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 Junta do Cabeçote do Motor Q20B « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Franklin
MensagemEnviada: Qua Mai 23, 2007 7:53 pm    Assunto: Junta do Cabeçote do Motor Q20B Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Julho de 2006
Mensagens: 50
Localização: minas

Amigos! Eu ouvi a algum tempo atras que a junta do cabeçote do motor Maxion não precisa dos constantes reapertos como nos motores Q20B! Existe esse tipo de junta para ser aplicada no motor Q20B?
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Brucutu
MensagemEnviada: Qua Mai 23, 2007 8:01 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 29 de Outubro de 2003
Mensagens: 255
Localização: Vila Velha - ES

Reapertos no Q20?
Nunca tinha ouvido falar nisso.
Me explica por favor.

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Franklin
MensagemEnviada: Qua Mai 23, 2007 8:27 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Julho de 2006
Mensagens: 50
Localização: minas

Os parafusos do cabeçote do motor Q20B exige um reaperto com torquimetro se não me ingano a cada 10000 km segundo manual do fabricante!
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Tahoe
MensagemEnviada: Qua Mai 23, 2007 10:04 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 18 de Dezembro de 2006
Mensagens: 281
Localização: Sudoeste de Minas

Acho que essa história é de mecânico enrolador. Se não apertar o que acontece??

[]'s

Thales

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Meu Crime: plantar, colher café e ser HONESTO.
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Klinger
MensagemEnviada: Qua Mai 23, 2007 11:22 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 24 de Julho de 2006
Mensagens: 3846
Localização: Rio Branco - ACRE

Ué, os parafusos afrouxam assim ??? Esse motor vibra ao ponto de chegar a isso ???

Acho que vou manter a opinião do Thales !!!

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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Qui Mai 24, 2007 6:15 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá

A maioria dos motores antigos realmente pedem reaperto,motivo é a acomodação da junta, mas acho que ninguem faz isto, pois nunca vi um motor com parafuso com tinta descascada.

Afrouxar jamais.

Mas o reapeerto pode aumentar a vida utim da junta.

Abraços

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Franklin
MensagemEnviada: Qui Mai 24, 2007 10:30 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Julho de 2006
Mensagens: 50
Localização: minas

Kiko! Quanto tempo dura essa junta? a minha esta vazando um pouco de oleo nas laterais!
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peembaixo
MensagemEnviada: Qui Mai 24, 2007 3:54 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 6 de Novembro de 2006
Mensagens: 381
Localização: são paulo

Klinger escreveu:
Ué, os parafusos afrouxam assim ??? Esse motor vibra ao ponto de chegar a isso ???

Acho que vou manter a opinião do Thales !!!



Não é que os parafusos afrouxam, na verdade eles esticam. Parafusos de cabeçote são feitos no sistema de forja, não são fundidos e por isso eles tem essa característica de esticarem conforme o aperto. Por isso é que deve ser respeitadas as tabelas de torque de aperto dos parafusos do cabeçote. Se apertar demais, ele vai esticar demais e não vai desempenhar bem o seu papel.
É importante lembrar também que após duas ou tres montagem ( não me lembro bem ) é nessessário trocar os parafusos, principalmente no caso dos S4T Plus.

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George Pessoa
pra subi pra desce pra curvá na C14 é peembaixo até chegá
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Klinger
MensagemEnviada: Qui Mai 24, 2007 4:01 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 24 de Julho de 2006
Mensagens: 3846
Localização: Rio Branco - ACRE

Poxa essa é nova pra mim !!! Sabe a primeira coisa que procuro em uma ofcina pra saber se presta ?? o torquimetro Smile

Abraços !!!

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PauloRS
MensagemEnviada: Sex Mai 25, 2007 6:14 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
Localização: Porto Alegre - RS

Olá,
A meu motor também está com um pequeno vazamento na lateral e abaixo do coletor de admissão. Numa retífica falaram em junta queimada, mas não há qualquer sintoma disso. Reapertar cabeçote ningúem fala em fazer. Taí a dica, desse tópico.

Abs

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Paulo
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Thales Pimenta
MensagemEnviada: Sex Mai 25, 2007 11:01 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

Ops o meu tem o mesmo vazamento...

Vamos reapertar os parafusos aí galera!!!

[]'s

Thales

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PauloRS
MensagemEnviada: Sáb Mai 26, 2007 2:29 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
Localização: Porto Alegre - RS

Olá,

Essa dica lembrou-me que há pouco tempo, buscando uma explicação para a fumaça azulada do meu Q20B, revisei os apertos dos parafusos da árvore de balancins: estavam quase todos com torque inferior ao que deveriam. Só que para o cabeçote precisarei de um torquímetro mais preciso, já que o meu é de ponteiro. Vocês sugerem o de estalo ou o de relógio? Tem alguma marca recomendável ?

Não vi nada sobre recomendações de reaperto nos manuais de serviço, o que não quer dizer muito...

Por fim, suspeito que a traseira do motor deve ter mais esse problema com os parafusos, pois ali é que há mais vazamento. Ou é pelo caimento do motor ou pela refrigeração menor naquela região, ou pelos dois.

Abs

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Paulo
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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Sáb Mai 26, 2007 8:18 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá

Os apertos de parafusos tem que ser seguida uma tabela de sequencia de aperto, alem do torque.

As vezes mexer no que tá quieto muito tempo, pode piorar a situação.

A Durabilidade da junta é normalmente o do motor, ou seja dura até que tenha q abrir o motor por outros motivos.

Mas o não uso de aditivos no radiador, superaquecimento podem encurtar a vida da junta.

Abraços

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Thales Pimenta
MensagemEnviada: Sáb Mai 26, 2007 6:43 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

Todas a juntas que quando estavam vazando, eu tentei reapertar, estouraram. Umas do motor e uma do diferencial.

[]'s

Thales

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PauloRS
MensagemEnviada: Dom Mai 27, 2007 1:40 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
Localização: Porto Alegre - RS

Olá,

Esqueci de comentar que, além da seqüência de aperto dos parafusos tem a forma de fazê-lo. Se não me engano, no S4 tem que dar "x" de torque, depois apertar 120 graus e depois mais 180 graus. Na prática, não sabemos como é feito pelos profissionais. Acho até que isso é ignorado solenemente, e cada um tem o "seu jeito". Então, o torquímetro tem que ter um medidor angular. Realmente, tem que ter critério para fazer esse serviço e contar que pode não dar certo...

Abs

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