Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página Anterior  1, 2, 3 ... 12, 13, 14 ... 19, 20, 21  Próximo
 Teste dos liquidos de arrefecimento « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
MolaDura
MensagemEnviada: Sex Mai 26, 2017 10:53 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 11 de Março de 2014
Mensagens: 507
Localização: BH

ewerton escreveu:

Como faz isso? Tutorial por favor!!! rsrsrsrsrsrsrrsrsrs


Acho que ele coloca as pontas de prova no bloco. Alguns multímetros tem função para medir temperatura.

_________________
S10 2.5 TD 1996
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
ewerton
MensagemEnviada: Sex Mai 26, 2017 11:10 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2014
Mensagens: 4974
Localização: Curitiba-Pr

Já vi, o multímetro precisa ter indicação de que mede temperatura. O meu não tem.

Ferramenta não é caro. Acha a partir de 50 pila.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-796840880-alicate-amperimetro-e-multimetro-digital-temperatura-estojo-_JM

http://lista.mercadolivre.com.br/medicoes-multimetros/mult%C3%ADmetro-digital-que-mede-temperatura

Mas seguem bem vindas as fotos do procedimento.

_________________
Chevrolet D10 CD 1984 Perko is love.



http://www.picapesgm.com.br/
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
MolaDura
MensagemEnviada: Sex Mai 26, 2017 6:36 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 11 de Março de 2014
Mensagens: 507
Localização: BH

Comprei um alicate amperimetro, no 1o uso coloquei a bateria invertida queimei ele. Rolling Eyes
_________________
S10 2.5 TD 1996
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
ewerton
MensagemEnviada: Dom Mai 28, 2017 9:29 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2014
Mensagens: 4974
Localização: Curitiba-Pr

rsrsrsrrs. Faz parte do curso.
_________________
Chevrolet D10 CD 1984 Perko is love.



http://www.picapesgm.com.br/
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
christian a. h. govastki
MensagemEnviada: Seg Mai 29, 2017 10:27 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 14 de Julho de 2005
Mensagens: 267
Localização: Brasília - DF

MolaDura escreveu:
ewerton escreveu:

Como faz isso? Tutorial por favor!!! rsrsrsrsrsrsrrsrsrs


Acho que ele coloca as pontas de prova no bloco. Alguns multímetros tem função para medir temperatura.


Comprei este multímetro aqui

https://www.aliexpress.com/item/Multimeter-UNI-T-UT107-LCD-Automotive-Handheld-Multimeter-AC-DC-voltmeter-Tester-Meters-with-DWELL-RPM/32758852941.html?spm=2114.13010608.0.0.4YpE0V

Pretendo fazer três testes: do sensor e do painel, basicamente é medir a resistência deles conforme previsto no Manual de Manutenção

O da termostática que é feito colocando a dita para ferver e medindo, com o termopar a temperatura da água.

Pretendo testar com o termopar direto no bloco e no radiador para medir a temperatura bem como a temperatura na admissão de ar.

_________________
GM Veraneio 87 4,1l - A Lenda
Ex-GM Veraneio 79 4,3l - Senadora
http://umaveraneioazul.blogspot.com.br/
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário Google Talk
MolaDura
MensagemEnviada: Seg Mai 29, 2017 3:45 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 11 de Março de 2014
Mensagens: 507
Localização: BH

Boa! Já tem o post?

Mostra abrindo o painel, sempre tive vontade e necessidade em abrir o meu. Qualquer experiência é bem vinda.

_________________
S10 2.5 TD 1996
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
ewerton
MensagemEnviada: Dom Jun 18, 2017 7:58 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2014
Mensagens: 4974
Localização: Curitiba-Pr

Doutores. Estou usando um liquido para arrefecimento para teste também. É liquido de arrefecimento para tornearia, paguei 19 ou 23 reais o litro, não lembro ao certo. Esse conteúdo pode ser diluído em até 19 lts de água. Eu a princípio estou usando uns 300 mls em 10 lts de água. O radiador está com essa solução desde dia 15/03, ou seja, quatro meses. Segue foto explicativa.



O produto é esse Hydria EP. O que está na garrafa pet retirei hoje do radiador. Já está ai a quatro meses, nesse período nem completar a água do radiador precisei porque não baixa.

As peças que estão na tampa estão mergulhadas numa solução diluída em 50% dentro do pote de maionese pelo mesmo período.

Um oring de borracha sem nenhum sinal de ressecado.

Uma peça de cobre, mesmo material do vedador da galeria de água na junta do cabeçote. Esse cobre estava escuro quando coloquei ai.

Um pedaço da própria junta de cabeçote que troquei e um pedaço de bombril.

O liquido da garrafa pet está verde bem claro com a garrafa suspensa. Essa cor mais puxada para o marrom é porque a garrafa está no chão.




Vou continuar observando a evolução.

_________________
Chevrolet D10 CD 1984 Perko is love.



http://www.picapesgm.com.br/
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
bonanza
MensagemEnviada: Dom Jun 18, 2017 9:10 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 13 de Dezembro de 2011
Mensagens: 402
Localização: minas gerais

Everton, o problema do oleo soluvel e que com o tempo de uso ele fica repleto de bacterias e forma uma nata, digo isso baseado na minha experiencia como torneiro mecânico e usavamos muito desse oleo.
_________________
bonanza
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
sallespickup01
MensagemEnviada: Dom Jun 18, 2017 9:32 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Fevereiro de 2011
Mensagens: 16112
Localização: SÃO PAULO

sim bonanza forma mesmo, mais uso a anos e nem to ai fica meio feio mais eficiente, e o meu era branquinho , não "parmerence"
_________________
CARLOS SALLESPICKUP
EMAIL SALLESPICKUP@GMAIL.COM
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
MachadoSL
MensagemEnviada: Dom Jun 18, 2017 10:58 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004
Mensagens: 8826
Localização: Rio de Janeiro

Ewerton, se possível meça com um paquímetro o anel de borracha para ver se ele sofreu aumento de tamanho, pelo menos nos testes de laboratório eu logo parei porque a borracha inchou, ou seja, pode ter o mesmo efeito com as borrachas do radiador.
Outro ponto que não entendi bem, o anel de cobre ficou brilhante? Se sim isso indica que ele deve ser corrosivo.

_________________
Fusca (Hermenegildo) 1979, March (laranja mecânica) 2012/13?, Lexus ES350 2007
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Skype
ewerton
MensagemEnviada: Dom Jun 18, 2017 11:04 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2014
Mensagens: 4974
Localização: Curitiba-Pr

bonanza escreveu:
Everton, o problema do oleo soluvel e que com o tempo de uso ele fica repleto de bacterias e forma uma nata, digo isso baseado na minha experiencia como torneiro mecânico e usavamos muito desse oleo.




Já me falaram mas resolvi arriscar. No mínimo serve de teste na viatura. Com qual frequência vocês precisavam trocar o fluído? Esse já está com 4 meses e mantém a oleosidade. A mão ficou lisa quando molhei no liquido que retirei do radiador. Se eu precisar fazer a troca duas vezes por ano já compensa. Lembrando que ainda tenho no vasilhame liquido suficiente para duas trocas.


Realmente já vi alguns que o líquido é esbranquiçado como disse o Salles.

Se andar de pé firme por um tempo, a temperatura volta rápido para o lugar assim que alivia o pedal. rsrsrsrsrsrsr

Vou ficar monitorando, qualquer alteração aviso o pessoal.

_________________
Chevrolet D10 CD 1984 Perko is love.



http://www.picapesgm.com.br/
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
bonanza
MensagemEnviada: Dom Jun 18, 2017 11:41 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 13 de Dezembro de 2011
Mensagens: 402
Localização: minas gerais

em maquinas ferramentas como torno por exemplo se perde muito por projeção e evaporação e agente só completava o reservatório,mas a nata que dava por cima era uma coisa feia e fedorenta e esse óleo alem disso tem a propriedade de remover o lubrificante,serve ate como desengraxante e lembro que na época(bons tempo de moleque) recebíamos insalubridade pelo contato com esse produto.lembro também que as mangueiras eram trocadas com frequência,tanto que a empresa substituiu todas por tubulação de cobre.
_________________
bonanza
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
lbsoares
MensagemEnviada: Seg Jun 19, 2017 7:52 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 18 de Setembro de 2014
Mensagens: 251
Localização: Santa Catarina

Olá Everton, tmbm estou usando óleo solúvel na pequena, recomendação do cara que conserta radiadores, falou que o meu, por ser de cobre não pode usar aditivo com etileno glicol. O liquido fica verde bem clarinho.
_________________
C20 4.1 MPFI
96/96 Azul Sport
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
MachadoSL
MensagemEnviada: Seg Jun 19, 2017 7:55 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004
Mensagens: 8826
Localização: Rio de Janeiro

Soares, os radiadores de cobre aceitam liquido com polietileno glicol ou etileno glicol, não sei de onde este cara tirou essa informação.
_________________
Fusca (Hermenegildo) 1979, March (laranja mecânica) 2012/13?, Lexus ES350 2007
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Skype
lbsoares
MensagemEnviada: Seg Jun 19, 2017 8:08 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quinta-Feira, 18 de Setembro de 2014
Mensagens: 251
Localização: Santa Catarina

é mesmo.... putz. Ele falou e depois vi no manual dela que tmbm recomenda colocar óleo soluvel no radiador, ai nem esquentei de questionar.
mas, tmbm não proibe o uso de etileno.
Pequei essa imagem do site opaleiros, mesma info do manual C20.

_________________
C20 4.1 MPFI
96/96 Azul Sport
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 13 de 21
Ir à página Anterior  1, 2, 3 ... 12, 13, 14 ... 19, 20, 21  Próximo

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você pode anexar arquivos neste fórum
Você pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB