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Relação do diferencial da A-20 |
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PINGUÇO A-20 6C |
Enviada: Dom Dez 12, 2004 4:39 pm Assunto: Relação do diferencial da A-20 |
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Registrado em: Domingo, 12 de Dezembro de 2004 Mensagens: 27 Localização: Macaé-RJ-Brasil
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Possuo uma A-20 ano 90, a utilizo como carro de passeio, motivo pelo qual rebaixei a frente e trazeira da mesma, mas estive olhando aqui no própio site a relção do diferencial que é de 3.90:1, logo gostaria de saber o que fazer para que o carro ficasse mais livre. Eu poderia trocar a relação do diferencial? ou teria que trocar o diferencial todo???? Parece que o da D-20 é mais longo....isso seria bom???? Outra solução seria trocar a caixa de velocidades por uma de cinco???? A ZF D-20 Turbo serviria???? Desde já agradeço por informações. Caso alguem tenha o manual da A-20, eu tambem tenho interesse.
Marcio |
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Sekiya |
Enviada: Seg Dez 13, 2004 5:50 pm Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
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Marcio,
Seu questionamento já fora discutido muito neste fórum. É só dá uma pesquisada...
De qualquer forma, dá para trocar só o "miolo" do diferencial, não precisando trocar o eixo. Realmento o da D-20 é mais longo - tem o 3,15:1 e o 3,55:1 - e ambos dá para ser utilizado na A-20.
Problemas neste caso:
- Falta de força nas acelerações e retomadas
- Dificuldade em transpor subidas Ãngremes
- VelocÃmetro e hodômetro desregulado
Dá também pra colocar uma 5ª marcha overdrive. Só que neste caso o melhor câmbio é o Clark CL2215 ou 2205. A ZF é muito grande e desnecessária para o motor GM 250. Acho que até dá para adaptar, mas... Eu fiz a adaptação da Clark CL2215 no meu veÃculo. Ficou bom, apesar de alguns contratempos que apareceram.
Detalhes para esta adaptação:
- Dá para fazer em casa (claro, se vc tiver bom conhecimento e ferramentas e tempo)
- É simples e sem muita adaptação - encaixa-se perfeitamente - embreagem continua a mesma; cabo velocÃmetro é o mesmo; interruptor luz de ré é aproveitável.
- Aproveita-se a travessa do câmbio - reposicionada; fazer nova furação no assoalho do câmbio; coxim do câmbio dá pra ser mantido; alongar o eixo cardan.
- Cuidado: existem câmbio CL2205 e 2215 para Ford e para GM. O da Ford é diferente - tanto no eixo piloto quanto na furação do coxim.
- Existem duas relações para 5ª marcha desses câmbios: 0,84:1 e 0,75:1 (o segundo deve ficar legal, mas vai pedir marcha em aclives - o primeiro não)
- Cuidado com o pinhãozinho do velocÃmetro - se você se importar com isso é claro - pois dependendo do pneu e roda utilizado pode dar diferença de leitura. Tem pinhão de 21, 22, 23 e 24 dentes. O primeiro é pra quem usa o pneu 255/75 R15. O segundo é pra quem usa o pneu 215/80 R16. Os outros eu não sei...hehe
- CUSTO: De R$1500,00 a R$2000,00 só o câmbio aqui em São Paulo. Eu paguei caro: R$2500,00 com o câmbio antigo a base de troca (com a M.O inclusa e "peças" também). Fora os problemas que tive com balanceamento de cardan - mas isso foi culpa de quem fez o serviço...
Além disso, tive que adquirir: Coifa do câmbio da D-20 e a manopla - que é da D-20 Turbo. A coifa original do gasolina/alcool não serve pois a nova furação é grande e não há como encaixá-la - o trambulador do câmbio fica quase todo dentro do carro.
Olha, se o seu problema é $tempo$ parte para o diferencial. Se tá sobrando uns trocados, eu indicaria a troca da transmissão.
Desculpe a bÃblia
Esperto ter ajudado _________________ Abraços
Eduardo |
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Rodrigo Luvison |
Enviada: Seg Dez 13, 2004 10:43 pm Assunto: Disposição das marchas no clarck 2205 e 2215 |
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Registrado em: Domingo, 14 de Março de 2004 Mensagens: 1509 Localização: Itatiba - SP
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Sekiya escreveu: |
Dá também pra colocar uma 5ª marcha overdrive. Só que neste caso o melhor câmbio é o Clark CL2215 ou 2205. Eu fiz a adaptação da Clark CL2215 no meu veÃculo. Ficou bom, apesar de alguns contratempos que apareceram.
Além disso, tive que adquirir: Coifa do câmbio da D-20 e a manopla - que é da D-20 Turbo. A coifa original do gasolina/alcool não serve pois a nova furação é grande e não há como encaixá-la - o trambulador do câmbio fica quase todo dentro do carro.
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Olá Pessoal
Uma dúvida, esses cambios CL 2215 e CL 2205, possui a disposição das marchas iguais da ZF, ou seja, quinta marcha para frente? Por isso vc mencionou que a manopla tem que ser a da D-20 Turbo.
Outra questão, esses cambios equiparam quais versões?
Pois segundo a seção técnica aqui do site, a caixa CL 2215A (M-46) equipou as A/C (relação da quinta de 0,84:1).
No folder da Bonanza consta o cambio CL 2205A, com relação da quinta marcha de 0,84:1 para A/C e 0,75:1 para a versão a diesel.
Eu pensava que a Bonanza diesel (S4) possuia o mesmo cambio da D-20 (S4), ou seja, o clarck CL2615B.
Abraços _________________ Rodrigo
Picape D20 CS 96 (Maxion S4T Plus) |
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Kiko (in memorian) |
Enviada: Ter Dez 14, 2004 4:53 am Assunto: Bonanzas |
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Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
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Olá Pessoal
A Bonanza 93~ utiliza o mesmo combio para ACD, e ZF somente para Turbo, acho que por se tratar de veÃculo com pouca opção de carregar 1000 kg de carga.
É um cambiozinho, mesmo das Opalas.
Abtraços _________________ Kiko (in-memorian)
KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br |
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Sekiya |
Enviada: Ter Dez 14, 2004 2:00 pm Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
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Rodrigo,
No meu caso eu tive que adquirir a manopla da ZF pois não encontrei a original da Clark. Inclusive tive que fazer tipo uma bucha com cola quente pois a alavanca do Clark é mais fino que o do ZF. Acho que as manoplas das S-10, Ranger e F1000 (HSD e Gasolina) também servem O "H" das marchas são idênticas. Tanto que a no lugar da "5ª" tem o "O".
Acho que as 2205 foram utilizadas do perÃodo entre 92 a 94, tanto que as Bonanzas e Veraneios sairam somente com este câmbio. As 2215 são uma evolução das 2205, e acredito que equipando somente os modelos C-20 MPFI. Não sei se as foram produzidas A-20 com este câmbio.
Aproveitando carona nas dúvidas: Por acaso foram produzidas Veraneios 93-94 com motor diesel aspirados??? Pergunto pois nunca vi um modelo diesel sem ser turbinado? Se sim, será que elas vieram como as Bonanzas com Clark 2205? _________________ Abraços
Eduardo |
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Andreson Melo |
Enviada: Ter Dez 14, 2004 2:52 pm Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 5858 Localização: União dos Palmares-AL
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Sekiya escreveu: |
Aproveitando carona nas dúvidas: Por acaso foram produzidas Veraneios 93-94 com motor diesel aspirados??? Pergunto pois nunca vi um modelo diesel sem ser turbinado? Se sim, será que elas vieram como as Bonanzas com Clark 2205? |
Sim tenho o catalogo 93 em casa e consta Veraneio S4 e S4T, vou dá uma olhada sobre o cambio e posto aqui. _________________ EX-D20 CD 95 Custom S MAXION S4
Ducato Minibus 14
Onix 1.4 LTZ
MODERAÇÃO PICAPESGM
_________________ |
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Andreson Melo |
Enviada: Ter Dez 14, 2004 3:08 pm Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 5858 Localização: União dos Palmares-AL
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Sekiya escreveu: |
Aproveitando carona nas dúvidas: Por acaso foram produzidas Veraneios 93-94 com motor diesel aspirados??? Pergunto pois nunca vi um modelo diesel sem ser turbinado? Se sim, será que elas vieram como as Bonanzas com Clark 2205? |
Sim tenho o catalogo 93 em casa e consta Veraneio S4 e S4T, vou dá uma olhada sobre o cambio e posto aqui. _________________ EX-D20 CD 95 Custom S MAXION S4
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Rodrigo Luvison |
Enviada: Ter Dez 14, 2004 11:12 pm Assunto: Nas Bonanzas S4 |
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Registrado em: Domingo, 14 de Março de 2004 Mensagens: 1509 Localização: Itatiba - SP
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Olá pessoal
Olhei com mais atenção a tabela de aplicação dos cambios http://www.mgrepltda.com.br/paginas/eaton13.htm, e segundo ela, as transmissões são CL 2205 nos modelos 92/94 e CL 2215 nos modelos 94/96, portanto tem um equivoco aà na tabela, já que as Bonanzas deixaram de ser fabricadas em 94...
Além do cambio diferente da D-20, a relação do diferencial tb é outra, qual seja, 4,10:1 que multiplicada pela quinta drive vai resultar numa relação final de 3,07:1.
Sendo assim, ficou esclarecida (graças aos senhores ) uma dúvida no que diz respeito ao power train da Bonanza diesel, que até então, eu erroneamente achava que era o mesmo da D-20.
Abraços _________________ Rodrigo
Picape D20 CS 96 (Maxion S4T Plus) |
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Kiko (in memorian) |
Enviada: Qua Dez 15, 2004 4:28 am Assunto: Bonanzas |
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Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
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Olá Pessoal
As Bonanzas e Veraneios oficialmente foram até 94, mas existem ano 95, com motor Maxion Plus, que na D-20, começou a equipar modelo 96.
Provavelmente sobraram algumas peças e devem ter fabricado até esgotarem as peças.
Inclusive o modelo que eu vi não tinha estribo, acessorio standart.
A minha Bonanza (vermelha) Diesel S4, usa CL 2205.
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
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Andreson Melo |
Enviada: Qua Dez 15, 2004 8:26 am Assunto: Re: Bonanzas |
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Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 5858 Localização: União dos Palmares-AL
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Kiko você viu alguma 95 sem ser adaptada?? Tipo aquelas da PRF que eram adaptadas pela ENVEMO nada mais era que uma D20 cabinada? Eu até hoje só vi daquelas ano 95, nunca vi das normais nao. Tá aà uma curiosidade
Rodrigo eu tambem pensava igual você sobre o powertrain da bonanza, mais uma esclarecida graças a este forum maravilhoso. _________________ EX-D20 CD 95 Custom S MAXION S4
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Rodrigo Luvison |
Enviada: Sex Dez 17, 2004 11:24 pm Assunto: Câmbio Mazda |
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Registrado em: Domingo, 14 de Março de 2004 Mensagens: 1509 Localização: Itatiba - SP
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Olá pessoal
Aproveitando a deixa sobre câmbios...
Lembrei que a Ford utilizou a caixa de transmissão fabricada pela MAZDA (feita de AlumÃnio) nas F-1000 HSD 96/98. Aquelas F-1000 equipadas com o letárgico motor HS 2.5L (115 cv @4000rpm e 26,5 Kgfm a 1800rpm).
Relação das marchas:
1ª 3,90:1
2ª 2,25:1
3ª 1,49:1
4ª 1:00:1
5ª 0,80:1
Diferencial: 4,27:1 - É um Dana 46. [url=http://www.dana.com.br/pop_catalogosdana.asp?consulta=ok&consultaveiculo=ok&area=5&subsecao=1&tipo=catálogos&catalogo=18&montadora=FORD&veiculo=F%201000&componente=EIXO%20DIFERENCIAL%20COMPLETO]Vide tabela de aplicação.[/url]
Esse câmbio da Mazda não é muito conhecido (eu mesmo o desconheço totalmente), diferentemente dos consagrados Clark (Eaton atualmete) e ZF.
Abraços _________________ Rodrigo
Picape D20 CS 96 (Maxion S4T Plus) |
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PINGUÇO A-20 6C |
Enviada: Sáb Dez 18, 2004 11:39 pm Assunto: |
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Registrado em: Domingo, 12 de Dezembro de 2004 Mensagens: 27 Localização: Macaé-RJ-Brasil
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Sekiya escreveu: |
Marcio,
Seu questionamento já fora discutido muito neste fórum. É só dá uma pesquisada...
De qualquer forma, dá para trocar só o "miolo" do diferencial, não precisando trocar o eixo. Realmento o da D-20 é mais longo - tem o 3,15:1 e o 3,55:1 - e ambos dá para ser utilizado na A-20.
Problemas neste caso:
- Falta de força nas acelerações e retomadas
- Dificuldade em transpor subidas Ãngremes
- VelocÃmetro e hodômetro desregulado
Dá também pra colocar uma 5ª marcha overdrive. Só que neste caso o melhor câmbio é o Clark CL2215 ou 2205. A ZF é muito grande e desnecessária para o motor GM 250. Acho que até dá para adaptar, mas... Eu fiz a adaptação da Clark CL2215 no meu veÃculo. Ficou bom, apesar de alguns contratempos que apareceram.
Detalhes para esta adaptação:
- Dá para fazer em casa (claro, se vc tiver bom conhecimento e ferramentas e tempo)
- É simples e sem muita adaptação - encaixa-se perfeitamente - embreagem continua a mesma; cabo velocÃmetro é o mesmo; interruptor luz de ré é aproveitável.
- Aproveita-se a travessa do câmbio - reposicionada; fazer nova furação no assoalho do câmbio; coxim do câmbio dá pra ser mantido; alongar o eixo cardan.
- Cuidado: existem câmbio CL2205 e 2215 para Ford e para GM. O da Ford é diferente - tanto no eixo piloto quanto na furação do coxim.
- Existem duas relações para 5ª marcha desses câmbios: 0,84:1 e 0,75:1 (o segundo deve ficar legal, mas vai pedir marcha em aclives - o primeiro não)
- Cuidado com o pinhãozinho do velocÃmetro - se você se importar com isso é claro - pois dependendo do pneu e roda utilizado pode dar diferença de leitura. Tem pinhão de 21, 22, 23 e 24 dentes. O primeiro é pra quem usa o pneu 255/75 R15. O segundo é pra quem usa o pneu 215/80 R16. Os outros eu não sei...hehe
- CUSTO: De R$1500,00 a R$2000,00 só o câmbio aqui em São Paulo. Eu paguei caro: R$2500,00 com o câmbio antigo a base de troca (com a M.O inclusa e "peças" também). Fora os problemas que tive com balanceamento de cardan - mas isso foi culpa de quem fez o serviço...
Além disso, tive que adquirir: Coifa do câmbio da D-20 e a manopla - que é da D-20 Turbo. A coifa original do gasolina/alcool não serve pois a nova furação é grande e não há como encaixá-la - o trambulador do câmbio fica quase todo dentro do carro.
Olha, se o seu problema é $tempo$ parte para o diferencial. Se tá sobrando uns trocados, eu indicaria a troca da transmissão.
Desculpe a bÃblia
Esperto ter ajudado |
Sem problemas, toda informação é bem vinda. |
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PINGUÇO A-20 6C |
Enviada: Qui Dez 30, 2004 12:01 am Assunto: Re: Bonanzas |
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Registrado em: Domingo, 12 de Dezembro de 2004 Mensagens: 27 Localização: Macaé-RJ-Brasil
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Kiko escreveu: |
Olá Pessoal
A Bonanza 93~ utiliza o mesmo combio para ACD, e ZF somente para Turbo, acho que por se tratar de veÃculo com pouca opção de carregar 1000 kg de carga.
É um cambiozinho, mesmo das Opalas.
Abtraços |
O cambio do Opala de 5 velocidades serviria??? Sabe qual a relação??? O original do Pinguço a 4 velocidade é 1/1, outra coisa...acima de 80km/h tenho dificuldades de reengatar a a quarta..coisa estranha não????? Ruidos???? Não existe nenhum ruido estranho.
Marcio |
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Kiko (in memorian) |
Enviada: Sex Dez 31, 2004 5:33 am Assunto: Cambio |
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Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
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Olá Márcio
Desconheço a relação do cambio do Opala, mas a CL 2205 das Bonanzas é:
3,92
2,28
1,43
1
0,84 (G/A) e 0,75 (D)
Diferencial
3,90 (G/A)
4,10 (D)
Como vc disse, se a A20 tem diferencial de 3,90, praticamente vai ganhar a quinta.
A dificuldade de engate, pode ser problemas com: Óleo, Embreagem ou Sincronizador
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
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