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Alternador X Bateria |
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Mensagem
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Wander |
Enviada: Ter Mai 23, 2006 5:30 pm Assunto: |
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Registrado em: Sexta-Feira, 24 de Fevereiro de 2006 Mensagens: 2670 Localização: MG
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C Q Pensa _________________ fiat brava sx 2002. GW corsa 1998.
ex Rural Willys 1971, MB Sprinter 310 98 Maxion HDS 2.5, Silverado 97 4.1 mpfi, C14/D10 1968-CD-Perkins 4.236
PicapesGM em minha casa 2007: http://www.picapesgm.com.br/encontros/encontro_2007_marco01.htm
Editado pela última vez por Wander em Qua Mai 24, 2006 6:13 am, num total de 1 vez |
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Thales Pimenta |
Enviada: Ter Mai 23, 2006 9:02 pm Assunto: |
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Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003 Mensagens: 2993 Localização: Sudoeste de MG
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Olá pessoall,
bom testei os cabos e estão ok. Daà troquei o regulador de voltagem temporiamente por um de corcel e os problemas de oscilação pararam.
Então saà em busca da caixa de voltagem da D-10. Só um elétrico tinha, os outro disseram que a mesma estava dando muito problema e eles estão colocando de Corcel no lugar. Aà fica a pergunta: tem algum problema colocar um regulador de voltagem do Corcel?
O que está na picape é usado, portanto está fora de cogitação. Só tem um probleminha, quando a rotação cai(ao arrancar p.ex.) a luz acende, mas logo que ganha giro apaga. Será problema da caixinha usada ou o fato do Corcel ter rotação maior que a D-10?
Ah Wander, não apaga mais!!! KKKK
[]'s
Thales _________________ C-10 1971 - Tanque, pro pau!
Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
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Kiko (in memorian) |
Enviada: Qua Mai 24, 2006 6:10 am Assunto: |
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Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
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Olá Pessoal
Este é o fornecedor das peças Prestolite Indiel (motores de partida e alternadores)
http://www.amec-compel.com.br/
Olá Thales
Pode ser problema de rotação, pois os alternadores de carro de passeio tem polia menor que das picapes, pois a faixa de roração de marcha lenta não muda muito, ambos na faixa de 850 RPM.
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br |
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valmor |
Enviada: Qui Nov 30, 2006 10:02 am Assunto: por falar em baterias ...... |
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Registrado em: Domingo, 4 de Dezembro de 2005 Mensagens: 86 Localização: sao paulo
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Qual a melhor maneira de conferir o estado de uma bateria ?
Quando devo "dar uma carga" na bateria ?
Pra verificar a carga , devo medir a Voltagem ou Amperagem ou AMBOS ????
Alias como medir isto ???
Desculpem as duvidas "basicas" mas prefiro perguntar do que continuar sem saber!
Obrigado |
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ARISMAR |
Enviada: Qui Dez 28, 2006 11:53 pm Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 20 de Dezembro de 2006 Mensagens: 845 Localização: CAMPO GRANDE, MS
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Caros Amigos
Revendo o assunto sobre ALTERNADOR/BATERIA DE ACUMULADORES, permitam-me algumas colocações:
1. ALTERNADOR: a capacidade do alternador escolhido não deve ser aleatória, mas examinar com parcimônia, e muita, a nessecidade de cada veÃculo automotor. A partir de então, instalar o alternador com a capacidade exigida;
2. BATERIA: quanto maior a sua capacidade, melhor o desempenho e a sua durabilidade. Também não exagerar quanto à sua capacidade. Examinar exatamente o que o veÃculo requer, tomando-se por base o seu emprego na condições mais exigentes e quantidade/qualidade dos acessório instalados.
Quanto à recarga de baterias de acumuladores, cuidado! Primeiramente é necessário conhecer como essa bateria sofreu a sua descarga.
Caso a bateria tenha sofrido uma descarga "lenta", a sua recarga também deverá ser obrigatoriamente "lenta". Em caso de ter sofrido uma descarga "rápida", (ex: excesso de partida do motor) a recarga também deverá ser obrigatoriamente "carga rápida".
A razão para tal é bastante simples: numa descarga "lenta", o elemento ácido do eletrólito (ácido sulfúrico) migrou parcialmente para o interior das placas, e com uma recarga "lenta" dar-se-a o tempo para que ele retorne para o meio eletrólito. No caso de descarga "rápida", esse "ácido" ainda não teve tempo de migrar para as placas.
Na inversão desses procedimentos, danificar-se-a a bateria irremediavelmente.
Os atendentes dos postos de bateria, muito pouco deles, sabem a esse respeito. Isto faz parte da eletricidade/eletrônica básica. A sulfatação das placas das baterias de acumuladores dá-se exatamente pelo acúmulo desse "ácido" nelas.
Para evitar a sulfatação (azinhavre) e consequente isolamento nos conectores da bateria, é recomendável mantê-los lubrificados com valesina sólida (boa condutora) e após conectados à bateria, untá-los por completo com essa mesma veselina, isolando-os do contato com o ar, que é o elemento oxidante. Evitar o uso da vaselina "industrial"; a melhor e recomendável é a adquirida em Drogarias ou Laboratórios de manipulação farmacêuticas; o produto é mais puro; isento de contaminação outras.
Mesmo procedimento quanto à fixação do cabo negativo à carroceria ou chassi do veÃculo, cuidando sempre para que haja um ótimo contato elétrico.
Abraços. ARISMAR ( 914 ) |
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Wander |
Enviada: Sex Dez 29, 2006 10:47 am Assunto: |
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Registrado em: Sexta-Feira, 24 de Fevereiro de 2006 Mensagens: 2670 Localização: MG
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Poxa vida !!!!! Que aula !!!!! Jamais havia ouvido (lido) isto . Ciência é uma maravilha.
Muito obrigado e jamais esquecerei os motivos de carga lenta e rápida de baterias.
Valeu mesmo !!!!! _________________ fiat brava sx 2002. GW corsa 1998.
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tecnica |
Enviada: Seg Jan 01, 2007 9:39 pm Assunto: |
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Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003 Mensagens: 1016 Localização: São Paulo
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Arismar,
Muito obrigado pela explicação. Achava que a carga lenta era recomendada por causa do aquecimento da bateria qdo carregada do jeito rápido....
[]s _________________ Alexandre Piza
PicapesGM Website - 10 anos |
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MachadoSL |
Enviada: Ter Jan 02, 2007 1:40 pm Assunto: |
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Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004 Mensagens: 8826 Localização: Rio de Janeiro
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Parabéns Arismar, gostei da explicação, principalmente porque eu desconhecia a parte da migração do Ãcido Sulfúrico.
Obrigado e abraços,
Sergio _________________ Fusca (Hermenegildo) 1979, March (laranja mecânica) 2012/13?, Lexus ES350 2007 |
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Thales Pimenta |
Enviada: Sáb Jun 23, 2007 3:46 pm Assunto: |
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Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003 Mensagens: 2993 Localização: Sudoeste de MG
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Semana passada e esta semana lembrei duas vezes deste tópico...
primeiro foi porque tive problema de partida na picape e achei que era bateria ruim, mas era motor de partida. Depois porque ontem a picape isolou, culpa dos conectores de baterias ruins.
Law Hei escreveu: |
Tem muita coisa Ruim Wander, mas definitivamente a bateria que não está segurando carga...em outras palavras...foi p/ o saco (devem ter colado as placas de chumbo), mas vc pode fazer um teste tbm, caso a bateria não seja selada, esvazie o lÃquido da bateria e reponha com solução de bateria (ácido) obs: não é água destilada, faça uma carga completa de 1 dia inteiro p/ segurar bem a carga e testeo mesmo. Algumas baterias ressucitam após este ritual !!! |
Wander escreveu: |
Por enquanto, levei a bateria pra um mecanico amigo meu. Ele disse que vao retirar todo a solução da mesma, limpar tudo com (xi, esqueci agora, bicarbonato de sódio ? ) , colocar solução novinha e deixar em carga lenta por 24 hs . . . (num eletricista de confiança dele). |
Cesar Oliveira escreveu: |
o processo de recuperação da bateria esta correto |
Gostaria mais de saber como fazer essa reavivação de baterias... Primeiro tira-se o lÃquido da bateria, depois lava-se com bicarbonato de sódio(dissolvido em água? Em que proporção?? é só pro e tirar ou tem algum macete a mais???) e depois adiciona-se solução nova(ácido, mas qual???).
ARISMAR escreveu: |
Para evitar a sulfatação (azinhavre) e consequente isolamento nos conectores da bateria, é recomendável mantê-los lubrificados com valesina sólida (boa condutora) e após conectados à bateria, untá-los por completo com essa mesma veselina, isolando-os do contato com o ar, que é o elemento oxidante. Evitar o uso da vaselina "industrial"; a melhor e recomendável é a adquirida em Drogarias ou Laboratórios de manipulação farmacêuticas; o produto é mais puro; isento de contaminação outras.
Mesmo procedimento quanto à fixação do cabo negativo à carroceria ou chassi do veÃculo, cuidando sempre para que haja um ótimo contato elétrico. |
Tem que passar a vaselina no polo e depois colocar o conecetor, ou basta apenas besuntar o conector??
Digamos que em um caso de exagero, eu passe vaselina demais no polo positivo e esta escorra, se entrar em contato com uma parte metalica do veÃculo(negativo) vai dar curto??? Digo isso porque na picape tem uma placa de fixação da bateria bem próxima ao conector positivo...
Grato,
Thales _________________ C-10 1971 - Tanque, pro pau!
Deus me disse: filho, você está indo pro mau caminho...
Eu respondi: Senhor, não esquenta, estou indo de C-10...
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ARISMAR |
Enviada: Dom Jun 24, 2007 3:21 am Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 20 de Dezembro de 2006 Mensagens: 845 Localização: CAMPO GRANDE, MS
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CarÃssimo THALES
Sem preocupações. A vaselina é boa condutora de eletricidade (ela não se torna um isolante elétrico). A tensão ou corrente elétrica não a percorre tal como em um condutor de cobre.
Primeiramente limpar muito bem os conectores e os bornes da Bateria. Usar lixa (evitar o uso de palha de aço).
- Untar os Bornes da Bateria e os Conectores dos cabos, por dentro e por fora (não se preocupe com o excesso de vaselina, isto é: nem tanto, nem tampouco);
- Prender os Conectores aos respectivos Bornes, bem justos, fazendo um movimento giratorio para melhor encaixe e contatos perfeitos. Reapertar os parafusos de fixação dos Conectores;
- Aplicar nova camada de veselina, recobrindo todo o Conector e os Bornes, sem deixar parte metálica desses pontos expostas ao ar;
- Mesmo procedimento principalmente no contato do cabo "negativo" à carcaça do veÃculo, propiciando um bom aterramento. Esse procedimento é muito importante. Não deixar tinta ou impurezas outras entre o terminal e a carcaça do veÃculo.
No caso de exageros, ao aquecer, a veselina irá escorrer um pouco, mas o único inconveniente será o pó que irá aderir externamente a ela; sujeira.
Além de assegurar um excelente contato elétrico, com esse procedimento também irá impedir a sulfatação e o isolamento elétrico.
O ideal seria a sua aplicação em todos e quaisquer pontos de contatos elétricos que estejam expostos ao ar.
Abraços, ARISMAR(914). |
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Marcelino Bedin |
Enviada: Seg Ago 13, 2007 9:40 pm Assunto: |
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Registrado em: Terça-Feira, 24 de Julho de 2007 Mensagens: 74 Localização: São Paulo, Capital
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A quem quiser opinar:
Comprei a Andaluz com motor s4t já com uma bateria totalmente selada, Delco Freedon, de 75A que durou 3,5 anos. Troquei por outra AC Delco totalmente selada, com a mesma amperagem que durou praticamente o mesmo tempo. Troquei por uma Cral de baixa manutenção, com prata, que durou dez meses e com muito custo um ano. Acham normal essa durabilidade ? Ultimamente tem feito muito frio na Capital de São Paulo. Como a bateria Cral possui corrente de partida de 750A a 25ºC e, segundo andei me informando, seria ideal que tal corrente fosse a (-) 18ºC acham que pode ser essa a razão de tal durabilidade ? Alguém já teve problema com a corrente de partida da bateria ? _________________ Luz não anda, voa. |
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ARISMAR |
Enviada: Ter Ago 14, 2007 1:45 am Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 20 de Dezembro de 2006 Mensagens: 845 Localização: CAMPO GRANDE, MS
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Caro MARCELINO
Bateria de Acumuladores é um problemão. Ao adquirir devemos tomar certas precauções:
1. Data de fabricação (não adquirir Baterias velhas);
2. É muito importante a maneira que a mesma foi armazenada pela Casa Comercial (sempre deve estar isolada do chão, sobre estrado de madeira);
3. Maderial utilizado na sua fabricação (não há milagres: Bateria muito barato é sinal de que o material utilizado {nas placas, eletrólito, isoladores} não são de boa qualidade ou purificados).
4. Conhecer ou pelo menos se informar da qualificação do seu fabricante.
Quanto ao seu trabalho em relação à temperatura, se considerarmos uma temperatura negativa considerável, influirá e muito. Mas tal qual ocorreu na Capital Paulista não tem um peso tão forte a fim de inabilitar o trabalho da Bateria de Acumuladores.
Por essas razões é que uma Bateria é mais eficiente e dura mais que outra, podendo ainda ser levado em conta as produzidas pelo mesmo fabricante.
Com a devida vênia, permita-me uma observação:
É comum observarmos até em publicações técnicas as expressões:
"amperagem" está impróprio, o termo correto é "CORRENTE". Ampère (A) é a sua unidade de medida.
"voltagem" também está incorreto. O termo é "TENSÃO". Volt (V) é a sua unidade de medida.
Abraços, ARISMAR(914). |
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Kiko (in memorian) |
Enviada: Ter Ago 14, 2007 1:05 pm Assunto: |
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Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003 Mensagens: 9611 Localização: Mogi das Cruzes - SP
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Olá
Eu só uso Freedon ou Moura, hj mais Moura, pois tem melhores opções.
A Diferença é entre a primeira linha e os outros.
Abraços _________________ Kiko (in-memorian)
KIT SUPER LDA Menos Fumaça Mais Força
contatos por e-mail picapesgm-kiko@ig.com.br |
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José A. Machado |
Enviada: Ter Ago 14, 2007 3:04 pm Assunto: |
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Registrado em: Segunda-Feira, 7 de Mai de 2007 Mensagens: 339 Localização: Goianésia-GO
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Olá
Eu uso uma Cral com prata de 70 ampéres e ela já tem um ano e meio de uso e tá boazinha, o motor pega no primeiro giro a qualquer hora.
abraços _________________ José A. Machado
D20/1989. |
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MachadoSL |
Enviada: Ter Ago 14, 2007 4:14 pm Assunto: |
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Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004 Mensagens: 8826 Localização: Rio de Janeiro
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Atualmente eu estou com uma AC Delco, já faz 1 ano, mas vamos ver pois todo ano eu tenho que trocar de bateria, antes já tive Ajax (veio com o carro e durou 1 ano), Moura (só durou 8 meses), Heliar (durou 13 meses).
Será devido ao calor do motor + transito pesado que a bateria dura pouco?
Abraços,
Sergio |
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