Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página 1, 2, 3, 4  Próximo
 Duvidas quanto ao sistema de combustível (Perkins 4236) « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Fastback
MensagemEnviada: Seg Jun 29, 2009 11:02 am    Assunto: Duvidas quanto ao sistema de combustível (Perkins 4236) Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 16 de Abril de 2009
Mensagens: 179
Localização: Cuiabá

Pessoal, desculpem o nível das perguntas mas, como todo novato ainda me sinto um pouco "perdido" em relação ao diesel.

Tenho uma D10 81 que ao funcionar ela solta uma fumaça branca, semelhante à de óleo de motor queimado (típico em motores desgastados) porém, além de não ter aquele tom "azulado", ela também não tem o mesmo cheiro muito menos mela o escape. Meu antigo Landau vazava pelos retentores de válvulas e fazia o mesmo nível de fumaça que a D10, porém o escape dele vivia lambuzado de óleo, ao contrário da substituta.
Me disseram que pode ser algo em relação aos bicos ou bomba injetora. Alguém pode me dar uma noção à respeito?
Mexer com essa bomba é caro? Preciso fazer uma boa revisão para colocá-la na estrada à trabalho mês que vem e temo os gastos, já que sempre me assustaram com o valor da manutenção de motores à diesel.

Outra pergunta, aquela bomba "auxiliar" (que no catálogo da International é chamada de bomba de alimentação - cod. 72087) que serve para sangrar o sistema de combustível é trocada inteira ou existe kit de reparos? Já fiquei sem combustível duas vezes por manter o combustível baixo por causa do tanque vazando e, após arrumar o tanque, fiquei na mão mais uma vez só que agora com combustível no tanque. Talvez seja algum entupimento nas mangueiras.
Nessas tres vezes, a bomba auxiliar não ajudou. Usei aquela alavanca para bombear e, pelo o que ouvi era para ela começar a endurecer conforme estivesse bombeando corretamente. Porém, a minha está sempre muito "macia" dando a impressão de não estar puxando nada. Até já tentei tirar a mangueira e colocar o dedo pra ver se ela suga alguma coisa mas não senti puxar, muito menos endurecer a alavanca.
Aproveitando o tópico, eu sangro o sistema da seguinte forma: solto levemente o parafuso do primeiro e do ultimo bico e vou bombeando até começar a dar sinais de combustível nesses parafusos. Este procedimento está correto?
Numa dessas, acabei espanando o parafuso do 3º bico, bem onde vai a mangueira do retorno e, agora tem um vazamento razoável nele. O que precisará ser trocado nesse caso? O bico + parafuso? É muito caro? =/

Dessa ultima vez em que fiquei na mão, para tirar a dúvida se era entupimento nas mangueiras ou a bomba injetora, coloquei um galão de 5L próximo ao hidrovácuo e puxei as mangueiras até ele. Após algumas partidas, o motor funcionou normalmente. Isso tem mais ou menos uma semana e, desde então não tive tempo pra voltar à oficina para verificar o tanque e estou rodando (pouco) com este galão. Isso descartaria um problema na bomba injetora, certo? Rolling Eyes

Bom gente, desculpem o tópico imenso mas é que não tenho muito com quem conversar à respeito já que a maioria dos meus amigos não tem muito contato com diesel...

_________________
Ex
D10 81 CD Brasinca - Perkins 4236 / M-16 (4 marchas)
Atuais

Comodoro 83 4100 (SS80 "metálico azul")
Blazer 07 2.4 flex (camburão Very Happy )
Kombi 00 1600 ie (panela velha que faz comida boa)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Daniel Martinelli
MensagemEnviada: Seg Jun 29, 2009 1:41 pm    Assunto: Mensagem editada. Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 14 de Junho de 2003
Mensagens: 1087

Mensagem editada.

Editado pela última vez por Daniel Martinelli em Sáb Out 03, 2015 8:00 pm, num total de 1 vez
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Fastback
MensagemEnviada: Seg Jun 29, 2009 2:33 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 16 de Abril de 2009
Mensagens: 179
Localização: Cuiabá

Obrigado pela resposta Daniel!

Um amigo que sempre trabalhou em oficinas de motores à diesel disse que era normal o Perkinho soltar essa fumaça. Quero dizer, que era quase como o vazamento de óleo, uma característica típica. hehe
Ouvindo uma segunda opinião semelhante fico um pouco mais aliviado, principalmente por ele ter citado que ele fazia isso quando frio, que é exatamente o meu caso e foi como você mesmo citou.
Agora, afinal de contas, essa fumaça é combustível mesmo ou tem oleo lubrificante aí no meio?

_________________
Ex
D10 81 CD Brasinca - Perkins 4236 / M-16 (4 marchas)
Atuais

Comodoro 83 4100 (SS80 "metálico azul")
Blazer 07 2.4 flex (camburão Very Happy )
Kombi 00 1600 ie (panela velha que faz comida boa)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Daniel Martinelli
MensagemEnviada: Seg Jun 29, 2009 6:22 pm    Assunto: Mensagem editada. Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 14 de Junho de 2003
Mensagens: 1087

Mensagem editada.

Editado pela última vez por Daniel Martinelli em Sáb Out 03, 2015 8:00 pm, num total de 2 vezes
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Seg Jun 29, 2009 6:49 pm    Assunto: Re: Duvidas quanto ao sistema de combustível (Perkins 4236) Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Fastback escreveu:
Pessoal, desculpem o nível das perguntas mas, como todo novato ainda me sinto um pouco "perdido" em relação ao diesel.

Tenho uma D10 81 que ao funcionar ela solta uma fumaça branca, semelhante à de óleo de motor queimado (típico em motores desgastados) porém, além de não ter aquele tom "azulado", ela também não tem o mesmo cheiro muito menos mela o escape. Meu antigo Landau vazava pelos retentores de válvulas e fazia o mesmo nível de fumaça que a D10, porém o escape dele vivia lambuzado de óleo, ao contrário da substituta.
Me disseram que pode ser algo em relação aos bicos ou bomba injetora. Alguém pode me dar uma noção à respeito?

A fumaça branca no motores diesel é vapor de de diesel, em vez de queimar está transformando em vapor, ou por falta de compressão ou falha na injeção (bicos mijando)

Mexer com essa bomba é caro? Preciso fazer uma boa revisão para colocá-la na estrada à trabalho mês que vem e temo os gastos, já que sempre me assustaram com o valor da manutenção de motores à diesel.

O custo de bomba e bicos (manutenção) pode variar de uns R$ 350,00 a uns R$ 3.000,00, dependendo de o que terá q ser arrumado.

Outra pergunta, aquela bomba "auxiliar" (que no catálogo da International é chamada de bomba de alimentação - cod. 72087) que serve para sangrar o sistema de combustível é trocada inteira ou existe kit de reparos? Já fiquei sem combustível duas vezes por manter o combustível baixo por causa do tanque vazando e, após arrumar o tanque, fiquei na mão mais uma vez só que agora com combustível no tanque. Talvez seja algum entupimento nas mangueiras.

A bomba de alimentação serve para pre bombear diesel para filtro e bomba injetora, as marcas de 1ª linha são blindadas. (existe um filtro lá que tem que ser limpo a cada troca de filtro de diesel)
No seu caso é bom retirar o tanque e limpar por dentro.


Nessas tres vezes, a bomba auxiliar não ajudou. Usei aquela alavanca para bombear e, pelo o que ouvi era para ela começar a endurecer conforme estivesse bombeando corretamente. Porém, a minha está sempre muito "macia" dando a impressão de não estar puxando nada. Até já tentei tirar a mangueira e colocar o dedo pra ver se ela suga alguma coisa mas não senti puxar, muito menos endurecer a alavanca.
Aproveitando o tópico, eu sangro o sistema da seguinte forma: solto levemente o parafuso do primeiro e do ultimo bico e vou bombeando até começar a dar sinais de combustível nesses parafusos. Este procedimento está correto?

Para bombear manualmente, tem posição corrata do came deacionamento interno, o came tem q deixar a bomba livre, caso contrario vc tem q virar o motor para achar posição correta.

Numa dessas, acabei espanando o parafuso do 3º bico, bem onde vai a mangueira do retorno e, agora tem um vazamento razoável nele. O que precisará ser trocado nesse caso? O bico + parafuso? É muito caro? =/

Dessa ultima vez em que fiquei na mão, para tirar a dúvida se era entupimento nas mangueiras ou a bomba injetora, coloquei um galão de 5L próximo ao hidrovácuo e puxei as mangueiras até ele. Após algumas partidas, o motor funcionou normalmente. Isso tem mais ou menos uma semana e, desde então não tive tempo pra voltar à oficina para verificar o tanque e estou rodando (pouco) com este galão. Isso descartaria um problema na bomba injetora, certo? :roll:

Bom gente, desculpem o tópico imenso mas é que não tenho muito com quem conversar à respeito já que a maioria dos meus amigos não tem muito contato com diesel...

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
César Oliveira
MensagemEnviada: Seg Jun 29, 2009 9:58 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
Mensagens: 10040
Localização: Rio de Janeiro

Uma maneira rápida de achar a posição em que a bomba auxiliar funcione é com o carro em ponto morto gire a hélice de ventilação( para funcionar a correia tem de estar bem regulada) com a s mãos e va testando até que a bomba comece a encher os copos do filtro.
_________________
D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
PauloRS
MensagemEnviada: Ter Jun 30, 2009 4:21 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
Localização: Porto Alegre - RS

Olá Fastback e demais,

Aqui no site, muito do que você perguntou já foi discutido em outros tempos...

Fumaça a frio até aquecer, branca ou ligeiramente azulada, deve-se à queima incompleta do diesel. Comum em motores dessa época, pela sua forma de combustão e pelo tamanho do motor que custa a esquentar. Fumaça exagerada, pode ser bicos ou bomba desregulados ou gastos.
Entupimentos na linha de alimentação e retorno podem parar o motor. A bomba auxiliar deve "endurecer" após os copos ficarem cheios. Atente que a alavanca tem uma folga antes de acionar efetivamente a bomba. Ela também pode estar fraca ou com vazamento e deve ser testada para não "te deixar" na estrada.
Há uma bomba auxiliar, parece-me que argentina, que não é selada, mas as seladas duram muito.
A sangria do ar pode ser feita somente afrouxando o primeiro bico.
Os bicos normalmente podem ser limpos e regulados, e duram muito. Você deve pedir orçamentos pois os preços de peças e serviços variam demais. Quando cada bico da S10 custava R$ 400,00, paguei R$ 45,00 cada, para o Perkins.

Abs,

_________________
Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Fastback
MensagemEnviada: Ter Jun 30, 2009 10:55 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 16 de Abril de 2009
Mensagens: 179
Localização: Cuiabá

Pessoal, muito obrigado MESMO pelas respostas!

As explicações de vocês era o que eu precisava saber pra ficar tranquilo. Minha dúvida surgiu quando meu pai viu essa fumaça (pra mim até então era normal...) e me questionou à respeito. Como ele tem muita experiência com motores (mas, não à diesel) eu fiquei meio encucado, pois só tinha visto esse tipo de fumaça em motores queimando óleo lubrificante... Mesmo assim, assim como o meu amigo me disse que isso era normal, vocês complementaram com uma base mais técnica. Smile

Os "copos" à que vocês se referem são aqueles do lado do motorista próximos da bomba de combustível (que suponho que seja aonde vão os cabos do acelerador e estrangulador) que, até onde sei, são os filtros de combustível? Como eu sei quando eles estão ou não cheios? Tanto eu quanto o dono anterior dela não sabíamos que havia uma posição correta para o acionamento dessa bomba, talvez por isso passamos tanto sufoco. Ninguém nunca comentou nada a respeito, sempre disseram que se não tá bombeando é hora de trocar e ao pesquisar o preço da mesma, fiquei meio assustado.

Vou tentar descrever o que acontece durante o processo de sangria. Muitas das vezes que aciono a haste dessa bomba (depois de afrouxar um pouco os bicos) ela dá a impressão de estar bombeando alguma coisa, como se estivéssemos apertando uma bolinha de tênis, que oferece uma certa resistência ao ser pressionada. Porém, poucas "bombeadas" depois acaba essa resistência, aperto ela como se estivesse mexendo naquela trava do capô, totalmente mole e sem resistência alguma ao movimento. No finalzinho do curso dessa haste dá pra notar que há uma pequena resistência, bem pequena mesmo e às vezes até ouço um barulho como se fosse um diafragma de carburador dando ou liberando pressão. Vendo por esse lado, aparentemente a bomba funciona... Talvez o que esteja errado é a posição de acionamento como vocês mesmos disseram. É isso mesmo?

Se eu precisar novamente dessa bomba, quais os passos que devo seguir? Afrouxar levemente o primeiro bico, girar a helice da ventilação com o motor em ponto morto e ir testando a bomba a cada movimento que consigo da helice? Tenho que bombear muito pra saber se continuo mexendo a helice ou a resposta da posição correta da bomba é rápida? E a helice, giro em que sentido, horário, anti-horário ou tanto faz???

Pra finalizar, gostaria de me desculpar quanto à repetição do assunto. Como até então eu estava acostumado à foruns e comunidades de carros específicos (Galaxie e Monza respectivamente) era muito simples fazer uma busca e encontrar vários casos semelhantes. Aqui é um pouco diferente, por ser um forum para picapes em geral, fico um pouco perdido diante S10s, D20s, Silverados, C10s e etc. Ainda mais sendo este meu primeiro carro à diesel e, o mesmo sendo tão diferente do que eu estava acostumado à ver.

Enfim, muito obrigado pela ajuda de vocês e me desculpem pela repetição!
Continuo no aguardo de mais ajuda... Wink

Abração!

_________________
Ex
D10 81 CD Brasinca - Perkins 4236 / M-16 (4 marchas)
Atuais

Comodoro 83 4100 (SS80 "metálico azul")
Blazer 07 2.4 flex (camburão Very Happy )
Kombi 00 1600 ie (panela velha que faz comida boa)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
PauloRS
MensagemEnviada: Ter Jun 30, 2009 10:55 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
Localização: Porto Alegre - RS

Fastback,

Todos nós nos repetimos, em dúvidas e em perguntas. Não se desculpe.
Pelo que entendi o seu 4236 tem os filtros do lado esquerdo e os "copos" - que são os suportes dos filtros do diesel -, não são transparentes como no Q20B. Já fiz esse processo mais complicado de sangria, mas acho que não vale a pena. O melhor, é só sangrar o ar soltando o 1.o bico e acionando a bomba manualmente, e apertar quando parar de sair espuma. Após o motor pegar, o pouco ar que restar no circuito acaba saindo. A menos, é claro, que haja um defeito no circuito ou nas bombas, que permita entrar mais ar. Há várias maneiras de fazer a sangria do ar, inclusive a enisinada no manual das D20 que implica nunca seqüência que inclui parafusos da bomba injetora. Mas é mais complicada e corre-se o risco de espanar as cabeças de parafusos ou permitir outras fugas e entradas de ar.

Abs,

_________________
Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado.


Editado pela última vez por PauloRS em Ter Jun 30, 2009 10:58 pm, num total de 1 vez
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
César Oliveira
MensagemEnviada: Ter Jun 30, 2009 10:57 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
Mensagens: 10040
Localização: Rio de Janeiro

O caso que você descreve que a bomba começou com pressão e depois foi diminuindo é caracteristico de que a bomba estava quase na posição certa, ao girar a hélice certifique que a polia de baixo esta acompanhando o giro por isso a correia deve estar bem justa, se a bomba auxiliar estiver com entupimento devido a impurezas ela corta o combustivel e o carro morre, você sangra o carro pega e depois de alguns metros morre novamente, pode abrir o filtro que tem na bomba auxiliar e limpar, retire a mangueira que vem do tanque junto a bomba auxilar e solte a mangueira junto a bóia com ar comprimido limpe a linha de alimentação, coloque tudo no lugar novamente, deve resolver.
Para motores 4236 com bomba BOSCH basta soltar o primeiro bico, para motores 4236 com bomba CAV, tem de sangrar a bomba primeiro e depois soltar o primeiro bico a bomba CAV tem sangrador no corpo da bomba.

_________________
D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Fastback
MensagemEnviada: Qua Jul 01, 2009 11:23 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 16 de Abril de 2009
Mensagens: 179
Localização: Cuiabá

César, esse filtro à que você se refere é este aqui, estou certo?


Como eu sei se a minha bomba é bosch ou cav? Sinceramente não sei nada sobre esse motor e, o pouco que aprendi, foi lendo e perguntando aqui no forum. Smile

Paulo, acho que é exatamente como você falou. Os tais copos, não são transparentes. Eles são de metal e aparentemente pintados. Vou te mostrar uma foto:


Isso complica um pouco aquele processo que você me disse sobre ver os copos encherem, né?

Voltando ao assunto da sangria, se a bomba não estiver na posição correta a sangria não dá certo? Neste caso eu tenho que girar a helice até encontrar uma posição onde a bomba mantenha a pressão (ou a resistência ao acionamento) por mais tempo, é isso? E esse giro, tem alguma regra? Girar em sentiro horário, anti horário? Não há nenhum risco de estragar a helice?

Quanto ao fato de ela ter apagado dessa ultima vez, vou ver se consigo limpar esse filtro da bomba. Já as mangueiras de combustível eu terei que substituir pois, para poder "sair do prego" como o pessoal costuma dizer, tive que cortar um pedaço da mangueira para fazer a adaptação e usar o galão ao invés do tanque. Sendo assim, providenciarei mangueiras novas para a linha de combustível. Aquelas de borracha com uma espécie de malha trançada por fora serve? Ou eu uso aquela de plástico semi-rígido que estava?
Falando em bater um ar na mangueira, e se o problema for no pescador? Eu poderia estar colocando ar comprimido na mangueira sem solta-la da bóia/pescador?

Abração gente!

_________________
Ex
D10 81 CD Brasinca - Perkins 4236 / M-16 (4 marchas)
Atuais

Comodoro 83 4100 (SS80 "metálico azul")
Blazer 07 2.4 flex (camburão Very Happy )
Kombi 00 1600 ie (panela velha que faz comida boa)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
PauloRS
MensagemEnviada: Qua Jul 01, 2009 6:51 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
Localização: Porto Alegre - RS

Olá Fastback,

Pelo ano da sua picape, é quase certo que seja CAV. Isso se confirma também por ter botão de regulagem de lenta no painel - a Bosh não tem-, e cabo estrangulador ao invés de estrangulador elétrico.

Sou da opinião de não trocar o que não precisa. Examine a linha de combustível e de retorno, e a bomba alimentadora. Não caia no conto "do tem que trocar", a menos que tenha certeza. E, se for o caso, troque pelo que for original, nylon branco (acho). Comigo, o defeito era na bomba auxiliar e o mecânico jurava que era na linha de combustível...

Abs,

_________________
Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
César Oliveira
MensagemEnviada: Qua Jul 01, 2009 10:03 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
Mensagens: 10040
Localização: Rio de Janeiro

A minha D-10/83 era bomba Bosch com regulagem de marcha lenta no painel e era com estrangulador.
O filtro da bomba auxiliar é este mesmo, com relação a não soltar a mangueira da bóia eu acho que não vale a pena pois se o que esta causando o entupimento estiver na linha você consegue vizualizar a solução se o problema for no pescador, quando tirar o tanque para limpar retire a bóia e verifique separadamente cada parte.
1- limpe o filtro da bomba auxiliar.
2- ar comprimido na linha( só a mangueira) separada da bomba auxiliar e separada da bóia.
3- retire o tanque e limpe.
4 verifique a bóia (pescador).
Caso o defeito continue, comece a verificar os parafusos com orifício que conectam as mangueiras em cima dos filtros e que entram na bomba.
Se for trocar as mangueiras use o nylon como o PauloRS comentou.
Se você conseguir postar uma foto da bomba injetora da para ver se é CAV ou BOsch.

_________________
D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Fastback
MensagemEnviada: Qui Jul 02, 2009 1:05 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 16 de Abril de 2009
Mensagens: 179
Localização: Cuiabá

Paulo também sou extremamente adepto do "não trocar o que não precisa" pois é dinheiro jogado fora. Também prefiro fazer tudo aquilo que é possível fazer sem ter que necessitar do serviço técnico (e caro) de outros, o famoso faça você mesmo.
Sim, a minha tem o estrangulador e acredito que o regulador da lenta. Um botão que gira, tem um cabo de aço por trás mas eu nunca soube pra que servia. Razz
Providenciei alguamas fotos do meu motor para vocês me ajudarem na identificação:

A bomba é essa junto ao filtro onde estão ligados esses cabos de aço, correto? Em cima dela está escrito "Lucas", o que seria, além de ser onome do me guri? hehehe


O terceiro bico (onde vai a mangueira do retorno toda molhada) está com o parafuso espanado e consequentemente vazando, tenho que trocar o bico todo ou apenas retirar e refazer a rosca? Aliás, o bico é toda essa parte acima do bloco onde vão engatadas esses canos de ferro?

O filtro da bomba alimentadora fica sob essa porca na parte superior da carcaça, certo? É só soltá-lo?

_________________
Ex
D10 81 CD Brasinca - Perkins 4236 / M-16 (4 marchas)
Atuais

Comodoro 83 4100 (SS80 "metálico azul")
Blazer 07 2.4 flex (camburão Very Happy )
Kombi 00 1600 ie (panela velha que faz comida boa)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Daniel Martinelli
MensagemEnviada: Qui Jul 02, 2009 6:07 pm    Assunto: Mensagem editada. Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 14 de Junho de 2003
Mensagens: 1087

Mensagem editada.

Editado pela última vez por Daniel Martinelli em Sáb Out 03, 2015 7:59 pm, num total de 1 vez
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 4
Ir à página 1, 2, 3, 4  Próximo

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você pode anexar arquivos neste fórum
Você pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB