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 Borbolhas na Blazer 2.2 « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
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vagner
MensagemEnviada: Qui Mai 29, 2003 7:41 pm    Assunto: Borbolhas na Blazer 2.2 Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 29 de Mai de 2003
Mensagens: 0

Acontece que possuo um GM Blazer 2.2 ano 96 adquirido recentemente, e tenho
observado que toda vez que desligo o motor, o reservatório de água do radiador
começa a borbolhar. Esse fato só ocorre depois que o motor é desligado,
pois com o motor em funcionamento isso não ocorre. Também notei que o marcador
de temperatura no painel de instrumentos não indica um aquecimento (no máximo
chega um pouco acima do meio) e as mangueiras que ligam o radiador ao motor
já as pessionei e vi que não existia pressão pois as mesmas estavam "moles".
Algumas pessoas que conheço me disseram que esse borbolhar é normal. Isso
é verdade? Caso não seja, o que pode ser?
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tecnica
MensagemEnviada: Qui Mai 29, 2003 9:08 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003
Mensagens: 1016
Localização: São Paulo

Oi Vagner,

Verifique a tampa do vaso de expansão, pelo que vc descreveu, ela não deve estar conseguindo segurar a pressão. O borbulhar não é normal. Sob pressão o sistema não borbulha.

Algumas oficinas e postos de troca de óleo possuem a ferramenta para testar a tampa, que deve segurar 1bar sem apresentar vazamentos.

Na dúvida, troque-a, não é um componente caro. Mas escolha uma marca/loja de confiança, tem bastante marca boqueta por ai.

Certifique se a temperatura está realmente correta, o ponteiro deve baixar do meio qdo a ventoinha entra em ação.

_________________
Alexandre Piza
PicapesGM Website - 10 anos


Editado pela última vez por tecnica em Qui Mai 29, 2003 10:29 pm, num total de 2 vezes
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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Sex Mai 30, 2003 5:41 am    Assunto: Por que ocorre Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá

Isto corre por que quando motor esté ligado, a bomba esté circulando a agua pelo motor, e pelo radiador quando ela estiver quente (Valvula termostática aberta) e a parte quente do bloco devido a combustão esté sendo resfriado, este parte do bloco está em torno de uns 400ºC que a agua está resfriando, mas com água fluindo a mesma não atinge a temperatura de fervura, mas quando o motor para, a água em contato com esta parte esquenta alem da temperatura de feuvura, dai as bolhas de vapor. A tampa do radiador ou do reservatório e aditivos tem a função de alterar a temperatura de fervura de uns 98ºC (conforme altitude do local) para mais de 120ºC. A tampa aumentando a pressão atmosférica e aditivo alterando a caracteristicas da água, que também evita o congelamento em baixas temperaturas.

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br


Editado pela última vez por Kiko (in memorian) em Dom Jun 01, 2003 1:40 am, num total de 1 vez
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Leonir Klein
MensagemEnviada: Sex Jun 24, 2005 5:08 pm    Assunto: Motor 2.2 Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 2 de Junho de 2005
Mensagens: 15
Localização: Caxias do Sul

Olá picapeiros GM tudo bem!
Aproveitando a oportunidade do amigo também tenho curiosidades sobre este tipo de motor tenho uma s10 2.2 mpfi 111cv alguém tem algum conteúdo especificamente sobre este motor?
Tentei procurar na net mas acho que não procurei certo!
Um grande abarço a todos!!!!
Leonir Klein S10 2.2mpfi 2000
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gloffreda
MensagemEnviada: Seg Jan 16, 2006 12:50 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 13 de Dezembro de 2005
Mensagens: 22
Localização: Santo André - SP - Brasil

Olá Vagner,

Este sintoma é típico de ar no sistema, seja pela tampa de pressão estar "cansada" ou por algum furo no circuíto. Minha Blazer apresentou isso e depois de procurar um pouco, encontrei um selo mecânico que estava começando a abrir devido a corrosão.

A falta de pressão causada pela entrada de ar permite que o fluido entre em ebulição, conforme disse o Alexandre, sob pressão o fluido não borbulha. Aditivos podem até melhorar alguma coisa, mas não vai resolver.

Casas especializadas em radiadores podem pressurizar o circuíto e identificar onde está o problema.

Abraços,

_________________
Giulio Loffreda
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alexm
MensagemEnviada: Seg Abr 24, 2006 11:42 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 31 de Março de 2006
Mensagens: 554
Localização: Niterói - RJ

Bom noite.

Tive esse mesmo problema logo ao adquirir a minha S10 2.2 CD EFI 1997. Quase sempre ao rodar o último Km na gasolina e manobrar na ladeira de acesso a garagem, a S10 "fervia" no vaso de expansão com o ponteiro a menos de 1/4 na escala de temperatura. No meu caso foi solucionado com a troca total do liquido de arrefecimento que veio com ela pela solução pronta da GM (liquido vermelho-alaranjado). Pelo resultado, não era trocado a um bom tempo pelo antigo proprietário e estava misturado com água.
Mesmo hoje, passados 04 meses da troca e apesar de um pequeno vazamento (recente) na tampa do vaso de expansão, o problema não retornou.
Mas tb é bom ficar de olho na sugestão do Giulio. Aliás, Giulio este teste que vc citou implica na perda do líquido de arrefecimento ? A 15 reais o litro ...

Abs.

Alex
___________________________________
Preciso aprender a estacionar um Pálio ...
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gloffreda
MensagemEnviada: Seg Mai 08, 2006 12:58 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 13 de Dezembro de 2005
Mensagens: 22
Localização: Santo André - SP - Brasil

Olá Alex,

Para este teste não é necessário esgotar o sistema, é feito de maneira externa, apenas uma bombinha de pressão é colocada no lugar da tampa.

Abraços,

Giulio

_________________
Giulio Loffreda
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