Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página 1, 2  Próximo
 Borra do óleo lubrificante « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Dom Abr 03, 2005 11:16 pm    Assunto: Borra do óleo lubrificante Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá pessoal

Tenho visto muitos carros com borras nas oficinas ultimamente, usando produtos químicos para desencrustrar as borras e retirando carter para retirar solidos.
Tem uma revenda de carro usados de médio porte que manda quase um carro por dia para oficina para fazer a limpeza do motor.
Estas borras são como se fosse colesterol, vai juntando e entupindo as veias de lubrificação.

E tem um "consultor" na rádio Alpha FM, que diz que a causa não é do combustível adulterado, pois o mesmo ocorre tbm nos EUA, onde não há estes fraudes.
Que isto não ocorria há umas 2 décadas atrás.
Então a causa não é este, mas ele não diz o que é.
E recomenda trocar o óleo em períodos nunca maiores que 7.500 km, ou melhor é trocar a cada 5.000 km.


Isto está na contra mão dos avanços tecnológico dos fabricantes de óleos, e até mesmo do que está escrito no manual dos carros, exceto aqueles que esperam alguns anos para o carro atingir a kilometragem para troca de óleo.

Então qual é ou são as causas deste problema?

Eu particularmente acho que é o uso de librificante não recomendada, pois se mandar trocar óleo no posto de gasolina, isto pode ocorrer com grande frequencia, o combustível tbm pode ajudar neste processo.
Lubrificantes de hoje são 5W35 ou algo assim.
Os motores de hoje trabalham em uma rotação bem mais alta e com temperatura bem mais altas, portanto, se o lubrificante não estiver à altura.....

_________________
Kiko (in-memorian)

KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Thales Pimenta
MensagemEnviada: Seg Abr 04, 2005 12:13 am    Assunto: Borra Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

Olá Kiko,

pois é alguns motores estão formando a maldita borra e fundindo com 20mil Km. Os causadores dos problemas são vários: uso de óleo incorreto, combustível adulterado, redução do volume do cárter, mistura de óleos diferentes, não observação da condição severa, entre outros. Meu Palio teve esse problema.

Mesmo trocando o óleo a cada 10mil Km com filtro junto, a borra apareceu(troquei na concessionária e foi óleo recomendado pelo fabricante: Selénia. Depois disso eu não recomendo esta marca). Para mim o principal problema é a redução da litragem do cárter que faz o óleo oxidar mais em menos Km. Por exemplo: lembro que o Gol 1.0 CHT tinha capacidade em torno de 4 L, Já no Palio é de 3L, sendo a temperatura de trabalho do motor mais alta. No Gol trocava o lubrificante mineral a cada 5mil e filtro lubrificante uma sim e a outra não. O carro foi vendido com 87mil km e motor ok. No Palio mesmo usando óleo semi-sintético e trocando o filtro a cada troca a borra veio aos 30mil km. Usei para descontaminação um flush e depois passei a trocar óleo e filtro a cada 5mil Km e até agora não tive problemas.

Recomendo usar óleo 10W40 semi-sintético e sempre que possível manter o nível no máximo, além de trocar filtro e óleo a cada 5mil Km e usar o flush somente se o problema estiver no começo, pois o mesmo pode fazer entupir as galerias do motor se deixar sólidos.

O mais interessante dessa história é que ninguém assume a culpa. Montadoras dizem que são os combustíveis e lubrificantes, postos e bandeiras dizem que é problema do carro. E nós ficamos no meio da guerra sem respostas ou soluções!

Fato curioso: no manual do Palio daqui de casa recomenda troca de óleo e filtro a cada 20mil Km e condições severa a cada 10mil. Especificações. óleo 15W40, semi-sintético, API SJ. No meio de 2003 sem nenhuma alteração no motor o período foi reduzido para 15mil Km e condições severas 7,5mil, sendo as especificações as mesmas.

Abraços

Thales
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Fernando furini
MensagemEnviada: Seg Abr 04, 2005 12:25 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 14 de Novembro de 2003
Mensagens: 4515
Localização: Tenente Portela - RS

Pequeno detalhe, na hora da troca do óleo deve ser observado não só a km, mas o tempo de uso.
No meu carro o óleo nunca fica mais de 6 meses, troco óleo e filtro sempre. Tem gente que demora 2 anos pra rodar os 5000 km da troca de óleo. Aí dá problema no motor e reclama.

_________________
Fernando Furini
Omega CD 1-5-3-6-2-4.1i
Uno Smart
No More Carburators!!
Tenente Portela - RS
http://www.omegaclube.com
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Thales Pimenta
MensagemEnviada: Seg Abr 04, 2005 12:41 am    Assunto: Artigo Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

EDITADO

Uma boa redação sobre o assunto, já que a maioria da imprensa nacional, especializada ou não, não trata do problema.

Abraços,

Thales


Editado pela última vez por Thales Pimenta em Ter Dez 27, 2005 3:02 pm, num total de 2 vezes
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Thales Pimenta
MensagemEnviada: Ter Abr 05, 2005 12:08 am    Assunto: Reportagem sobre borra de óleo Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

EDITADO

Thales


Editado pela última vez por Thales Pimenta em Ter Dez 27, 2005 3:04 pm, num total de 1 vez
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Sekiya
MensagemEnviada: Ter Abr 05, 2005 8:57 pm    Assunto: Borra Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 2979
Localização: São Paulo/SP

Infelizmente este problema de borra vem se disseminando muito, coisa que a dez anos atrás nem se ouvia falar. Acredito que o fator combustível "gasolina" tem dado sua contribuição mas não em primeiro lugar. Será que as mudanças nas especificações da gasolina com o aumento da % de álcool muda alguma coisa??? E tem muita gasolina adulterada por aí. Muitos postos com bandeira vendem combustível adulterado (acho que eles perdem o credenciamento, mas continuam usando a bandeira). Até aí, culpar um fator externo é fácil para as montadoras.

Na minha opinião o fator borra está muito ligado a temperatura de trabalho do óleo. Não que os problemas estejam nos lubrificantes, mas no projeto do motor. Isso em conjunto ao que o Thales falou já dá para justificar. Hoje os motores giram mais e aquecem mais. Os câmbios e diferenciais encurtaram e o motor é obrigado a rodar em regimes elevados de rotação. Lembro do Tempra 16V que possuia um trocador de calor no filtro de óleo, que ajudava a diminuir a temperatura. Outra: os motores mais modernos multiválvulas, com certeza não foram projetados para a realidade brasileira - clima tropical + gasolina das boas + motoristas pão-duros (que gastam $$$ em som, mas se recusam a gastar $ em manutenção) + montadoras e fabricantes "sem noção" = Borra

Quanto a óleo, pelo menos aqui em casa, trocamos a cada 5mil km usando óleo semi-sintético e pelo visto nunca deu problema em nenhum dos carros. Lembro-me também dos tempos em que trocávamos óleo a cada 3mil km! Acho que deve ser por isso também que nossos ex-carros desconheciam a borra.

_________________
Abraços
Eduardo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
tecnica
MensagemEnviada: Qua Abr 06, 2005 12:18 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003
Mensagens: 1016
Localização: São Paulo

Senhores,

Acho que o problema da borra ocorre principalmente por manutenção incorreta. Começa com o proprietário, que não lê o manual e confia no frentista, passa pelo proprio frentista, que ganha a comissão por empurrar o produto ao cliente e por aí vai.

Pessoalmente, nunca tive problema com borra. Troco óleo com 5mil, e filtro em toda troca de óleo. Mas por diversas vezes, ví o seguinte:

- Erro por excesso de zelo: usar óleo sintetico em carros cuja recomendação é oleo mineral. É jogar duplamente dinheiro fora, pois o óleo é caro, o motor não é preparado para usar esse tipo de óleo (leia-se folgas internas maiores), deteriorando o óleo rapidamente, transformando-o em pasta.

- Uso de oleo barato.... por incrivel que pareça, mas tem muito cara de Audi que apenas completa o óleo com, por exemplo, Shell Motor Oleo (monoviscoso), porque custa R$2,00 o litro e "vou trocar no final de semana".... absurdo.

- Esticar o prazo. O fulano compra o carro 0km, e está lá: primeira revisão gratuita aos 15000km. O vendedor entrega o carro dizendo que o comprador não precisa esquentar a cabeça até a 1a revisão. Então o carro vai parar na mão da mulher, que não trabalha e usa o carro para ir ao mercado (a 5 quadras de casa), e buscar o filho na escola. Leva 1 ano e meio para rodar os tais 15000km... o que vai ser encontrado no lugar do óleo ??

- Não trocar o filtro. Muita gente acha besteira trocar o filtro de óleo. Recentemente, fui com meu cunhado e o Jacques procurar algumas Dodge RAM para um amigo do meu cunhado que mora no Nordeste. Vimos 3 carros, TODOS com filtro de óleo original e kilometragem acima dos 90mil.

Algumas revistas "especializadas" desaconselham encurtar o período de troca, dizendo que os lubrificantes são mais modernos, melhores aditivados, e portanto, de vida útil mais longa. Entretanto, o trânsito tem piorado, os motores trabalham rotações mais altas, e está mais facil trocar de carro hoje em dia. A manutenção tem ficado completamente de lado.

Um cidadao que tem um Corsinha 1.0 98 por exemplo, se tiver problema com seu carro, vende por 9 mil, inteira mais uns 2 mil, financia 3mil para pagar em um ano, e pega um Celta 2002.... então ninguem mais troca pneus, amortecedores, pastilhas e discos, etc....

_________________
Alexandre Piza
PicapesGM Website - 10 anos
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Andreson Melo
MensagemEnviada: Qua Abr 06, 2005 1:10 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 5858
Localização: União dos Palmares-AL

tecnica escreveu:

Um cidadao que tem um Corsinha 1.0 98 por exemplo, se tiver problema com seu carro, vende por 9 mil, inteira mais uns 2 mil, financia 3mil para pagar em um ano, e pega um Celta 2002.... então ninguem mais troca pneus, amortecedores, pastilhas e discos, etc....


Pior que é por aí mesmo Alex, hoje em dia o pessoal não tem zelo, compra o carro e só sabe usar, quase nada de manutenção, tem gente que conheco que tem carro novinho por fora, mas internamente é um lixo, além da sujeira tudo deteriorado. Lembro da mp trocada com o adalberto sobre o manual que ele me mandou da Besta, onde eu reclamava bastante dela (meu pai ainda com insonia as vezes, por conta dela, nem ele suporta mais) e o adalberto me falou que aí em SP muita gente compra o carro usa até ficar ferrado e depois revende e compra outro novo. Vai saber, por isso as montadoras aumentaram $$ tanto os preços, pois enquanto a cultura do motorista brasileiro for assim fica dificil, eles preferem jogar $$ fora, fazer o que né.

Como li em algum lugar, para os preconceituosos contra carro usado. Existem carros antigos, e carros velhos, carro antigo não necessariamente igual a carro velho Laughing Laughing

Que venha a D20 CD pra nossa garagem Laughing , pelo menos não tem perigo de borra, a Besta tem esse risco.

Abraços e desculpem se fugi ao titulo do topico

_________________
EX-D20 CD 95 Custom S MAXION S4 Crying or Very sad
Ducato Minibus 14
Onix 1.4 LTZ
MODERAÇÃO PICAPESGM

_________________
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
PauloRS
MensagemEnviada: Qua Abr 06, 2005 2:48 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
Localização: Porto Alegre - RS

Meus caros,

Concordo com muito do que foi dito acima mas volta a discussão do mito da confiabilidade das tecnologias modernas. Os mecanismos mais sofisticados são "caixas-pretas" e trabalham melhor enquanto são novos mas não têm a robustez dos mais antigos. Antes chegava-se a só completar o óleo; eu mesmo só passei a trocar o filtro a cada troca de óleo recentemente, com as D20. A borra nunca foi motivo de acabar com o motor. Disto só conheci duas excessões, em motores modernos: do Uno e do Monza.
Hoje, mesmo cuidando da manutenção, da qualidade do óleo e do combustível, surpreende a quantidade de sujeira nos depósitos, filtros e motores.
Essas dicas são importantes para interessados como nós, mas discordo que proprietário/usuário de qualquer bem de consumo (como automóveis e geladeiras) sejam responsabilizados pelo "mau jeito" com as máquinas. Eles se socorrem de profissionais e das propagandas disponíveis (enganosas, muitas vezes).
Os fabricantes, os verdadeiros responsáveis, enquanto não houver cobrança, fiscalização e um código de defesa do consumidor decente, sairão de "lombo liso".

Att,
Paulo

_________________
Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
PauloRS
MensagemEnviada: Qua Abr 06, 2005 2:55 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004
Mensagens: 1883
Localização: Porto Alegre - RS

À propósito,

Vi outro dia num mercado um produto que prometia limpeza do óleo do motor e é aplicado antes da troca de óleo.
Perguntas: Seria esse o "flush" mencionado acima ? Qual é a marca que vocês usam ? Qual a maneira correta de aplicar ? Serve para todos os motores ?

Att,
Paulo

_________________
Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Thales Pimenta
MensagemEnviada: Qua Abr 06, 2005 8:27 pm    Assunto: Flush Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

Olá pessoal,

Paulo, sim este é o flush: um produto colocado no óleo velhor antes da troca que "limpa" o motor. Em teoria e propaganda pode ser usado em qualquer veículo, mas eu discordo. Como disse o Alê em carros mais antigos é jogar dinheiro fora, pois não forma concebidos para isso. Já nos mais modernos eu aconselho seu uso somente quando necessário porque ele "derrete"(em teoria) toda sujeira dentro do motor. O pessoal não gosta muito pois ele pode retirar sólido proveniente da carbonização ou qualquer outro processo e este pode vir a cair dentro dos cilindros causando o maior estrago; ou então entupir alguma galeria de óleo ou coisas do tipo. Li relatos de camisas muito danificadas por causa disso. Além disso, dizem que ele retira a carbonição boa(eu não sei bem o que quer dizer, só estou repassando, se alguém puder esclarecer melhor...). Se o motor estiver rajando jamais use-o.

Resumindo, tem que ter extremo cuidado para usá-lo ou então o preju pode ser grande, muito grande. A marca que o pessoal mais comenta é a da STP, o nome eu não sei.

Quanto à manutenção, muita gente compra um carro conservado ou meia boca e usa até chegar no "osso", fazendo o mínimo necessário, o que inclui óleo ruim, gambiarras, peças de 2ª,3ª...; e depois vende e compra outro mais novo e conservado e faz a mesma coisa. Segue sempre dessa maneira. Quem frequenta as oficinas mecânicas vê cada coisa...

Abraços,

Thales
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
adalberto
MensagemEnviada: Qua Abr 06, 2005 9:44 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004
Mensagens: 7417
Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN

Olá pessoal
vejam uma matéria que li outro dia em um jornal destinado a oficinas mecanicas.

adalberto



materia.jpg
 Descrição:
 Tamanho:  38.96 KB
 Visto:  39963

materia.jpg



materia.jpg
 Descrição:
 Tamanho:  38.96 KB
 Visto:  39963

materia.jpg



materia.jpg
 Descrição:
 Tamanho:  38.96 KB
 Visto:  39963

materia.jpg


Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
cepalopoli
MensagemEnviada: Qua Abr 06, 2005 11:41 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 21 de Outubro de 2004
Mensagens: 503
Localização: Centro Oeste de SP

Olá pessoal ,
Agora imaginem como estava o meu motor(4236) antes de ser feito com 80.000 KM teve desgaste prematuro de aneis,camisa e ... por simples falta de lubrificação coreta pois o antigo e unico dono só completava o nivel do oleo desde 0 km , só vim a saber disto depois da compra (mas não me arrependo), isto é um absurdo , tenho carro desde 1974 e até hoje este foi o primeiro que tive que fazer o motor , nunca tive estes problemas de borra , na minha opnião isto costuma acontecer com quem é RELAXADO e não entende nada de carros só usa o carro por conforto e pelo estatus que ele pode proprocionar, não tem tesão em dirigir,e nem se importam em saber ou pelo menos entender como suas maquinas funcionam é MUDERNIDADE senhores!

... sempre cuidando da barca como se fosse o KM ...

Abraços a todos
Carlos Eduardo
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Andreson Melo
MensagemEnviada: Qui Abr 07, 2005 3:11 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 5858
Localização: União dos Palmares-AL

cepalopoli escreveu:
na minha opnião isto costuma acontecer com quem é RELAXADO e não entende nada de carros só usa o carro por conforto e pelo estatus que ele pode proprocionar, não tem tesão em dirigir,e nem se importam em saber ou pelo menos entender como suas maquinas funcionam é MUDERNIDADE senhores!

... sempre cuidando da barca como se fosse o KM ...

Abraços a todos
Carlos Eduardo


Ou seja: motorista de sófa, como o Sr. Kiko falou em outro tópico Laughing Laughing

_________________
EX-D20 CD 95 Custom S MAXION S4 Crying or Very sad
Ducato Minibus 14
Onix 1.4 LTZ
MODERAÇÃO PICAPESGM

_________________
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Thales Pimenta
MensagemEnviada: Qui Abr 07, 2005 8:53 pm    Assunto: Desleixo na manutenção Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

Olá pessoal,

carlos, concordo com você que a maioria dos problemas nos automóveis ocorre por desleixo tanto dos proprietários como dos mecânicos, mas em relação à borra nos veículos mais modernos (como os da lista da reportagem acima) tenho que discordar. Fiz a manutenção correta do meu carro e mesmo assim a maldita borra estava lá(ainda no começo) tudo por causa de óleo incorreto(a Fiat recomenda 15W40), quilometragem longa demais para troca(20mil km e condições severas 10mil, que posteriormente foi reduzida para 15 mil e 7,5mil km respectivamente, o que comprova o erro da fábrica) e redução do volume do cárter. Vale dizer ainda que nos EUA(sempre essa comparação...) elas assumem o problema publicamente.

Abraços,

Thales
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 1 de 2
Ir à página 1, 2  Próximo

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você pode anexar arquivos neste fórum
Você pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB