Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página 1, 2  Próximo
 Bicos Injetores Perkins-4.236/Q20B-4 « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
cepalopoli
MensagemEnviada: Ter Mar 08, 2005 5:44 pm    Assunto: Bicos Injetores Perkins-4.236/Q20B-4 Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 21 de Outubro de 2004
Mensagens: 503
Localização: Centro Oeste de SP

Olá pessoal,
Estou pensando em trocar os bicos da viatura , alguem saberia me dizer se tem algum problema em usar bicos importados da Italia porque os da Bosch ficaram proibidos($162,00 cada), pelo menos para mim .

... sempre encrementando a barca ! Very Happy

Abraço a todos
Carlos Eduardo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
tecnica
MensagemEnviada: Ter Mar 08, 2005 5:57 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003
Mensagens: 1016
Localização: São Paulo

Carlos,

Acho que não vale a pena, somente se for para corrigir um defeito com os bicos... se for uma troca preventiva, $egura um pouco e fica com os Bosch.

_________________
Alexandre Piza
PicapesGM Website - 10 anos
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
cepalopoli
MensagemEnviada: Ter Mar 08, 2005 8:25 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 21 de Outubro de 2004
Mensagens: 503
Localização: Centro Oeste de SP

Oi Ale,
Fiz o motor recentemente ficou muito bom estou satisfeito , mas ainda não mexi em bomba e bicos , a minha marcha lente(850/900RPM) esta trepidando e quando acelero devagar dá uma pequena falhadinha em baixa (+ - 1100RPM)depois afirma e fica normal creio que deve ser os bicos ou a bomba .
Só uso combustivel de otima qualidade e sou rigoroso com filtros em geral , instalei até um intermediario entre o tanque e bomba alimentadora $140,00 um estupro!!!!! mas se é para o bem do nosso motorzinho diga ao meca que gasto mesmo mas que é caro isto é .
Abraço
Carlos Eduardo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
PauloRS
MensagemEnviada: Qua Mar 09, 2005 5:15 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
Localização: Porto Alegre - RS

Você deve pesquisar melhor... Paguei em Julho de 2003, numa autorizada Bosh R$ 191,40 por 4 bicos DLLA 150 X4. Os que estavam, acho que originais, eram DLLA 140 P44. Não devem ter subido tanto, desde então. Att. Paulo
_________________
Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Andreson Melo
MensagemEnviada: Qua Mar 09, 2005 12:41 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 5858
Localização: União dos Palmares-AL

Como diz o cepapoli, aqui além de estuprarem te esquartejam, antes de vender a Veraneio ela foi a uma autorizada Bosch e trocada algumas peças como corpo da bomba e outras coisitas mais, pois não dava partida fria. O bombista fez um orçamento de R$ 2.300 pra deixar tudo novo, incluido bicos e outras peças, meu pai perguntou quanto custava um bico novo (nosso motor era MAXION S4) pediram R$ 220 em cada um Shocked Shocked Evil or Very Mad . Vai saber né autorizada sempre é estupro na certa Laughing Laughing
_________________
EX-D20 CD 95 Custom S MAXION S4 Crying or Very sad
Ducato Minibus 14
Onix 1.4 LTZ
MODERAÇÃO PICAPESGM

_________________
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Qui Mar 10, 2005 5:59 am    Assunto: Bicos Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá pessoal

Os bicos injetores aceitam limpeza e calibragem, em 90% dos casos não há necessidade de troca dos bicos.

O preço das peças do sistema de injeção está dentro do preço, um bico de MWM 6.07 por exemplo custa em torno de R$ 1.000,00 cada, e vão 6.

O motor diesel tem boa durabilidade, mas a manutenção sempre foi cara, principalmente na parte injeção, onde é aplicada tecnologias com alta precisão.

