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Reforma de chassis |
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Mensagem
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MachadoSL |
Enviada: Ter Abr 12, 2005 10:50 am Assunto: |
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Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004 Mensagens: 8826 Localização: Rio de Janeiro
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Olá Paulo, desculpe a demora em voltar ao fórum, mas devido ao meu trbalho eu ando muito longe dos computadores. Bem, vamos ao alumÃnio, o que está presente nas panelas é o anodizado, uma caracteristica das peças anodizadas é que elas sempre possuem brilho e a superfÃcie lisa, ja a peça não anodizada sempre tem o aspecto fosco e aspero (não rugoso). Para exemplificar melhor, sabe as folhas de papel de alumÃnio que ficam guardadas por muito tempo, repare que elas ficam com a cor escura e fosca, isto significa que elas estão sendo "oxidadas" pois a proteçà o que foi feita na fábrica para elas é apenas por indução elétrica e uma baixa quantidade de metais para evitar que ela se "oxide" rapidamente. O alumÃnio nao anodizado é dificil de encontrar, mas se você conhece alguém que trabalha na indústria de restauração naval ou na fuselagem de aviões de pequeno porte, pode ser que você consiga as rebarbas usadas na restauração por um preço bem camarada ou até de graça. No meu caso eu as ganhei de um colega que na época trabalhava na marinha daqui do Rio, como hoje ele está em Maceió, ele não tem como arrajar mais.
Bem, é isso.
Abraços a todos,
Sergio |
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Andreson Melo |
Enviada: Ter Abr 12, 2005 5:45 pm Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 5858 Localização: União dos Palmares-AL
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MachadoSL escreveu: |
Olá Paulo, desculpe a demora em voltar ao fórum, mas devido ao meu trbalho eu ando muito longe dos computadores. Bem, vamos ao alumÃnio, o que está presente nas panelas é o anodizado, uma caracteristica das peças anodizadas é que elas sempre possuem brilho e a superfÃcie lisa, ja a peça não anodizada sempre tem o aspecto fosco e aspero (não rugoso). Para exemplificar melhor, sabe as folhas de papel de alumÃnio que ficam guardadas por muito tempo, repare que elas ficam com a cor escura e fosca, isto significa que elas estão sendo "oxidadas" pois a proteçà o que foi feita na fábrica para elas é apenas por indução elétrica e uma baixa quantidade de metais para evitar que ela se "oxide" rapidamente. O alumÃnio nao anodizado é dificil de encontrar, mas se você conhece alguém que trabalha na indústria de restauração naval ou na fuselagem de aviões de pequeno porte, pode ser que você consiga as rebarbas usadas na restauração por um preço bem camarada ou até de graça. No meu caso eu as ganhei de um colega que na época trabalhava na marinha daqui do Rio, como hoje ele está em Maceió, ele não tem como arrajar mais.
Bem, é isso.
Abraços a todos,
Sergio |
Bem Sérgio, se esse seu amigo ainda conseguir, eu moro em Alagoas e poderei pegar com ele, e enviar ao amigo que necessita, bastando apenas entrar em contato com ele. Abraços _________________ EX-D20 CD 95 Custom S MAXION S4
Ducato Minibus 14
Onix 1.4 LTZ
MODERAÇÃO PICAPESGM
_________________ |
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MachadoSL |
Enviada: Ter Abr 12, 2005 11:43 pm Assunto: |
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Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004 Mensagens: 8826 Localização: Rio de Janeiro
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Olá Anderson, agradeço sua ajuda, mas meu amigo apesar de estar aà ele não está mais na parte dos estaleiros, agora ele é um burocrata (ou seria como eu "burrocrata"?) e por isso não consegue mais essas joias para mim, aliás de vez em quando eu até pergunto se não tem ninguém a quem pedir, mas tudo bem, quando eu conseguir eu falo pro pessoal daqui.
Obrigado pela ajuda e abraços,
Sergio |
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PauloRS |
Enviada: Qua Abr 13, 2005 2:14 am Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004 Mensagens: 1883 Localização: Porto Alegre - RS
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Machado,
Mais uma vez, obrigado.
Então, acho que não conheço alumÃnio não-anodizado.
Um abraço,
Paulo _________________ Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado. |
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cepalopoli |
Enviada: Qua Abr 13, 2005 6:12 am Assunto: |
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Registrado em: Quinta-Feira, 21 de Outubro de 2004 Mensagens: 503 Localização: Centro Oeste de SP
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Olá pessoal ,
Todo alumÃnio é poroso , isto é facimente notado se colocarmos a peça em um microsocopio, a camada anodica serve para selar o mesmo e dar homogeneidade a superficie, e se for polido para não perder o brilho , quando o alumÃnio não é tratado (anodizado) notem que tem o aspecto escuro meio cinza esta é uma reação normal do material quando esposto as intemperes notem que as patroas usam bombril nas panelas exatamente para dar brilho porque não existe tratamento que resista a temperatura então as panelas não são anodizadas e sim polidas , a anodização pode ser ser brilhante natural ou colorida como bronze poe exemplo uasada em esquadrias ou azulada como é usada no quadro de bicecletas, tambem pode receber pintura eletrostatica com pó de epoxi na cor que desejarmos, trabalho com esquadrias a 14 anos , qto a resistencia do material no caso do alumÃnio naval depende unica e exclusivamente da liga , isto é qto. de alumÃnio tem , pois o material não tem dureza suficiente , ele é maleavel e não pode ser 100% puro é diferente do aço que quebra não pensem que o alumÃnio é fraco , o grande equivoco e confundir resistencia do material com maleabilidade embora andem juntas são distintas .
Abraços a todos
Carlos Eduardo |
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MachadoSL |
Enviada: Sáb Abr 16, 2005 8:43 pm Assunto: |
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Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004 Mensagens: 8826 Localização: Rio de Janeiro
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Olá Carlos Eduardo, o aluminÃo que eu falei ser usado na industria naval não é aquele que entra na cosntrução de barcos de pequeno porte, pois este é anodizado e por um acaso quase da mesma composição que o usado em portões de aluminÃo; o que se usava para evitar a corrosão no casco dos navios de aço era o não anodizado. Atualmente, com o novo sitema de preparo de chapas, a indústria naval vem abandonando esta técnica. Quanto ao alunÃnio da panelas a informação que eu tinha é que ele era composto de uma liga de metais e era anodizado, caso contrário, em pouco tempo as panelas estariam corroÃdas, mas sabe como é, a indústria sempre opta pelo mais barato e pode ser que tenha ocorrido alguma mudança, afinal faz tempo que não trabalho mais em laboratórios de quÃmica. De qualquer modo, sua contribuição aqui no fórum foi muito boa, pois eu esqueci de citar o aluminÃo das esquadrias, que deve oferecer resitência e durabilidade e por isso mais caro que peças de ferro ou de alúminio de antenas de televisão.
Abraços,
Sergio |
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cepalopoli |
Enviada: Dom Abr 17, 2005 8:27 pm Assunto: |
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Registrado em: Quinta-Feira, 21 de Outubro de 2004 Mensagens: 503 Localização: Centro Oeste de SP
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Olá pessoal ,
Como já disse a anodisação não serve para proteger o alumÃnio e sim para proteger o seu polimento , mantelo sempre brilhante e bonito , quanto as ligas são diversas por ex. perfil p/ esquadrias liga pura(ASTM6064) 99% alumÃnio, só não pode ser 100% porque não teria dureza suficiente (não confundir dureza com resistencia), já na industria naval liga ASTM 5052(liga universal), no momento não me recordo dos percentuais já que a duresa necessária é outra , neste caso para proteção contra corrosão são usados os anodos geralmente de chumbo por se tratar de material mais fraco é o que sera sacrificado, notem que nas embacações imdependente do porte todas possuem os tais anodos de sacrificio geralmente nas partes que estarão em contato diretamente com a água que por ser salgada causa o efeito "pilha"(reação eletro/ fisico/quimica), principalmente nos motores de popa que são facilmente identificadas logo acima do hélice , como forão feitos para serem sacrificados sempre são substituidos de acordo com o uso .
Abrços a todos
Carlos Eduardo |
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MachadoSL |
Enviada: Seg Abr 18, 2005 12:19 am Assunto: |
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Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004 Mensagens: 8826 Localização: Rio de Janeiro
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Olá Carlos Eduardo, olá pessoal,
taà uma coisa que eu havia esquecido de verificar, a tabela periódica, se tivesse visto antes poderia ter usado o chumbo ao invéz do alumÃnio conforme aprendi no curso de corrosão. Obrigado pela dica.
Abraços,
Sergio |
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MachadoSL |
Enviada: Seg Abr 18, 2005 1:06 am Assunto: |
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Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004 Mensagens: 8826 Localização: Rio de Janeiro
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Olá gente,
Só corrigindo uma coisinha que havia me esquecido e por não ter conferido a tabela periódica, não da para usar o chumbo para evitar a corrosão porque sua eletronegatividade é igual a do ferro, ou seja, se colarmos chumbo junto com o ferro anbos terão igual poder de desgasgte pela corrosão. Por isso o alumÃnio é o mais indicado por ser mais eletronegativo. Para provar isso vai aà um link, que explica de modo rápido isto.
http://myspace.eng.br/eng/corr/corr1.asp
É a tal coisa, tem tanto tempo que não brinco com a quÃmica que acabo esquecendo.
Abraços,
Sergio |
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