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 Trocando a junta elástica direção da S10 95-00 [+FOTOS] « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Gilson_Roberto
MensagemEnviada: Sáb Dez 11, 2010 11:00 am    Assunto: Trocando a junta elástica direção da S10 95-00 [+FOTOS] Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 14 de Março de 2010
Mensagens: 172
Localização: Floripa

Bom pessoal, mais um dia de folga é dia pra mexer no carro, rsrs.

Comprei a junta elástica pra trocar pois a que tava no carro estava causando umas "férias" na direção.

Paguei R$35,00 na junta na Alvorada Auto-Peças (Portão) em Curitiba.

Aproveitei também comprei umas lâmpadas brancas p/ os faróis da frente. 4x HB4 + 2x HB3 + 2x Led Meia-luz = R$130,00


Segue fotos:





Assim que trocar posto os resultados.

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Chevrolet S10 CS 2.4 2001


Editado pela última vez por Gilson_Roberto em Sáb Dez 11, 2010 3:56 pm, num total de 1 vez
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Gilson_Roberto
MensagemEnviada: Sáb Dez 11, 2010 3:45 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 14 de Março de 2010
Mensagens: 172
Localização: Floripa

Bom pessoal, fiz a troca da junta elastica na coluna da direção.
Teoricamente não é dificil, mas como foi a 1ª vez demorou mais e tirei coisa que nem precisava.
Só pra constar, minha S10 tá com bodylift de 3" (7,5cm), então pode ser que ela na altura normal precise soltar a caixa da direção hidráulica.

Como não sabia acabei soltando ela, tive que comprar a chave L 16 pra retirar os 3 parafusos nas longarinas, mas descobri que a barra de direção é articulada e telescópica, então dá pra trabalhar com ela livremente pra desconectar da caixa de direção.

Segue fotos e informações:

Primeiramente deixe a direção reta e afrouxe o parafuso que prende ao pino da caixa. Essa junta que está aí tava com tanta folga que coloquei um "parafuso" temporariamente.


Pra desacoplar a junta da caixa, basta ir por baixo do carro, colocar uma chave L de lado e dar umas marteladas que a barra da direção irá voltar para trás.


Assim a junta sai da caixa:


Após é só ir batendo a barra pra baixo que ela vai saindo da outra (telescópica) e sai com a sanfona e tudo:


Essa é a parte mais trabalhosa. A junta original não é parafusada e sim rebitada, então é necessário serrar os rebites pra retirar a junta velha:


Após serrar os 2 rebites, remova o resto deles da barra usando um martelo e uma chave de fenda, deixando assim:


Jogue a junta velha fora Laughing :


Instale a junta nova e aperte os parafusos. Não aperte muito senão danifica a borracha. As porcas são alto-travantes.



Lubrifique a haste da barra para encaixar ela devolta. Não esquecer da sanfona laranja:


Encaixe a barra na outra com a sanfona:


Um detalhe muito importante, observar que tanto no pino da caixa de direção como na junta elástica, existe um "chanfro" que deve ser encaixado corretamente, senão o volante vai ficar torto e nunca vai conseguir um alinhamento correto.




Após encaixar a haste é só acoplar a junta com o pino da caixa, alinhando o chanfro dos dois até encaixar perfeitamente. Não deixar passar muito senão a junta vai pegar na caixa e ficar raspando. Aperta bem o parafuso e serviço pronto:


Caso a barra telescópica não seja o suficiente, basta tirar os 3 parafusos que seguram a caixa na longarina e 2 parafusos abaixo que seguram as mangueiras da direção, assim a caixa vai descer uns 7cm suficiente para o desacoplamento:


No meu caso não havia necessidade de soltar a caixa de direção hidráulica mas talvez na altura normal (sem body-lift) ou caso tenha o compressor do ar-condicionado seja necessário.


É isso aí. Pra mim houve melhoras pois sumiu uns 40% da folga que existia na direção, além de sumir um barulho da pressão da bomba hidráulica que fazia quando virava o volante.

Ainda existe uma folga dentro da caixa hidráulica mas acredito que esteja dentro dos padrões de caminhonete, rsrs. Agora vou fazer a cambagem e alinhamento.


Abraços
Gilson

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Gilson_Roberto
MensagemEnviada: Sáb Dez 11, 2010 8:30 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 14 de Março de 2010
Mensagens: 172
Localização: Floripa

No site do fabricante da junta elástica tem mais produtos de suspensão.
Segue o catálago online:

http://catalogo.viemar.com.br:8080/viemar/newcat/index.jsp

Abraços
Gilson

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silent_0806
MensagemEnviada: Seg Dez 13, 2010 8:01 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 17 de Mai de 2009
Mensagens: 329
Localização: Sombrio/SC

Opa,
Obrigado Gilson pela aula. Vou ter que fazer isso na minha também.

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AL MAGALHAES
MensagemEnviada: Ter Mar 05, 2013 2:14 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 15 de Abril de 2011
Mensagens: 67
Localização: São Paulo

Belo trabalho amigo.


Já tentou trocar o Pitman sem o sacador? grato

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MachadoSL
MensagemEnviada: Ter Mar 05, 2013 2:09 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004
Mensagens: 6563
Localização: Rio de Janeiro

Ótimo tutorial, parabéns pelo trabalho.
Abraços,
Sergio

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Nathan Algren
MensagemEnviada: Qua Mar 06, 2013 10:45 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Janeiro de 2013
Mensagens: 2340
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Al Magalhães, judia demais da caixa de direção se tentar trocar o braço pitman sem o uso do sacador.

Abraços
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César Oliveira
MensagemEnviada: Seg Mar 25, 2013 8:00 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
Mensagens: 5201
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Fui trocar a minha e esbarrei em uma peça de péssimo acabamento, o parafuso que trava a junta na caixa é um halen e se não me engano ele foi para o espaço, acho que espanei a rosca deste parafuso que eu pensei que foce de aço e pelo visto não era, amanhã não sei se compro outra junta ou tento arrumar outro parafuso, não gostei da fisionomia da peça, ela é nova com certeza, amanhã vou verificar com mais cuidado.
Tem algum macete para montar sem que o volante fique torto?

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César Oliveira
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Nathan Algren
MensagemEnviada: Ter Mar 26, 2013 6:24 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Janeiro de 2013
Mensagens: 2340
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César, creio que o volante somente fica torto se não deixar a direção das rodas e o volante devidamente alinhados durante a montagem. Existe a possibilidade de que seja proposital a diferença de materias com o objetivo de minimizar os custos neste tipo de ocorrência. Minha sugestão é tentar substituir o parafuso por outro semelhante antes de trocar a junta elástica.

Abraços
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César Oliveira
MensagemEnviada: Ter Mar 26, 2013 7:10 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
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Resolvi o problema usando o kit de parafusos e pinos e a bolacha de borracha, usei o estriado da junta velha, e o volante ficou um pouco torto, agora só no feriado para corrigir este detalhe, mas ficou bem justo sem folga, ainda não fiz a perícia da peça mas tudo indica que com o tempo e o uso os furos foram alargando e depois de muito tempo esta folga começou a ser sentida na direção, agora ficou justo.
O desalinhamento deve ter sido porque eu tive de soltar a caixa de direção e levantei o carro para trocar a junta, fique meio grilado de soltar a coluna por dentro para evitar de sujar o interior, pois eu coloquei óleo hidráulico demais e acabou vazando, resultado uma sujeira tão grande que só de olhar eu já estava todo sujo.

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César Oliveira
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Gilson_Roberto
MensagemEnviada: Sex Abr 26, 2013 9:37 pm    Assunto: Responder com Citação



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César,

Na hora de encaixar a junta elástica no pino da caixa, existe um chanfro pra indicar a posição correta do encaixe. Se colocar fora daquilo o volante irá ficar torto.


Abs

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César Oliveira
MensagemEnviada: Sáb Abr 27, 2013 7:50 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
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O da D-20 não tem este chanfro, é só estria direto.
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César Oliveira
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