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 Lubrificação do Motor Perkins 4.236/Q20B-4 « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Thales Pimenta
MensagemEnviada: Sáb Nov 18, 2006 10:09 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

Vixe a minha tem que cortar no sistema de parada do motor(manual), pois pega na primeira girada... Mas se fizer isso haja bateria...

[]'s

Thales

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PauloRS
MensagemEnviada: Dom Nov 19, 2006 8:08 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
Localização: Porto Alegre - RS

Thales,

Se na tua o sistema é manual, mais fácil então. Mas não descarrega tanto a bateria. Faço isso sempre que fica muito tempo parada, na primeira partida.

Abs,
Paulo

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Paulo
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peembaixo
MensagemEnviada: Sex Nov 24, 2006 11:56 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 6 de Novembro de 2006
Mensagens: 381
Localização: são paulo

Thales Pimenta escreveu:
A quebra foi causada por problemas de lubrificação?? Ou pelo tranco?

[]'s

Thales


Sr. Thales, é que um amigo "muito prestativo", não teve paciência de dar a partida e resolveu dar um tranco, só que ao invés de engatar a 3ª marcha, colocou na ré. O virabrequim não quebrou na hora mas só depois de uns quinze dias. Depois desse tranco, eu acredito que tenha se aberto alguma trinca no virabrequim que deixava passar pressão de óleo, e assim aluz do óleo demorava a apagar. Esse sintoma foi piorando, até que começou a fazer um barulho feio no motor na hora da partida até a luz se apagar. Aí alguns dias depois o virabrequim quebrou de vez.
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César Oliveira
MensagemEnviada: Sáb Nov 25, 2006 7:33 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
Mensagens: 10056
Localização: Rio de Janeiro

Tranco de ré em motor diesel............. eu não faço de maneira nenhuma, inclusive este assunto já foi comentado no fórum e duas opiniões são colocadas, os que acreditam e os que acham que não tem nada relacionado. Melhor chamar os caçadores de mitos...
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César Oliveira
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Thales Pimenta
MensagemEnviada: Seg Nov 27, 2006 9:58 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

Paulo, segui a tua recomendação de virar o motor sem ele pegar... mas não mudou nada, o tempo para apagar a luz foi o mesmo. Portanto creio que é desnecessário no meu caso...

[]'s

Thales

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César Oliveira
MensagemEnviada: Ter Nov 28, 2006 7:15 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
Mensagens: 10056
Localização: Rio de Janeiro

Pode ser bomba de óleo.
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César Oliveira
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Thales Pimenta
MensagemEnviada: Ter Nov 28, 2006 9:21 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

Mas o problema iria aparecer justo na troca de óleo? é muita coincidência!!!

[]'s

Thales

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cepalopoli
MensagemEnviada: Qua Nov 29, 2006 8:41 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 21 de Outubro de 2004
Mensagens: 503
Localização: Centro Oeste de SP

Olá pessoal ,
Como o KIKO falou pode ser a cebolinha , ou a maldita borra no cartrer que emtope o pescador da bomba sera que algum produto de limpesa ajudaria ou ia prejudicar de vez ?
Abraço a todos
Carlos Eduardo

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De Lobo do Mar para Velho do rio o importante é NAVEGAR! não importa onde nem o tamanho do barco .
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Thales Pimenta
MensagemEnviada: Qua Nov 29, 2006 7:12 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

Mas a cebolinha pifar justo na troca também... é flórida!!!

Borra na cárter de diesel acho meio difícil.

Pra limpeza de borra tem os famosos flushes. Já usei e tive problemas. Prefiro desmontar, é mais garantido, pois se a coisa estiver feia o flush só vai piorar soltando pequenos pedaços de borra que pode entupir o pescador ou uma galeria.

[]'s

Thales

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PauloRS
MensagemEnviada: Qui Nov 30, 2006 4:46 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
Localização: Porto Alegre - RS

Thales,

Se você girar o motor da maneira que mencionei, tem que dar diferença.
O melhor é você tirar o cárter e examinar bomba e resíduos (A borra em diesel ocorre também). Se você instalar um manômetro mecânico de óleo em paralelo à luz espia, num "T", você terá mais certeza. Só cuida para a instalação ficar bem feita.

Abs.

Paulo

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César Oliveira
MensagemEnviada: Qui Nov 30, 2006 7:17 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
Mensagens: 10056
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Para tirar o cárter do 4.236 ou Q20B, vai ter de levantar o motor para soltar os parafusos que prendem o mesmo no motor. Uma pergunta, porque o motor Diesel não forma borra? porque não haveria de formar?
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Thales Pimenta
MensagemEnviada: Qui Nov 30, 2006 10:03 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

Formar forma, só se o dono desleixar e deixar a troca passar.

O óleo de motor a diesel é muito mais detergente que qualquer óleo de motor a gasosa, ou seja limpa bem mais o motor...

[]'s

Thales

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César Oliveira
MensagemEnviada: Qui Nov 30, 2006 11:49 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
Mensagens: 10056
Localização: Rio de Janeiro

Boa dica, esta eu não sabia.
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cepalopoli
MensagemEnviada: Qui Nov 30, 2006 12:15 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 21 de Outubro de 2004
Mensagens: 503
Localização: Centro Oeste de SP

Olá pessoal ,
Creio que deve ser isto que o primeiro dono da minha Jabi fez remontava óleo dai o motivo da borra para terem uma idea um pouco antes de recondicionar o motor tentamos uma regulgem de valvulas (fumaça branca pelo suspiro), e qdo. tiramos a tampa da caixa NOSSSSSSSAAAA , tive que usar uma espatula para remover a borra que parecia uma graxa bem velha não gosto nem de lembrar .
Abraço a todos
Carlos Eduardo

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Thales Pimenta
MensagemEnviada: Sex Dez 01, 2006 7:42 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
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Quando disse óleo pra motor diesel, disse Rimula, Lubrax Extra Turbo, Top Turbo, Ursa, etc... não esses de gasosa tipo Shell Helix que tem aprovação pro diesel mas que o API fica no CF...

[]'s

Thales

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