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Franklin |
Enviada: Qua Mai 23, 2007 7:53 pm Assunto: Junta do Cabeçote do Motor Q20B |
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Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Julho de 2006 Mensagens: 50 Localização: minas
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Amigos! Eu ouvi a algum tempo atras que a junta do cabeçote do motor Maxion não precisa dos constantes reapertos como nos motores Q20B! Existe esse tipo de junta para ser aplicada no motor Q20B? |
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Brucutu |
Enviada: Qua Mai 23, 2007 8:01 pm Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 29 de Outubro de 2003 Mensagens: 255 Localização: Vila Velha - ES
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Reapertos no Q20?
Nunca tinha ouvido falar nisso.
Me explica por favor. _________________ Veraneio S4tPlus
Montana 1.4 2007 (Mini-braba)
S10 - 2.4 Cabine Dupla (RIP)
S10 - Vortec 98 (RIP)
D20 - 4x4 - Powered by Perkins/Lacon (RIP) |
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Franklin |
Enviada: Qua Mai 23, 2007 8:27 pm Assunto: |
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Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Julho de 2006 Mensagens: 50 Localização: minas
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Os parafusos do cabeçote do motor Q20B exige um reaperto com torquimetro se não me ingano a cada 10000 km segundo manual do fabricante! |
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Tahoe |
Enviada: Qua Mai 23, 2007 10:04 pm Assunto: |
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Registrado em: Segunda-Feira, 18 de Dezembro de 2006 Mensagens: 281 Localização: Sudoeste de Minas
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Acho que essa história é de mecânico enrolador. Se não apertar o que acontece??
[]'s
Thales _________________ ____________
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¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯
Meu Crime: plantar, colher café e ser HONESTO. |
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Klinger |
Enviada: Qua Mai 23, 2007 11:22 pm Assunto: |
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Registrado em: Segunda-Feira, 24 de Julho de 2006 Mensagens: 3846 Localização: Rio Branco - ACRE
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Ué, os parafusos afrouxam assim ??? Esse motor vibra ao ponto de chegar a isso ???
Acho que vou manter a opinião do Thales !!! _________________ Silverado 1997 Turbo Diesel MWM 4.2 L #mortebranca |
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Kiko (in memorian) |
Enviada: Qui Mai 24, 2007 6:15 am Assunto: |
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Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
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Olá
A maioria dos motores antigos realmente pedem reaperto,motivo é a acomodação da junta, mas acho que ninguem faz isto, pois nunca vi um motor com parafuso com tinta descascada.
Afrouxar jamais.
Mas o reapeerto pode aumentar a vida utim da junta.
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br |
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Franklin |
Enviada: Qui Mai 24, 2007 10:30 am Assunto: |
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Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Julho de 2006 Mensagens: 50 Localização: minas
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Kiko! Quanto tempo dura essa junta? a minha esta vazando um pouco de oleo nas laterais! |
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peembaixo |
Enviada: Qui Mai 24, 2007 3:54 pm Assunto: |
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Registrado em: Segunda-Feira, 6 de Novembro de 2006 Mensagens: 381 Localização: são paulo
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Klinger escreveu: |
Ué, os parafusos afrouxam assim ??? Esse motor vibra ao ponto de chegar a isso ???
Acho que vou manter a opinião do Thales !!! |
Não é que os parafusos afrouxam, na verdade eles esticam. Parafusos de cabeçote são feitos no sistema de forja, não são fundidos e por isso eles tem essa caracterÃstica de esticarem conforme o aperto. Por isso é que deve ser respeitadas as tabelas de torque de aperto dos parafusos do cabeçote. Se apertar demais, ele vai esticar demais e não vai desempenhar bem o seu papel.
É importante lembrar também que após duas ou tres montagem ( não me lembro bem ) é nessessário trocar os parafusos, principalmente no caso dos S4T Plus. _________________ George Pessoa
pra subi pra desce pra curvá na C14 é peembaixo até chegá |
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Klinger |
Enviada: Qui Mai 24, 2007 4:01 pm Assunto: |
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Registrado em: Segunda-Feira, 24 de Julho de 2006 Mensagens: 3846 Localização: Rio Branco - ACRE
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Poxa essa é nova pra mim !!! Sabe a primeira coisa que procuro em uma ofcina pra saber se presta ?? o torquimetro
Abraços !!! _________________ Silverado 1997 Turbo Diesel MWM 4.2 L #mortebranca |
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PauloRS |
Enviada: Sex Mai 25, 2007 6:14 am Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004 Mensagens: 1883 Localização: Porto Alegre - RS
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Olá,
A meu motor também está com um pequeno vazamento na lateral e abaixo do coletor de admissão. Numa retÃfica falaram em junta queimada, mas não há qualquer sintoma disso. Reapertar cabeçote ningúem fala em fazer. Taà a dica, desse tópico.
Abs _________________ Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado. |
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Thales Pimenta |
Enviada: Sex Mai 25, 2007 11:01 am Assunto: |
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Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003 Mensagens: 2993 Localização: Sudoeste de MG
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Ops o meu tem o mesmo vazamento...
Vamos reapertar os parafusos aà galera!!!
[]'s
Thales _________________ C-10 1971 - Tanque, pro pau!
Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
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PauloRS |
Enviada: Sáb Mai 26, 2007 2:29 am Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004 Mensagens: 1883 Localização: Porto Alegre - RS
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Olá,
Essa dica lembrou-me que há pouco tempo, buscando uma explicação para a fumaça azulada do meu Q20B, revisei os apertos dos parafusos da árvore de balancins: estavam quase todos com torque inferior ao que deveriam. Só que para o cabeçote precisarei de um torquÃmetro mais preciso, já que o meu é de ponteiro. Vocês sugerem o de estalo ou o de relógio? Tem alguma marca recomendável ?
Não vi nada sobre recomendações de reaperto nos manuais de serviço, o que não quer dizer muito...
Por fim, suspeito que a traseira do motor deve ter mais esse problema com os parafusos, pois ali é que há mais vazamento. Ou é pelo caimento do motor ou pela refrigeração menor naquela região, ou pelos dois.
Abs _________________ Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado. |
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Kiko (in memorian) |
Enviada: Sáb Mai 26, 2007 8:18 am Assunto: |
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Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
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Olá
Os apertos de parafusos tem que ser seguida uma tabela de sequencia de aperto, alem do torque.
As vezes mexer no que tá quieto muito tempo, pode piorar a situação.
A Durabilidade da junta é normalmente o do motor, ou seja dura até que tenha q abrir o motor por outros motivos.
Mas o não uso de aditivos no radiador, superaquecimento podem encurtar a vida da junta.
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
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Thales Pimenta |
Enviada: Sáb Mai 26, 2007 6:43 pm Assunto: |
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Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003 Mensagens: 2993 Localização: Sudoeste de MG
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Todas a juntas que quando estavam vazando, eu tentei reapertar, estouraram. Umas do motor e uma do diferencial.
[]'s
Thales _________________ C-10 1971 - Tanque, pro pau!
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PauloRS |
Enviada: Dom Mai 27, 2007 1:40 am Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004 Mensagens: 1883 Localização: Porto Alegre - RS
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Olá,
Esqueci de comentar que, além da seqüência de aperto dos parafusos tem a forma de fazê-lo. Se não me engano, no S4 tem que dar "x" de torque, depois apertar 120 graus e depois mais 180 graus. Na prática, não sabemos como é feito pelos profissionais. Acho até que isso é ignorado solenemente, e cada um tem o "seu jeito". Então, o torquÃmetro tem que ter um medidor angular. Realmente, tem que ter critério para fazer esse serviço e contar que pode não dar certo...
Abs _________________ Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado. |
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