais pro motor eu acho, qdo ele explodir, q eu acho q acontecera logo rsss... pois ele esta com 1 das laterais bem velhas por sinal, vou por um maior, so por capricho mesmo, e ver se ajuda a melhorar o arrefecimento na S-10 q eu acho precario.
Mas fora isso, qdo estou sem o ar ligado, funciona q é uma blz, claro desde q nao comece a forcar o motor, Laughing q eskenta do mesmo jeito, digo limpar um pouco os pulmoes do vortec Wink
abraços!

VR6
MensagemEnviada: Ter Mar 10, 2009 12:51 pm    Assunto: Responder com Citação

Bom vou por umas fotinhas da minha S-10 V6 estendida galera...
Tamos ae pra qq duvida flw galera!
E valeu pela força !
Wink

P.S: qto as polainas, eu vivo destruindo elas, entao ja nem ligo mais em por elas de volta rss.. zoeira to com outro par pintando pra por de volta!!

Igor_VDM
MensagemEnviada: Ter Mar 10, 2009 4:25 pm    Assunto: Responder com Citação

Problema estranho...
Bom a minha é V6 e com câmbio automático, ando em Manaus e mesmo sendo MUITO quente por aqui não acho o radiador subdimensionado. A minha nunca passou do meio, e olha que ando com o AC no meio do engarrafamento com temperatura externa perto de 40ºC, mesmo sem ventilador elétrico auxiliar. Sem superaquecimento mesmo puxando a carretinha da lancha.
O regulador de pressão fica no corpo da "aranha". Cadê o Fred para explicar melhor?
Você chegou a fazer uma limpeza no sistema do AC antes de religá-lo? Após três anos sem funcionar você perde o gás e fica uma porcaria, pode inclusive danificar o sistema.
Hehehe, usei aquelas velas NGK para mais de 100000km... Com menos de 30000km já estava quase sem eletrodo, acho que dava para fazer a barba de tão afiado que estava... Agora uso velas da Bosch comuns. O preço das seis paga apenas uma NGK. Já tem mais de 10000km sem problemas.
Será que tem algum problema na ligação do ventilador auxiliar? Digo, alguma instalação que possa afetar a parte elétrica da bomba de combustível?

VR6
MensagemEnviada: Ter Mar 10, 2009 11:31 pm    Assunto: Responder com Citação

Entao na verdade, ela nunca ferveu, é q eu sempre me preocupo qdo fica ali nos 100graus, mas é mais um cuidado q eu tenho, so isso.
Qto instalacao do ventilador aux do ar, puxei um chicote com rele, direto da bateria, pra nao ter problemas manja!
O ar vou foi todo desmontado, inclusive o compressor, e limpeza no sistema, ou seja, descarto essa possibilidade rss.., o lance das velas é isso mesmo q vc disse Laughing
Mas entao, quero localizar esse tal regulador de pressao rss...
Abraços galera!

jcarlos
MensagemEnviada: Qua Mar 11, 2009 6:36 am    Assunto: Responder com Citação

essa ventuinha auxiliar vc tem foto dela instalada? de qual carro é?

abs

Igor_VDM
MensagemEnviada: Qua Mar 11, 2009 10:52 am    Assunto: Responder com Citação

O cara do AC colocou o óleo certo no compressor?
100ºC está normal para a temperatura da água. O sistema da Blazer é selado e a água ferve em torno dos 120ºC.
Se eu não me engano o regulador parece um chapéu chinês e fica no fundo do corpo da "aranha". O Fred tem boas fotos do sistema.

FredericoFreire
MensagemEnviada: Qua Mar 11, 2009 8:01 pm    Assunto: Responder com Citação

A S10 ano 97 deveria ter cubos das rodas e as rodas com 5 parafusos somente. As de 6 parafusos são 1996, quando a GM não havia lançado o motor 4.3 V6 no Brasil, e somente o 2.2 gasolina e o 2.5 diesel.

O fato do carro ficar quente, tem nenhuma relação com falhas na bomba elétrica ou o motor falhar por conta do torque resistente do compressor do ar, a não ser que o compressor esteja com um torque resistente muito acima do especificado.

Uma dica que posso dar, é que o motor muito quente passa a funcionar mal, por razões relacionadas ao avanço de ignição expontaneo devido ao calor, as vezes se tornando dificil dar a partida em um motor quente, pois o arranque não consegue girar o motor.

A idéia da bomba externa é boa, eu tenho prentenção de colocar uma na minha S10.

Quanto ao regulador, fica fixado junto ao corpo da aranha dos bicos injetores. Desmonte a admissão e vai encontrar facilmente. Não aconselho mexer ali com a descrição dos problemas que estão acontecendo, um regulador defeituoso revela outros sintomas além dos que você citou, tais como: dificuldade de dar a partida, cheiro forte dos gases da gasolina saindo pelo escape na partida a frio... Depois posto fotos do regulador, ou procure meus posts no forum que deve ter foto em algum tópico.

S10 Champ '98 4.3 V6
Andreson Melo
MensagemEnviada: Qua Mar 11, 2009 11:11 pm    Assunto: Responder com Citação

Frederico a época em 97 vi várias com 6 parafusos e V6 Very Happy
MODERAÇÃO PICAPESGM

MensagemEnviada: Qui Mar 12, 2009 12:40 am    Assunto: Responder com Citação

Andreson Melo escreveu:

Exato , a minha é ano 1997 e veio com 6 furos e é claro V6 !

VR6
MensagemEnviada: Qui Mar 12, 2009 12:43 am    Assunto: Responder com Citação

jcarlos escreveu:

abs

Na verdade eu tinha um ventilado parado aki em casa, no caso da minha parati, ja q nela eu trokei e colokei um outro mais forte, o do fiesta com ar condicionado.
O que eu fiz foi q inverti a helice do ventilador, pra poder "empurrar" o vento pro radiador, fiz um surporte simples, e instalei um rele, e chave interna no painel pra qdo achar necessario ligar ele ok
Qdo puder ponho fotos pra vcs verem!

VR6
MensagemEnviada: Qui Mar 12, 2009 12:48 am    Assunto: Responder com Citação

FredericoFreire escreveu:
A S10 ano 97 deveria ter cubos das rodas e as rodas com 5 parafusos somente. As de 6 parafusos são 1996, quando a GM não havia lançado o motor 4.3 V6 no Brasil, e somente o 2.2 gasolina e o 2.5 diesel.

Como disse a minha é 1997 e 6 prisioneiros nas rodas e claro V6 rsss

O fato do carro ficar quente, tem nenhuma relação com falhas na bomba elétrica ou o motor falhar por conta do torque resistente do compressor do ar, a não ser que o compressor esteja com um torque resistente muito acima do especificado.

Uma dica que posso dar, é que o motor muito quente passa a funcionar mal, por razões relacionadas ao avanço de ignição expontaneo devido ao calor, as vezes se tornando dificil dar a partida em um motor quente, pois o arranque não consegue girar o motor.

Isso q percebi mesmo, mas ainda me preocupo com a temperatura.

A idéia da bomba externa é boa, eu tenho prentenção de colocar uma na minha S10.

Olha as fotos q postei, vc pode tirar uma ideia.

Quanto ao regulador, fica fixado junto ao corpo da aranha dos bicos injetores. Desmonte a admissão e vai encontrar facilmente. Não aconselho mexer ali com a descrição dos problemas que estão acontecendo, um regulador defeituoso revela outros sintomas além dos que você citou, tais como: dificuldade de dar a partida, cheiro forte dos gases da gasolina saindo pelo escape na partida a frio... Depois posto fotos do regulador, ou procure meus posts no forum que deve ter foto em algum tópico.

Qdo puder posta as fotos, agradeco.

FredericoFreire
MensagemEnviada: Qui Mar 12, 2009 2:17 pm    Assunto: Responder com Citação

VR6 escreveu:
Andreson Melo escreveu:

Exato , a minha é ano 1997 e veio com 6 furos e é claro V6 !

Engraçado, só lembro de ter visto V6, 1997 com 5 furos. Inclusive um amigo meu teve uma, que me instigou a comprar a minha.

S10 Champ '98 4.3 V6
FredericoFreire
MensagemEnviada: Qui Mar 12, 2009 2:22 pm    Assunto: Responder com Citação

VR6 escreveu:
jcarlos escreveu:

abs

Na verdade eu tinha um ventilado parado aki em casa, no caso da minha parati, ja q nela eu trokei e colokei um outro mais forte, o do fiesta com ar condicionado.
O que eu fiz foi q inverti a helice do ventilador, pra poder "empurrar" o vento pro radiador, fiz um surporte simples, e instalei um rele, e chave interna no painel pra qdo achar necessario ligar ele ok
Qdo puder ponho fotos pra vcs verem!

Em alternativa a virar as pás da hélice, não seria mais simples fazer a ligação elétrica invertida? O motor de corrente contínua altera o sentido de rotação ao se inverter os pólos.

S10 Champ '98 4.3 V6
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 2
Ir à página 1, 2  Próximo

Ir para:  

Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você pode anexar arquivos neste fórum
Você pode baixar arquivos neste fórum

DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu