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 Turbo Garrett « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Dom Fev 13, 2005 5:53 pm    Assunto: Turbo Garrett Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
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Olá pessoal

O site da Gerrett melhorou, e agora podemos verificar o modelo de turbina recomendada para o seu motor.

Para todos os D-10 e D-20, recomendam modelo TA-31, lembre se que TA-31 é somente o modelo (tipo), que permitem várias montagens internas e configurações de montagem externa, portanto ao adquirir vcs tem que ficar atento no número da peça.


Abraços



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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Ter Fev 15, 2005 5:27 am    Assunto: Aplicações do Turbo Garrett TA 31 Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
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Olá pessoal

O turbo TA 31 é utilizado em vários motores, e cada um tem a montagem e caracteristica diferente.
Portanto, se instalar uma com configuração diferente da recomendada, pode ter resultados diferentes do esperado.
Por exemplo, comprar turbos de 2ª mão (novo ou usado), pois neste caso nem o código pode ser referencia, pois pode ter sido alterada. (troca de componentes)



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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Ter Fev 15, 2005 5:30 am    Assunto: Turbo TA 31 Continuação Responder com Citação



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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Ter Fev 15, 2005 5:33 am    Assunto: Turbo Garrett TA 31 (Continiuação) Responder com Citação



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Rodrigo Luvison
MensagemEnviada: Qua Fev 16, 2005 7:09 am    Assunto: Turbos Com Válvula de Alívio (WG) Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 14 de Março de 2004
Mensagens: 1509
Localização: Itatiba - SP

Olá Kiko

Qual é a maior vantagem do turbo WG em relação ao turbo sem válvula (direto)?

Ou a possibilidade de se ajustar a pressão na waste gate é mesmo a principal vantagem?

Estou querendo trocar o meu convencional TB 41, por um WG e estava pensando em colocar o mesmo do S4T Plus. Código Maxion 79036, ou seja, Garrett TA31 - número 704945-5002S.

Será que vale a pena fazer isso, ou por ser o S4 a melhora não será significativa.

O turbo atual está dando 0,8 com picos de 0,9 kgf/cm².

Abraços

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Rodrigo
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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Qua Fev 16, 2005 11:35 am    Assunto: Turbos com Waste Gate Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Rodrigo

A vantagem de turbos com WG, é a baixa inércia com rotores menores, que permitem o rapído enchimento desde uma rotação menor do motor.

A existencia da valvula é justamente para não ultrapassar a pressão máxima em altas rotações.

Com isto obtem-se torque em baixas rotações, sem risco de exeder a pressão de ajuste.

No Maxion S4, também terá este resultado.

Como no seu caso terá Intercooler, talvés a escolha de um modelo para motor interculado seja melhor. (verrificar quais as diferenças)

Abraços

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Kiko (in-memorian)

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Alexandre Tarcitano
MensagemEnviada: Ter Abr 26, 2005 11:00 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 12 de Abril de 2005
Mensagens: 10
Localização: Rio de Janeiro

Olá a todos do Fórum. Tenho uma dúvida e agradeceria aos amigos se pudessem dar uma luz a um cego. Tenho uma S10 turbo diesel e, para minha surpresa, não tem o instrumento de pressão do turbo. Possuo também uma Furglaine 86 ( é uma F1000) com motor MWM turbinado e possui painel completo com todos os medidores para verificar a qualquer momento a pressão do turbo, óleo, rpm, voltagem,etc. Parece que a GM tornou a S10 meio pelada em termos de medidores. Bem, eu consultei uma oficina de turbo aqui no Rio se o turbo estava funcionando ou não. O mecânico me disse que a maneira mais fácil é tentar "escutar" o silvo do turbo quando ele entra, e se você escuta o silvo, está tudo bem. Acho que estamos no século 21 e "escutômetro" ou "achômetro" não são ferramentas muito confiáveis. Às vezes escuto o tal silvo outras vezes não. Existe a possibilidade do turbo estar funcionando com intermitência? Quais são os defeitos mais prováveis que ele pode apresentar? Existe um dispositivo nesse turbo, que identifiquei como sendo o waste gate, mas ele está duro demais sem movimento nenhum.COmo posso testá-lo? Já me disseram também que deveria procurar uma oficina com dinamômetro. Isso é válido? Se puderem me ajudar nessa questão, ficaria grato.
Obrigado
Alexandre tarcitano

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ALEXANDRE TARCITANO

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MensagemEnviada: Qua Abr 27, 2005 12:04 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003
Mensagens: 1016
Localização: São Paulo

Alexandre,

Eu acho que estou com um problema parecido com o seu, na minha D20 a turbina está parecendo meio letargica. Ouço o silvo, mas pelo manômetro, vejo que ela demora para encher. Similarmente, a waste-gate está dura.

Os outros problemas são: travamento do eixo por problema de lubrificação, danos no rotor por particulas sólidas (acho que esse não é o seu caso), desgaste do eixo/mancais (o motor queima óleo que passa pelo eixo).

Problemas na bomba injetora, que influem no débito de diesel, tb alteram o funcionamento da turbina, baixando a pressão.

A cronomac vende kit de manômetro. Paguei por um kit de óleo R$120,00, em 2004 (adaptador, mangueira, manômetro e copo), acho que o de turbo não deve estar muito mais caro que isso. E é, como vc falou, a maneira certa de ver se está tudo ok.

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Alexandre Piza
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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Qua Abr 27, 2005 5:54 am    Assunto: Turbina Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Alexandres

A mola do waste gate é pesada mesmo, na mão não mexe, precisaria de uma chave inglesa de 6" de comprimento, encaixar no braço do eixo e movimentar.

O manometro pode ser colocado nesta mangueira que aciona Waste gate ou que aciona LDA, colocando se um TE.

Eu tenho outro tópico que trata exclusivamente de manometros.

Abraços

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Alexandre Tarcitano
MensagemEnviada: Sex Abr 29, 2005 1:43 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 12 de Abril de 2005
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Amigo Alexandre, acabei de comprar também um instrumento da Cronomac.VEio com mangueira, copo e conexão ao instrumento. Para conectá-lo ao motor, vou pedir para fazer um conector. Me foi indicado que se deve ligar o medidor no tubo logo após à saída do turbo, que vai para o motor. Para isso pediria ao Dr. Kiko que me confirmasse este fato.
( É Dr. Kiko mesmo, acompanho os seus comentários e tenho a impressão que o amigo possui vastos conhecimentos nos motores diesel)
Continuando, não vejo a ocorrência de fumaça branca no escapamento, o que poderia indicar alguma passagem de óleo para a turbina. Só mesmo colocando o medidor é que poderei ter alguma noção do que está acontecendo. Será que retirando a turbina para uma inspeção mais detalhada, poderia detectar algum problema? Essas turbinas da Garret são "consertáveis" ou tenho que adquirir uma outra, casa haja defeito?
Um abraço,
Alexandre Tarcitano

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Alexandre Tarcitano
MensagemEnviada: Sex Abr 29, 2005 1:46 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 12 de Abril de 2005
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Amigo Kiko, desculpe a ignorância desse aqui, o que é LDA? Não estou muito acostumado com algumas siglas.....
Alexandre

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MensagemEnviada: Sex Abr 29, 2005 6:14 am    Assunto: Valvula LDA Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
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Olá Alexandre T.

A valvula LDA, é a peça que fica em cima da bomba injetora, e tem a função de reduzir débitos da bomba, ou seja alimentar menos combustíveis em baixas rotações, reduzindo assim a emissão de fumaça.

Comentei em fazer uma derivação usando TE na mangueira que alimenta LDA ou que aciona Waste gate, lá na turbina. Vc pode usar aqueles TE de plasticos usados para sistema de combustível e/ou sistema de lavador de parabrisa.

Abraços

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Alexandre Tarcitano
MensagemEnviada: Sáb Abr 30, 2005 12:00 am    Assunto: Responder com Citação



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Olá amigo Kiko. Obrigado pela resposta, vou dar uma olhada com mais atenção nos locais indicados por você. Gostaria de esclarecer mais um detalhe. Você sugere colocar o medidor na linha que alimenta o waste gate usando o T de plástico. Será que a pressão não vai estourar o T? Como mesmo falaste, o atuador é muito duro e suponho que a pressão para ativá-lo seja grande. Neste caso, o T de plástico suporta o tranco? Se possível, gostaria de uma explicação do que é o waste gate. Além da S10 tenho uma Furglaine 1986, que nada mais é do que uma F1000 com motor MWM e o turbo marca Sprint. Ele não possui este dispositivo e o turbo entra a partir de 2200 rpm, com o medidor apontando para 0,6 a 0,8 kg.
Alexandre

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Andreson Melo
MensagemEnviada: Sáb Abr 30, 2005 12:29 am    Assunto: Responder com Citação



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Localização: União dos Palmares-AL

Olá Alexandre recomendo dá uma lida nos topicos abaixo, onde provavelmente vai ajudar a voce esclarecer melhor suas duvidas sobre turbo e afins Wink :

http://www.picapesgm.com.br/forum/viewtopic.php?t=672&highlight=waste
http://www.picapesgm.com.br/forum/viewtopic.php?t=641&highlight=waste
http://www.picapesgm.com.br/forum/viewtopic.php?t=83&highlight=waste
http://www.picapesgm.com.br/forum/viewtopic.php?t=213&highlight=waste
http://www.picapesgm.com.br/forum/viewtopic.php?t=333&highlight=waste
http://www.picapesgm.com.br/forum/viewtopic.php?t=304&highlight=waste
http://www.picapesgm.com.br/forum/viewtopic.php?t=255&highlight=waste

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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Sáb Abr 30, 2005 6:49 am    Assunto: Manometro de turbo Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
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Olá Alexandre T.

A pressão de turbina no Maxion HSD, é no maximo 1,5 kg/cm², não é nada para uma conexão de 1/4, não tem problema, tanto é que se amangueira for do bom, nem precisa de abraçadeira, unico problema se colocar no waste gate é o calor.

Agora esta turbina da Furglaine, que só entra a 2200RPM, deve ser de caminhão, os turbos de hoje, na maioria começa a encher em torno de 1200 RPM.

Pois enchendo à partir de 2200, não ajuda em nada o deslocamento deste veículo extra pesado, e de aerodinamica ruim.

Abraços

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