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Reforma de chassis |
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edcotrim |
Enviada: Seg Mar 21, 2005 10:35 pm Assunto: Reforma de chassis |
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Registrado em: Segunda-Feira, 24 de Janeiro de 2005 Mensagens: 13 Localização: Campinas - SP
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Olá, companheiros,
Estou desmontando a C14, e já comecei a lixar o chassis com escova de aço, pois o mesmo está bem enferrujado. Qual é a sequencia de tratamento correto para o mesmo, a fim de que todo o problema de ferrugem seja sanado, e para que no futuro eu não tenha problemas?
Valeu,
Evandro _________________ Evandro Cotrim |
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MachadoSL |
Enviada: Seg Mar 21, 2005 11:29 pm Assunto: |
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Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004 Mensagens: 8826 Localização: Rio de Janeiro
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Olá Evandro, bem seguindo a receita que eu aplico em meu fusca e nos outros carros antigos que eu tive a receita é a seguinte:
Depois de bem lixada a superfÃcie limpe a mesma com thiner de segunda linha e uma estopa limpa para remover a poeira e gordura, JAMAIS, após lixar lave a superfÃcie com água pois isso faz o processo de ferrugem começar;
Prepare o FUNDO FOSFATIZANTE NO MOMENTO DO USO e aplique uma camada fina, este fundo é vendido no mÃnimo em latas de 1/4 com o catalizador em um fraco plástico para ser preparado. Observação, a lata de 1/4 vem pouco acima da metade, é assim mesmo. Não se recomenda reaproveitar o fundo fosfatizante que sobrou, pois ele perde a propriedade garantida pelo catalizador após 8 horas de preparo (isso o da Glassurit, de outros fabricantes eu não sei).
Aplique uma camada fina de fundo fosfatizante com uma pistola de alta pressão, se for muito grossa ele não adere direito e a ferrugem pode voltar.
Espere por 12 horas e em seguida aplique uma camada de PRIMER, este deve ser de preferência aplicado com uma pistola, mas deve ser diluÃdo com THINER DE PRIMEIRA LINHA. Você pode aplicar pelo menos 3 camadas para garantir uma boa proteção ao fundo fosfatizante, sempre de um intervalo de pelo menos 2 horas entre uma aplicação e outra.
Nas partes da lataria que tiver irregularidades, aplique a massa cinza com uma espátula e espere por 5 horas ou a secagem completa para depois lixar.
Algumas pessoas costumam aplicar por cima da massa cinza, a massa plástica quando a irrgularidade é grande, se não tiver outro modo, use a massa plástica, a aplicando com espátula e depois a lixando bem, mas assim que terminar a fase de lixamento, limpe de novo a superfÃcie com thiner de segunda. JAMAIS lixe o carro usando água, o primer e a massa cinza são porosos e permitem a retenção de água, o que futuramente pode implicar em surgimento de ferrugem.
Faça uma alicação de primer ou massa cinza sobre a massa plástica, ela costuma a encolher com o solvente e isso serve para você acertar a superfÃcie antes da pintura. Afinal é melhor este trabalho agora do que pintar e ver que depois fica a marca da massa plástica encolhida debaixo da pintura.
Finalmente, depois de 12 horas de descanso deste último processo, aplique uma camada bem diluÃda da tinta que irá pintar o carro, espre por 5 horas e depois disso é só começar o trabalho de pintura, sempre fazendo o intervalo mÃnimo de 3 horas entre uma mão e outra.
Prefira pintar o carro em dias mais quentes e sempre longe do vento, pois a sujeira adora uma tinta nova.
Bem, acho que é só, qualquer coisa é só preguntar.
Abraços,
Sergio |
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Thales Pimenta |
Enviada: Ter Mar 22, 2005 8:50 pm Assunto: Pintura Chassi |
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Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003 Mensagens: 2993 Localização: Sudoeste de MG
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Olá Sérgio,
surgiu duas dúvidas:para chassi o necessário não somente o fundo fosfatizante e uma tinta por cima (geralmente preto fosco)? Quanto a lataria o primer não vem por cima da massa plática?
Evandro,
aproveite que a picape está só no chassi e confira o alinhamento do mesmo(para alinhar o chassi é necessário retirar tudo:gabina, carroceria etc.), além de trincas, rachaduras, lugares frágeis demais e se tiver algum serviço a ser feito(alinhamento, solda etc.) faça antes de pintar. Assim fica tudo ok e evita problemas futuros.
Abraços,
Thales |
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MachadoSL |
Enviada: Qua Mar 23, 2005 11:04 am Assunto: |
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Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004 Mensagens: 8826 Localização: Rio de Janeiro
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Olá Thales, bem, respondendo as suas dúvidas, bem o maior erro que a maioria dos lanterneiros comete é usar a massa plástica em cima do primer, isso não é indicado pois a camada de primer e muito fina e qualquer lixamento a mais ja vem a expor a lata, além disso, a massa plastica, quando está catalizando libera calor e consequentemente, como temos a umidade do ar, sempre aparece uma certa umidade, não vou dizer que esta umidade seja suficiente para passar através do primer e fundo fosfatizante e chegar à chapa, mas dependento da extensão aplicada de massa pode ocorrer. Como a massa cinza tem uma composição mais elástica e vamos assim dizer "plástica", ela confere uma proteção maior, entretanto, a massa cinza só é indicada para corrigir imperfeições não muito profundas. Quanto ao chassis, pode-se aplicar o fundo fosfatizante e aplicar direto a tinta preta fosco com base de epoxi, já que ela tem melhor aderência e combina com o fundo fosfatizante facilmente. Ná fabrica este processo de aplicação da tinta do chassis é eletrostático, algo ainda muito caro de ser feito nas oficinas aqui do Brasil.
Mais uma coisa que eu ia esquecendo, já faz muito tempo, havia um produto chamado PCF (Primer Convertedor de Ferrugem), ele era usado para quando a lata tivesse sido furada pela ferrugem ou tivesse sido soldada. O que o PCF fazia era reagir qumicamente com o ferro oxidado (em quÃmica falamos reduzido) e neutralizar a carga da chapa, com isso a ferrugem não apareceria mais naquele ponto. Após a aplicação se seguia a receita tradicional aplicando o primer, sem fazer o uso do fundo fosfatizante. O grande problema do PCF era o PREÇO $$$$$$$$, por isso, acredito que ele tenha desaparecido do mercado (pelo menos aqui no Rio), para facilitar, a embalagem dele era de 300ml em frasco plástico de cor laranja com rótulo preto e letras brancas e laranjas, se você encontr-lo, me fale.
Abraços,
Sergio |
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adalberto |
Enviada: Qua Mar 23, 2005 1:28 pm Assunto: |
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Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004 Mensagens: 7429 Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN
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Olá Sergio, blz ?
O produto que você chama de PCF está muito parecido na descrição com um que conheço e é muito comum chamado FERROX. É a mesma coisa ?
O modo de funcionamento e a situação em que deve ser usado é exatamente igual ao seu PCF.
abraço
adalberto |
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edcotrim |
Enviada: Qua Mar 23, 2005 11:17 pm Assunto: |
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Registrado em: Segunda-Feira, 24 de Janeiro de 2005 Mensagens: 13 Localização: Campinas - SP
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Beleza, companheiros, obrigado pelas dicas, sem pre úteis.
Adalberto, pelo que já ouvi falar, o FERROX apenas neutraliza a ferrugem, mas não protege a chapa da ação de agentes externos. Já o PCF, transforma a ferrugem em uma camada protetora (primer), por isso é mais caro. Pelo que tenho visto, o FERROX custa em torno de R$ 24,00 o litro, ao passo que o PCF custa em torno de R$ 8,00 a embalagem de 100ml.
Veja o link: http://www.quimatic.com.br/Busca/TEXTOPCF_VERSO.HTM
que explica sobre o PCF.
Abraço,
Evandro _________________ Evandro Cotrim |
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Brucutu |
Enviada: Qui Mar 24, 2005 6:48 pm Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 29 de Outubro de 2003 Mensagens: 252 Localização: Vila Velha - ES
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Oi Turma!
Eu já pintei meu Brucutu uma vez e usei esse PCF. Minha opinião é:
-FUJAM DELE!
Quando eu pintei meu carro passei escova de aço nas áreas atacadas por ferrugem, não usei água pra limpar (fiz como já foi sugerido, usei thiner) e apliquei o tal PCF. Hoje, em todos os lugares que apliquei o tal produto a ferrugem reapareceu e com muito mais "força". Vou ter que fazer o serviço todo novamente.
Quanto às outras sugestões, são todas ótimas.
Boa sorte!
Walter _________________ Veraneio S4tPlus
Montana 1.4 2007 (Mini-braba)
S10 - 2.4 Cabine Dupla (RIP)
S10 - Vortec 98 (RIP)
D20 - 4x4 - Powered by Perkins/Lacon (RIP) |
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MachadoSL |
Enviada: Qui Mar 24, 2005 11:40 pm Assunto: |
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Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004 Mensagens: 8826 Localização: Rio de Janeiro
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Ih caramba, então o PCF virou uma bomba relógio, pelo menos quando eu o usava ele funcionava bem. Quanto ao Ferrox, ele ajuda, mas para que a chapa fique bem protegida é necessário aplicar o primer depois, pois ele também é um neutralizador de carga, só não é um protetor como o PCF é ou era. Se o PCF teve sua formulação alterada você logo vai notar, no local da aplicação a chapa deve ficar escura indo até a tonalidade negra quando houve furo de ferrugem, se não ficar assim é porque o produto está muito diluÃdo (o que não é recomendado), a quantidade aplicada foi pouca, o produto está vencido ou pior ainda é um produto adulterado.
Uma vez em outro tópico eu também cheguei a falar da colagem de alumÃno não anodizado (não tratado) em alguns pontos do veÃculo, o qual pode ser colado com super bonder direto na chapa. Cheguei até a usar esta técnica em meu falecido ex passat, e funciona bem. O grande problema é encontrar este alumÃnio, pois o que vende no mercado é o tratado. O princÃpio é o de uma pilha, e o que ocorre é que o alúmino, por diferênça de carga elétrica irá ser corroÃdo na frente do ferro.
Bem, espero ter ajudado,
Abraços a todos,
Sergio |
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Thales Pimenta |
Enviada: Sex Mar 25, 2005 2:53 pm Assunto: PCF |
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Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003 Mensagens: 2993 Localização: Sudoeste de MG
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Olá pessoal,
quanto a aplicação de PCF ou qualquer outro produto temos de ficar atentos à diluição do produto e qualidade do serviço. No caso do Walter pode ser que o serviço não foi bem feito(o tratamento da lata, a aplicação, pintura, etc.) ou o funeca diluiu o produto. Relate melhor para nós o problema e como foi feito o serviço Walter.
Sérgio, quanto ao alumÃnio como proteção tenho uma dúvida: em partes com corrosão em andamente ele paralisa o processo? Meu chassi e gabine estão com alguns pontos de ferrugem e estou meio sem tempo$ para fazer o serviço.
Grato,
Thales |
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PauloRS |
Enviada: Sáb Mar 26, 2005 1:53 am Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004 Mensagens: 1883 Localização: Porto Alegre - RS
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Essa do alúminio é interessante! Você poderia exlicar melhor a técnica ?
Att,
Paulo _________________ Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado. |
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PauloRS |
Enviada: Sáb Mar 26, 2005 1:54 am Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004 Mensagens: 1883 Localização: Porto Alegre - RS
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Machado,
Desculpe, leia-se alumÃnio...
Paulo _________________ Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado. |
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Kiko (in memorian) |
Enviada: Sáb Mar 26, 2005 6:00 am Assunto: Pintura do Chassi |
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Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
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Olá pessoal
Vcs estão muito preocupados em proteção e pintura do chassi, mas este e a parte mais resistente a ferrugens do carro.
Quanto a lataria, uma vez oxidado não há método ou processo que elimine, pode retardar, mas um dia volta.
Portas por exemplo, por fora vc pode lixar e deixar a lata polido, mas por dentro ou nas junções não tem como.
Fora este processo de alumÃnio, existe também a proteção catódica, nesta mesma seção.
Na parte interna das latarias deve se passar óleos protetÃvos, tais como Texaco Anti Rust Oil.
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br |
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Thales Pimenta |
Enviada: Sáb Mar 26, 2005 10:39 pm Assunto: Conservação de lataria |
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Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003 Mensagens: 2993 Localização: Sudoeste de MG
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Olá Kiko,
minha preocupação se deve à idade do veÃculos(34 anos) e pelo fato de ser um veÃculo de trabalho(transporto adubo, esterco etc.) e além disso já exite alguns pontos de ferrugem aparente.
Quanto a lataria dá para eliminar a maioria dos pontos de ferrugem sim. Por exemplo: dentro das portas, basta tirar a folha externa da mesma e dar um trato por dentro e depois recolocar a folha. O teto dá para trocar. Mas é certo que são serviços caros e tem que ter muito cuidado senão não fica perfeito. Seria uma restauração o que demanda muito tempo e $. Certa vez vi uma Chevy Brasil sendo restaurada parte por parte e no final o serviço ficou muito bom, estando a lataria muito próxima de quando nova.
Abraços
Thales |
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MachadoSL |
Enviada: Dom Mar 27, 2005 6:51 pm Assunto: |
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Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004 Mensagens: 8826 Localização: Rio de Janeiro
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Olá gente, estive um pouco fora, mas vamos ao alumÃnio, este metal para ser usado como agente contra ferrugem precisa ser o aluminio não tratado (não anodizado), em geral alguns estaleiros navais e até a Petrobrás usava esta tecnica para evitar a corrosão, hoje em dia parece que a petrobras usa a técnica eletrostática.
O aluminio + ferro funcionam como uma pilha, onde o polo que será corroÃdo é o do alumÃnio. Entretanto, esta técnica não se aplica se a ferrugem estiver em andamento, pois o ferro corroÃdo atua como a parte mais fraca desta pilha. Então, há a necessidade de se remover a ferrugem ou paraliza-la, o que no caso de furos, seria necessário remover o máximo de ferrugem, secar bem a chapa e aplicar o PCF ou o fundo fosfatizante. Claro que após este servição não há a garantia de que a ferrugem não vá voltar, mas quem irá ser corroÃdo na frente é o alumÃno. Quando eu tinha um Passat 76, eu usei esta técnica na primeira grande reforma dele em 88, e ele resistiu sem ferrugem nos locais crÃticos como colunas do vidro e portas até 97 quando o vendi. O único ponto dele que enferrujou foi a base do radiador, também radidador era de cobre e acabou desequlibrando esta pilha (e eu esqueci disso!).
Bem a receita de uso do alumÃnio, caso consigam é uma chapa de 1mm de expessura com o tamanho entre 1 e 2cm quadrados. Estas chapas irão proteger uma área de ferro de aproxamadamente 1m quadrado. Como isso é dificil de calcular com exatidão no carro, eu saà colocando próximo aos pontos onde apareciam ferrugem com maior constância.
Agora, se alguém conseguir fazer o tratamento da chapa com anodização ótimo, o problema é que este é um processo industrial muito caro para ser aplicado em apenas um carro.
Bem, por enquanto é isso,
abraços,
Sergio |
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PauloRS |
Enviada: Ter Mar 29, 2005 12:41 am Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004 Mensagens: 1883 Localização: Porto Alegre - RS
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O sr. MachadoSL citou um interessante processo de combate quÃmico a corrosão que não deve ser desprezado. O processo interessa-nos, como "graxeiros de fim-de-semana" e pode até mesmos nos servir em outras situações "não-automotivas". Essa pode ser a solução para a corrosão dos tanques de gasolina, de peças expostas e de outras tantas que a indústria, pelos seus motivos ou interesses, nunca resolvem. Certamente há tintas e compostos especÃficos para tal propósito, mas que são trabalhosos e muitas vezes ineficazes, como os que foram citados.
Ficou-me as dúvidas: o alumÃnio não anodizado é tão difÃcil de se encontrar ? Não seria o mesmo de uma panela de cozinha ? Como saber a diferença entre eles ?
Obs: Para proteger a parte interna das portas, uma prática muito comum é passar graxa diluÃda com óleo...
Att.
Paulo _________________ Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado. |
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