Autor |
Mensagem
|
thiago-kdt-rj |
Enviada: Seg Mar 23, 2009 12:09 pm Assunto: Dúvidas |
|
|
Registrado em: Segunda-Feira, 9 de Março de 2009 Mensagens: 29 Localização: Rio de janeiro
|
Boa tarde amigos. Bom sou novo aqui e preciso de uam ajudinha de vcs. Bom atualmente possuo um kadett gl 2.0 mpfi 1997 e pretendo sair da era dos "carrinhos" e entrar na era dos picapes. No começo fiquei em dúvida de qual comprar (D20/Bonanza/Brasinca/Blazer/Ranger/F1000), mas ja me decidi e estou em dúvida entre a Bonanza e a Brazinca. Não sei se terei dinheiro para comprar uma a diesel, mas pretendo mais tarde transforma-la em diesel. Minhas dúvidas são as seguintes: na mudança de motor e so comprar e troca-lo, ou tem que alterar muito a mecanica e suspensão? O que significa 5º drive? Vi no forum um amigo que colocou um motor MWM se nao me engano da f250, quais motores a diesel essas picapes suportam? Vcs tem alguma dica para me dar sobre a aquisição (motor/suspensao....) o que devo ficar atento? desde já agradeço e desculpe o encomodo. Abraços |
|
|
 |
César Oliveira |
Enviada: Seg Mar 23, 2009 7:01 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005 Mensagens: 10304 Localização: Rio de Janeiro
|
Para comprar a gasolina/álcool e transformar p/ diesel é melhor pensar bem antes, esta arriscado a sair mais caro a transformação, legalização e mais o valor do veiculo do que comprara um diesel direto.
Aqui no RJ você ate consegue legalizar mas faço um alerta - vai gastar uma grana com despachante, IMETRO, DETRAN, mão de obra para realizar o serviço em oficina que possa emitir nota fiscal e outras coisinhas.
Com relação as outras perguntas: todos os motores que servem nas picapes são relativamente de custo elevado, principalmente que deve ser adiquirido junto a empresas idoneas que possam emitir nota fiscal, só para você ter uma idéia um Q20B estava a uns 2 anos passados $ 7.000,00
o S4 na faixa de $ 10.000,00 (DEUCERTO) dai você pode tirar uma idéia.
A caixa de marchas que você citou acima é a caixa utilizada nas versões mais recentes da linha 20, mas não é só caixa tem de observar a relação do diferencial de acordo com o motor que você pretende colocar.
E após estas modificações o seu veiculo vai passar a ser conciderado veiculo modificado pelo DETRAN e na hora de vender nunca atige o mesmo preço de um veiculo original ( de ano e condições gerais iguais).
Prepara o bolso e a paciência com : mecânicos, despachantes, Duda's e etc. _________________ D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira |
|
|
 |
Kiko (in memorian) |
Enviada: Ter Mar 24, 2009 5:48 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
|
OLá
Tb lembrando, q hj os utilitarios Diesel, não traz muita vantagem custoXbeneficio / CustoXKM.
Uma sedan faz hj uns 15 km/l de gasolina, contra max 10km/l do diesel.
Valor do seguro, valores dos pneus etc tb devem ser levados em conta.
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br |
|
|
 |
Igor_VDM |
Enviada: Ter Mar 24, 2009 10:35 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Quinta-Feira, 24 de Agosto de 2006 Mensagens: 1556 Localização: Manaus/Amazonas
|
Olá,
Diesel só compensa se for rodar muito, tipo 5000km/mês.
Eu não recomendo a troca de um motor a gasolina por um diesel. Muita dor de cabeça com mecânicos, despachantes, Detran.
Não esqueça que você passará a andar com um carro com pouca estabilidade, freios piores, etc. Vale a pena? Depende do uso que você fará. _________________ Igor Mendonça
Blazer Executive 4.3 V6 Aut.
A foto atual é do Encontro das Águas no Amazonas |
|
|
 |
thiago-kdt-rj |
Enviada: Ter Mar 24, 2009 10:44 am Assunto: |
|
|
Registrado em: Segunda-Feira, 9 de Março de 2009 Mensagens: 29 Localização: Rio de janeiro
|
Bom dia amigos. Valeu pelas dicas. Só mais algumas dúvidas (rsrsrsrs): Costumo viajar fazendo a ligação RJ X MG com meu kadett sempre lotado e com muitas malas, ou pela serra de Petropolis ou Teresopolis, e sempre consigo subir entre 90km/130km com o ar desligado e de 4ª/5ª marcha. Sei que não e impossivel mas pelo tamanho/peso da picape o motor (alcool/gasolina) daria conta de uma subida tranquila (80km/100km)? Já ouvi comentarios que esses motores são fracos para picapes, isso é verdade? Voces sabem me dizer qual a velocidade maxima destes motores? Conseguem atingir 130km/140km? Estou pesquisando entre bonanzas e brasincas, qual seria melhor? Estou mais para a brasinca pois a mala fica no exterior do carro o que diminue muito os barulhos no interior do veiculo. Desculpa encomodar vcs amigos. Desde já agradeço as dicas e apciencia. Abraços |
|
|
 |
paulobarbosa |
Enviada: Ter Mar 24, 2009 10:58 am Assunto: |
|
|
Registrado em: Terça-Feira, 17 de Abril de 2007 Mensagens: 8 Localização: Rio de Janeiro
|
Sou suspeito.
Já tive picape a gasolina e hoje tenho uma camper a diesel.
Nunca mais volto para a gasolina.
É claro, que hoje em dia, o custo do diesel está alto em relacao ao passado. Financeiramente vale a pena a conversão, apenas para quem anda muito ou gosta de fazer viagens longas.
Mas uma bonanza a diesel, ainda vale muito.
Nesse tipo de carro/ano, o carro ser modificado (sendo bem feita a adaptacao) o carro não desvaloriza e sim pode até valorizar.
Mas difiicilmente vc retorna o valor investido.
Mas se vc não quer alterar o carro, para vender e ganhar dinheiro com ele. Bota fé e faça.
Os melhores motores para uma bonanza seriam os antigos S4T plus (mas são caros e dificieis de achar), mas um S4T ou q20B Turbo tb não seria mal. Se fosse procurar motores mais novos, o pessoal fala muito bem dos MWM 2.8.
Vantagens do diesel. Consumo e autonomia.
PB _________________ Paulo Barbosa
www.paulobarbosa.com.br/offroad
www.paulobarbosa.com.br
www.nopalco.com.br |
|
|
 |
Igor_VDM |
Enviada: Ter Mar 24, 2009 11:39 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Quinta-Feira, 24 de Agosto de 2006 Mensagens: 1556 Localização: Manaus/Amazonas
|
Olá Tiago,
Depende da motorização. Se for diesel aspirado, você vai sofrer um bocado com o desempenho. Se for diesel turbo, a picape não corre demais, mas também não sofre estando carregada.
No meu caso o seis bocas dá conta do recado, mas consome muito.
A escolha da motorização depende mais do uso do que de um motor ser melhor ou pior. O que é bom para mim, pode ser péssimo para você.
Eu odeio motores barulhentos e/ou de baixo desempenho. Como rodo pouco, o consumo do 4.3 V6 a gasolina não é um problema. _________________ Igor Mendonça
Blazer Executive 4.3 V6 Aut.
A foto atual é do Encontro das Águas no Amazonas |
|
|
 |
thiago-kdt-rj |
Enviada: Qui Mar 26, 2009 11:50 am Assunto: |
|
|
|
vale apena comprar uma 4 marchas e converter para 5 marchas? Fica muito caro? |
|
|
 |
Sekiya |
Enviada: Sex Mar 27, 2009 1:25 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
|
thiago-kdt-rj escreveu: |
Sei que não e impossivel mas pelo tamanho/peso da picape o motor (alcool/gasolina) daria conta de uma subida tranquila (80km/100km)? Já ouvi comentarios que esses motores são fracos para picapes, isso é verdade? Voces sabem me dizer qual a velocidade maxima destes motores? Conseguem atingir 130km/140km? Estou pesquisando entre bonanzas e brasincas, qual seria melhor? Estou mais para a brasinca pois a mala fica no exterior do carro o que diminue muito os barulhos no interior do veiculo. |
Thiago, eu já dei 150km/h na Veraneio a gasolina carregada em 5ª drive (câmbio adaptado) em uma reta na Rod. Castello Branco. Dava mais, mas preferi reduzir. Essa Veraneio, que é uma "Bonanza estendida" era de uma empresa do PR e recentemente meu pai reencontrou um antigo motorista que dizia que cansava de dar 160km/h no velocÃmetro com ela.
Em subidas de serra (principalmente entre SP e SC - BR116, 376 e 101), carregado e em 4 marcha ou em 3 marcha ela deixa muito carro pra trás (sobe a uns 80/90km/h fácil). Mas falta um pouco de potência e torque sim, embora para uma condução traquila o motor a gasolina dê conta do recado. Eu mesmo penso em um motor injetado de Silverado assim que der...
Entre a Bonanza e a Brasinca depende do que você deseja. A Bonanza é na verdade uma perua e a Brasinca uma picape com caçamba. Na Bonanza vc enche de tralha até o teto, já na Brasinca não dá. Em compensação dá pra levar uma geladeira em pé, e na Bonanza não. E por aà vai... _________________ Abraços
Eduardo |
|
|
 |
Sekiya |
Enviada: Sex Mar 27, 2009 1:45 am Assunto: Re: Dúvidas |
|
|

Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
|
thiago-kdt-rj escreveu: |
Não sei se terei dinheiro para comprar uma a diesel, mas pretendo mais tarde transforma-la em diesel. Minhas dúvidas são as seguintes: na mudança de motor e so comprar e troca-lo, ou tem que alterar muito a mecanica e suspensão? O que significa 5º drive? Vi no forum um amigo que colocou um motor MWM se nao me engano da f250, quais motores a diesel essas picapes suportam? Vcs tem alguma dica para me dar sobre a aquisição (motor/suspensao....) o que devo ficar atento? |
Só nessa brincadeira de adaptação vai uns R$10mil a R$25mil fácil fácil. Eu já fiz a pesquisa e como já disseram talvez não compensa pelo lado financeiro. O prazer de ter um motor mais forte talvez não tenha preço, mas aà é outro papo.
Pra ter uma idéia, para adaptar um diesel em uma Bonanza original a gasolina p.ex. só se fosse um Maxion S4 aspirado - para preservar o câmbio e o cardan - (uns R$7mil) + alterar suspensão (uns R$400) + alterar diferencial (uns R$1mil) + alguns periféricos tais como radiador, mangueiras, tacometro, escapamento, etc. (uns R$1mil) + M.O e Docs (R$ ??). = pelo menos R$10mil
Com R$20mil sendo a gasolina a 2,50 reais hipotéticos, daria pra rodar 40mil km com a picape fazendo 5km/l em média. _________________ Abraços
Eduardo |
|
|
 |
thiago-kdt-rj |
Enviada: Sex Mar 27, 2009 11:25 am Assunto: |
|
|
|
Bom dia Sekiya valeu pela dica. O carro não será para trabalho, e sim para passeio, então pelas dicas que me falaram aqui no fórum desisti da diesel. Vou ver se consigo uma a alccol pelo fato de todo motor a alcool se um pouco mais potente que o a gasolina. Cara o fato de eu preferir a brasinca e pelo porta malsa ficar em uma parte separada do compartimento de passageiros, pois atualmente tenho um kadett e os objetos que ficam na mala fazem bastante barulho, mas esteticamente a bonanza é bem mais bonita. Com relação ao motor não é tão ruim assim tendo em vista o peso do carro a ainda por cima carregado. Não sei se vc conhece, mas costumo viajar Rio X Juiz de Fora (Serra Petrópolis) e as vezes Rio Teresópolis e com meu carro 2.0 carregado consigo subir em 4ª marcha nesta mesma velocidade. Só uma pergunta: Sua brasinca da muito problema? Quais são as peças que desgastam mais? Em média quanto vc gasta por ano com manutenção? Uma adaptação de 5ª drive da muitos probelmas? Quanto + ou - vc acha que fica uma adaptação? Desde já dewculpa pelas muitas perguntas e obrigado pelas dicas. Abraços |
|
|
 |
mateusict |
Enviada: Sex Mar 27, 2009 8:30 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Segunda-Feira, 22 de Agosto de 2005 Mensagens: 581 Localização: Guaíra-SP
|
Olá Thiago,
Esse pessoal que modificam sua camionetes raramente pensam em vende-las, até mesmo porque não encontram o valor gasto (isso ja foi dito).
Eu particularmente prefiro as versões diesel mas gosto não se discute.
As camionetes à diesel são bem mais caras, apresentam menos problemas (motor) que as outras, porem a manutenção desse motor é mais salgada também e o restante é equivalente aos outros modelos.....
Modelos a diesel são mais "visados" (roubo)
Uma dica que posso passar é que independente do modelo (diesel/gasolina) procure um que não tenha que fazer modificações para atender sua necessidade, ou seja, geralmente você gasta mais $$$ nas adaptações ao invés de comprar uma original....
Caso queira ver um exemplo real de adaptação te mostro a C-10 daqui de casa ...........rsrsrs
Abç _________________ Mateus
Silverado DLX 4.2 1997 (R2S - 330 cv) |
|
|
 |
Sekiya |
Enviada: Sex Mar 27, 2009 11:16 pm Assunto: |
|
|

|
Bom Thiago, a Veraneio aqui nunca deu problemas graves, mas já gastei uma grana boa pra deixá-la em condições de viajar. P.ex. o carburador é novo, componentes da suspensão são novos, diferencial novo, câmbio novo, e nessa brincadeira já foi muito $$$.
Talvez por isso quase não tenho gastos com a picape e nem problemas. A única coisa que faço de rotina é trocar a cada um ano o óleo do motor, do câmbio e do diferencial (ela não anda nem 5mil km por ano). Não sei quais componentes se desgastam com mais facilidade, pois o veÃculo é muito robusto.
O motor mesmo tem quase 400mil km e ainda não foi aberto... Em um ano acho que gasto mesmo só com lubrificantes e algumas peças de acabamento que quebram de vez em quando.
Com relação a adaptação do câmbio, ela não dá problema algum. Pelo contrário, só me trouxe benefÃcios. É uma troca fácil e simples. Não requer muitas modificações. Um amigo aqui do fórum estava vendendo um câmbio desse por 2700,00 + uns 800 de M.O e algumas peças (cardan novo). É um investimento que vale a pena.
Qquer dúvida perguente! _________________ Abraços
Eduardo |
|
|
 |
thiago-kdt-rj |
Enviada: Seg Mar 30, 2009 11:11 am Assunto: |
|
|
|
Bom dia pessoal, resolvi comprar uma Bonanza e estou de olho em algumas aqui no RJ. Que dica vcs podem me dar na hora da compra? O que devor olhar? O que merece uma atenção maior? Vi umas na faixa de R$ 14.900,00 à R$ 20.000,00, está no preço? Desde já agradeço aos amigos pelas dicas e brevemente postarei fotos das mesmas. |
|
|
 |
Rodrigo Luvison |
Enviada: Seg Mar 30, 2009 11:20 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Domingo, 14 de Março de 2004 Mensagens: 1509 Localização: Itatiba - SP
|
Olá
Para saber se esta dentro do valor do mercado, precisa informar o ano e modelo das Bonanzas.
Um fator que conta muito é o estado de conservação geral da picape, por isso, esses veiculos nem sempre seguem preço de tabela (Fipe, por ex.).
Abraços _________________ Rodrigo
Picape D20 CS 96 (Maxion S4T Plus) |
|
|
 |
|