Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página Anterior  1, 2
 Reforma de chassis « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
MachadoSL
MensagemEnviada: Ter Abr 12, 2005 10:50 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004
Mensagens: 8826
Localização: Rio de Janeiro

Olá Paulo, desculpe a demora em voltar ao fórum, mas devido ao meu trbalho eu ando muito longe dos computadores. Bem, vamos ao alumínio, o que está presente nas panelas é o anodizado, uma caracteristica das peças anodizadas é que elas sempre possuem brilho e a superfície lisa, ja a peça não anodizada sempre tem o aspecto fosco e aspero (não rugoso). Para exemplificar melhor, sabe as folhas de papel de alumínio que ficam guardadas por muito tempo, repare que elas ficam com a cor escura e fosca, isto significa que elas estão sendo "oxidadas" pois a proteçào que foi feita na fábrica para elas é apenas por indução elétrica e uma baixa quantidade de metais para evitar que ela se "oxide" rapidamente. O alumínio nao anodizado é dificil de encontrar, mas se você conhece alguém que trabalha na indústria de restauração naval ou na fuselagem de aviões de pequeno porte, pode ser que você consiga as rebarbas usadas na restauração por um preço bem camarada ou até de graça. No meu caso eu as ganhei de um colega que na época trabalhava na marinha daqui do Rio, como hoje ele está em Maceió, ele não tem como arrajar mais.
Bem, é isso.
Abraços a todos,
Sergio
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Skype
Andreson Melo
MensagemEnviada: Ter Abr 12, 2005 5:45 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 5858
Localização: União dos Palmares-AL

MachadoSL escreveu:
Olá Paulo, desculpe a demora em voltar ao fórum, mas devido ao meu trbalho eu ando muito longe dos computadores. Bem, vamos ao alumínio, o que está presente nas panelas é o anodizado, uma caracteristica das peças anodizadas é que elas sempre possuem brilho e a superfície lisa, ja a peça não anodizada sempre tem o aspecto fosco e aspero (não rugoso). Para exemplificar melhor, sabe as folhas de papel de alumínio que ficam guardadas por muito tempo, repare que elas ficam com a cor escura e fosca, isto significa que elas estão sendo "oxidadas" pois a proteçào que foi feita na fábrica para elas é apenas por indução elétrica e uma baixa quantidade de metais para evitar que ela se "oxide" rapidamente. O alumínio nao anodizado é dificil de encontrar, mas se você conhece alguém que trabalha na indústria de restauração naval ou na fuselagem de aviões de pequeno porte, pode ser que você consiga as rebarbas usadas na restauração por um preço bem camarada ou até de graça. No meu caso eu as ganhei de um colega que na época trabalhava na marinha daqui do Rio, como hoje ele está em Maceió, ele não tem como arrajar mais.
Bem, é isso.
Abraços a todos,
Sergio


Bem Sérgio, se esse seu amigo ainda conseguir, eu moro em Alagoas e poderei pegar com ele, e enviar ao amigo que necessita, bastando apenas entrar em contato com ele. Abraços

_________________
EX-D20 CD 95 Custom S MAXION S4 Crying or Very sad
Ducato Minibus 14
Onix 1.4 LTZ
MODERAÇÃO PICAPESGM

_________________
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
MachadoSL
MensagemEnviada: Ter Abr 12, 2005 11:43 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004
Mensagens: 8826
Localização: Rio de Janeiro

Olá Anderson, agradeço sua ajuda, mas meu amigo apesar de estar aí ele não está mais na parte dos estaleiros, agora ele é um burocrata (ou seria como eu "burrocrata"?) e por isso não consegue mais essas joias para mim, aliás de vez em quando eu até pergunto se não tem ninguém a quem pedir, mas tudo bem, quando eu conseguir eu falo pro pessoal daqui.
Obrigado pela ajuda e abraços,
Sergio
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Skype
PauloRS
MensagemEnviada: Qua Abr 13, 2005 2:14 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
Localização: Porto Alegre - RS

Machado,

Mais uma vez, obrigado.
Então, acho que não conheço alumínio não-anodizado.

Um abraço,
Paulo

_________________
Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
cepalopoli
MensagemEnviada: Qua Abr 13, 2005 6:12 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 21 de Outubro de 2004
Mensagens: 503
Localização: Centro Oeste de SP

Olá pessoal ,

Todo alumínio é poroso , isto é facimente notado se colocarmos a peça em um microsocopio, a camada anodica serve para selar o mesmo e dar homogeneidade a superficie, e se for polido para não perder o brilho , quando o alumínio não é tratado (anodizado) notem que tem o aspecto escuro meio cinza esta é uma reação normal do material quando esposto as intemperes notem que as patroas usam bombril nas panelas exatamente para dar brilho porque não existe tratamento que resista a temperatura então as panelas não são anodizadas e sim polidas , a anodização pode ser ser brilhante natural ou colorida como bronze poe exemplo uasada em esquadrias ou azulada como é usada no quadro de bicecletas, tambem pode receber pintura eletrostatica com pó de epoxi na cor que desejarmos, trabalho com esquadrias a 14 anos , qto a resistencia do material no caso do alumínio naval depende unica e exclusivamente da liga , isto é qto. de alumínio tem , pois o material não tem dureza suficiente , ele é maleavel e não pode ser 100% puro é diferente do aço que quebra não pensem que o alumínio é fraco , o grande equivoco e confundir resistencia do material com maleabilidade embora andem juntas são distintas .
Abraços a todos
Carlos Eduardo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
MachadoSL
MensagemEnviada: Sáb Abr 16, 2005 8:43 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004
Mensagens: 8826
Localização: Rio de Janeiro

Olá Carlos Eduardo, o aluminío que eu falei ser usado na industria naval não é aquele que entra na cosntrução de barcos de pequeno porte, pois este é anodizado e por um acaso quase da mesma composição que o usado em portões de aluminío; o que se usava para evitar a corrosão no casco dos navios de aço era o não anodizado. Atualmente, com o novo sitema de preparo de chapas, a indústria naval vem abandonando esta técnica. Quanto ao alunínio da panelas a informação que eu tinha é que ele era composto de uma liga de metais e era anodizado, caso contrário, em pouco tempo as panelas estariam corroídas, mas sabe como é, a indústria sempre opta pelo mais barato e pode ser que tenha ocorrido alguma mudança, afinal faz tempo que não trabalho mais em laboratórios de química. De qualquer modo, sua contribuição aqui no fórum foi muito boa, pois eu esqueci de citar o aluminío das esquadrias, que deve oferecer resitência e durabilidade e por isso mais caro que peças de ferro ou de alúminio de antenas de televisão.
Abraços,
Sergio
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Skype
cepalopoli
MensagemEnviada: Dom Abr 17, 2005 8:27 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 21 de Outubro de 2004
Mensagens: 503
Localização: Centro Oeste de SP

Olá pessoal ,
Como já disse a anodisação não serve para proteger o alumínio e sim para proteger o seu polimento , mantelo sempre brilhante e bonito , quanto as ligas são diversas por ex. perfil p/ esquadrias liga pura(ASTM6064) 99% alumínio, só não pode ser 100% porque não teria dureza suficiente (não confundir dureza com resistencia), já na industria naval liga ASTM 5052(liga universal), no momento não me recordo dos percentuais já que a duresa necessária é outra , neste caso para proteção contra corrosão são usados os anodos geralmente de chumbo por se tratar de material mais fraco é o que sera sacrificado, notem que nas embacações imdependente do porte todas possuem os tais anodos de sacrificio geralmente nas partes que estarão em contato diretamente com a água que por ser salgada causa o efeito "pilha"(reação eletro/ fisico/quimica), principalmente nos motores de popa que são facilmente identificadas logo acima do hélice , como forão feitos para serem sacrificados sempre são substituidos de acordo com o uso .
Abrços a todos
Carlos Eduardo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
MachadoSL
MensagemEnviada: Seg Abr 18, 2005 12:19 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004
Mensagens: 8826
Localização: Rio de Janeiro

Olá Carlos Eduardo, olá pessoal,
taí uma coisa que eu havia esquecido de verificar, a tabela periódica, se tivesse visto antes poderia ter usado o chumbo ao invéz do alumínio conforme aprendi no curso de corrosão. Obrigado pela dica.
Abraços,
Sergio
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Skype
MachadoSL
MensagemEnviada: Seg Abr 18, 2005 1:06 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004
Mensagens: 8826
Localização: Rio de Janeiro

Olá gente,
Só corrigindo uma coisinha que havia me esquecido e por não ter conferido a tabela periódica, não da para usar o chumbo para evitar a corrosão porque sua eletronegatividade é igual a do ferro, ou seja, se colarmos chumbo junto com o ferro anbos terão igual poder de desgasgte pela corrosão. Por isso o alumínio é o mais indicado por ser mais eletronegativo. Para provar isso vai aí um link, que explica de modo rápido isto.
http://myspace.eng.br/eng/corr/corr1.asp
É a tal coisa, tem tanto tempo que não brinco com a química que acabo esquecendo.
Abraços,
Sergio
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Skype
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 2 de 2
Ir à página Anterior  1, 2

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você pode anexar arquivos neste fórum
Você pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB