Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares

Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página 1, 2, 3, 4  Próximo
 Problema com Vacuo para o AC de S10/Blazer [SOLUÇÃO!] « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
adeilson_1445
MensagemEnviada: Qua Dez 15, 2010 7:57 pm    Assunto: Problema com Vacuo para o AC de S10/Blazer [SOLUÇÃO!] Responder com Citação

Bom amigos, quando comprei minha S10 ela tinha o problema de não mudar a posição do Ar no painel, ou seja, só jogava ar nos pés e para-brisa...

Pesquisando aqui no forum eu percebi que não foi só eu que tive esse problema e sim muitos outros foristas com S10 2.2 ou 4.3V6...
Com muita "conversa" entre eu e minha S10 (hhuahauhauhauhau) eu encontrei e solucionei esse problema...

Muitos acham que o problema está na linha de mangueiras ou até mesmo na bolota que fica colada no capô, na verdade pode até ter problemas alí, vou relatar:

Teste na BOLOTA:

- Retirando a mangueira verdinha e fina que vai do "T" até a Bolota e com o motor ligado verifique se tem Vacuo vindo do "T".

Resposta: SIM
Problema: BOLOTA furada ou mangueira verdinha ressecada e furada...
Solução: Troca a mangueira da BOLOTA por uma mangueira nova do mesmo tipo, ou que se encaixe sem deixar entrar pressão positiva, na Bolota.

Resposta: NÃO
Problema: Ótimo, então religue a mangueira e a bolota novamente e pule para o próximo teste.

Teste no "T":-
Retire o "T" e verifique se ele está sujo por dentro, assopre uma das saídas e veja se sai Ar nas outras saídas:

Resposta: Assoprei mas não saiu nada, depois disso dei uma limpada por dentro dele com um daqueles desentupidores de fogão e começou a sair AR nas outras saídas.
Problema: Sujeira, muito comum vir da Tomada de Vacuo em cima do Coletor, caso o seu "T" esteja sujo com um negócio parecendo "Pó de Café" limpe-o e passe para o próximo passo para que não ocorra a obstrução novamente.

Resposta: Saiu Ar nas outras saídas antes de eu fazer a limpeza.
Problema: Obstrução da tomada de Vacuo em cima do Coletor que liga a mangueira do "T" e a do Servo-Freio (Hidrovacuo), pule para o próximo passo.

Teste na tomada de Vacuo:
-Retire a mangueira do "T" e ligue o motor, caso o motor fique fraco e esteja vazando vacuo pelo lugar onde fica encaixada a mangueira do "T" é sinal que sua mangueira que liga a tomada até o "T" está obstruida, pode estar sendo esmagada por outro componente do motor ou furada ou até mesmo entupida, verifique!
Caso não esteja saindo Vacuo pelo lugar onde conecta a mangueira do "T" na Tomada a empreitada é maior, paciência.

Solução:
Com uma chave de boca 23 retire essa tomada (ela é rosqueada), lembre-se de retirar a mangueira do Hidrovacuo e a outra que fica em cima da tomada (uma fininha)...
Caso não encontre uma chave de boca 23 (como foi o meu caso), Retire os cabos de Vela (caso a sua seja 2.2EFI) e use um alicate de pressão e aperte ele de cima para baixo na Tomada de Vacuo e aperte bem com bastante pressão, para girar use uma chave grande ou algo que se encaixe no alicate de uma forma que ele não escape da Tomada de Vacuo e comece a girar, eu usei uma chave 30 daquelas que se encontra facil em borracharias, mecânicas e talvez em suas ferramentas que estão escondidas em um baú muito muito velho. hjahahahaha

Após retirar a Tomada verifique...
Embaixo dela provavelmente está só um buraquinho fino que é onde passava o pouco de vacuo que funcionava o seu pedal de freio, no buraco onde encaixa a mangueira do "T" está totalmente obstruido...
Comece a bater ela no chão e verás que sairá muita sujeira parecendo pó de café, limpe tudo...
Com uma furadeira (pode ser aquelas de 50 reais mesmo fraquinha) e uma broca bem fininha refaça o furo DENTRO do buraco onde encaixa a mangueira do "T", esse buraco em minha tomada de vacuo estava tão obstruido que precisei da furadeira e uma broca fina, verifique se no seu precisará, acredito que se estiver feio o negócio vai precisar...
Depois faça uma verificação visual bem fina para ver se acha algum lugar com esse "Pó de Café" que vai ter dentro da Tomada, limpe tudinho.

Após essa limpeza remonte tudinho e ligue o carro e verifique se agora a valvula está funcionando e jogando ar nos difusores dianteiros e em outras posições...

Só para lembrar:
-Mangueira do "T" é a mangueira que liga a tomada de vacuo até o "T" e a bolota que fica presa ao capô.
-Em cima da tomada de Vacuo fica uma mangueira bem fininha que liga o Canister (Acho que é Canister), eu infelizmente tive que deixar desligada pois não consegui eliminar a obstrução nesse ponto da tomada de vacuo, porém depois vou ver um "T" para religar essa mangueirinha usando a mangueira de vacuo da Bolota mesmo.
-Cuidado se retirar os cabos de vela, ligue tudo certinho na ordem que estava antes se não o carro não funciona ou fica falhando.

No mais, infelizmente faz cerca de 2 ou 3 meses que fiz esse serviço e não tenho uma camera para tirar fotos da empreitada, mas acredito que com essa explicação não fique dificil de fazer esse serviço, qualquer dúvida sobre a explicação só perguntar...

-Alicate de Pressão é essa ferramenta:

GNV nunca mais!
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger Skype
digo
MensagemEnviada: Qui Dez 16, 2010 10:35 pm    Assunto: Responder com Citação

Bah tchê! Legal essa tua instrução, eu comprei a minha a pouco e nem vi se a ventilação dela esta ok. A unica coisa é que as vezes a rotação dela começa a oscilar e o pedal de freio esta pegando la embaixo, ja passou uns dias na oficina e não arrumaram o freio, e o que eu sei tudo esta ligado a esse sistema de vacuo. Mas agora eu vou olhar e qualquer coisa coloco aqui no forum.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Hugo Araújo
MensagemEnviada: Seg Dez 20, 2010 6:14 pm    Assunto: Responder com Citação

Na minha S10 os difusores da ventilação funcionam legal, porem a mangueirinha está resecada, vou tratar de troca-la antes que acabe se soltando...

Valeu pelas dicas amigo !

Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
adeilson_1445
MensagemEnviada: Sex Dez 24, 2010 7:37 pm    Assunto: Responder com Citação

Hugo Araújo escreveu:
Na minha S10 os difusores da ventilação funcionam legal, porem a mangueirinha está resecada, vou tratar de troca-la antes que acabe se soltando...

Valeu pelas dicas amigo !

Troque logo, pois se ela ficar vazando teu carro fica com um consumo mais alto pois aumenta a IE aumenta a aceleração da marcha lenta para que o carro não se apague com a entrada de ar...

GNV nunca mais!
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger Skype
Felipe Brasilia
MensagemEnviada: Qui Mar 31, 2011 12:49 pm    Assunto: Responder com Citação

otimas dicas!!
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Igor_La
MensagemEnviada: Seg Jul 04, 2011 6:44 pm    Assunto: Responder com Citação

Ola, tive o mesmo problema! e por fim o defeito era no T que fica emcima do motor! tive de retirar a peça com uma chave 22 e não 23, mas depois foi fazer a limpeza e recolocar a peça no lugar e sair pro abraço! PROVEITE O EMBALO E COLOQUEI AGUEIRAS NOVAS, só falta a do vacuo do freio.

Espero que até o consumo melhore!

alexm
MensagemEnviada: Ter Jul 05, 2011 10:27 pm    Assunto: Responder com Citação

Adeilson.

Dica muito útil. No momento, não tenho problemas com o sistema de vácuo mas a picape voltou a apresentar um problema estranho : tem dias que eu ligo e ela entra acelerada (1300/1400 rpm, muito raramente mais que isso) e assim fica por um longo tempo. Vc anda e depois, do nada, normalmente parada, a rotação cai por si para a faixa de 850 rpm e fica estável, como se nada houvesse acontecido.

Depois fica dias, as vezes semanas, funcionando normal e, de repente, temos o mesmo fato. Mais raramente, isso acontece com ela já no trânsito, está tudo normal e, de repente : motor acelerado. Nessa caso, normalmente, o fenômeno dura pouco e logo se regulariza.

Nada alarma (nem IE), nada aparenta estar alterado somente o rele do pisca, se usado, fica mais rápido que o normal.

Tem vezes que quando ele entra acelerada é só desligar o motor e religar que regulariza. Tem vezes que apenas por si, só.

Como é intermitente e com períodos muito longos, não consegui, nem os mecânicos com Scanner descobrir o que ocorre.

Com o sistema de GNV desligado é muito mais raro acontecer, mesmo sem usá-lo, mas também acontece.

Abs.

Alex
-------------------------------------------------------------------------------------
GM S10 CD DeLuxe 2.2 EFI 1997 (Gas/GNV)
Namorando uma Mit V6 4x4 Flex, antes da chuva em Nikit. Como Prefeitura é omissa, pedi a "Papai Noel" que me ajude a conseguir uma casa nova .
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
TRILHEIRO
MensagemEnviada: Qua Jul 06, 2011 9:57 am    Assunto: Responder com Citação

Olá Alex, a minha ocorre a mesma coisa que a sua......infelizmente....

Abraços.....

S10 4.3 V6 97/98 CE

Igor_La
MensagemEnviada: Qua Jul 06, 2011 11:43 am    Assunto: Responder com Citação

Voces repararam se a temperatura do motor fica em 1/4? se não. Pode ser a valvula termostatica, ou sensor de temperatura... tanto do tbi quanto do radiador
TRILHEIRO
MensagemEnviada: Qua Jul 06, 2011 1:31 pm    Assunto: Responder com Citação

Na minha, a valvula esta funcionando...pois já peguei trafego intenso em subida... e o marcador da temperatura...subiu um pouco...então ela esta funcionando...
Logo que eu tiver um tempinho...vou dar uma verificada nessas mangueiras...

Abraços
................................................
S10 4.3 V6 97/98 CE

Igor_La
MensagemEnviada: Qua Jul 06, 2011 3:10 pm    Assunto: Responder com Citação

o correto é subir quase a 1/4... 1 ou 2 traços ja tem coisa a se observar...
alexm
MensagemEnviada: Qui Jul 07, 2011 1:03 am    Assunto: Responder com Citação

Igor.

Idem na minha viatura. A temperatura fica, praticamente, sempre abaixo de 1/4.

Observei que, dificilmente, uma 2.2. EFI com liquido de arrefecimento AC Delco, esquenta a ponto de acionar a segunda velocidade do ventilador, o que ocorre quando a temperatura ultrapassa 1/4.

Na minha, só quando os "mechanicos" foram trocar o liquido de arrefecimento e deixaram o sistema com muito ar e ela quase ferveu. E ainda paguei pelo serviço ...

Pensei em algum problema de aterramento da ECU, devido a vibração e/ou algum conector frouxo e/ou desgastado da ECU ou de um sensor.

Dá vontade de levar numa Concessionária para ver o que eles acham pois as Oficinas particulares não conseguem descobrir nada. Mas será que ainda existe gente competente nas Concessionárias do Rio ? Ou só um bando de trocadores de peças ?

Abs.

Alex
-------------------------------------------------------------------------------------
Namorando uma Mit V6 4x4 Flex, antes da chuva em Nikit. Como Prefeitura é omissa, pedi a "Papai Noel" que me ajude a conseguir uma casa nova .
FRANÇA JLN
MensagemEnviada: Sex Jul 08, 2011 10:20 am    Assunto: Responder com Citação

Ola amigos. A minha Bonanza é 1992,e,portanto não possui este sistema de vácuo aqui falado. Só para satisfazer a minha curiosidade: 1- para que serve este sistema? 2- ele existe em Bonanzas 1993 em diante? 3- qual a melhoria no funcionamento, por que já vi várias reclamações com respeito à ele.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Gilson_Roberto
MensagemEnviada: Sáb Jul 09, 2011 1:30 am    Assunto: Responder com Citação

Pro motor subir a rotação do nada, vamos as hipóteses:

1- Sensor de temperatura da injeção - Com o motor frio a rotação sobe um pouco e quando começa a esquentar ele volta para a rotação normal.
2- Atuador da marcha-lenta - Pode travar a haste devido borra de óleo, mantendo a rotação até ela destravar.
3- Sensor de posição da borboleta - Informa errado p/ a central se o carro está acelerado ou não.

Alex, o teste que você pode fazer é quando o rpm subir, desconectar o sensor de temperatura com o motor ligado, aquele que fica perto da válvula termostática. Nessa hora a ventoinha vai acionar no 2ª estágio, mas se a rotação cair na hora, pode ser o problema nele que tá fechando curto e informando motor frio p/ central.

Sobre o problema do pisca "piscar" mais rápido quando o carro tá frio, é problema no relé do pisca dentro do porta-luva. O meu tinha o mesmo problema, quando saia de manha o pisca piscava tão rápido que parecia que tinha alguma lampada queimada, mas depois de um tempo normalizava.
Se trocar o relé resolve, mas eu apenas troquei o capacitorzinho que tem dentro dele por um de mesmo valor, que custa uns R$0,30 em loja de eletronica. Um relé pisca deve custar uns 20 reais.

FRANÇA, o sistema á vacuo serve pra alternar a saida do ar entre o parabrisa (desembaçador), pra frente e para os pés. Na S10/Blazer quando gira o botão seletor do ar, ele faz combinações e abre e fecha uns diafragmas (valvulas) alternando as saidas de ar.
Na maioria dos carros esse sistema é mecânico, quando gira o botão, através de cabos ou hastes ele alterna a saida do ar.
Em carros com controle de ar eletrônico já usa motores de passo e servos.

Esse sistema de vácuo dificilmente dá problema, e quando dá é mangueiras que ressecaram ou a bolota furada.

Abraço

alexm
MensagemEnviada: Sáb Jul 09, 2011 2:16 am    Assunto: Responder com Citação

Gilson.

Grato pelas informações. Vou testar desconectar o sensor a próxima vez que a ocorreu o problema e ver que bicho dá.

Quanto ao relé, a sua solução que Vc encontrou é a melhor. Fácil, rápida e barata.

Abs.

Alex
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 4
Ir à página 1, 2, 3, 4  Próximo

Ir para:  

Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.