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
PauloRS
MensagemEnviada: Sáb Mar 12, 2005 4:41 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
Localização: Porto Alegre - RS

Não cabe discurso pois sabemos quem explora quem. Mas só para relativizar o "benefício" da tecnologia: na época, um bico injetor de S10 custava quase dez vezes mais que um de D20-Q20B4.236 É o que me faz "gostar" cada vez mais do que é "obsoleto". Por outra, insisto: o preço não pode ter quadruplicado em 2 anos.
_________________
Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Thales Pimenta
MensagemEnviada: Sáb Mar 12, 2005 3:15 pm    Assunto: bicos injetore preço Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

Olá Carlos,

em março de 2002 quando troquei os 4 bicos da picape eu paguei 200,00 nos "genéricos"(eu não sei a marca) e os Bosch saíam por 250,00. Os bicos foram trocados num bombista "comum". Atualmente eu não sei o preço, mas vou dar uma pesquisada(aqui em São Seb. Paraíso tem apenas uma casa que mexe com bombas injetoras que foi onde eu troquei...).

Pode ser que tenha subido por outros motivos... é impressinante a inflação das peças de automóveis!!

Abraços,

Thales
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
cepalopoli
MensagemEnviada: Seg Mar 14, 2005 8:11 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 21 de Outubro de 2004
Mensagens: 503
Localização: Centro Oeste de SP

Olá pessoal
Insisti com o bombosta em não trocar os bicos , os mesmos foram recalibardos como sugerio o amigo KIKO o que foi trocado foram as 4 valvulas de pressão da bomba ($83,00 cada), jogo de junta ($45,00) bomba alimentadora (165,00) + $250,00 de mão de obra acho quew ficou razoavel (o preço) qto. ao carro fucou como nunca vi , liso a aceleração sobe com muita facilidade e o torque parece que aumentou fiquei satisfeito, e com os bicos bosch também Very Happy
...sempre melhorando a jabiraca...

Abraços a todos
Carlos Eduardo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
PauloRS
MensagemEnviada: Qua Mar 16, 2005 2:15 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
Localização: Porto Alegre - RS

Olá,

Na teoria, bicos sofrem desgaste como qualquer peça mecânica. Na prática, podem ser limpos e ajustados para funcionarem bem (conheço quem nunca troca bicos, sempre os regula). Oficinas (de qualquer coisa) lucram com a venda de peças e se utilizam da nossa ignorância para nos "aterrorizar", dizendo que a peça velha não presta mais, que "podem dar um enorme prejuízo" e que não dão garantia se não a trocarmos.
O antídoto para isso é pedirmos justificativas, aprendermos mais para "falarmos de igual" e pedirmos as peças usadas de volta. Mesmo assim, "marchamos" em algumas vezes.

Paulo

_________________
Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Thales Pimenta
MensagemEnviada: Qui Abr 07, 2005 9:20 pm    Assunto: bicos injetores Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

Olá pessoal,

demorou mas hoje finalmente vi os preços dos bicos injetores novos para o motor 4.236 Bosch; cada um custa 70 mangos, sendo mais uns 50 para instalar. O modelo eu esqueci de perguntar... Embarassed vale dizer também que tem Delphi e CAV. Para mim de duas uma: ou o pessoal explora por aí, ou então aqui os bicos não são lá essas coisas...

Quanto a calibragem o bombista relatou que não vale a pena fazer porque o que desregula são os furos na cabeça(são quatro) e estes quando aumentam passar a gotejar ou "mijar" o diesel em vez de pulverizar, sendo que o processo de calibragem não diminui os furos. Ele me ralatou que existem bicos recondicionados, mas não são recomendáveis.

Gostaria de saber melhor o que é e como é feita a calibragem, se alguém puder explicar melhor....

Abraços,

Thales
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Sáb Abr 09, 2005 7:13 am    Assunto: Bicos Injetores Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Thales

Os bicos injetores funcionam como se fossem valvulas de alívio de um tanque de pressão de compressores.
Eles só abrem quando a pressão de entrada de diesel atingir o valor pré determinados nos bicos, em média uns 240 BAR (mais ou menos 240 kg/cm²), então a bomba comprime o diesel e no exato momento que atingir a pressão o bico abre e pulveriza o combustível na camara de combustão.

Esta valvula é controlado através de pressão de uma mola (helicoidal), que com o tempo de uso, sofre encolhimento (por fadiga), daí a pressão de injeção inicial cai, e como resultado, a injeção pode ocorrer fora do tempo e injetar mais combustível que necessário.
A regulagem é feita calçando esta mola, com arruelas calibradas especiais, para restabelecer a pressão inicial (gravado no Bico).

O mijo ocorre quando esta valvula não fecha por completo, desta forma o combustível passa por bico antes que atinja a pressão de injeção.
Veja exemplo de uma bomba de inseticida, aquela com um embolo (pistão), acione o embolo rápido, vc obtem uma boa pulverização, mas se acionar lentamente, só vai espirrar o líquido.

A parte da ponta dos bicos, onde estão os furos de pulverização, não se danifica tão facilmente, em caminhões duram em torno de 1 milhão de km, com combustível de boa qualidade.

Mas a condição o bombista pode ver na maquininha dele, aquela com um reservatório e uma bomba de alavanca e manometro, o mesmo que é usado para verificar a pressão de injeção.


Abraços.



Bico completo.jpg
 Descrição:
Bico Completo
 Tamanho:  3.13 KB
 Visto:  46945

Bico completo.jpg



Bico completo.jpg
 Descrição:
Bico Completo
 Tamanho:  3.13 KB
 Visto:  46945

Bico completo.jpg



Bico completo.jpg
 Descrição:
Bico Completo
 Tamanho:  3.13 KB
 Visto:  46945

Bico completo.jpg



Elemento do bico.jpg
 Descrição:
Elementos de bico
 Tamanho:  5.35 KB
 Visto:  46945

Elemento do bico.jpg



Elemento do bico.jpg
 Descrição:
Elementos de bico
 Tamanho:  5.35 KB
 Visto:  46945

Elemento do bico.jpg



Elemento do bico.jpg
 Descrição:
Elementos de bico
 Tamanho:  5.35 KB
 Visto:  46945

Elemento do bico.jpg



Bomba de teste.jpg
 Descrição:
Bomba para teste de Bicos
 Tamanho:  21.05 KB
 Visto:  46945

Bomba de teste.jpg



Bomba de teste.jpg
 Descrição:
Bomba para teste de Bicos
 Tamanho:  21.05 KB
 Visto:  46945

Bomba de teste.jpg



Bomba de teste.jpg
 Descrição:
Bomba para teste de Bicos
 Tamanho:  21.05 KB
 Visto:  46945

Bomba de teste.jpg



_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Thales Pimenta
MensagemEnviada: Sáb Abr 09, 2005 3:05 pm    Assunto: Bicos injetores-regulagem Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

Olá Kiko,

muito obrigado pela explicação, mas surgiu uma dúvida: pelo que o sr. disse a mola sofre fadiga e é calçada com arruelas especiais. Não daria para trocar a mesma(mola) por uma nova?

Grato,

Thales
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Dom Abr 10, 2005 6:08 am    Assunto: Bicos Injetores Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Thales

Daria, mas o serviço de ajustar teria que ser feita da mesma forma, pois mesmo com as molas novas, a pressão de abertura pode variar.

Abraços

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
hpnardino
MensagemEnviada: Dom Fev 17, 2008 1:13 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 3 de Dezembro de 2006
Mensagens: 13
Localização: Três Lagoas-MS

Pessoal,

Para aquisição de peças originais bosch você devem fazer uma gambiarinha, como todo mundo tem um amigo que tem uma empresa, com CMPJ, e dai procura uma distribuidora bosch e compra direto, para cada tipo de empresa tem um preço diferente, mas sai muito mais barato que comprar direto do bombista, quando retifiquei um MWM 229 de minha F-1000 fiz isso com um amigo que tinha uma madeireira, e o motor que no orçamento da retifica ficava em 6500 ficou em 4500 e com todas as peças originais. Não lembro quanto paguei nos bicos, mais a diferença de preço em relação aos piratexs da retifica ficou muito grande e são originais bosch.

espero ter ajudado com uma informação que para mim ajudaram a ganhar a mão de obra toda da retifica e mais um pouco.

_________________
EX. F-1000 Super Série Turbo!! Agora Blazer 2.4 2003!!
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 2
Ir à página 1, 2  Próximo

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você pode anexar arquivos neste fórum
Você pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB