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Soluções 4x4 |
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Mensagem
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LeonanFL |
Enviada: Ter Abr 26, 2005 10:04 pm Assunto: soluçoes 4x4 |
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Registrado em: Domingo, 14 de Novembro de 2004 Mensagens: 431 Localização: Mirandópolis - SP
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Boa noite amigos.....
Gostaria de sanar algumas duvidas sobre a traçao dianteira adaptada nas D20
Já que o kit da engesa esta ficando muito dificil de ser encontrado, será que nao existe outra solução para "fazer" uma D20 4x4??
Dizem que eh possivel adaptar a traçao dianteira da toyota bandeirante, mas o eixo eh mais estreito e há necessidade de mais adaptaçoes ainda
Bom, se alguem souber alguam opção ou tiver alguma sugestao, estamos ai pra discutir.....
Abraços......... _________________ Potência não é nada sem controle |
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Andreson Melo |
Enviada: Qua Abr 27, 2005 9:11 am Assunto: Soluções 4x4 |
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Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 5858 Localização: União dos Palmares-AL
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Eu não faria isto, se bem feito pode até ficar bom, mas não tenho boa imagem do eixo dianteiro de toyota não, com o passar dos tempos ficam folgas prejudicando a dirigibilidade. Abraços _________________ EX-D20 CD 95 Custom S MAXION S4
Ducato Minibus 14
Onix 1.4 LTZ
MODERAÇÃO PICAPESGM
_________________ |
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LeonanFL |
Enviada: Qua Abr 27, 2005 11:56 am Assunto: |
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Registrado em: Domingo, 14 de Novembro de 2004 Mensagens: 431 Localização: Mirandópolis - SP
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Boa tarde amigos.......
E ae Andreson, blz cara??
Entao velho, eh o que eu penso, colocar o eixo dianteiro da band teria que fazer muidas adaptaçoes, e isso nao eh muito bom......
Eu tava querendo achar uma solução mais viavel, pois nao eh so o fato da inatalaçao tb neh, tem que ver reposição de peças, comportamento a medio e longo prazo..........
Esta cada dia mais dificil conseguir "montar" uma D20 4x4 boa.........
Abraços.......... _________________ Potência não é nada sem controle |
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Kiko (in memorian) |
Enviada: Qua Abr 27, 2005 10:43 pm Assunto: Eixo dianteiro |
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Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
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Olá pessoal
O Agrale Marruá usa eixos (diferenciais) dianteiro e traseiro da Dana, como este carro é sucessor da Engesa, tem a bitola larga, vale pesquisar no site da Dana.
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br |
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LeonanFL |
Enviada: Qui Abr 28, 2005 4:04 pm Assunto: |
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Registrado em: Domingo, 14 de Novembro de 2004 Mensagens: 431 Localização: Mirandópolis - SP
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Boa tarde amigos......
Bom Kiko, com a sua dica, dei uma pesquisada nos sites da DANA e da AGRALE.
No site da DANA as coisas estavam meio complicadas, links quebrados, etc
Já no site da AGRALE, consegui algumas informaçoes interessantes, mas nao sei ate que ponto que pode ajudar:
A bitola do "eixo" dianteiro da D20 eh de 1,61m (letra b na figura da tecnica), ja a bitola do eixo dianteiro do Marrua eh de 1,54m
No tenho ideia se essas medidas estão proximas o suficiente para uma adaptação.
Outro ponto importante eh o modelo da suspensão, que no Marrua são molas helicoidais na dianteira, e o sistema engesa da D20 eh com feixe de molas
Será que eh possivel uma adaptação??
Bom, só para constar, Eixo Dianteiro Marrua:
Dana 44.3
Carcaça Diferencial Fundida
Eixo Direcional com Junta Homocinetica
Abraços a todos........ _________________ Potência não é nada sem controle |
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Andreson Melo |
Enviada: Qui Abr 28, 2005 5:49 pm Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 5858 Localização: União dos Palmares-AL
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Leonan acho que são apenas 7 cm coisa imperceptivel a olho, mas vale a pena pesquisar, a suspensao do Engesa era com mola helicoidal, porem com eixo rigido  _________________ EX-D20 CD 95 Custom S MAXION S4
Ducato Minibus 14
Onix 1.4 LTZ
MODERAÇÃO PICAPESGM
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LeonanFL |
Enviada: Qui Abr 28, 2005 6:01 pm Assunto: |
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Registrado em: Domingo, 14 de Novembro de 2004 Mensagens: 431 Localização: Mirandópolis - SP
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Boa noite amigos....
Então Andreson, 7cm sao pouco para os olhos, mas as vezes causará muitas implicaçoes nas adaptaçoes......
E sobre a suspensão, a dianteira das D20 4x4, eh com feixe de molas, nao eh nao?? tenho quase certeza disso.......
O eskema eh eixo rigido mesmo, senao nao rola, na minha opinião.....
Abraços......... _________________ Potência não é nada sem controle |
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Fernando Figueiredo |
Enviada: Qui Abr 28, 2005 9:41 pm Assunto: |
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Registrado em: Sexta-Feira, 30 de Mai de 2003 Mensagens: 158 Localização: São Paulo
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Anderson.
7 cm em se tratando de suspensão, é uma eternidade.
Dá uma olhada nos tópicos mais antigos de 4x4.
Fiz o relato do meu sofrimento com a suspensão dianteira da minha.
O sistema engesa usa feixe de molas do caminhão F350. O antigo dono tentou dar uma levantada nela trocando os jumelos e o feixe de molas pelo do F600. Desde que peguei o carro, não acertava a suspensão, até que fui orientado por um dono de Veraneio 4x4 para levar no seu moleiro. Batata, as molas têm uma diferença de 5 cm.
Acho que não tem muito o que inventar em adaptar 4x4 na D20, tem que o usar o conjunto completo Engesa, senão, vira uma "ADAPTRAIÇÃO"
Até mais
Fernando Figueiredo |
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PauloRS |
Enviada: Sex Abr 29, 2005 1:54 am Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 12 de Mai de 2004 Mensagens: 1883 Localização: Porto Alegre - RS
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A todos,
Estranhamente, minha mensagem de ontem desapareceu desse tópico...
Isso já foi discutido. As soluções sugeridas foram adaptar os conjuntos da Toyota ou da Rural/F75, com prolongamentos, sendo o da Rural mais barato. Procurem por "4x4".
Paulo _________________ Paulo
D20 4x4, Perkins N.Aspirado. |
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LeonanFL |
Enviada: Sex Abr 29, 2005 6:40 am Assunto: |
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Registrado em: Domingo, 14 de Novembro de 2004 Mensagens: 431 Localização: Mirandópolis - SP
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Bom dia amigos.........
Então Paulo, eu sei que o topico ja foi discutido varias vezes, mas como disse na primeira msg, acho que colocar o eixo dianteiro da band ou da rural implicará em muitas adaptaçoes e o comportamento a longo prazo nao eh muito bom.
Eu estava querendo achar uma solução melhor, dai o Kiko disse sobre o Marrua, a gente começou a pesquisar, mas ainda ta faltando saber mais coisas.....
Se alguem tiver mais ideias, pode mandar......
Obrigado, abraços............ _________________ Potência não é nada sem controle |
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Eduvelo |
Enviada: Sex Abr 29, 2005 10:57 am Assunto: |
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Registrado em: Domingo, 11 de Mai de 2003 Mensagens: 234 Localização: Santo Andre SP
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Esse é um problema grave , no seu caso optaria por eixos de Rural , não temos muitas opções , infelizmente ...
Os eixos do marruá são Dana/Agrale , até aà tudo bem , mas e se der um problema em algum dos componentes ?? , semi-eixo , luvas ?? qto fica a brincadeira ???
[]s... _________________ Eduvelo S. Andre SP
Engesa F3 - Q20B Clarck 240V
Pneus 31" AT - Guincho 12000# |
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Tigues |
Enviada: Sex Abr 29, 2005 12:00 pm Assunto: |
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Registrado em: Sexta-Feira, 7 de Mai de 2004 Mensagens: 505 Localização: Sp - Zona Leste
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E os da Rural são de que marca???? _________________ Domingos, C-10 CD 80, Ranger 4x4. |
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LeonanFL |
Enviada: Sex Abr 29, 2005 1:10 pm Assunto: |
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Registrado em: Domingo, 14 de Novembro de 2004 Mensagens: 431 Localização: Mirandópolis - SP
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Boa tarde amigos.........
Bom Eduvelo, com certeza 4x4 nuam D20 ta ficando cada vez mais complicado........
A questão do custo ainda nao foi analizado (uma vez que nao vou montar uma adaptação dessas tao cedo).....
Mas o que sou contra usar peças da band e da rural eh por causa da bitola, nao sei até quanto isso será prejudicial ao projeto........
Vc sabe preços de algumas peças pra gente começar a comparar???
Obrigado, abraços....... _________________ Potência não é nada sem controle |
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ULYSSES |
Enviada: Sex Abr 29, 2005 11:58 pm Assunto: |
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Registrado em: Sexta-Feira, 2 de Janeiro de 2004 Mensagens: 148 Localização: Lorena SP
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Leonan,
qquer que seja a opção, prepare-se para gastar uns R$ 5 mil entre peças e MDO.
Com menos que isso, nem compensa começar o serviço. Além disso, no meio do caminho tb podem surgir imprevistos especÃficos do carro que está sendo adaptado. Coisas que não se relacionam diretamente com a adaptação, mas que vc descobre por estar mexendo em algo próximo.
AÃ, entra em cena o famoso "já que...." e o final a gente conhece....
Abraço! |
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tecnica |
Enviada: Sáb Abr 30, 2005 12:44 am Assunto: |
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Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003 Mensagens: 1016 Localização: São Paulo
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Pessoal,
O problema da bitola é critico, em razão da geometria da direção, e claro, centro de gravidade.
O do centro de gravidade é contornável com espaçadores... citando o exemplo do eixo do Marruá, seriam 3,5cm em cada lado. Agora, o espaçador acelera o desgaste do semi-eixo, pois funciona como uma alavanca, na ponta:
Agora, a questão da geometria de direção não depende somente da bitola, mas também da distância entre os eixos dianteiros e traseiros.
É o que chamamos de "Condição de Ackerman": ao esterçar o volante, a roda que está no lado de dentro da curva deve ficar mais fechada, pois o raio de sua trajetória é menor. Note que o raio da curva sempre está na mesma linha do eixo traseiro:
Para que as rodas estercem corretamente, os eixos verticais de rotação da roda (eixo de pivotamento) e os pontos de apoio dos braços de direção devem traçar uma linha imaginária até o centro do eixo traseiro, como na figura:
Assim, como vcs podem ver, se vc pega um eixo para um veiculo X, mesmo com a bitola correta, e adapta no veÃculo Y, sendo a distância entre-eixos discrepantes, as rodas não estarão apontando corretamente para o centro da curva.
Na prática, o que se nota é um comportamento temperamental do veÃculo em curva, alternando tendências sobre-esterçantes e sub-esterçantes conforme a condição de aderência de cada uma das rodas dianteiras.
Voltando à parte prática da questão, o que o Edu levantou é o seguinte: tanto os eixos da Rural como do Marruá são Dana 44, entretanto, apenas a caixa ("bola") é a mesma. Semi-eixos, mangas de eixo, munhões, rolamentos, são diferentes... e nesse caso os eixos da Rural são mais vantajosos pelo tempo de mercado, o que torna essas peças de reposição mais baratas. _________________ Alexandre Piza
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