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 Barra Estabilizadora Dianteira « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
Thales Pimenta
MensagemEnviada: Dom Abr 24, 2005 11:08 pm    Assunto: Barra Estabilizadora Dianteira Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
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Localização: Sudoeste de MG

Olá pessoall,

estava relendo o tópico Suspensão dianteira Bonanza 93~ e vi que o Andreson falou sobre uma barra estabilizadora dianteira adaptada na Série 10. Fiquei muito interessado no assunto pois a minha picape inclina muito a dianteira em curvas. Em Ãguas de Lindoya tinha uma C-10 amarela em exposição, com esta adaptação. Vi também uma Veraneio com barra estabilizadora. As adaptações parecem ser muito bem feitas, até parece original. na suspensão da série 20, 93~ não tenho certeza se dá para por por causa dos tirantes.


Também vi uma Veraneio da série 10 com teto solar, algo muito interessante. Abaixo vai as fotos da barra estabilizadora, do teto solar não deu para tirar fotos.

Ah, gostaria de saber se os tirantes das D-20 93~ servem apenas como reforço ou tem outra função?( p. ex: ajuda a estabilizar, dão mais dureza a suspensão.)







Abraços,

Thales


Editado pela última vez por Thales Pimenta em Dom Mai 01, 2005 4:35 pm, num total de 3 vezes
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Andreson Melo
MensagemEnviada: Dom Abr 24, 2005 11:31 pm    Assunto: Re: Barra Estabilizadora Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 5858
Localização: União dos Palmares-AL

Olá Thales, realmente parece ser original, segundo fontes "mexanicas" disseram pro meu pai que é peça de opala/caravan a barra e respectivos complementos. Wink

Aqui tinha um Verana 90 com essa barra e era muito boa para entrar em curva, segurava legal. Vai em frente com a ideia

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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Ter Abr 26, 2005 5:51 am    Assunto: Barra estabilizadora Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
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Olá pessoal

A veraneio não sei se usou ou não, mas as Bonanzas 93 ~ , usam barra estabilizador na traseira, por ser curta, a inclinação fica mais acentuada.

As bandejas inferiores tem furos mais ou menos nesta área, onse está fixado o suporte do tirante.

Abraços

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Kiko (in-memorian)

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Thales Pimenta
MensagemEnviada: Qua Abr 27, 2005 7:51 pm    Assunto: Barra Estabilizadora Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

Olá pessoal,

surgiram algumas dúvidas: a barra não vai adeixar a suspensão mais dura? Será que ela diminui o curso da suspensão? Se for mesmo de opala/caravan será que aguenta o peso das picapes, no caso das D-10 duas toneladas quando vazia( e três quando carregada) quase totalmente na frente? Dá para adaptar nas D-20 93~(por causa dos tirantes) e nas 4x4 original?

O interessante que tanto a C-10 como a Veraneio que estavam com a barra adaptada eram a gasolina 6cc. A única a diesel que vi com barra estabilizadora adaptada foi uma C-14 adaptada para diesel, mas a barra não parecia ser igual a das fotos e sim muito semelhante a do D-60/70 em que era em U (não foram todos que saíram com este equipamento na dianteira de fábrica). Esta C-14 é daqui onde moro, vou ver se consigo mais informações...

Como o Kiko disse infelizmente os donos dos veículos em exposição não ficam no local para prestar esclarecimentos, pois muitas das dúvidas poderiam ser sanadas com um simples bate papo; e também tem aquele maldito cordão de isolamento que não permitem chegar perto dos carros(vcs nem imaginam o esforço que fiz para tirar as fotos da C-10).

Abraços,

Thales
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Andreson Melo
MensagemEnviada: Qua Abr 27, 2005 8:56 pm    Assunto: Barra Estabilizadora Caminhoes Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003
Mensagens: 5858
Localização: União dos Palmares-AL

Barra nos caminhoes nao sabia
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adalberto
MensagemEnviada: Qua Abr 27, 2005 9:09 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004
Mensagens: 7411
Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN

Olá pessoal.
Essa barra estabilizadora deve realmente ser original nos veics. mais antigos. A minha Vera tambem tem essa peça exatamente igual a da foto acima, inclusive deu para perceber que o carro da foto é da mesma cor do meu e acho que deve ser tambem do mesmo ano (1972).

adalberto
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Rodrigo Luvison
MensagemEnviada: Qua Abr 27, 2005 11:45 pm    Assunto: Barra Estabilizadora Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 14 de Março de 2004
Mensagens: 1509
Localização: Itatiba - SP

Thales Pimenta escreveu:
Olá pessoal,

surgiram algumas dúvidas: a barra não vai adeixar a suspensão mais dura? Será que ela diminui o curso da suspensão? Se for mesmo de opala/caravan será que aguenta o peso das picapes, no caso das D-10 duas toneladas quando vazia( e três quando carregada) quase totalmente na frente? Dá para adaptar nas D-20 93~(por causa dos tirantes) e nas 4x4 original?

O interessante que tanto a C-10 como a Veraneio que estavam com a barra adaptada eram a gasolina 6cc. A única a diesel que vi com barra estabilizadora adaptada foi uma C-14 adaptada para diesel, mas a barra não parecia ser igual a das fotos e sim muito semelhante a do D-60/70 em que era em U (não foram todos que saíram com este equipamento na dianteira de fábrica). Esta C-14 é daqui onde moro, vou ver se consigo mais informações...

Como o Kiko disse infelizmente os donos dos veículos em exposição não ficam no local para prestar esclarecimentos, pois muitas das dúvidas poderiam ser sanadas com um simples bate papo; e também tem aquele maldito cordão de isolamento que não permitem chegar perto dos carros(vcs nem imaginam o esforço que fiz para tirar as fotos da C-10).


Olá Thales

A barra estabilizadora, que geralmente tem a forma de um U e é realmente uma mola, trabalha compensando a suspensão numa curva e é inócua quando a suspensão passa numa valeta.
Creio que não deva diminuir o curso da suspenção e teoricamente é pra ficar um pouco mais dura sim.

Thales Pimenta escreveu:
Ah, gostaria de saber se os tirantes das D-20 93~ servem apenas como reforço ou tem outra função?( p. ex: ajuda a estabilizar, dão mais dureza a suspensão.)


Sim, eles são apenas para reforçar a fixação do agregado, já que eles são fixados na ponta do chassi e na parte inferior dianteira do agregado.

Segundo o Andreson, o pessoal utiliza a estabilizadora do opala (desconheço o sistema do opala), se realmente for, isso facilita na procura, uma vez que o nº de opalas em desmanches são maiores q os de picapes.
Eu dei uma olhada no catálogo, na barra estab. do opala e comparando com a foto que vc postou são bem parecidas mesmo, além das buchas e braçadeiras de fixação.

Abraços

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Rodrigo
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Editado pela última vez por Rodrigo Luvison em Qua Abr 27, 2005 11:50 pm, num total de 1 vez
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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Qua Abr 27, 2005 11:46 pm    Assunto: Barra estabilizadora Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá pessoal

No catalogo de GM não consta barra para modelos anteriores a 1993 e é somente na traseira.

Pode ser que algum fornecedor(independente) lançou o conjunto como adaptação na époce, e teve boa aceitação.

Abraços

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Kiko (in-memorian)

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Rodrigo Luvison
MensagemEnviada: Qui Abr 28, 2005 12:04 am    Assunto: Estabilizadora na veraneio Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 14 de Março de 2004
Mensagens: 1509
Localização: Itatiba - SP

Olá pessoal

Aqui perto de casa tem uma veraneio verde deve ser 72 (chutando) e ontem ela estava estacionada na rua e curiosamente, qdo estou passando perto dela, vi que possui a barra estabilizadora.

Isso pode confirmar a hipótese (de ser original) levantada pelo Adalberto, ou então, ser esse possível kit de adaptação, como o Kiko falou.

Abraços

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Rodrigo
Picape D20 CS 96 (Maxion S4T Plus)
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Thales Pimenta
MensagemEnviada: Qui Abr 28, 2005 7:53 pm    Assunto: Barra Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
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Olá pessoal,

original não é, pois não consta no catálogo da GM. Nenhuma Picape GM Full 4x2 saiu com barra estabilizadora na dianteira. Acho que pode ser kit de adaptação ou uma adaptação bem fácil de ser feita visto que são iguaizinhas em várias picapes. Alguém sabe se o suporte onde vai as buchas e prende a barra no chassi é de algum carro ou é feito por encomenda? Como o Rodrigo disse o restante parece muito com a barra do Opala. Se for realmente do Opala, será que não tem problema por causa do curso da suspensão(geralmente o curso das picapes é maior que o de carro. Os jipeiros geralmente colocam barras nos jipes, mas de fácil desligamento para quando forem para trilha ela não diminuir o curso. se for barra de D-70 aí acho que não diminui não). Falando em barra dos caminhões, ela saiu apenas nos A/C/D-70 canavieiros e nos caminhões 85~96 também no modelos canavieiros. nos demais não tinha.

Adalberto, como a sua Vera tem a barra e é a diesel relate-nos a sua impressão sobre o equipamento.

Segundo o catalógo as Veraneios 93~ saíram com barra estabilizadora na traseira. A barra em si não é a mesma da Bonanza, mas o resto é igual. Uma adaptação muito interessante para ser feita nas Veraneios antigas, visto que o sistema de mola helicoidal é muito mole.

Abraços,

Thales
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adalberto
MensagemEnviada: Qui Abr 28, 2005 9:34 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004
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Localização: são paulo/ Pq. Edu Chaves/ZN

Olá pessoal !
Thales a Verinha tem boa dirigibilidade, esterça bem e nunca tive problemas para entrar ou sair de curvas. Com essa de barra estabilizadora descobri hoje que a minha Vera é "siliconada", ela tambem tem a barra na traseira que é fixada no lado direito da caixa satélite e no lado esquerdo do chassis, é uma adaptação muito bem feita. Vou ver se consigo tirar umas fotos e colocar no site. Mesmo depois de colocar o coração diesel que é mais pesado não houve problema, tive apenas que colocar amortecedores dianteiros da D-20.

adalberto
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Tigues
MensagemEnviada: Qui Abr 28, 2005 9:42 pm    Assunto: Responder com Citação



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Olá pessoal,
fala homem do churrasco, eu tive duas veraneios como vc sabe a 1970 tinha molas aspirais na traseira e me parece que todas com mola aspiral tem a barra estabilizadora que é bem grossa por sinal.

Já a 1975 tinha a suspensão traseira igual as C10 (acho que ela deveria ter sido ambulância) e nenhuma das duas tinha estabilizadora dianteira.

Até mais.

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adalberto
MensagemEnviada: Qui Abr 28, 2005 9:49 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2004
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Olá Tigues (proprio otário de açougue) Very Happy Very Happy
Não sou profundo conhecedor e por isso olhei o catálogo da GM e não consta essa barra. Será que seus carros tiveram a adaptação feita antes de chegarem em suas mãos? Talvez pelo fato das molas espirais serem um pouco moles, colocaram essas barras mas na dianteira não sentiram essa necessidade.

abraço
adalberto
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Tigues
MensagemEnviada: Qui Abr 28, 2005 10:20 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 7 de Mai de 2004
Mensagens: 505
Localização: Sp - Zona Leste

Não me parecia, se era adaptado era bem feito. Toda vez que vejo uma paro pra olhar mas nunca reparei por baixo agora com certesa vou prestar mais atenção.
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Domingos, C-10 CD 80, Ranger 4x4.
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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Sex Abr 29, 2005 6:40 am    Assunto: Barra estabilizadora Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
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Na verdade esta barra deveria chamar "BARRA EQUALIZADORA", pois este que Adalberto citou da traseira q consta no catalogo GM que liga um lado no diferencail e outra no chassi, é uma barra de fixação, ela estabiliza posição do diferencial, agora esta outra que tem a forma de "U" que equaliza o movimento da suspensão, deixando movimentos da roda direita e esquerda um pouco dependentes, evitando a inclinação excessiva nes curvas.

Esta peça não reduz o movimento da suspensão quando as duas rodas fizer o mesmo movimento, reduz sim o movimento alternados (uma sobe outra desce), por isso os jipeiros desacoplam ao fazer trilhas.

O uso de barra de caminhões, aí sim limita muito mais o movimento independente da suspensão.


Abraços

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Kiko (in-memorian)

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