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Wander
MensagemEnviada: Ter Mai 23, 2006 5:30 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 24 de Fevereiro de 2006
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Editado pela última vez por Wander em Qua Mai 24, 2006 6:13 am, num total de 1 vez
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Thales Pimenta
MensagemEnviada: Ter Mai 23, 2006 9:02 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
Mensagens: 2993
Localização: Sudoeste de MG

Olá pessoall,

bom testei os cabos e estão ok. Daí troquei o regulador de voltagem temporiamente por um de corcel e os problemas de oscilação pararam.

Então saí em busca da caixa de voltagem da D-10. Só um elétrico tinha, os outro disseram que a mesma estava dando muito problema e eles estão colocando de Corcel no lugar. Aí fica a pergunta: tem algum problema colocar um regulador de voltagem do Corcel?

O que está na picape é usado, portanto está fora de cogitação. Só tem um probleminha, quando a rotação cai(ao arrancar p.ex.) a luz acende, mas logo que ganha giro apaga. Será problema da caixinha usada ou o fato do Corcel ter rotação maior que a D-10?

Ah Wander, não apaga mais!!! KKKK Laughing Shocked Cool Very Happy Razz Twisted Evil Mr. Green

[]'s

Thales

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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Qua Mai 24, 2006 6:10 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá Pessoal

Este é o fornecedor das peças Prestolite Indiel (motores de partida e alternadores)

http://www.amec-compel.com.br/

Olá Thales

Pode ser problema de rotação, pois os alternadores de carro de passeio tem polia menor que das picapes, pois a faixa de roração de marcha lenta não muda muito, ambos na faixa de 850 RPM.

Abraços

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Kiko (in-memorian)

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valmor
MensagemEnviada: Qui Nov 30, 2006 10:02 am    Assunto: por falar em baterias ...... Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 4 de Dezembro de 2005
Mensagens: 86
Localização: sao paulo

Qual a melhor maneira de conferir o estado de uma bateria ?

Quando devo "dar uma carga" na bateria ?

Pra verificar a carga , devo medir a Voltagem ou Amperagem ou AMBOS ????

Alias como medir isto ???

Desculpem as duvidas "basicas" mas prefiro perguntar do que continuar sem saber!

Obrigado
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ARISMAR
MensagemEnviada: Qui Dez 28, 2006 11:53 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 20 de Dezembro de 2006
Mensagens: 845
Localização: CAMPO GRANDE, MS

Caros Amigos

Revendo o assunto sobre ALTERNADOR/BATERIA DE ACUMULADORES, permitam-me algumas colocações:
1. ALTERNADOR: a capacidade do alternador escolhido não deve ser aleatória, mas examinar com parcimônia, e muita, a nessecidade de cada veículo automotor. A partir de então, instalar o alternador com a capacidade exigida;
2. BATERIA: quanto maior a sua capacidade, melhor o desempenho e a sua durabilidade. Também não exagerar quanto à sua capacidade. Examinar exatamente o que o veículo requer, tomando-se por base o seu emprego na condições mais exigentes e quantidade/qualidade dos acessório instalados.
Quanto à recarga de baterias de acumuladores, cuidado! Primeiramente é necessário conhecer como essa bateria sofreu a sua descarga.
Caso a bateria tenha sofrido uma descarga "lenta", a sua recarga também deverá ser obrigatoriamente "lenta". Em caso de ter sofrido uma descarga "rápida", (ex: excesso de partida do motor) a recarga também deverá ser obrigatoriamente "carga rápida".
A razão para tal é bastante simples: numa descarga "lenta", o elemento ácido do eletrólito (ácido sulfúrico) migrou parcialmente para o interior das placas, e com uma recarga "lenta" dar-se-a o tempo para que ele retorne para o meio eletrólito. No caso de descarga "rápida", esse "ácido" ainda não teve tempo de migrar para as placas.
Na inversão desses procedimentos, danificar-se-a a bateria irremediavelmente.
Os atendentes dos postos de bateria, muito pouco deles, sabem a esse respeito. Isto faz parte da eletricidade/eletrônica básica. A sulfatação das placas das baterias de acumuladores dá-se exatamente pelo acúmulo desse "ácido" nelas.
Para evitar a sulfatação (azinhavre) e consequente isolamento nos conectores da bateria, é recomendável mantê-los lubrificados com valesina sólida (boa condutora) e após conectados à bateria, untá-los por completo com essa mesma veselina, isolando-os do contato com o ar, que é o elemento oxidante. Evitar o uso da vaselina "industrial"; a melhor e recomendável é a adquirida em Drogarias ou Laboratórios de manipulação farmacêuticas; o produto é mais puro; isento de contaminação outras.
Mesmo procedimento quanto à fixação do cabo negativo à carroceria ou chassi do veículo, cuidando sempre para que haja um ótimo contato elétrico.

Abraços. ARISMAR ( 914 )
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Wander
MensagemEnviada: Sex Dez 29, 2006 10:47 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 24 de Fevereiro de 2006
Mensagens: 2670
Localização: MG

Poxa vida !!!!! Que aula !!!!! Jamais havia ouvido (lido) isto . Ciência é uma maravilha.
Muito obrigado e jamais esquecerei os motivos de carga lenta e rápida de baterias.
Valeu mesmo !!!!! Very HappyVery HappyVery Happy

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tecnica
MensagemEnviada: Seg Jan 01, 2007 9:39 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2003
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Arismar,

Muito obrigado pela explicação. Achava que a carga lenta era recomendada por causa do aquecimento da bateria qdo carregada do jeito rápido....


[]s

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Alexandre Piza
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MachadoSL
MensagemEnviada: Ter Jan 02, 2007 1:40 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004
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Parabéns Arismar, gostei da explicação, principalmente porque eu desconhecia a parte da migração do Ãcido Sulfúrico.
Obrigado e abraços,
Sergio

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Thales Pimenta
MensagemEnviada: Sáb Jun 23, 2007 3:46 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Domingo, 7 de Dezembro de 2003
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Semana passada e esta semana lembrei duas vezes deste tópico...

primeiro foi porque tive problema de partida na picape e achei que era bateria ruim, mas era motor de partida. Depois porque ontem a picape isolou, culpa dos conectores de baterias ruins.

Law Hei escreveu:
Tem muita coisa Ruim Wander, mas definitivamente a bateria que não está segurando carga...em outras palavras...foi p/ o saco (devem ter colado as placas de chumbo), mas vc pode fazer um teste tbm, caso a bateria não seja selada, esvazie o líquido da bateria e reponha com solução de bateria (ácido) obs: não é água destilada, faça uma carga completa de 1 dia inteiro p/ segurar bem a carga e testeo mesmo. Algumas baterias ressucitam após este ritual !!!


Wander escreveu:
Por enquanto, levei a bateria pra um mecanico amigo meu. Ele disse que vao retirar todo a solução da mesma, limpar tudo com (xi, esqueci agora, bicarbonato de sódio ? ) , colocar solução novinha e deixar em carga lenta por 24 hs . . . (num eletricista de confiança dele).


Cesar Oliveira escreveu:
o processo de recuperação da bateria esta correto


Gostaria mais de saber como fazer essa reavivação de baterias... Primeiro tira-se o líquido da bateria, depois lava-se com bicarbonato de sódio(dissolvido em água? Em que proporção?? é só pro e tirar ou tem algum macete a mais???) e depois adiciona-se solução nova(ácido, mas qual???).

ARISMAR escreveu:
Para evitar a sulfatação (azinhavre) e consequente isolamento nos conectores da bateria, é recomendável mantê-los lubrificados com valesina sólida (boa condutora) e após conectados à bateria, untá-los por completo com essa mesma veselina, isolando-os do contato com o ar, que é o elemento oxidante. Evitar o uso da vaselina "industrial"; a melhor e recomendável é a adquirida em Drogarias ou Laboratórios de manipulação farmacêuticas; o produto é mais puro; isento de contaminação outras.
Mesmo procedimento quanto à fixação do cabo negativo à carroceria ou chassi do veículo, cuidando sempre para que haja um ótimo contato elétrico.


Tem que passar a vaselina no polo e depois colocar o conecetor, ou basta apenas besuntar o conector??

Digamos que em um caso de exagero, eu passe vaselina demais no polo positivo e esta escorra, se entrar em contato com uma parte metalica do veículo(negativo) vai dar curto??? Digo isso porque na picape tem uma placa de fixação da bateria bem próxima ao conector positivo...

Grato,

Thales

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ARISMAR
MensagemEnviada: Dom Jun 24, 2007 3:21 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 20 de Dezembro de 2006
Mensagens: 845
Localização: CAMPO GRANDE, MS

Caríssimo THALES

Sem preocupações. A vaselina é boa condutora de eletricidade (ela não se torna um isolante elétrico). A tensão ou corrente elétrica não a percorre tal como em um condutor de cobre.

Primeiramente limpar muito bem os conectores e os bornes da Bateria. Usar lixa (evitar o uso de palha de aço).
- Untar os Bornes da Bateria e os Conectores dos cabos, por dentro e por fora (não se preocupe com o excesso de vaselina, isto é: nem tanto, nem tampouco);
- Prender os Conectores aos respectivos Bornes, bem justos, fazendo um movimento giratorio para melhor encaixe e contatos perfeitos. Reapertar os parafusos de fixação dos Conectores;
- Aplicar nova camada de veselina, recobrindo todo o Conector e os Bornes, sem deixar parte metálica desses pontos expostas ao ar;
- Mesmo procedimento principalmente no contato do cabo "negativo" à carcaça do veículo, propiciando um bom aterramento. Esse procedimento é muito importante. Não deixar tinta ou impurezas outras entre o terminal e a carcaça do veículo.
No caso de exageros, ao aquecer, a veselina irá escorrer um pouco, mas o único inconveniente será o pó que irá aderir externamente a ela; sujeira.
Além de assegurar um excelente contato elétrico, com esse procedimento também irá impedir a sulfatação e o isolamento elétrico.

O ideal seria a sua aplicação em todos e quaisquer pontos de contatos elétricos que estejam expostos ao ar.

Abraços, ARISMAR(914).
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Marcelino Bedin
MensagemEnviada: Seg Ago 13, 2007 9:40 pm    Assunto: Responder com Citação



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Mensagens: 74
Localização: São Paulo, Capital

A quem quiser opinar:
Comprei a Andaluz com motor s4t já com uma bateria totalmente selada, Delco Freedon, de 75A que durou 3,5 anos. Troquei por outra AC Delco totalmente selada, com a mesma amperagem que durou praticamente o mesmo tempo. Troquei por uma Cral de baixa manutenção, com prata, que durou dez meses e com muito custo um ano. Acham normal essa durabilidade ? Ultimamente tem feito muito frio na Capital de São Paulo. Como a bateria Cral possui corrente de partida de 750A a 25ºC e, segundo andei me informando, seria ideal que tal corrente fosse a (-) 18ºC acham que pode ser essa a razão de tal durabilidade ? Alguém já teve problema com a corrente de partida da bateria ?

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Luz não anda, voa.
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ARISMAR
MensagemEnviada: Ter Ago 14, 2007 1:45 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Quarta-Feira, 20 de Dezembro de 2006
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Caro MARCELINO

Bateria de Acumuladores é um problemão. Ao adquirir devemos tomar certas precauções:
1. Data de fabricação (não adquirir Baterias velhas);
2. É muito importante a maneira que a mesma foi armazenada pela Casa Comercial (sempre deve estar isolada do chão, sobre estrado de madeira);
3. Maderial utilizado na sua fabricação (não há milagres: Bateria muito barato é sinal de que o material utilizado {nas placas, eletrólito, isoladores} não são de boa qualidade ou purificados).
4. Conhecer ou pelo menos se informar da qualificação do seu fabricante.

Quanto ao seu trabalho em relação à temperatura, se considerarmos uma temperatura negativa considerável, influirá e muito. Mas tal qual ocorreu na Capital Paulista não tem um peso tão forte a fim de inabilitar o trabalho da Bateria de Acumuladores.

Por essas razões é que uma Bateria é mais eficiente e dura mais que outra, podendo ainda ser levado em conta as produzidas pelo mesmo fabricante.

Com a devida vênia, permita-me uma observação:

É comum observarmos até em publicações técnicas as expressões:
"amperagem" está impróprio, o termo correto é "CORRENTE". Ampère (A) é a sua unidade de medida.
"voltagem" também está incorreto. O termo é "TENSÃO". Volt (V) é a sua unidade de medida.

Abraços, ARISMAR(914).
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Kiko (in memorian)
MensagemEnviada: Ter Ago 14, 2007 1:05 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 5 de Mai de 2003
Mensagens: 9611
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Olá

Eu só uso Freedon ou Moura, hj mais Moura, pois tem melhores opções.

A Diferença é entre a primeira linha e os outros.

Abraços

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Kiko (in-memorian)

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José A. Machado
MensagemEnviada: Ter Ago 14, 2007 3:04 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Segunda-Feira, 7 de Mai de 2007
Mensagens: 339
Localização: Goianésia-GO

Olá

Eu uso uma Cral com prata de 70 ampéres e ela já tem um ano e meio de uso e tá boazinha, o motor pega no primeiro giro a qualquer hora.


abraços

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José A. Machado

D20/1989.
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MachadoSL
MensagemEnviada: Ter Ago 14, 2007 4:14 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004
Mensagens: 8826
Localização: Rio de Janeiro

Atualmente eu estou com uma AC Delco, já faz 1 ano, mas vamos ver pois todo ano eu tenho que trocar de bateria, antes já tive Ajax (veio com o carro e durou 1 ano), Moura (só durou 8 meses), Heliar (durou 13 meses).
Será devido ao calor do motor + transito pesado que a bateria dura pouco?
Abraços,
Sergio
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