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 FAROL ALTO E BAIXO JUNTOS... « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Rodrigo Luvison
MensagemEnviada: Qua Jun 29, 2005 11:48 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 14 de Março de 2004
Mensagens: 1509
Localização: Itatiba - SP

Olá pessoal

Voltando a falar dos relés duplos de farol, ressalto mais uma vez a grande melhora que ele proporciona.

A picape azul tinha esses relés que foram retirados pelo antigo dono antes de vende-la. Eu havia notado que estavam bem "fracos" os faróis. Adquirido dois Bergson B-135, lá vou eu instala-los.
Após a colocação, constatei que ficou muitíssimo mais forte a claridade das lampadas e, por sorte, não havia colocado o diodo para acender simultaneamente alto e baixo. Digo sorte, por que eu retirei as lampadas para ver qual modelo, foi quando constatei que tratavam-se de lampadas de 100/80 W da Osram. Gostei delas e vou mante-las, pois a cool blue com chuva não ilumina nada...

Colocarei cool blue apenas no auxiliar.

abraços

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Rodrigo
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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Qui Jun 30, 2005 12:08 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Rodrigo

Estas lampadas são irregulares para uso normal, permitido somente para Off Road.

Abraços

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Kiko (in-memorian)

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Rodrigo Luvison
MensagemEnviada: Qui Jun 30, 2005 12:22 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 14 de Março de 2004
Mensagens: 1509
Localização: Itatiba - SP

Olá Kiko

Pois é, sei q são irregulares, mas irão ficar lá pelo menos por enquanto.
Tem gente que coloca um monte de farol de milha, alguns até em cima do santo antonio (sei q não acendem) e ninguém reclama, espero que não vão chiar de "apenas" duas lampadas mais potentes.

Abraços

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Rodrigo
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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Qui Jun 30, 2005 12:30 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Rodrigo

A minha Bonanza (VM) está com lampadas destes.

Abraços

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Kiko (in-memorian)

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Sekiya
MensagemEnviada: Qui Jun 30, 2005 7:26 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Bom, não resisti e comprei um relê duplo para os faróis. Mas tenho umas dúvidas:

- Qual a bitola adequada para fazer as conexões?
- É melhor puxar um novo fio da bateria (assim como em som automotivo) ou puxar da caixa de fusível? Há perdas se puxar da caixa de fusível ao invés da bateria direto?
- Qual melhor local para instalar o relê? Lado direito, embaixo da bateria ou do lado esquerdo, mais perto da fiação de comando dos faróis?
- Há a necessidade de se instalar um fusível entre o relê e a alimentação 12V (bat.)? Pois há um fusível de 30A interno no relê.

De resto, vou por a mão na massa.

_________________
Abraços
Eduardo
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Andreson Melo
MensagemEnviada: Qui Jun 30, 2005 11:42 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 5858
Localização: União dos Palmares-AL

Olá Eduardo, em relação a bitola vai um link util Aqui

Melhor um cabo direto na bateria, pois além de possibilitar menor comprimento, evita resistencias por contato.
Eu instalaria o relé o mais proximo possivel dos farois e bateria ao mesmo tempo, o comando pode vir de longe pois eles não influirão no resultado final.
Sim é necessário para proteger o cabo, sugiro a leitura disto para melhor compreender a necessidade do mesmo, nesse artigo é em relação a instalação de som automotivo, mas o principio é o mesmo.

Poe a mao na massa e se possivel, faz um passo a passo com fotos e pede pro Ale colocar na pagina principal. Abraços

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Sekiya
MensagemEnviada: Sex Jul 01, 2005 12:33 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Valeu Andreson pelas dicas!!!

Então, devo um fio com uns 4mm utilizar um porta-fusível extra usando um com 25A + ou -... É isso?
Mas então para que serve os fusíveis internos?

Outra dúvida: Como os fios dos faróis se dividem em 2 (para farol D e E) seria mais interessante e menos porco utilizar o fio principal, antes dele derivar. Mas como ele vem do paralama esquerdo e o local ideal para o relê seria perto da bateria (que fica no lado direito), no meu ver, eu teria que prolongar o fio dos faróis da esquerda para a direita, assim como os fios que comandariam o relê (da E para a D). Faço isso mesmo, ou emendo a saída do relê no chicote do farol D??? É que me preocupo com a estética também...

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Abraços
Eduardo
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Andreson Melo
MensagemEnviada: Sex Jul 01, 2005 8:27 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 5858
Localização: União dos Palmares-AL

Então Eduardo, no momento não to com cabeça pra lembrar as formulas de potencia e tal (stress tá brabo), como te falei esse fusivel perto da bateria serve pra proteger o cabo em um eventual acidente onde venha a acontecer um curto circuito, além de proteger a bateria, os fusiveis internos protegem o relé. Sim para ficar uma instalação mais "bonita", faz isso mesmo antes de derivar, eu no seu lugar tentaria passar um cabo novo com bitola sobre dimensionada, não sei se na sua tem conduites, bastaria passar por dentro do mesmo e proximo do farol emendar, depois estanhar e cobrir com fita alta fusao ou termo retratil. Lembre se de estanhar e isolar todas emendas, de preferencia com termo retratil ou fita de alta fusao, pois a cola da fita isolante oxida a emenda. Abraços
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Sekiya
MensagemEnviada: Sáb Jul 02, 2005 1:45 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Qual porta-fusível mais indicado para esta instalação? Pois vejo alguns que utilizam os de lâmina, mas o fio possui bitola muito fina (1,5mm2)...

Outra dúvida.. e quanto a molhar o relê? Pois 1 vez por ano lavamos o motor. Tem algum cuidado extra?

Obrigado

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Abraços
Eduardo
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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Sáb Jul 02, 2005 7:17 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Sekiya

O ideal é o fusível slip tipo grande, a bitola pode ser 4 mm² com muita folga.

Quanto a molhar os relés, não vejo problema nenhum, pois lavo o motor com frequencia, a única parte que não pode molhar no motor a gasolina é o distribuidor (quando tiver) e cabos de ignição, pois quando estão meio ruins, dá fuga.

Abraços

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Sekiya
MensagemEnviada: Sáb Jul 02, 2005 11:58 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Obrigado pelas dicas Kiko. Vou dar uma procurada no porta-fusível...
_________________
Abraços
Eduardo
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Sekiya
MensagemEnviada: Dom Jul 03, 2005 12:11 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Bom, achei o porta-fusível Maxi... O fio é bem mais grosso. Porém é uma pena achar apenas o fusível Maxi com 30A. Dei uma consultada e não há de 25A, somente de 20A que é meio difícil de encontrar em qualquer loja (eu pelo menos não achei e também nem procurei Embarassed )

Agora vai mais umas dúvidas:
Pretendo fixar o porta-fusível no painel dianteiro perto da bateria ou até mesmo na lateral entre a lata e a bateria (pois acho que deixar o p.fus. pendurado é meio relaxo) e colocar o relê do outro lado, ou no pára-lama dianteiro, ou na lateral perto da luz de seta ou no painel dianteiro perto da buzina. Ah, também não vou instalar o diodo... Wink

Como terei que fazer emendas nos fios, gostaria que alguém me ensinasse a melhor forma de unir as pontas dos fios (como "amarrá-lo" da forma adequada). Como tenho uns metros de fio 2,5mm, eu estou pensando em utilizá-lo... acho que não vai ter problema, né?

Provavelmente eu providenciarei fotos da instalação que farei...Ok?
Obrigado + 1 vez

_________________
Abraços
Eduardo
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LeonanFL
MensagemEnviada: Dom Jul 03, 2005 11:57 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 14 de Novembro de 2004
Mensagens: 431
Localização: Mirandópolis - SP

Boa dia amigos......

Entao Sekiya, acho estranho vc nao econtrar fusiveis e porta fusiveis em sampa
E sobre a união de fios, o ideal eh "estanha-los", e depois usar fita isolante de auto-fusão
E nao eh bom economizar nas emendas.....

Abraços......

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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Dom Jul 03, 2005 9:43 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá pessoal

Eu não capricho tanto assim nas emendas, descasco uns 3 cm de cada fio, junto de frente de um para outro deixando 2 cm para frente, e enrolo os 2 cm sobre 1 cm restante do lado oposto, e vice versa, e para isolar uso tubostermo encolhiveis.

Abraços

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Kiko (in-memorian)

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Sekiya
MensagemEnviada: Dom Jul 03, 2005 11:26 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

É pura preguiça de procurar Leonan. Que deve ter, isso sim, mas na minha região tem algumas auto-elétricas e lojas de som, mas não estava com muita paciência para ir pesquisar. Mas é bem mais provável achar os de 30A, pois é muito difícil alguém comprar um porta-fusível maxi para passar apenas 20A. Daria para usar os fusíveis pequenos mesmo.

Bom, hoje o carro estava aqui em casa (ele dorme em outro lugar). Verificando melhor, deu para ver que ele possui dois chicotes: um E e outro no lado D, inclusive com um conector com 4 pinos perto de cada farol. Daí me deparei com um problema: qual a melhor forma de utilizar os chicotes??? Pois o lado E deve se juntar com o D atrás do painel. E outra: Eu teria que fazer um novo chicote para ligar em paralelo os dois faróis... Só dor de cabeça.... Penso que seria melhor um relê simples para cada lado, mas agora já foi...

Alguma dica???

_________________
Abraços
Eduardo
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