Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página 1, 2, 3  Próximo
 Novo Motor para C10 « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Leonardo Truccolo
MensagemEnviada: Qui Fev 03, 2005 5:07 pm    Assunto: Novo Motor para C10 Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 3 de Fevereiro de 2005
Mensagens: 20
Localização: Porto Alegre - RS

Ola Srs,

Sou novo no forum.
Recentemente adquiri uma C10 ano 73, em muito bom estado de conservacao, unico dono desde zero.
Como paguei um preco bom, tenho um pouco de gordura $$$$ para gastar com ela. Estou pensando em colocar um motor e caixa do Omega 4.1 automatico e depois colocar gas. Gostaria de saber a opiniao de vcs sobre o assunto.
Vou utilizar a C10 basicamente para puxar os meus jipes na estrada, por isso gostaria da oiniao de vcs sobre o conjunto.
Desde ja agradeco,

_________________
Leonardo,
CJ2A - 1948
CJ3B - 1953
C 10 - 1973
Porto Alegre - RS
www.4x4brasil.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Sekiya
MensagemEnviada: Qui Fev 03, 2005 7:15 pm    Assunto: Motor Omega Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Olá Leonardo.

Uma vez, postei aqui um tópico sobre a utilização de câmbio automáticos nas nossas picapes. Por gentileza, dê uma verificada no ícone "pesquisar". Talvez algumas das suas dúvidas sejam resolvidas.

No mais, acho que a escolha do motor - no caso é melhor que seja da Silverado e não do Omega - está correta. Agora a transmissão é o maior problema. Tente achar um conjunto da Blazer 4.3 que é melhor. Aí é questão de adaptação e paciência!

_________________
Abraços
Eduardo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Leonardo Truccolo
MensagemEnviada: Seg Fev 07, 2005 6:58 pm    Assunto: Re: Motor Omega Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 3 de Fevereiro de 2005
Mensagens: 20
Localização: Porto Alegre - RS

Sekiya escreveu:
Olá Leonardo.


No mais, acho que a escolha do motor - no caso é melhor que seja da Silverado e não do Omega - está correta. Agora a transmissão é o maior problema. Tente achar um conjunto da Blazer 4.3 que é melhor. Aí é questão de adaptação e paciência!


Vc acha q o cambio da Blazer 4.3 e' mais forte q do Omega?
Encaixa perfeitamente no motor da Silverado

_________________
Leonardo,
CJ2A - 1948
CJ3B - 1953
C 10 - 1973
Porto Alegre - RS
www.4x4brasil.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Sekiya
MensagemEnviada: Seg Fev 07, 2005 7:48 pm    Assunto: Câmbio X Motor Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Leonardo,

Quanto a resistência deve ser a mesma. Lendo uma matéria no site Best Cars Web Site (http://www2.uol.com.br/bestcars) da S10 Executive, vi um comentário técnico de que o câmbio usado na S10 é o mesmo utilizado no Omega, apenas com alguns detalhes diferentes. (Hoje é que eu descobri isso). Mas tem as relações de marchas da caixa, que aí devem possuir algumas diferenças - que por sinal são muito importantes, pois há uma diferença de peso da S10/Blazer com o Omega, até porque você deseja rebocar outros veículos e colocar GNV.

Desta forma, ou você encontra um conjunto completo da Blazer Vortec ou você coloca o conjunto do Omega, mas lembre-se que o motor do Omega tem 168 cv a 4.500 rpm/29,1 mkgf a 3.500 rpm e o da Silverado 138 cv a 4.100 rpm/30,7 mkgf a 2.500 rpm e no seu caso torque é muito mais importante que potência. Quanto ao intecâmbio do motor SilveradoxOmega não sei se é possível pois dizem que há diferenças estruturais na parte traseira do motor, além do gerenciamento eletrônico do câmbio que eu não sei se são compatíveis.

_________________
Abraços
Eduardo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Fernando furini
MensagemEnviada: Ter Fev 08, 2005 12:29 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 14 de Novembro de 2003
Mensagens: 4515
Localização: Tenente Portela - RS

"S10 Executive, vi um comentário técnico de que o câmbio usado na S10 é o mesmo utilizado no Omega" O automático até pode ser o mesmo, vou ver se descubro isso.
Pra colocar motor e câmbio do Omega automático, é bom preparar o bolso, fora o fato de que são difíceis de encontrar. E o torque do Omega ligeiramente menor não muda praticamente nada, pois desde 1500 rpm ele já possui 26,5 kgfm, a diferença é mínima.
Motor e câmbio da Blazer também costumam ser bem caros...
O câmbio da Blazer, pelo menos o mecânico, é bem mais forte que o do Omega.
Motor de Silverado se encaixa direitinho em câmbio de Blazer, inclusive, acho que é a opção mais fácil e barata de se conseguir.

_________________
Fernando Furini
Omega CD 1-5-3-6-2-4.1i
Uno Smart
No More Carburators!!
Tenente Portela - RS
http://www.omegaclube.com
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
urbanskibr
MensagemEnviada: Ter Fev 08, 2005 9:51 am    Assunto: V6 no Bicho !! Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 2 de Novembro de 2004
Mensagens: 53

Olá fernando...

Provavelmente, a melhor opção que voce pode escolher é a de adaptar o conjunto Vortec inteiro. Sem duvida, ambos os motores são exelentes. Mas, o 4.1 é mais raro e caro que o Vortec, que é importado. Porem, se você comprar um Vortec em desmanche, retifica e troca o que for necessario, deixa o motor zero e usa sem se preocupar por um tempo. O Correto neste caso, seria você adotar todo o conjunto mecanico da S10, levando em conta que o diferencial da automatica é bem mais longo que as outras, alem de toda a parte eletrica, levando em conta que em desmanhches estes equipamentos quase não tem valor, por serem caros e importados. Mas com tempo e $$ voce vai longe. OK.

abraços..
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Leonardo Truccolo
MensagemEnviada: Ter Fev 08, 2005 1:28 pm    Assunto: Re: V6 no Bicho !! Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 3 de Fevereiro de 2005
Mensagens: 20
Localização: Porto Alegre - RS

André escreveu:
Olá fernando...

, retifica e troca o que for necessario, deixa o motor zero e usa sem se preocupar por um tempo.
abraços..


Ola Andre,

Vc ja viu qto sai pra retificar um Vortec?
Tinha um desses doto demontado que eu colocar no meu jipe, desisti, so' de bronzinas e jogo de juntas ia gastar mais do que paguei no motor.
Abraco

_________________
Leonardo,
CJ2A - 1948
CJ3B - 1953
C 10 - 1973
Porto Alegre - RS
www.4x4brasil.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Fernando furini
MensagemEnviada: Ter Fev 08, 2005 2:12 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 14 de Novembro de 2003
Mensagens: 4515
Localização: Tenente Portela - RS

"Mas, o 4.1 é mais raro e caro que o Vortec, que é importado."
Tem certeza? Nunca vi um Vortec por menos de 3 mil! Por 3 mil arranjo motor 4.1i com caixa e posso até colocar. Motor com menos de 80 mil km, que ainda teria uns 400 mil pela frente.
E 4.1i de raro não tem nada, tem tanta gente colocando em Opala, Jipe, etc. A não ser que na sua região seja raro, aí é outra história.

_________________
Fernando Furini
Omega CD 1-5-3-6-2-4.1i
Uno Smart
No More Carburators!!
Tenente Portela - RS
http://www.omegaclube.com
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Paulo Roberto Szabadi
MensagemEnviada: Qui Abr 28, 2005 1:36 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 19 de Fevereiro de 2005
Mensagens: 72
Localização: Santo André - SP

À todos:

Motor Chevrolet 4.1(Omega): fabricação nacional(antigo OPALA). Câmbio automático: Alemão.

Motor GM 4.3 Vortec(Blazer): EUA. Câmbio automático: EUA.

Melhores adaptações: Usar o câmbio do Opala, o encaixe na caixa seca é o mesmo. Melhor opção é o de 3 marchas que era fabricado aqui, o de quatro marchas vinha da Alemanha, da Opel. Mas é um câmbio muito bom.

Outras opções é utilizar o conjunto todo do Omega ou da Blazer. Inclusive com a adaptação da bomba elétrica no tanque. É possível utilizar o tanque de plástico da C20 MPFI, que é de 120 litros. Não é possível adaptar o câmbio automático da Blazer no motor 4.1, pois não casa com a caixa seca e como são coisas caras não vale à pena ficar fazendo gambiarras. Tenho uma edição da 4Rodas que fala sobre a adaptação do câmbio automático de 3 marchas do Opala em uma C20. Mas para isto é preciso procurar uma à uma.

Nos motores 4.1 do Omega e da Silverado, a única diferença é o chip eletrônico, que eleva a potência para 168 cv, mas tenho uma informação de rádio peão que esta potência é meramente ilustrativa, pois ficaria muito feio para a GM ter trocado o motor alemão do Omega que era de 160 cv pelo nacional de 138 cv. O que garante a performance do 4.1 em cima do antigo 3.0 são seus 1100 cilindradas à mais.

Mas se você quer ter potência mesmo, coloque o motor do Opala, o inconfundível 250S, com tucho mecânico e carburador Weber 446. Então você vai ver o que são 175 hp despejados nas rodas.

E não se esqueça de colocar pneus radias, que para a 73 devem ser os 235/75 R 15, os 255 raspam nos para-lamas dianteiros. E para isso é bom colocar freio à disco.

_________________
Paulo Roberto Szabadi
Santo André - SP
szabadi@litoral.com.br

Montado em Chevrolet Veraneio desde 1968.

Álcool, bom só na cachaça.
Combustível é GASOLINA
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
LeonanFL
MensagemEnviada: Qui Abr 28, 2005 4:57 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 14 de Novembro de 2004
Mensagens: 431
Localização: Mirandópolis - SP

Boa tarde amigos........

Bom, vou dar uma opinião meio diferente:
Acho que para colocar numa C10 e tirar jipe de atoleiro tem que ser o motor e cambio do opala (com algumas modificações), pois eh mais forte, a mecanica eh mais simples, etc

Nao gosto da ideia de cambio automatico, ainda mais pra andar na terra e atoleiro........

Como diz o outro, Se nao vai ajudar, pelo menos atrapalha, o importante eh participar.....
Abraços.......

_________________
Potência não é nada sem controle
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Fernando furini
MensagemEnviada: Qui Abr 28, 2005 6:29 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 14 de Novembro de 2003
Mensagens: 4515
Localização: Tenente Portela - RS

Citação:
Nos motores 4.1 do Omega e da Silverado, a única diferença é o chip eletrônico, que eleva a potência para 168 cv, mas tenho uma informação de rádio peão que esta potência é meramente ilustrativa, pois ficaria muito feio para a GM ter trocado o motor alemão do Omega que era de 160 cv pelo nacional de 138 cv. O que garante a performance do 4.1 em cima do antigo 3.0 são seus 1100 cilindradas à mais.

Não é assim. O comando do 4.1 do Omega e da Silverado é diferente. Logo, o mapeamento da injeção também muda. O comando do Omega é superior em termos de potência.
A potência não tem nada de meramente ilustrativa, são sim, 168 cv no motor. 137 cv na roda.
O 4.1 também não anda mais que o 3.0, ele perde por pouquíssima coisa em arrancada e velocidade final, pois as relações de marcha do 3.0 são mais específicas pra isso. Onde o 4.1 ganha com enorme diferença é na retomada e dirigibilidade em baixos giros.
Citação:
Melhor opção é o de 3 marchas que era fabricado aqui, o de quatro marchas vinha da Alemanha, da Opel.

O manual de 4 marchas do Opala é alemão? Não creio nisso... A mecânica do Opala é dos EUA, o encaixe motor-caixa é exatamente o mesmo dos veículos americanos.
Citação:
Outras opções é utilizar o conjunto todo do Omega ou da Blazer.

É caro demais.
Citação:
Não é possível adaptar o câmbio automático da Blazer no motor 4.1, pois não casa com a caixa seca e como são coisas caras não vale à pena ficar fazendo gambiarras.

Isso só é verdade se o câmbio da Blazer automática tiver a capa seca totalmente diferente da capa seca do câmbio manual, pois o câmbio da Blazer serve exatamente no motor do Opala. Furação americana...
O câmbio da Blazer não serve no Omega, isso sim é verdade. Mas dá pra adaptar. Mas no 4.1i da Silverado serve.
Citação:
Mas se você quer ter potência mesmo, coloque o motor do Opala, o inconfundível 250S, com tucho mecânico e carburador Weber 446. Então você vai ver o que são 175 hp despejados nas rodas.

São 153 cv no motor... Na roda, uns 125...
O que é sem dúvida nenhuma o mais barato, é motor 4.1i de Silverado, que tem 138 cv, anda muito bem, gasta pouco e nunca precisa de regulagens e caixa da própria C-10, de Opala ou de C-20.

_________________
Fernando Furini
Omega CD 1-5-3-6-2-4.1i
Uno Smart
No More Carburators!!
Tenente Portela - RS
http://www.omegaclube.com
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Tigues
MensagemEnviada: Qui Abr 28, 2005 6:35 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 7 de Mai de 2004
Mensagens: 505
Localização: Sp - Zona Leste

Olá pessoal, pra meter no gás nada como o 4100cc a alcool com 446 e cambio 5 marchas de C20 OU A20.
Na veraneio 75 que eu tinha tava com o brosol original e cambio 4 m e andava muito bem.

Paulo, essa eu não sabia o pneu 255 75 15 da ACD20 não serve na linha ACD10????

Eu coloquei o 235 75 15 da S-10 e achei que ficou pequeno demais.

_________________
Domingos, C-10 CD 80, Ranger 4x4.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Thales Pimenta
MensagemEnviada: Qui Abr 28, 2005 8:44 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

Pessoall,

motor eu não dou palpite, mas em relação ao câmbio, coloca o de C-10 original 3m, ou o 4m, ou 4m da D-10(relações muito curtas), ou de qualquer picape como A/C/D-20, Silverado, F-1000, F-250, S-10, Ranger etc. Câmbio de carro não vai aguentar puxar picape e jipe. Quebra na certa! Se for por automático veja bem as relações para não ficar encalhado nas subidas.

Abraços,

Thales
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Fernando furini
MensagemEnviada: Qui Abr 28, 2005 10:09 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 14 de Novembro de 2003
Mensagens: 4515
Localização: Tenente Portela - RS

Citação:
Câmbio de carro não vai aguentar puxar picape e jipe

Põe um de "dojão" pra ver... Twisted Evil
Mas tem que ser câmbio de picape a gasolina mesmo.

_________________
Fernando Furini
Omega CD 1-5-3-6-2-4.1i
Uno Smart
No More Carburators!!
Tenente Portela - RS
http://www.omegaclube.com
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Paulo Roberto Szabadi
MensagemEnviada: Qui Abr 28, 2005 10:41 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 19 de Fevereiro de 2005
Mensagens: 72
Localização: Santo André - SP

Fernando, algumas informações podem estar distorcida, não sei quel seu grau de conhecimento, mas vamos lá. Deixando o 4.1 de Omega e Silverado de lado um pouco, vamos falar sobre os câmbios.

O câmbio de 3 marchas do Opala é americano mesmo, já o de 4 marchas veio da Opel alemã, dados da revista 4Rodas quando do lançamento do Opala Automatic 4. Mas as furações são as mesmas. Para se colocar estes câmbios na caixa seca da C10/20 tem que adaptar o volante do motor, pois o do Opala é menor.

Já o câmbio manual da Blazer sei que serve, mas só o da 4.3 V6, o da 2.2 eu sei que não serve, inclusive o da V6 é o mesmo do Omega 4.1, já o do 2.2 eu desconheço.
Quanto ao câmbio automático da Blazer tenho a informação que não serviria na caixa seca da C10/20 ou alguma outra coisa que impediria, mas é informação de boca. Por isso vamos dar uma verificada técnica. Ok? Você vê por aí que eu vejo por aqui, beleza?
Ai nóis tira a dúvida... Very Happy

_________________
Paulo Roberto Szabadi
Santo André - SP
szabadi@litoral.com.br

Montado em Chevrolet Veraneio desde 1968.

Álcool, bom só na cachaça.
Combustível é GASOLINA
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 3
Ir à página 1, 2, 3  Próximo

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você pode anexar arquivos neste fórum
Você pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB