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Óleo do Câmbio Automático |
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Igor_VDM |
Enviada: Sex Ago 17, 2007 5:17 pm Assunto: |
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Registrado em: Quinta-Feira, 24 de Agosto de 2006 Mensagens: 1556 Localização: Manaus/Amazonas
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Olá Angelo,
O pessoal estava falando da caixa-de-marcha automática que de fato pega o mesmo óleo da caixa de transferência. Na Blazer se trocar todo o óleo, inclusive o óleo do conversor de torque, pega perto de 11 litros. Sem o conversor são aproximadamente 6 litros. _________________ Igor Mendonça
Blazer Executive 4.3 V6 Aut.
A foto atual é do Encontro das Águas no Amazonas
Editado pela última vez por Igor_VDM em Seg Nov 05, 2007 4:03 pm, num total de 1 vez |
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Igor_VDM |
Enviada: Sex Nov 02, 2007 10:53 am Assunto: |
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Registrado em: Quinta-Feira, 24 de Agosto de 2006 Mensagens: 1556 Localização: Manaus/Amazonas
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Olá pessoal,
Troquei o óleo + filtro (na realidade é um kit que inclui uma junta nova) do câmbio automático da minha Blazer, aos 121400km. Segundo o dono anterior, o óleo havia sido trocado aos 50000km e aos 90000km. Comprei o original AC Delco Dexron III na concessionária, foi R$18,00 o litro, achei melhor usar o original mesmo, pegou quase 6 litros.
Pela vareta, o óleo estava bem claro, tipo Naldecon. Dentro do filtro, parecia vinho tinto, vermelho bem escuro. Tinha pouca limalha.
No meu caso, pego muito trânsito pesado e de vez em quando ando com reboque. E quando vou para a estrada uso bem o pedal direito.
Comentários:
A troca para a segunda marcha que estava dando trancos, ficou quase imperceptÃvel. As trocas estão acontecendo antes (pouca coisa, mas perceptÃvel).
A flutação na saÃda aumentou um pouco. Os trancos quando se engata D e R diminuiram um pouco
A 60km/h a indefinição entre 3 e 4 marchas diminui, fica estável em 4.
Resumindo. A melhora foi discreta, mas perceptÃvel, mesmo o óleo estando aparentemente novo. Troque o filtro, pois ele fica cheio de óleo sujo. É caro, mas o conserto do câmbio é BEM mais caro. E muitos dizem que não se troca óleo de câmbio automático...
Abraço a todos,
Sérgio. Alguma novidade sobre a luz do "Poodle"? A minha continua acendendo e não tive mais paciência para ver o que é. _________________ Igor Mendonça
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MachadoSL |
Enviada: Sex Nov 02, 2007 4:31 pm Assunto: |
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Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004 Mensagens: 8826 Localização: Rio de Janeiro
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Olá Igor,
É verdade o óleo do cambio, segundo o manual da Blazer deve ser torcado a cada 70.000Kms, no meu caso, bastam mais 50.000Km para fazer a segunda troca. A minha primeira torca foi feita com o sistema de vácuo, e já deu uma boa melhora, agora, quando for fazer a segunda será abrindo a caixa para limpeza total do sistema.
Quanto a luz do ¨poodle¨, encostei meu carro na ofcina de novo na terça passada para resolver o dito problema mais o marcador de combustÃvel que sismou de marcar vazio de vez em quando, principalmente quando o tanque está mais cheio. O camarada da oficina vai levar à GM para usar o scanner deles e tentar detectar o problema. Claro, a visita na GM é só para fazer o diagnóstico, o reparo nunca.
Abraços,
Sergio _________________ Fusca (Hermenegildo) 1979, March (laranja mecânica) 2012/13?, Lexus ES350 2007 |
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Fernando Alvaro |
Enviada: Sex Nov 02, 2007 6:36 pm Assunto: |
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Registrado em: Sábado, 4 de Agosto de 2007 Mensagens: 264 Localização: São Paulo
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Pessoal,
Alguém já acessou o filtro do óleo do câmbio. Ele é lavável ou é preciso trocá-lo?
A minha barca está com 100.000 Km., e como seguro morreu de velho, pretendo trocar o óleo do câmbio. Ainda não existe qualquer sintoma nas trocas de marchas, mas existe um pouco de sujeira no óleo. Nada preocupante, diria micro-partÃculas, que acredito ser normal pela idade do carro.
Para trocar o óleo precisarei abrir a tampa inferior, trocar a junta e o filtro. Imagino que o filtro seja de telas sobrepostas e lavável. Estou certo.
Abraços,
Fernando |
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Igor_VDM |
Enviada: Sáb Nov 03, 2007 9:48 am Assunto: |
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Registrado em: Quinta-Feira, 24 de Agosto de 2006 Mensagens: 1556 Localização: Manaus/Amazonas
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Sérgio,
Segundo o manual da minha, a troca deve ser feita a cada 60000km ou 4 anos para uso normal e 45000km ou três anos para uso em situações severas. No meu caso rodo pouco, mas puxo reboque, ando em engarrafamentos e faço percursos curtos, então é uso severo, como não completarei 45000km em três anos, terei que trocar óleo novamente baseado no tempo. Que coisa! O marcador de combustÃvel da minha também zera de vez em quando. Troquei a bóia e ele parou de dar tanque "mais que" cheio de vez em quando, mas continuou zerando. Na minha o problema está no painel. Basta empurrar um pouco (com delicadeza) o painel de instrumentos que ele volta a marcar. Deve ter alguma trilha da membrana rompida. Estou pensando em usar cola condutiva para refazer a trilha. Tirei o painel e nada foi detectado com multÃmetro, mas é cair em um buraco ele pára de marcar, cai em outro volta. Um saco.
Fernando,
Troquei óleo e filtro da minha esta semana.
Com certeza, vai fazer diferença na tua. A minha estava com o óleo sem partÃculas e limpo pela vareta. Poucas partÃculas somente no filtro. Mesmo assim a diferença foi perceptÃvel. A questão é que você se habitua com a piora contÃnua do câmbio e só percebe a diferença após a troca ou ao dirigir outro carro.
Este filtro foi feito para ser trocado. Para efetuar a troca, é necessário retirar a tampa do cárter do câmbio e trocar a junta (que vem no kit do filtro). Um amigo meu comprou o kit para mim aà em SP por R$290,00. É caro, mas o câmbio é muito mais caro... É uma peça de plástico preto. Você pode até lavar jogando óleo da transmissão no sentido contrário do fluxo, mas não recomendo, o certo é trocar. Se você estiver enrolado de dinheiro e não puder trocar o filtro, é melhor fazer a troca por sucção e não passar a raiva de um possÃvel vazamento pela junta, mas programe a troca com o filtro.
Para a troca do óleo pelo cárter, é preciso quase 6 litros, recomento o óleo original da GM (AC Delco # 93 295 145), não é muito mais caro (em Manaus foi cerca de R$18,00 o litro, à vista) e você tem a certeza que não deixará o câmbio doido. Mesmo na concessionária peça o Dexron III, pois eles também vendem o Dexron II. No caso de abertura completa da caixa, feita somente em caso de defeitos na caixa, são necessários quase 11 litros de óleo. _________________ Igor Mendonça
Blazer Executive 4.3 V6 Aut.
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Fernando Alvaro |
Enviada: Sáb Nov 03, 2007 1:46 pm Assunto: |
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Registrado em: Sábado, 4 de Agosto de 2007 Mensagens: 264 Localização: São Paulo
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Igor,
Muito obrigado pelas dicas. Comprei o kit (filtro + junta) por R$175,89 na Accioly em SP. Na realidade o preço é R$220,00, mas teve desconto. Gostaria de saber se há necessidade de ser trocado o óleo do conversor de torque e se é possÃvel trocar o óleo do conversor depois de trocar o óleo do câmbio. Ora, se já estou abrindo o câmbio para trocar o filtro, não seria mais lógico aproveitar e trocar o óleo do convesor???
Abraços,
Fernando |
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Igor_VDM |
Enviada: Sáb Nov 03, 2007 4:30 pm Assunto: |
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Registrado em: Quinta-Feira, 24 de Agosto de 2006 Mensagens: 1556 Localização: Manaus/Amazonas
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Olá Fernando,
Seria lógico, mas não é tão simples assim, para trocar o óleo do conversor é necessário desmontar toda a caixa. Serviço caro e demorado, e totalmente desnecessário, caso a caixa esteja funcionando corretamente, sem patinar nas trocas de marcha (uma flutuação é normal, não pode patinar a ponto de atrapalhar o desempenho) e sem engatar neutro com o carro em movimento.
Há outro modo, ligando a saÃda do óleo da caixa que vai para o radiador de água em um equipamento que filtra o óleo (ou que coloca óleo novo, tipo retro-lavagem de direção hidráulica).
Troque somente os 6 litros mesmo e o filtro. _________________ Igor Mendonça
Blazer Executive 4.3 V6 Aut.
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Fernando Alvaro |
Enviada: Sáb Nov 03, 2007 6:59 pm Assunto: |
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Registrado em: Sábado, 4 de Agosto de 2007 Mensagens: 264 Localização: São Paulo
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Igor,
Muito obrigado pela informação. Na próxima semana trocarei o óleo e o filtro.
O conversor funciona bem. A "embreagem" não patina e também inexiste este sintoma do carro ficar no neutro quando engatado.
Abraços,
Fernando |
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Igor_VDM |
Enviada: Dom Nov 04, 2007 10:44 am Assunto: |
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Registrado em: Quinta-Feira, 24 de Agosto de 2006 Mensagens: 1556 Localização: Manaus/Amazonas
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Fernando,
Esta loja Accioly, é bastante mencionada no fórum e parace ser boa e barata.
Você tem o endereço e telefone? Se tiver alguma outra loja que tenha peças de Blazer que você possa indicar, me ajuda.
Tem um amigo meu daqui de Manaus que está morando em SP. Ele tem comprado peças em concessionárias (mesmo assim muito mais barato que aqui). _________________ Igor Mendonça
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MachadoSL |
Enviada: Dom Nov 04, 2007 11:08 am Assunto: |
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Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004 Mensagens: 8826 Localização: Rio de Janeiro
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Olá Igor, tem aqui o site dela com os endereços das lojas e pode pedir a cotação on line.
http://acciolygm.com.br
Abraços,
Sergio _________________ Fusca (Hermenegildo) 1979, March (laranja mecânica) 2012/13?, Lexus ES350 2007 |
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Fernando Alvaro |
Enviada: Dom Nov 04, 2007 7:41 pm Assunto: |
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Registrado em: Sábado, 4 de Agosto de 2007 Mensagens: 264 Localização: São Paulo
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Ola Igor
O Sérgio já lhe passou o "site" da Accioly, que vende peças genuinas GM e ofereçe peças "paralelas" de primeira linha. Muitas das peças "paraleleas" oferecidas pela Accioly são das empresas que fornecem para a GM.
Existe outra loja tradicional de autopeças (que não é autorizada GM, mas vende de tudo), da qual me socorro às vezes: http://www.kogakoga.com.br
Abraços,
Fernando |
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Igor_VDM |
Enviada: Seg Nov 05, 2007 4:08 pm Assunto: |
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Registrado em: Quinta-Feira, 24 de Agosto de 2006 Mensagens: 1556 Localização: Manaus/Amazonas
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Olá Fernando e Sérgio,
Muito obrigado! _________________ Igor Mendonça
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Fernando Alvaro |
Enviada: Dom Nov 11, 2007 12:07 am Assunto: |
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Registrado em: Sábado, 4 de Agosto de 2007 Mensagens: 264 Localização: São Paulo
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Pessoal,
Troquei o óleo e o filtro do câmbio. Comprei o kit com o filtro e a junta na Accioly. Porém, o filtro que me venderam é um pouco diferente. O formato é muito parecido, porém, ele é mais fino. Fiquei encucado, principalmente porque o número do conjunto (filtro + junta), não é o mesmo número do filtro que tenho no catálogo da GM. Pelo que conferi, e pelo que me informaram na loja, o filtro está certo. Não sei se alguém já notou esta diferença.
O carro ficou muito bom. O óleo estava um pouco mais escuro, e no imã parecia que tinha uma pasta de vaselina com grafite, tamanha a borra com resÃduos.
As tocas ficaram muito mais macias.
Abraços,
Fernando |
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Igor_VDM |
Enviada: Dom Nov 11, 2007 3:15 pm Assunto: |
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Registrado em: Quinta-Feira, 24 de Agosto de 2006 Mensagens: 1556 Localização: Manaus/Amazonas
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Fernando,
O filtro que comprei era exatamente igual ao que estava no carro.
A massa cinzenta no Ãmã são partÃculas de metal que se desprendem das engrenagens. Normal ter um pouco com 100000km. _________________ Igor Mendonça
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Fernando Alvaro |
Enviada: Dom Nov 11, 2007 3:37 pm Assunto: |
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Registrado em: Sábado, 4 de Agosto de 2007 Mensagens: 264 Localização: São Paulo
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Igor,
Vou levar o filto que tirei na Accioly para eliminar qualquer dúvida. O filtro novo é original GM, importado dos EUA, e recomendado para o câmbio automático da Blazer. As caracterÃsticas de filtragem também são idênticas. Só não sei porque é mais fino que o que estava no carro.
Grato,
Fernando |
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