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 MOTOR PERKINS 3.9 PRESTA????? « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Emilio Carlos
MensagemEnviada: Qui Abr 15, 2010 10:52 pm    Assunto: MOTOR PERKINS 3.9 PRESTA????? Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 10 de Novembro de 2007
Mensagens: 43
Localização: Uberaba

PESSOAL, VOCÊS QUE SÃO CONHECEDORES DA LINHA CHEVROLET, SE PUDEREM ME ESCLAREÇAM.
ESTOU VENDO A POSSIBILIDADE DE COMPRAR UMA VERANEIO DIESEL DE ANO 90 A 92. GOSTARIA QUE FOSSE UMA 94, MAS NÃO TENHO $$$$ PARA ISSO.
DAI PERGUNTO A VOCÊS, A VERANEIO QUE VI É UMA 91, E MOTOR PERKINS SEM TURBO. ISSO PRESTA? POIS SÓ VEJO FALAREM DOS MAXION 4ST E 4ST PLUS.
ESSE MOTOR PERKINS É DURAVEL???
TEM BAIXO CUSTO DE MANUTENÇÃO?
É ECONÔMICO?
A VERANEIO FICA A DESEJAR COM ESSE MOTOR? (E SE INSTALAR O TURBO)?
NÃO PERGUNTEI QUANTAS MARCHAS E NEM ATENTEI AO FATO. MAS LEMBRO QUE ELE FALOU QUE A 1 MARCHA É PARA BAIXO. ESSE CÂMBIO DIFERENTE (1 para baixo) é bom?
POR FAVOR ME ORIENTEM QUANTO A UMA VERANEIO COM ESSE MOTOR. DE REPENTE É FRIA ESSE CARRO COM ESSE MOTOR E A MELHOR COISA É VER SE ALGUM DIA TEM $$$$$ PARA COMPRAR AS 94>
OBRIGADO .
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PauloRS
MensagemEnviada: Sex Abr 16, 2010 2:46 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
Localização: Porto Alegre - RS

Olá Emilio Carlos,

Pesquisa aqui no Fórum que encontrarás ampla discussão sobre esses dois motores. Resumidamente, o Perkins 4236 é o precursor do Perkins Q20B e dos Maxion S4. As D10 usavam o 4236 e as D20 de 85 a 91, o Q20B. Em 92 houve a transição para o Maxion, que melhorou em desempenho. Os Perkins são muito robustos, mas mais antiquados e fumacentos que os Maxion.

Abs,

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Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado.
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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Sex Abr 16, 2010 6:42 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9678
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá

Esta pergunta é mesmo q perguntar, Fusca com motor refrigerado a ar é bom?

Se fosse ruim não teriamos tantos D-10 e D-20 deste periodo.

Os cambios até a versão Turbo, todos tinham relação ultima marcha 1:1, e velocidade maxima em torno de 120 km/h. Com o motor Turbo vieram os over drives.

Abraços

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Emilio Carlos
MensagemEnviada: Sex Abr 16, 2010 8:16 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 10 de Novembro de 2007
Mensagens: 43
Localização: Uberaba

BOM DIA KIKO,
OBIRGADO POR RESPONDER, POR FAVOR QUE TODOS ENTENDAM A MINHA PERGUNTA. NÃO TENHO QUALQUER INTENÇÃO EM DESMERECER O MOTOR . É QUE EU NÃO CONHEÇO NADA DE MOTORES DIESEL. APENAS SEI QUE O PERKINS FOI SUBSTITUIDO PELO MAXION E TEM MENOR POTÊNCIA. E JUSTAMENTE POR NÃO CONHECER NADA DE MOTOR DIESEL, GOSTARIA DE MAIS DETALHES, COMO NA PERGUNTA QUE FIZ.

AGRADEÇO A INFORMAÇÃO.
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Emilio Carlos
MensagemEnviada: Sex Abr 16, 2010 8:23 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 10 de Novembro de 2007
Mensagens: 43
Localização: Uberaba

PauloRS escreveu:
Olá Emilio Carlos,

Pesquisa aqui no Fórum que encontrarás ampla discussão sobre esses dois motores. Resumidamente, o Perkins 4236 é o precursor do Perkins Q20B e dos Maxion S4. As D10 usavam o 4236 e as D20 de 85 a 91, o Q20B. Em 92 houve a transição para o Maxion, que melhorou em desempenho. Os Perkins são muito robustos, mas mais antiquados e fumacentos que os Maxion.

Abs,


PAULO, BOM DIA!
TAMBÉM AGRADEÇO A MENSAGEM. SIM , VOU PROCURA MAIS DETALHADAMENTE NO FORUM.
MAS O QUE GOSTARIA DE SABER É SE ESSE MOTOR DA CONTA DO RECADO NA VERANEIO SEM VOCÊ TER UM INFARTO LÁ DENTRO. OU SE É NECESSÁRIO INSTALAR O TURBO.
INSTALANDO O TURBO, TEREI QUE TROCAR O CAMBIO, POIS COMO FALOU O KIKO, A RELAÇÃO FINAL É 1:1, OU BASTA TORCAR RELAÇÃO DO DIFERENCIAL, E NESSE CASO TROCANDO A RELAÇÃO PARA FAVORECER VELOCIDADE FINAL, O CARRO FICARIA SEM FORÇA PARA UMA LADEIRA POR EXEMPLO???
ESSE MOTOR PERKINS ELE PASSA NESSA LEI DE FISCALIZAÇÃO QUE ESTÁ TENDO EM SÃO PAULO, SOBRE EMISSÃO DE POLUENTES???
NOVAMENTE OBRIGADO.
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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Sex Abr 16, 2010 8:47 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9678
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá

Veranaio é um carro pesado, Perkinho com seus 90 CV e 28 kgf/m de torque leva o carro, mas sem muita pressa.

O turbo ajuda em muito.

Alongar diferencial pode ser feito, o ideal para manter a força é 2,90:1 mesmo da F-1000 turbo de fábrica.

Nas subidas vc tera que passar marchas.

O inspeção veicular é por categoria do motor, motores desta epoca é menos exigido, pois a construção do motor eram fabricados com outras especificações.

Abraços

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PauloRS
MensagemEnviada: Sáb Abr 17, 2010 4:09 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
Localização: Porto Alegre - RS

Emilio Carlos,

Pelo que o pessoal comenta aqui, o Maxion é mais experto. Mas quanto ao alongamento, o melhor é colocar a turbina e se não agradar, aí sim mexe-se na transmissão. Particularmente, acho mais razoável e mais barato, colocar pneus mais altos, equivalentes à transmissão que se pretende alongar.

Abs,

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Paulo
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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Sáb Abr 17, 2010 6:26 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9678
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Paulo

O uso de pneus maiores tem um agravante, os freios, vejo muito em Dakotas com 33" como o diametro é maior o raio também será maior, raio sendo maior o efeito alavanca aumenta, ai para parar o carro, o freio terá q fazer mais força que se estivesse usando um 255/75 ou 31"

Abraços

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lucasgalodoido
MensagemEnviada: Sáb Abr 17, 2010 12:16 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 21 de Julho de 2009
Mensagens: 924
Localização: Belo Horizonte, MG

A minha S10 ta com o 255/75 R15. e anda e freia bem, para efeito de comparação, a 100Km/h de 5ª ela fica com 2.400rpm. Acho que ajuda um pouco no consumo também. Segundo o teste da 4 rodas, a S10 com 225/75 T15 a 100 de 5ª anda a 2.800rpm. Motor 2.2 a gasolina e relação de 4,78:1

Abraço
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Daniel Martinelli
MensagemEnviada: Sáb Abr 17, 2010 7:54 pm    Assunto: Mensagem editada. Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 14 de Junho de 2003
Mensagens: 1113

Mensagem editada.

Editado pela última vez por Daniel Martinelli em Ter Mai 20, 2014 9:32 pm, num total de 1 vez
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Andreson Melo
MensagemEnviada: Dom Abr 18, 2010 1:52 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 5284
Localização: União dos Palmares-AL

lucasgalodoido escreveu:
A minha S10 ta com o 255/75 R15. e anda e freia bem, para efeito de comparação, a 100Km/h de 5ª ela fica com 2.400rpm. Acho que ajuda um pouco no consumo também. Segundo o teste da 4 rodas, a S10 com 225/75 T15 a 100 de 5ª anda a 2.800rpm. Motor 2.2 a gasolina e relação de 4,78:1

Abraço


O seu freiar bem depende do ponto de vista Shocked

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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Dom Abr 18, 2010 6:31 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9678
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá

Para ver relação de marcha X relação diferencial X pneus, o site tem uma planilha de calculo.

http://www.picapesgm.com.br/dicas/calculoMarchas.php


Abraços

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lucasgalodoido
MensagemEnviada: Dom Abr 18, 2010 10:35 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 21 de Julho de 2009
Mensagens: 924
Localização: Belo Horizonte, MG

Desde que não esteja correndo, molhado e decida, até que freia bem sim! Very Happy

Até semana que vem chegam mais 4 BF 30x9,5 zerados, aí vai freiar melhor ainda, hehe.

Abraços
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PauloRS
MensagemEnviada: Qua Abr 28, 2010 5:41 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
Localização: Porto Alegre - RS

Kiko escreveu:
Olá Paulo
O uso de pneus maiores tem um agravante, os freios, vejo muito em Dakotas com 33" como o diametro é maior o raio também será maior, raio sendo maior o efeito alavanca aumenta, ai para parar o carro, o freio terá q fazer mais força que se estivesse usando um 255/75 ou 31"
Abraços

Olá Kiko,

Realmente, há esse problema, mas você está citando um pneu muito largo. Imagino colocar um 235x85R16, por exemplo, ao invés do padrão 215x80R16. O maior inconveniente em trocar a transmissão é o ajuste, pois é comum mecânicos fazerem o serviço "de qualquer jeito".

Abs,

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Paulo
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Andreson Melo
MensagemEnviada: Qua Abr 28, 2010 10:06 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
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mais largo e consequentemente de maior diametro! maioria das picapes atuais (mérdias) usam discos de freio que mais parecem um cd de tão pequenos
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