Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página 1, 2, 3  Próximo
 Mito Querosene no tanque « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
cepalopoli
MensagemEnviada: Seg Dez 06, 2004 6:54 pm    Assunto: Mito Querosene no tanque Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 21 de Outubro de 2004
Mensagens: 503
Localização: Centro Oeste de SP

Olá Pessoal
Outro dia ouvi falar que 10% de querosene em um tanque de diesel é muito bom para limpar os bicos e mantelos sempre limpos , fiquei encucado com isto .
Pois bem Senhores o tem a dizer , é bom ou não é ? poderia trazer algum tipo de sequela aos tão delicados bicos de injeção ? sei do poder de linpesa do querosene mas achei esquisito queimar o dito cujo , e os residuos como é que fica ??????
Abraços a todos ,
Carlos Eduardo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
tecnica
MensagemEnviada: Seg Dez 06, 2004 7:09 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003
Mensagens: 1016
Localização: São Paulo

Carlos,

O manual recomenda o uso de querosene para dias muito frios, quando o diesel fica muito espesso (parafina).

Qto ao uso para limpeza preventiva, desconheço.

Abraços

_________________
Alexandre Piza
PicapesGM Website - 10 anos
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Thales Pimenta
MensagemEnviada: Seg Dez 06, 2004 7:26 pm    Assunto: Querosene no tanque Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

Olá Carlos,

Aqui na minha região o pessoal costuma colocar 4 litros de querosene para um tanque de diesel cheio no inverno (a maioria faz isso todo ano, inclusive o dono do posto onde abasteço tem uma D-20 Maxion S4T e ele faz isso também). Dizem que limpa os bicos injetores e faz o veículo pegar mais fácil (por isso o pessoal coloca no inverno quando a partida do motor a diesel fica mais difícil, principamente quando o motor já não está muito bom). Uma vez eu coloquei na minha barca 2 litros para meio tanque. Não senti nenhuma diferença, a não ser um pequeno aumento no ronco do motor (parece que aumenta a sonoridade da explosão).

Segundo um periódico (caderno Veículos do Estado de Minas) não é necessário nenhuma limpeza dos bicos injetores (colocar aditivos no combustível ou realizar a limpeza em si), tanto para veículos a gasolina quanto para diesel, por causa da pressão em que eles trabalham (é tão grande que não haveria entupimento).

Bom, em quem acreditar eu não sei. Até hoje fico encucado com isso.

Thales
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Thales Pimenta
MensagemEnviada: Seg Dez 06, 2004 7:31 pm    Assunto: Querosene no tanque Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

Olá Alexandre,

gostaria de saber se consta no manual o quanto de querosene deve ser utilizado(relação de litros de querosene para litros de gasolina ou algo assim).

Grato

Thales
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
tecnica
MensagemEnviada: Seg Dez 06, 2004 7:33 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003
Mensagens: 1016
Localização: São Paulo

Thales,

Entupir, realmente não entopem. Mas a sujeira nos bicos causa problemas de vedação.

É o que os mecanicos chamam de "bico mijando", injetando excesso de combustível. Nos motores a gasolina ou alcool, um dos principais sintomas é o afogamento com o motor quente.

_________________
Alexandre Piza
PicapesGM Website - 10 anos
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
cepalopoli
MensagemEnviada: Seg Dez 06, 2004 7:45 pm    Assunto: Mito Querosene no tanque Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 21 de Outubro de 2004
Mensagens: 503
Localização: Centro Oeste de SP

Olá Thales ,
Meu motor é novo totalmente recondicionado 4.236/Q20B-4 , pega igual a gasolina vamos ver como ele se comporta no inverno , não podemos esquecer do recurso de partida a frio para os motores diesel o meu funciona muito bem é claro que tambem foi totalmente revisado e a resistencia trocada, mas valeu pelos esclarecimentos (me manda o nome do antiembaçante que vc usa no vidro da viatura, pois hoje voltando de SBC pela Anchieta peguei um toró de frente e o resto vc já sabe BICHO FEIOOOO), valeu Alexandre mais uma dica eu não sabia que a GM recomenda esta prática no inverno poi no manual da D10 nada é mencionado .
Abraços a todos,
Carlos Eduardo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Rodrigo Luvison
MensagemEnviada: Seg Dez 06, 2004 7:52 pm    Assunto: Querosene no Diesel Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 14 de Março de 2004
Mensagens: 1509
Localização: Itatiba - SP

Olá pessoal

Eu estava mesmo pensando em levantar essa questão...

No manual do proprietário da série 20, a GM recomenda que "em períodos de frio intenso, o combustível deve ter a proporção de 20% de querosene e 80% de óleo diesel, pois de outra forma pode ocorrer o entupimento das tubulações de óleo combustível, dos bicos injetores, etc. Durante o abastecimento colocar primeiro o querosene".

Essa adição de queresone parece ser mais apropriada em regiões que tem a temperatura do ambiente mais baixa. Com o objetivo de facilitar a partida do motor, mas nos motores mais antigos, nos mais novos não é necessário. Tanto que nos Maxion linha S não há vela aquecedora.

Posso estar enganado Wink , mas parece que é um costume arcaico muito usado especialmente no interior nos antigos motores diesel de tratores e outros maquinários agrícolas, especialmente no inverno como forma de melhorar a ignição...

A minha dúvida é também sobre as propriedades de limpeza que o querosene possuí, se haverá mais benefícios ou malefícios para a Bomba Injetora e Bicos Injetores.

Na D-20 nunca fiz isso. Mas já fizemos esse procedimento nos caminhões (Perkins 6354/Q20B-6), e foi satisfatório o resultado, eliminando algum tipo de sujeira acumulada nos bicos e com isso o motor parou de dar umas falhadas enquanto frio (logo após a partida falhava bastante).

Abraços

_________________
Rodrigo
Picape D20 CS 96 (Maxion S4T Plus)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger Skype
Andreson Melo
MensagemEnviada: Seg Dez 06, 2004 9:20 pm    Assunto: Querosene no Diesel Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 5858
Localização: União dos Palmares-AL

Bem lembrado meu pai sempre fez nos carro a diesel aqui de casa, na D20 na Veraneio e agora na BESTA, como ele aprendeu a dirigir nas fazendas ele aprendeu isso lá, pois ele nunca lê manual de proprietario Laughing .

Se dá diferença não sei, mas acho que realmente dá uma limpeza extra Very Happy .

Abraços e de olho no topico Very Happy

_________________
EX-D20 CD 95 Custom S MAXION S4 Crying or Very sad
Ducato Minibus 14
Onix 1.4 LTZ
MODERAÇÃO PICAPESGM

_________________
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Seg Dez 06, 2004 10:34 pm    Assunto: Maxion S4 / S4T Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá pessoal

Eis o que consta no manual da Maxion S4 e S4T.

O excesso de querosene pode danificar a bomba injetora, por este ser detergente e não lubrificante.
Alem de querosene custar muito mais caro que diesel, em torno de R$ 2,60 o litro.



Querosene no diesel.gif
 Descrição:
 Tamanho:  20.13 KB
 Visto:  62481

Querosene no diesel.gif



Querosene no diesel.gif
 Descrição:
 Tamanho:  20.13 KB
 Visto:  62481

Querosene no diesel.gif



Querosene no diesel.gif
 Descrição:
 Tamanho:  20.13 KB
 Visto:  62481

Querosene no diesel.gif



_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Rodrigo Luvison
MensagemEnviada: Ter Dez 07, 2004 6:46 pm    Assunto: Diesel Aditivado Com Querosene. Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 14 de Março de 2004
Mensagens: 1509
Localização: Itatiba - SP

Olá pessoal

Na D-20 nunca coloquei, que bom!!!
Como eu pensava, essa indicação no manual deve mesmo ser seguida só por aqueles que moram em regiões muito frias, como por exemplo Santa Catarina e Rio Gde do Sul, que em alguns invernos rigorosos a temperatura fica abaixo de 0ºC.

Mas noto que muitos postos, em especial aqueles de beira de estradas, possuem bomba com querosene, uma vez perguntei ao frentista quem eram os clientes do querosene e ele disse que eram algumas pequenas fábricas de produtos de limpeza e caminhoneiros que o misturavam ao diesel. E segundo esse "entendido" frentista, isso limpa os bicos e melhora o desempenho.

Vale a regra de nunca acreditar em frentistas de autopostos.

O litro do querosene na bomba estava R$4,50 Shocked !!!

Abraços

_________________
Rodrigo
Picape D20 CS 96 (Maxion S4T Plus)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger Skype
Thales Pimenta
MensagemEnviada: Ter Dez 07, 2004 7:04 pm    Assunto: Querosene Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

olá pessoal,

para veículos à diesel que posam no tempo em alguns invernos mais rigorosos(temperaturas perto de 0ºC) aqui no sudeste essa adição é importante para o diesel não ficar expesso como foi relatado acima e também para o veículo dar a ignição mais rápido. Para veículos que posam cobertos creio que não seja necessário.

Thales
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Eduvelo
MensagemEnviada: Ter Dez 07, 2004 7:20 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 11 de Mai de 2003
Mensagens: 234
Localização: Santo Andre SP

Rodrigo , ia passar essa info do $ do querozene , antes tinha querozene da bomba bem baratinho e o do mercado caro , agora só tem esse que é uma paulada ...

Nunca tive nenhum tipo de problema pra fazer pegar o Q20B , já fui pra SC no inverno , pousou no relento , uma friaca desgraçada ... e pegou na primeira , como sempre ...

Qdo fiz a reforma , tirei o tanque pra limpeza e pintura , saiu uns 250 ml de água e mais 250 ml de borra , esperava que estivesse com mais sujeira , mas como uso aditivo ... , talvez isso tbm ajude a fazer pegar no frio ...

[]s...

_________________
Eduvelo S. Andre SP
Engesa F3 - Q20B Clarck 240V
Pneus 31" AT - Guincho 12000#
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Andreson Melo
MensagemEnviada: Ter Dez 07, 2004 9:37 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 5858
Localização: União dos Palmares-AL

Pessoal só corrigindo, aqui em casa meu pai usa oleo lubrificante mesmo SAE 40, adiciona um pouco sempre que enche o tanque, segundo ele é pra lubrificar a bomba injetora.
_________________
EX-D20 CD 95 Custom S MAXION S4 Crying or Very sad
Ducato Minibus 14
Onix 1.4 LTZ
MODERAÇÃO PICAPESGM

_________________
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Dom Dez 12, 2004 6:34 am    Assunto: Procedimento errado Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Andreson

Este também é um procedimento desnecessário, pois vc está simulando o motor que gasta óleo, e estará ajudando a carbonização do sistema.

Se tem relato comprovando o contrário, nos conte.

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br


Editado pela última vez por Kiko (in memorian) em Dom Dez 12, 2004 5:11 pm, num total de 1 vez
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Andreson Melo
MensagemEnviada: Dom Dez 12, 2004 8:39 am    Assunto: Re: Procedimento errado Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 5858
Localização: União dos Palmares-AL

Kiko escreveu:
Olá Andreson

Este também é um procedimento desnecessário, pois vc está simulando o motor que óleo, e estará ajudando a carbonização do sistema.


Abraços

Não entendi essa citação aqui Sr. Kiko.

Citação:

Se tem relato comprovando o contrário, nos conte.



Como o motor nunca foi aberto (retifica) durante 5 anos em que a veraneio foi nossa então posso dizer que não tivemos problemas sérios, em relação a carbonização realmente isso deve acontecer mas creio que não a ponto de tornar critico o funcionamento do motor. Abraços

_________________
EX-D20 CD 95 Custom S MAXION S4 Crying or Very sad
Ducato Minibus 14
Onix 1.4 LTZ
MODERAÇÃO PICAPESGM

_________________
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 3
Ir à página 1, 2, 3  Próximo

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você pode anexar arquivos neste fórum
Você pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB