Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo
 Duvidas quanto ao sistema de combustível (Perkins 4236) « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
PauloRS
MensagemEnviada: Sex Jul 03, 2009 3:52 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
Localização: Porto Alegre - RS

Olá, a todos,

César, como as D20 vieram inicialmente com a CAV, achei que nas D10 era essa. Também não sabia que a Bosh comportava cabo de regulagem de lenta. Bom saber, pois já quis adaptar um cabo desses na minha picape, e fiquei na dúvida se seria fácil fazê-lo. O cabo da Bosh era o mesmo da CAV ?

Fastback, como o Martinelli disse, a bomba é CAV-Lucas. O vazamento na rosca, você pode tentar vedar com fita veda-rosca ou outro material resistente ao diesel e ao calor. Silicone não serve. Cuidado para não entupir os encanamentos. Bicos, injetores ou bicos injetores, são a mesma coisa, e estão instalados dentro disso que você vê, que são os porta-injetores. Se você comprar injetores, terá que saber se são CAV ou Bosh, pois os porta-injetores são diferentes. Pelo menos no Q20b, são diferentes.

Abs,

_________________
Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Fastback
MensagemEnviada: Sex Jul 03, 2009 11:03 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 16 de Abril de 2009
Mensagens: 179
Localização: Cuiabá

Paulo, o vazamento é proveniente do espanamento da rosca desse parafuso, mesmo assim a fita veda rosca dá conta de resolver o problema? Tenho medo de que ela se despedace e venha a entupir algum desses dutos ou mesmo alguma coisa referente ao bico injetor, apesar de não conhecê-lo.
Um detalhe interessante é que os parafusos são diferentes entre sí. Tentei retirar o parafuso do 2º bico pra ver se um poderia sanar a deficiencia do outro e, quando ví um tinha o furo inferior mais aberto enquanto que o outro tinha o furo lateral mais aberto sendo os outros mais fechados em cada um. Seria isso alguma espécie de controle de pressão ou de fluxo de combustível nesse duto?

Martinelli, você sabe me precisar qual deles é? Pois, essa bomba tem tanto parafuso que dá até medo! Tentei procurar por algum catálogo do 4236 (não o Q20B) e parece bem difícil encontrá-lo. Será que no manual do proprietário eu encontro informações mais completas sobre o motor? O sangramento dele por exemplo já seria um ótimo começo, assim eu evitaria tantas mensagens "inexperientes" pra vocês responderem. hehehe

Confesso que é um pouco difícil sair dos veículos à alcool/gasolina, onde eu tinha uma boa noção do que era cada coisa e de como funcionava, pra cair num sistema bem diferente que às vezes me dá um pouco de medo de mexer, mesmo sabendo que motor é motor e todos funcionam de formas parecidas: o combustível se mistura com ar, é comprimido, explode e daí gera o movimento. Razz

Mais uma vez agradeço a atenção e ajuda de todos!
Abração!

_________________
Ex
D10 81 CD Brasinca - Perkins 4236 / M-16 (4 marchas)
Atuais

Comodoro 83 4100 (SS80 "metálico azul")
Blazer 07 2.4 flex (camburão Very Happy )
Kombi 00 1600 ie (panela velha que faz comida boa)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
César Oliveira
MensagemEnviada: Dom Jul 05, 2009 11:57 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
Mensagens: 10057
Localização: Rio de Janeiro

PauloRS, fica legal o cabo de regulagem.
Martinelli se foi o parafuso que espanou é só procurar um lugar onde trabalhem com bombas injetoras que você arruma outro parafuso igual, se foi a capa do bico que espanou a rosca ou você troca a capa no mesmo lugar onde se trabalha (bombista) com bombas injetoras, se o problema for um ou dois fios de rosca que tenham sido danificados leve a capa no torneiro e peça para passar um macho de rosca na mesma medida as vezes um pedacinho de fio de rosca fica preso e quando se passa o macho acaba limpando e o sistema volta a dar aperto e vedar.

_________________
D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Daniel Martinelli
MensagemEnviada: Dom Jul 05, 2009 6:19 pm    Assunto: Mensagem editada. Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 14 de Junho de 2003
Mensagens: 1087

Mensagem editada.

Editado pela última vez por Daniel Martinelli em Sáb Out 03, 2015 7:33 pm, num total de 1 vez
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
César Oliveira
MensagemEnviada: Dom Jul 05, 2009 10:42 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
Mensagens: 10057
Localização: Rio de Janeiro

Troque as arruelas de aluminio são duas em cada parafuso elas são reponsáveis por uma boa vedação.
_________________
D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
PauloRS
MensagemEnviada: Ter Jul 07, 2009 1:31 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
Localização: Porto Alegre - RS

Fastback,

Se não tiver certeza de que o "arranjo" vai dar certo, faça o que é mais garantido: troque os parafusos, etc. A percepção do detalhe é que faz a diferença entre acertar e errar. Você tem experiência com carros à gasolina...Com diesel é melhor, muito mais robusto e tem menos coisas para dar defeito.

Como o Martinelli recomendou, um reaperto pode resolver. Mas não se esqueça de não arrochar os parafusos, pois aí sim é que os vazamentos pioram. O ideal é usar o Torquímetro e uma tabela de apertos.

César, como é essa conexão do cabo da CAV com o parafuso de ajuste da lenta. É igual na CAV e na Bosh ?

Abs,

_________________
Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Fastback
MensagemEnviada: Ter Jul 07, 2009 9:16 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 16 de Abril de 2009
Mensagens: 179
Localização: Cuiabá

Pessoal, mais uma vez obrigado pela ajuda.
Quanto ao aperto nos parafusos da bomba, isso serviria para vazamentos na bomba, é isso? No meu caso, pelo menos onde notei, os vazamentos são nos parafusos que vão na parte de cima dos porta-injetores, aqueles que apertam a tubulação de combustível interligada entre todos os bicos.
Acho que o caso vai ser a troca mesmo pois, pelo o que notei, o desgaste na rosca foi bem considerável. Sad Vou tentar a fita veda rosca pra tentar ao menos amenizar o problema pois o motor já está bem melado de combustível nesse ponto.

Aproveitando esse assunto da regulagem da lenta, como funciona esse sistema? O meu tem o botão no painel, o cabo atrás mas parece-me que ele não chega até a bomba. Acho que ele se rompeu e deixaram pra lá.

Alguém tem algum manual da D10 ou dessa bomba CAV pra eu aprender melhor suas funções e como lidar com ela e o motor?

Abraços!

_________________
Ex
D10 81 CD Brasinca - Perkins 4236 / M-16 (4 marchas)
Atuais

Comodoro 83 4100 (SS80 "metálico azul")
Blazer 07 2.4 flex (camburão Very Happy )
Kombi 00 1600 ie (panela velha que faz comida boa)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
César Oliveira
MensagemEnviada: Ter Jul 07, 2009 10:47 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
Mensagens: 10057
Localização: Rio de Janeiro

Eu não lembro de como era a instalação do cabo de regulagem, mas o tipo de cabo é que vai datr a funçaõ de regulagem ele tem o puchador de rosca e rosquando no sentido anti-horário o motor vai acelerando
PauloRS, eu não posso informar se a conexão é igual na CAV e Bosch pois só tive a oportunidade de ver a conexão na bomba Bosch.

_________________
D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Fastback
MensagemEnviada: Ter Jul 07, 2009 11:39 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 16 de Abril de 2009
Mensagens: 179
Localização: Cuiabá

Humm... Acho que ví algo parecido num MB 709 que meu tio teve na firma uma vez. Ele tinha um botão, que parecia um botão de regulagem de volume de rádio antigo, cuja sua rotação influenciava na lenta do motor.

Em que sentido isso seria útil?
Na minha, que está com o alternador um pouco deficiente, um leve aumento na lenta evitaria que a luz da bateria acendesse quando a lenta estabiliza, coisa que preciso arrumar logo... :/

_________________
Ex
D10 81 CD Brasinca - Perkins 4236 / M-16 (4 marchas)
Atuais

Comodoro 83 4100 (SS80 "metálico azul")
Blazer 07 2.4 flex (camburão Very Happy )
Kombi 00 1600 ie (panela velha que faz comida boa)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
PauloRS
MensagemEnviada: Ter Jul 07, 2009 9:34 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
Localização: Porto Alegre - RS

Fastback,

Dizem que a bomba CAV tinha a lenta mais instável, daí o motivo de ter essa regulagem pelo painel. Mas, segundo o César a Bosh também tinha esse cabo. Por exemplo, quando quente regula-se o motor para 750 rpm e aumenta-se quando o ligamos na primeira hora do dia para que aqueça mais rápido. Acredito que o sistema seja mais útil para motoristas que tem que deixar motor funcionando, enquanto fazem outra coisa. Normalmente, usamos o pé mesmo...

Abs,

_________________
Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Daniel Martinelli
MensagemEnviada: Ter Jul 07, 2009 10:57 pm    Assunto: Mensagem editada. Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 14 de Junho de 2003
Mensagens: 1087

Mensagem editada.

Editado pela última vez por Daniel Martinelli em Sáb Out 03, 2015 7:32 pm, num total de 1 vez
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
FlavioD10
MensagemEnviada: Qua Jul 08, 2009 9:57 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 24 de Fevereiro de 2008
Mensagens: 26
Localização: Interior de São Paulo

Fastback

Tenho também uma D10 81 4236 com bomba CAV turbinado, e sobre sistema de combustível vai aí uma experiência que começou 3 meses atrás e terminou hoje mesmo.
A D10 parou com tanque cheio, filtro de diesel com 1.000 km. Após sangria voltou a funcionar, foi limpo o decantador na linha de diesel, tinha um pouco de sujeira. Imaginei que foi azar com diesel ruim e bola pra frente.
Mais um mês e parou de novo, ai não funcionou nem após sangria. Bombista mais próximo, bomba de alimentação furou o diafragma e estava bem suja. Mais um azar com diesel pensei, troquei a bomba e filtros, limpeza do decantador de novo, sujo com um tipo de barro.
Mais um mês e falhou em uma subida, mas não parou. Resolvi levar para a oficina e não chegou, só no guincho. A bomba de alimentação também ficava com o acionador sem pressão, mas era porque não consegui puxar por entupimento. Como os filtros de diesel não tinham nem 1.000 km, a bomba era nova os últimos abastecimentos em postos confiáveis, partimos para o tanque oou mangueiras. Já havia trocado 01 ano atrás, então não acreditei muito que o problema estaria ali, mas enfim vamos tirar o tanque para ver.
Resultado: o tanque, de metal equivalente ao original, que tinha pouco mais de 01 ano de uso, estava completamente enferrujado, soltando muitos e finos pedaços de ferrugem que entupiam o sistema inteiro. Parecia barro, mas era ferrugem.
Foram trocados, tanque, mangueiras e filtros de diesel, e após um teste de pista me parace OK novamente. O diesel estava tão contaminado que perdi os 35 litros que estavam no tanque.
Aproveitamos e instalamos um bujão para drenar o tanque, que não vem mais nos tanque de hoje.
Então, talvez por uma qualidade duvidosa dos tanques metálicos de hoje, quanto ao material e tratamento da chapa, a melhor coisa e mantê-lo sempre 100% cheio (principalmente no meu caso onde a D10 roda muito pouco), para evitar o início da ferrugem, pois se começou esta condenado.
Então se você tem a sua recentemente, não custa retirar o tanque para verificação e limpeza geral de toda a linha.
Coloque também um decantador na linha (copinho de vidro), pois foi ele que me salvou a bomba injetora, e no fim gastei R$ 450,00 neste reparo completo, e a injetora teria custado R$ 2.000,00.

Boa sorte

_________________
D10 81/82 chassis longo c/ carroceria de madeira, hidráulica, 4236 turbo .42, câmbio 5 marchas, diferencial 15x39.
Veraneio 74
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Qua Jul 08, 2009 10:20 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá

O bom macete para reduzir a água no tanque é manter o tanque mais cheio possível, pois tanque vazio, mais ar, quanto mais ar mais umidade (agua q condensa na parede interna do tanque)

Lembrete: Existe tanque de plastico para D-10.

Abraços.

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Fastback
MensagemEnviada: Qui Jul 09, 2009 11:05 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 16 de Abril de 2009
Mensagens: 179
Localização: Cuiabá

Flávio, muitíssimo obrigado pela sua experiência! É muito bom ter alguém que teve uma experiência semelhante para poder trocar algumas dicas e ter alguma idéia do que pode ser o problema.

O mais curioso no meu caso, é que a caminhonete tinha acabado de sair da oficina, onde o tanque foi limpo e soldado. Ele estava com o bucal de enchimento solto do corpo do tanque. Assim, vazava muito combustível e consequentemente eu tinha que andar com o tanque baixo pra não desperdiçar demais. Mesmo assim, ele foi recolocado no lugar e ainda deram um "reforço" com uma solda especial que tinham lá. Aparentemente o serviço ficou muito bom.

O estranho mesmo é que assim que saí da oficina (com uns 5L de diesel no tanque) rodei uns 10km até a minha casa e, num posto de confiança lá perto abasteci mais 12L, o que daria aí uns 14, 15L de combustível no tanque. Depois disso, tive que voltar até um local perto da oficina e, no meio do caminho a caminhonete simplesmente apagou aparentando falta de combustível.

Como a minha bomba auxiliar não sangra, tentamos várias vezes fazer isso através da partida. Assopramos a mangueira pra ver se não era nada entupido (aparentemente não pois chegou a borbulhar no tanque) e mesmo assim não dava em nada mesmo com um pouco de diesel na mangueira.

Pra sair do "prego", já que eu tinha muito trabalho pra fazer, acabei pegando um galão de 5L e liguei uma mangueira direto da bomba alimentadora nele, assim como a linha de retorno.
Após algumas partidas ela pegou normalmente como nada estivesse acontecido. Aí é que fica a minha dúvida. O pessoal disse que a bomba auxiliar precisa de uma posição correta para ser acionada e a minha desde sempre teve essa haste meio mole, que sempre dificultou o sangramento. É bem provavel que ela TAMBÉM esteja com problema mas, mesmo assim, um problema na BOMBA com certeza daria o mesmo problema de novo, não?
Teria lógica afirmar que a sujeira não influenciou no caso do galão por a linha de combustível ser bem menor que a original até o tanque exigindo bem menos da bomba??
Quanto a este "barro" à que você se refere, não seriam fungos? Li que o diesel quando exposto ao ar livre costuma formar fungos que vão "consumindo" o combustível e formando uma crosta de um material muito parecido com barro.

E, Kiko, já me falaram também do tanque de plástico... Mas alguns dizem que ele condensa muita água e que isso pode prejudicar o funcionamento do motor. Confere?

_________________
Ex
D10 81 CD Brasinca - Perkins 4236 / M-16 (4 marchas)
Atuais

Comodoro 83 4100 (SS80 "metálico azul")
Blazer 07 2.4 flex (camburão Very Happy )
Kombi 00 1600 ie (panela velha que faz comida boa)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Qui Jul 09, 2009 12:33 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá

Só se for na cabeça de quem disse.

Se não vier agua pela bomba do posto max uma goticula em 15.000 km, é o q encontro no meu filtro.

Alem do mais, não solta ferrugem.

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 2 de 4
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você pode anexar arquivos neste fórum
Você pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB