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nelslima
MensagemEnviada: Dom Mai 23, 2010 1:22 am    Assunto: Sangrias... Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 28 de Agosto de 2009
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Meu carro é uma S-10 LS 4.3V6 Manual 1995

Pessoal tenho 2 dúvidas que alguém deve saber me explicar:

1. Como sangrar a embreagem deste carro ? Onde ficam os sangradores e adianta sangrar ?

2. Percebo que existem sangradores no módulo do ABS, precisa sangrar alí também quando for sangrar os freios ou não ?

Como faço estas 2 sangrias ?

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Igor_VDM
MensagemEnviada: Dom Mai 23, 2010 11:06 am    Assunto: Responder com Citação



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A minha Blazer é automática, mas tive um Tempra Turbo com embreagem de acionamento hidráulico, neste o reservatório do fluido de freio era compartilhado com a embreagem. Tinha que sangrar no atuador da embreagem por dentro do carro. Recomendo fazer, pois fica muito fluido velho acumulado e pode estragar os burrinhos.
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Igor Mendonça
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nelslima
MensagemEnviada: Dom Mai 23, 2010 12:59 pm    Assunto: Responder com Citação



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O problema que este meu carro nada tem a ver com o Tempra.
Os reservatórios e sangradores são totalmente independentes no meu caso.
Só que já me falaram que sangrar embreagem é fria, então, fico sem saber se faço ou não.
E ainda, não consigo localizar os sangradores da embreagem.
Quem souber, por favor, me fale...

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Igor_VDM
MensagemEnviada: Dom Mai 23, 2010 5:07 pm    Assunto: Responder com Citação



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Olá,

Deve ter um atuador no pedal e outro perto da caixa de marchas, geralmente se sangra nas conexões com os atuadores. O fluido utilizado na embreagem de acionamento hidráulico é o fluido de freio (mesmo nos carros com reservatórios independentes), que absorve água. Sem trocas periódicas, a tendência é estragar os atuadores.
De fato, no manual da S-10 nacional diz para não trocar. Mas como disse acima, este fluido absorve água e acaba estragando tudo. Bom, mas a GM diz para não trocar o fluido da direção hidráulica e lembro o tanto de porcaria que saiu quando troquei e o tanto que a direção melhorou.

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Igor Mendonça
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nelslima
MensagemEnviada: Dom Mai 23, 2010 5:24 pm    Assunto: Responder com Citação



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Entendí....
Agora, me fale, como devo proceder a sangria ?
Sangro primeiro um e depois o outro sangrador ? Os 2 ao mesmo tempo ou tem alguma ordem ?
E como sangrar ? É igual o freio ou outro jeito ?

Aproveitando o embalo, como trocar o óleo da direção ?

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Igor_VDM
MensagemEnviada: Seg Mai 24, 2010 11:56 am    Assunto: Responder com Citação



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No Tempra tinha que afrouxar a conexão que fica acima do pedal de embreagem e acionar o pedal até o fundo (com uma estopa e uma vasilha para não cair fluido no carpete), mantinha o pedal até o fundo e apertava a conexão. Fazia isto até o fluido sair limpo.
Depois afrouxava a conexão do atuador no cofre do motor e apertava a embreagem até o fundo, aperta a conexão e solta a embreagem, repetir até o fluido sair limpo. Depois completa o nível do fluido.

O da direção já vi fazendo o que chamam de retro-lavagem, se retira a mangueira de retorno e a coloca dentro de um vasilhame, liga o carro e esterça a direção para um lado e para outro enquanto outra pessoa vai completando o nível de óleo (não deixe faltar! poucos segundos são suficientes para danificar o sistema, desligue o carro caso falte óleo). Se usa uns quatro litros de óleo e a pessoa que vai completando o óleo tem que estar com os vasilhames abertos, pois o óleo desce muito rápido. É um pouco agressivo e oferece riscos, mas sinceramente o resultado compensa e não tem que tirar nada no lugar. Se não estiver muito sujo, apenas retirar (por sucção por exemplo) óleo e completar depois já resolve. No meu caso, a direção ficou bem mais leve e parou de dar uns retornos estranhos na direção ao esterçar. Use um óleo Dexron II ou III. Na DH eu uso o Texamatic.

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Igor Mendonça
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nelslima
MensagemEnviada: Seg Mai 24, 2010 1:13 pm    Assunto: Responder com Citação



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Igor, perfeito, muito obrigado !!!
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