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Sekiya |
Enviada: Seg Out 25, 2004 10:37 am Assunto: Regulagem das Válvulas ou Escapamento? |
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Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
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Olá amigos,
A dúvida é a seguinte: Toda vez em que se pisa no acelerador da Veraneio 4.1 à gasolina - quando a borboleta do carburador está aberta - ouve-se um ruÃdo de vazamento de ar intermitente, sendo este bem audÃvel dentro do veÃculo. Este ruÃdo cessa em situações de freio motor. Vale lembrar que não se nota aumento do nÃvel de ruÃdo em marcha lenta ou em situações de freio motor.
Gostaria de saber se isso é devido a vazamento de ar na saÃda do coletor de escapamento com o tubo de escape ou se isso é perda de compressão pelas válvulas?
É possÃvel e necessário a regulagem das válvulas neste motor???
Aguardo ajudas! _________________ Abraços
Eduardo
Editado pela última vez por Sekiya em Qui Mai 21, 2015 10:43 pm, num total de 1 vez |
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Brucutu |
Enviada: Seg Out 25, 2004 5:59 pm Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 29 de Outubro de 2003 Mensagens: 255 Localização: Vila Velha - ES
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Oi Eduardo!
Ouvindo assim "parece" que é vazamento no coletor de escape. Se essre ruÃdo vem acompanhado do odor de escapamento, aà as chances aumentam pra quase 100%. Quanto à s válvulas eu acho que é pouco provável que sejam só elas pois se estivessem com folga você também estaria ouvindo um clecleclecleclecleclecleclecle contÃnuo e já a partir da marcha lenta. Todo caso, se for parar a barca pra mexer no escapamento manda logo verificar se elas (as válvulas) estão ok. Regulálas é bem simples.
Abraços.
Walter. _________________ Veraneio S4tPlus
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S10 - 2.4 Cabine Dupla (RIP)
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Sekiya |
Enviada: Ter Out 26, 2004 12:43 am Assunto: Válvulas |
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Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
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Hummm...
Walter, este cleclecleclecleclecle está presente também...
Também não poderia ser os tuchos???
Ah, mais umas informações: já foi trocado recentemente a junta do coletor de admissão/escapamento. Já apertei as porcas de fixação do coletor de escapamento e da saÃda do coletor para o tubo de escape. E não sinto cheiro de gasola no compartimento do motor...
Xiii, será mesmo as válvulas? Só por curiosidade: como é que se realiza a regulagem das válvulas? Tira cabeçote inteiro ou só abre a tampa? Gasta-se muito nessa brincadeira?
Obrigado por ora _________________ Abraços
Eduardo |
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Kiko (in memorian) |
Enviada: Ter Out 26, 2004 6:09 am Assunto: Vazamento pelo escapamento |
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Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
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Olá Sekiya
Para verificar se há vazamento no sistema de escapamento, é só tampar a saÃda com motor ligado, do tipo botar sola do sapato, com aumento de pressão, o ruÃdo ficará bem mais evidente.
Para ajustar as valvulas, é só tirar a tampa do cabeçote, mas normalmente os motores com tucho hidraulico, não requer ajustes.
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br |
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Sekiya |
Enviada: Ter Out 26, 2004 2:48 pm Assunto: Válvulas |
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Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
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Olá,
Outra informação: os tuchos são hidráulicos...
Se as válvulas estiverem desreguladas, há a probabilidade de isso promover este ruÃdo de vazamento de ar intermitente? Há também perda de rendimento do motor? Digo isso, pois não noto perda de força do motor... _________________ Abraços
Eduardo |
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tecnica |
Enviada: Ter Out 26, 2004 5:19 pm Assunto: |
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Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003 Mensagens: 1016 Localização: São Paulo
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Edu,
Valvulas desreguladas afetam o rendimento. No seu caso, como os tuchos são hidraulicos, não precisam de regulagem. Eles só fazem barulho se descarregarem (o que normalmente acontece com excesso de rotação).
O barulho de escapamento vazando é muito parecido com o de panela de pressão.
O barulho de aspiração é somente qdo acelera, certo ? Mangueiras, filtro, conexões de vácuo já foram verificadas ? A marcha lenta está ok (regular) ? _________________ Alexandre Piza
PicapesGM Website - 10 anos |
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Sekiya |
Enviada: Qui Out 28, 2004 12:16 pm Assunto: Válvulas |
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Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
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Amigos, obrigado pelas informações dadas e vou verificar melhor o escapamento e outros componentes...
Mas e esse "cleclecleclecle" que aparece somente em marcha lenta (Explicando: ruÃdo não muito forte e não contÃnuo - tipo, fica uns segundos depois pára um pouco e depois volta, como em um ciclo)??? São só os tuchos ou são as válvulas???
Fiquei meio preocupado.... _________________ Abraços
Eduardo |
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Brucutu |
Enviada: Qui Out 28, 2004 12:43 pm Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 29 de Outubro de 2003 Mensagens: 255 Localização: Vila Velha - ES
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Oi Sekiya!
Há uns 15 anos atrás nossa Caravan (o Kojak) teve esse tipo de problema e foi resolvido com a troca dos tuchos. Eles eram hidráulicos e, se me lembro bem, um deles estava demorando pra "encher" (até hoje não entendo isso) e estava esvaziando quando o motor voltava a marcha lenta. Como na época eu não entendia bem de mecânica (como se hoje eu entendesse...) nem meus pais, aceitamos o diagnóstico, trocamos os tuchos e nunca mais a Caravan fez cleclecleclecle.
Abraços e boa sorte.
Walter _________________ Veraneio S4tPlus
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tecnica |
Enviada: Sex Out 29, 2004 12:02 am Assunto: |
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Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003 Mensagens: 1016 Localização: São Paulo
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Oi pessoal,
O tucho hidraulico nada mais é que um êmbolo dentro de um cilindro. O embolo é empurrado pela vareta para dentro do cilindro. Este trabalha sobre o comando de válvulas.
O óleo sob pressão do motor entra pelo tucho por um orifÃcio, normalmente situado na lateral do tucho.
Normalmente, na partida a frio, ouve-se um barulho (clec-clec), que pára logo que o motor ganha pressão no óleo. É o tucho, que sempre descarrega na partida a frio, porque a vareta faz pressão para o óleo sair, e o motor ainda não tem pressão de óleo para "encher" o tucho.
Qdo o motor começa a ganhar certa quilometragem, forma uma borra dentro do tucho... ele então descarrega e têm dificuldade para encher de novo. Uma limpeza resolve o problema, mas normalmente o motor ou a tampa de válvulas deve ser aberta para poder retirar o tucho. _________________ Alexandre Piza
PicapesGM Website - 10 anos |
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ajccesar |
Enviada: Sex Out 29, 2004 9:05 am Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 30 de Abril de 2003 Mensagens: 138 Localização: Jardim das Flores / Osasco / SP
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Olá Sekiya.
Eu já fui fiel usuário da linha Opala (carros fantásticos tive 6 antes da D20), inclusive eu tive o prazer de reformar um 1974 em casa, fiz um pouco mais do que o Eduvelo está fazendo com o Engesa eu o desmotei até o ultimo parafuso, foram 2 anos entre desmontar, reformar e remontar.
O Alexandre tem razão, dentro do tucho forma uma camada de um tipo de verniz entre o corpo e o embolo que costuma travar ou reduzir o movimento do embolo provocando aquele barulho chato. Mas se não me falha a memória, somente os 4 cilindros usam tuchos hidráulicos, nos 6 bocas os tuchos são mecânicos.
Você pode tentar efetuar a limpeza e caso ainda persista o barulho não vai dar outra tem que trocar.
Para retirar os tuchos não há a necessidade de se abrir o motor apenas remover a tampa de válvulas e a tampa lateral (atrás do distribuidor).
Soltar os balancins, não precisa tirar, puxar as varetas para fora até remover totalmente.
Depois é só puxar os tuchos que ficam alojados atrás desta tampa lateral, nesta operação tem que se ter um pouco de paciência pois na extremidade do tucho dentro do motor à s vezes forma uma camada de verniz que dificulta o deslizamento dele no orifÃcio. Se isso acontecer, com um alicate de ponta e de preferência com as pontas revestidas para não riscar a superfÃcie externa do tucho você vai movimento para cima e para baixo que acaba saindo.
Uma vez removidos, para desmontá-los você precisa remover um anel de trava do embolo que tem do lado de dentro da borda onde a vareta se encaixa daà para frente e usar um pouco de habilidade par remover o embolo.
Para lavar as peças e remover o verniz você pode usar thinner e um bombril.
Para a montagem é só seguir a operação inversa mas não esqueça de lubrificar os êmbolos com óleo de motor.
A regulagem das válvulas deve ser feita repetindo a operação abaixo para cada um dos cilindros ou para alternadamente para os cilindros que estão com as válvulas fechadas (eu prefiro cilindro a cilindro).
Gire o motor com a mão (tire as velas para facilitar) até que você coloque as válvulas do 1º pistão em balanço (explosão) aperte os balancins até que ele encoste firme na cabeça da válvula e no topo da vareta sem folga e em seguida aperte a porca +/- 1/4 de volta. A folga necessária será proporcionada pelo movimento do tucho.
Desculpe pelo tratado mas espero ter ajudado.
É incrÃvel mas isto é como andar de bicicleta, a gente nunca esquece.
Abraços a todos. _________________ CESAR
D20 1988 - Cab.Dupla ENVEMO - Q20B Turbo e agora com Intecooler também.
Maravilha!!!! |
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Tigues |
Enviada: Sex Out 29, 2004 12:54 pm Assunto: |
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Registrado em: Sexta-Feira, 7 de Mai de 2004 Mensagens: 505 Localização: Sp - Zona Leste
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Só pra acrescentar, acho que o 250-S (opala SS-6 e os á álcool)
saÃa com tucho mecanico e o
250 normal era hidráulico. _________________ Domingos, C-10 CD 80, Ranger 4x4. |
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ajccesar |
Enviada: Sex Out 29, 2004 1:09 pm Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 30 de Abril de 2003 Mensagens: 138 Localização: Jardim das Flores / Osasco / SP
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Olá TIgues.
É algo assim eu sei que tinha um 6 bocas que tuchos era mecanicos.
Um desabafo...
Eu nunca tive um 6 bocas. Acho que o motor com o ronco mais bonito que existe. Mais bonito que os V8.
Abraços,
CESAR _________________ CESAR
D20 1988 - Cab.Dupla ENVEMO - Q20B Turbo e agora com Intecooler também.
Maravilha!!!! |
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Andreson Melo |
Enviada: Sex Out 29, 2004 4:41 pm Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 5858 Localização: União dos Palmares-AL
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Pelo que percebo, a maioria aqui já é fã antigo da chevrolet, aqui em casa desde que nasci meu pai já possuia caravan até 1995 que foi nossa ultima modelo 1990 comodoro sle, praticamente me crie dentro dos veiculos GM, meu pai teve como primeiro carro um opala 69, salvo engano, ele aprendeu o que era carro dentro de um opala, pois ele morava em fazenda e nao conhecia carro direito só sabia dirigir caminhao Ford "puxando" cana de açucar, pois somos de uma regiao canavieira, e apos 2 safras em caminhao e problemas pessoais ele mudou de vida e foi ser taxista com seu primeiro opala, por isso eu e ele somos fas de carteirinha da GM (65-98, ultima Silverado com S4 senao me engano) pois deste periodo em diante nao saiu mais nada que prestasse. Desculpem por desvirtuar o topico.
Abraços |
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Sekiya |
Enviada: Sáb Out 30, 2004 1:05 am Assunto: Válvulas X Escapamento |
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Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
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Mais uma vez, agradeço as informações dadas.
Lembrei de que já foi efetuada uma vez a troca dos tuchos... isso há uns 5 anos. Inclusive quando houve o esvaziamento deu para notar o barulho que faz; pior que esse "cleclecle".
Não sei, mas pode ser que o motor esteja com um pouco de borra, pois já rodou cerca de 370mil km e não sei se já mexeram ou abriram o motor (compramos com 315mil km). Outro fator é que o carro anda pouco e às vezes fica 1 mês sem funcionar...
Vou verificar primeiro o escapamento, etc. como o Alexandre informou. Se não melhorar, vamos abrir o motor e ver como está.
De qualquer forma, valeu a todos _________________ Abraços
Eduardo |
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Sekiya |
Enviada: Ter Mar 01, 2005 8:34 pm Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
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Revivendo o tópico...
Demorei, (é que o carro fica meses parado) mas o problema do barulho é na junta do coletor de escape/admissão. Eu não sentia cheiro dentro do cofre do motor, como disse o Brucutu, até porque o cofre da picape é grande. Mas fui trocar o amortecedor de direção e pedi pro cara ver se havia vazamento de ar no escape (era loja de escape também). Não havia vazamento na saida do coletor para o cano de escape, mas sim em um pequeno local na junta. É pequeno o vazamento mas provoca aquele ruÃdo de "máquina de costura". E olha que já fora trocado esta junta até que recentemente.
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Agora, gostaria de pedir a ajuda de todos: Como faço para trocar a junta do coletor de escapamento??? É complicado? Tem alguma dica? Devo usar vedantes (cola, etc.)???
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Valeu a todos que me ajudaram! _________________ Abraços
Eduardo |
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