Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem
 Indicador da bateria ligado no painel da S10 4.3 V6 98 « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
sabbathbh
MensagemEnviada: Qui Jul 30, 2009 11:17 pm    Assunto: Indicador da bateria ligado no painel da S10 4.3 V6 98 Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 14 de Agosto de 2006
Mensagens: 30

Oi,

gostaria da opinião do pessoal quanto ao seguinte problema em uma S10 4.3 V6 98 CS (Modelo Champ).

Hoje chegando em casa ao tentar arrancar em uma subida média a S10 morreu, ao tentar dar a partida com todos os equipamentos ligados (faróis, seta, som, ar) ela não quis pegar. Desliguei os faróis a seta e o som (esqueci que o ar estava ligado) e tentei de novo forçando um pouco mais e ela pegou mas ficou muito acelerada. Como estava fechando a rua atrapalhando o trânsito, acabei de entrar na garagem mesmo com ela muito acelerada. Foi ai que percebi que a luz indicadora da bateria estava acesa. Parei na vaga, desliguei o ar e desliguei o carro. Liguei de novo e deu partida normalmente de primeira mas a luz da bateria agora fica acesa direto e o voltímetro está marcando ~12V sendo que normalmente ficava em ~14V . Ou seja, parece que o alternador não está carregando a bateria. Confirmei medindo com o multímetro e também deu 12V com o motor funcionando.

Quando estava verificando a frente vi que a tampa daquela tubulação que parece que vêm do radiador ou do motor está vazando, fui conferir o nível do radiador e estava quase vazio, completei com água pura pois não tinha aditivo. No painel o marcador de temperatura não estava fora do normal.

Outro detalhe: na última revisão feita em setembro do ano passado o mecânico disse que a bomba de combustível estava com a pressão baixa (3bar e deveria ser 4bar) e por isso que estava com dificuldade para pegar. Como eu não estava sentindo dificuldade para pegar não quis trocar a bomba naquele momento.

As dúvidas são:

1- Será que o alternador pifou mesmo ou pode ser outra coisa ? Verifiquei os fusíveis e não encontrei nenhum queimado. Têm algum teste que eu possa fazer ou só mesmo levando no mecânico ?

2- A causa do problema pode ter sido super-aquecimento ? Mesmo o marcador do painel não mostrando fora do normal ?

3- A bomba de combustível pode ter causado isso ? Talvez forçado demais o arranque causando algo no alternador/parte elétrica ? Têm alguma lógica nisso ?

4- A pressão normal da bomba de combustível nesse motor é 4bar mesmo ? Estando em 3bar estou correndo que risco ? De parar de vez ?

Obrigado a quem puder opinar.

Leonardo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
tecnica
MensagemEnviada: Sex Jul 31, 2009 2:14 am    Assunto: Re: Indicador da bateria ligado no painel da S10 4.3 V6 98 Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003
Mensagens: 1016
Localização: São Paulo

Oi Leonardo,

sabbathbh escreveu:

As dúvidas são:

1- Será que o alternador pifou mesmo ou pode ser outra coisa ? Verifiquei os fusíveis e não encontrei nenhum queimado. Têm algum teste que eu possa fazer ou só mesmo levando no mecânico ?


Tudo indica que sim. O teste do multimetro ja ajuda, verifique as conexões do chicote no alternador. Fora isso, nao tem muito o que fazer. Qual a km dela ? Ja chegou a fazer manutencao nessa parte ?

sabbathbh escreveu:

2- A causa do problema pode ter sido super-aquecimento ? Mesmo o marcador do painel não mostrando fora do normal ?


Superaquecimento não causaria isso. Mas verifique o marcador e luzes espias, tambem pode ser quer vc tenha descoberto o vazamento antes de superaquecer

sabbathbh escreveu:

3- A bomba de combustível pode ter causado isso ? Talvez forçado demais o arranque causando algo no alternador/parte elétrica ? Têm alguma lógica nisso ?

Não. Forcar demais o arranque detonaria o motor de arranque ou a bateria. Alternador, somente se ele trabalhar desconectado da bateria, ai pode queimar.

sabbathbh escreveu:

4- A pressão normal da bomba de combustível nesse motor é 4bar mesmo ? Estando em 3bar estou correndo que risco ? De parar de vez ?


Sim, a Blazer com sistema de bicos tipo aranha trabalha com 4,5 bar normalmente. Em 3 bar, o maior risco é parar de vez, e a chance disso acontecer é na garagem, sem ela conseguir dar partida. No uso normal, queda de potencia, e aumento de consumo, pois a injeção tenta compensar a menor vazão dos bicos com um tempo de injeção maior.
Falhas no funcionamento, marcha lenta irregular e aceleração hesitante tambem são outros sistomas

Abs

_________________
Alexandre Piza
PicapesGM Website - 10 anos
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
FredericoFreire
MensagemEnviada: Sex Jul 31, 2009 7:36 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 12 de Outubro de 2006
Mensagens: 499
Localização: Recife

1- Sim
2- Não
3- Não
4- Sim

Você tem três problemas distintos: alternador sem gerar, vazamento no sistema de arrefecimento, e bomba de combustível com baixa pressão e provável válvula de pé sem retenção adequada.

_________________
Fred.

S10 Champ '98 4.3 V6


Editado pela última vez por FredericoFreire em Sex Jul 31, 2009 2:07 pm, num total de 1 vez
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
sabbathbh
MensagemEnviada: Sex Jul 31, 2009 9:44 am    Assunto: Re: Indicador da bateria ligado no painel da S10 4.3 V6 98 Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 14 de Agosto de 2006
Mensagens: 30

tecnica escreveu:

Tudo indica que sim. O teste do multimetro ja ajuda, verifique as conexões do chicote no alternador. Fora isso, nao tem muito o que fazer. Qual a km dela ? Ja chegou a fazer manutencao nessa parte ?


Está marcando 120mil km, peguei ela em 03/2003 com 71mil.
Nunca mexi nessa parte de alternador e tal.

tecnica escreveu:

Sim, a Blazer com sistema de bicos tipo aranha trabalha com 4,5 bar normalmente. Em 3 bar, o maior risco é parar de vez, e a chance disso acontecer é na garagem, sem ela conseguir dar partida. No uso normal, queda de potencia, e aumento de consumo, pois a injeção tenta compensar a menor vazão dos bicos com um tempo de injeção maior.
Falhas no funcionamento, marcha lenta irregular e aceleração hesitante tambem são outros sistomas


Acho que acabei omitindo uma parte importante no relato e hoje de manhã quando fui sair da garagem que lembrei pois aconteceu de novo:

Para arrancar na subida média ontem e entrar na garagem a S10 estava muito fraca (foi por isso que morreu na primeira vez), tive que acelerar bastante e arrancar de uma vez para conseguir entrar. Rodando dentro da garagem no plano achei que tinha normalizado mas quando fui sair da garagem hoje de manhã para levar no mecânico (que fica a 1 quarteirão) só consegui subir a rampa embalando um pouco antes e acelerando fundo (quase que não deu e olha que a rampa é pequena).

Será que isto é a bomba de combustível fraca que "enfraqueceu" de vez ou o fato do alternador não estar gerando carga poderia influenciar na aceleração ? Só a corrente da bateria é insuficiente ?

Obrigado a todos que estão opinando.

Leonardo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
ARISMAR
MensagemEnviada: Sex Jul 31, 2009 6:44 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 20 de Dezembro de 2006
Mensagens: 845
Localização: CAMPO GRANDE, MS

Caro SABBATH

""Será que isto é a bomba de combustível fraca que "enfraqueceu""
- Com certeza aí está o primeiro problema. Bomba de Combustível sem a pressão necessária como nossos Amigos já reportaram anteriormente.

""Só a corrente da bateria é insuficiente"" ?
- Não! A Bateria (Bateria de Acumuladores) somente tem a função para o armazenamento da energia elétrica para emprego na partida do Motor. Também funciona como uma fonte estabilizadora nos casos de "sobretensão" para evitar danos nos componentes elétricos e manter a tensão e principalmente a corrente elétrica estável (lisa).

Entrando o Motor em funcionamento, esse mantém o Alternador gerando toda a eletricidade de que o veículo necessita e ainda realimentando a Bateria. Daí, é o Altermador ou o Gerador quem fornece toda a energia elétrica para o funcionamento de todos os componentes elétricos (energia limpa), isto é "filtrada" e estabilizada pela Bateria.

É lógico que os componentes elétricos de baixo consumo (reprodutores de música, lâmpadas e outros) funcionam bem só pela energia fornecida pela Bateria, mas essa vai se descarregando, até esgotar-se.

É bom lembrar que o Motor de Partida requer para o seu funcionamento uma tensão de 12 volts e uma corrente de aproximadamente 300 amperes. Aí a necessidade de a Bateria estar sempre totalmente carregada.
Para tanto, se faz necessário um exame periódico no sistema e principalmente no Alternador.

Nesse Fórum, há no tópico específico (eletricidade) discussão sobre esse tema.

Abraços, ARISMAR(914).
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Skype
JEAN MOREIRA BRITO
MensagemEnviada: Sex Jul 31, 2009 7:06 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 26 de Junho de 2009
Mensagens: 321
Localização: SAO PAULO

OLA,

TENHO UMA BLAZER 97 E ACONTECEU ISSO COMIGO, E PARA LEVA ATE O AUTO-ELETRICO TIVE QUE DEIXAR ELA IR NA FORCA DA MARCHA LENTA (CAMBIO AUTOMATICO), QUASE SEM ACELERAR.
O ELETRICISTA TROCOU O CARVAO DO ALTERNADOR E ELA FICOU UM AVIAO OUTRA VEZ!

BOA SORTE!

_________________
BLAZER DLX 4.3 V6 1997
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
sabbathbh
MensagemEnviada: Sex Jul 31, 2009 9:11 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 14 de Agosto de 2006
Mensagens: 30

Atualizando:

Diagnóstico do mecânico: defeito no alternador.

Orçamento:

- Retificar anel gasto (torneiro)
- Trocar peças:
- Regulador de voltagem
- Ponte retificadora
- Rolamento
Peças: R$ 390,00 (incluindo mão de obra do torneiro)
Mão de obra mecânico: R$ 80,00
Total: R$ 470,00

Liguei para uma loja de peças e um alternandor novo original GM custa R$ 824,00

O que vocês acham ? Este reparo está caro ou dentro da média ? Alguma recomendação ?

Leonardo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
JEAN MOREIRA BRITO
MensagemEnviada: Sex Jul 31, 2009 10:12 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 26 de Junho de 2009
Mensagens: 321
Localização: SAO PAULO

PROCURA UM OUTRO AUTO ELETRICO!

MEU ALTERNADOR E DE FABRICA AINDA E O ELETRICISTA DISSE QUE MUITA GENTE TROCA SEM NECESSIDADE.

E O ROLAMENTO FAZ MUITO BARULHO QUANDO TA CONDENADO!

BOA SORTE!

_________________
BLAZER DLX 4.3 V6 1997
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
lucasgalodoido
MensagemEnviada: Sex Jul 31, 2009 11:51 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 21 de Julho de 2009
Mensagens: 975
Localização: Belo Horizonte, MG

Achei caro esse orçamento mesmo, um amigo meu comprou um alternador novo da Bosch pro Gol dele por R$350,00 semana passada. Ta certo que não são o mesmo modelo e potência, mas a diferença de preço ta muito grande. Procure um alternador da Bosch com a mesma potência do seu (acredito ser 100A) e instala, costuma funcionar, ou então leve em outro eletricista. Achei bem caro R$470,00 pra reforma de um, mas costuma ficar bom também.

Recomendo o Tarcísio Auto Elétrica em Contagem, na Av. José Faria da Rocha, não sei se é longe para você, mas ele entende muito do assunto, e o melhor, não faz gambiarra! O único problema é que está sempre lotado... sinal de que o serviço é bom.

Abraço
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário
sabbathbh
MensagemEnviada: Dom Ago 02, 2009 10:47 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 14 de Agosto de 2006
Mensagens: 30

lucasgalodoido escreveu:
Achei caro esse orçamento mesmo, um amigo meu comprou um alternador novo da Bosch pro Gol dele por R$350,00 semana passada. Ta certo que não são o mesmo modelo e potência, mas a diferença de preço ta muito grande. Procure um alternador da Bosch com a mesma potência do seu (acredito ser 100A) e instala, costuma funcionar, ou então leve em outro eletricista. Achei bem caro R$470,00 pra reforma de um, mas costuma ficar bom também.


Aproveitando que você também é de BH, têm alguma auto-peças para indicar ?
Esse alternador original de R$ 824,00 encontrei na BHZ (htp://www.bhz.com.br).

lucasgalodoido escreveu:
Recomendo o Tarcísio Auto Elétrica em Contagem, na Av. José Faria da Rocha, não sei se é longe para você, mas ele entende muito do assunto, e o melhor, não faz gambiarra! O único problema é que está sempre lotado... sinal de que o serviço é bom.


É fora de mão pra mim mas se o carro estivesse rodando normalmente até poderia levar lá já que o cara é bom mas na situação em que está fica inviável rodar tanto com o carro.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
lucasgalodoido
MensagemEnviada: Dom Ago 02, 2009 10:48 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 21 de Julho de 2009
Mensagens: 975
Localização: Belo Horizonte, MG

BHZ costuma ser boa sim, eu compro muito na MAP na Pedro II, vendem peças originais da GM pela metado do preço se comparado a Motorauto um pouco antes. Pode tentar nos ferro-velhos também, mas eles costumam cobrar caro...

Um macete pra comprar na BHZ, pede para algum conheicdo mecânico ou de alto peças pedir a peça pra vc, eles tem descontos bons pra lojista, uma vez consegui um desconto de uns R$60,00 numa embreagem, fiz o pedido dela como da oficina que tem em frente ao meu serviço
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário
sabbathbh
MensagemEnviada: Seg Ago 03, 2009 12:18 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 14 de Agosto de 2006
Mensagens: 30

lucasgalodoido escreveu:
BHZ costuma ser boa sim, eu compro muito na MAP na Pedro II, vendem peças originais da GM pela metado do preço se comparado a Motorauto um pouco antes. Pode tentar nos ferro-velhos também, mas eles costumam cobrar caro...


Na MAP o alternador está por R$ 1050,00!

Olhei o preço de bomba de combustível original também:
BHZ R$ 470,00
MAP R$ 535,00 (com bóia)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
sabbathbh
MensagemEnviada: Ter Ago 11, 2009 9:16 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 14 de Agosto de 2006
Mensagens: 30

Atualizando o tópico:

Foi feito o reparo no alternador e o carro voltou ao normal.
Foi feita também a troca da tampa do sistema de arrefecimento e o vazamento resolvido.

A bomba de combustível por enquanto não foi mexida. Vou rodar um pouco com o carro e medir o consumo para avaliar melhor.

Obrigado a todos que contribuiram.

Leonardo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 1

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você não pode anexar arquivos neste fórum
Você não pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB