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[D.I.Y] Troca Rolamentos Dianteiros Série 20 até 92 |
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Autor |
Mensagem
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Sekiya |
Enviada: Qui Mai 21, 2015 6:49 pm Assunto: [D.I.Y] Troca Rolamentos Dianteiros Série 20 até 92 |
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Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
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[D.I.Y] Troca Rolamentos Dianteiros Série 20 até 92
Resolvi fazer a troca dos rolamentos da Veraneio. É um processo um pouco trabalhoso, mas fácil de se fazer.
Comecei pelas peças. Comprei os rolamentos SKF e os retentores Sabó na Odapel (www.odapel.com.br). Recomendo este lugar. Não esqueça de comprar cupilhas (travas) novas. São baratas e garantem a segurança.
Códigos dos Rolamentos:
LM48548/510 (Internos)
M12649/610 (Externos)
02262/BAG (Retentores)
Para iniciar os trabalhos basicamente necessita-se de:
- Macaco hidráulico + cavaletes
- Chave roda
- Alicates e chave de fenda
- Chave Allen
- Martelo
- Chave soquete 27mm
- Um toco de madeira
- Torquímetro (caso queira seguir o manual)
1º Passo:
- Levantar e Retirar rodas do veículo
- Retirar pinça de freio com o uso da chave allen
No meu caso, usei dois macacos hidráulicos de 3 estágios e por segurança coloquei dois cavaletes logo abaixo
Para retirar as pinças, primeiro afaste as pastilhas do disco com o uso de uma chave de fenda e após solte o parafuso da foto. Em seguida, use uma chave de fenda e um martelo para retirar o calço que prende a pinça.
[img]http://i.imgur.com/RNmEYX5l.jpg?1[/img]
Após retirar a pinça, amarre-a junto a bandeja para que não danifique os flexíveis.
2º Passo:
- Retirar a calota central
- Retirar a cupilha
- Soltar a porca castelo
- Retirar o conjunto cubo + disco
Para retirar a calota, utilizei uma chave de fenda e aos poucos fui batendo na horizontal para afastar a calota do cubo
Para retirar a cupilha, use um alicate de bico fino. Caso esteja com dificuldades, utilize a "força bruta", uma vez que ela será substituída.
Para soltar a porca castelo, use a chave soquete 27mm. a porca não possui muito aperto e sairá tranquilamente.
Feito isso, é só retirar o conjunto disco + cubo que sairá sem problemas.
3º Passo:
- Retirar rolamentos
- Retirar retentor
- Retirar pistas dos rolamentos
O rolamento externo sai tranquilamente.
O rolamento interno fica preso pelo retentor.
Para retirar o retentor utilize a chave de fenda e fure o mesmo, para poder puxá-lo.
Feito isso é só retirar o rolamento
Os rolamentos da Veraneio eram TIMKEN, e apresentaram limalha ao limpá-los.
Para retirar as pistas antigas, é necessário o uso de uma chave de fenda e do martelo. Fique ciente em utilizar uma chave de fenda velha, pois a ponta será danificada. O trabalho de retirada é simples, pois existem 4 pontos para "bater" (vide foto abaixo). Utilize força moderada a forte.
Antes da montagem, limpei a ponta de eixo e o cubo, retirando a graxa antiga. O ideal é utilizar panos e evitar estopas, devido aos fiapos.
4º Passo:
- Montagem das pistas do rolamento
- Preparação dos rolamentos
- Montagem dos retentores
Para a montagem das pistas do rolamento o processo é o inverso. Coloquei um pouco de graxa no cubo para facilitar a instalação. Para ajudar, utilize um toco de madeira para que a pista entre no cubo de forma alinhada. Para ajudar, pode a pista antiga pode ser utilizada para bater, mas cuidado para não deixá-la travar junto com a pista nova.
Pistas novas já instaladas:
Os rolamentos novos precisam ser "enchidos" com graxa. Eu fiz manualmente com paciência. Os espaços entre os roletes precisam estar com graxas. Utilizei graxa para rolamentos da própria SKF.
Rolamentos engraxados:
Após engraxados, o rolamento interno deve ser colocado no seu alojamento e preencher os espaços restantes com graxa para depois ser instalado o retentor. Para colocar o retentor, novamente utilizar um pedaço de madeira para que entre alinhado, até ficar encostado com a pista do rolamento.
Após este passo, engraxei a ponta de eixo e recoloquei o conjunto cubo + disco.
5º Passo:
- Regulagem do Rolamento
- Montagem da pinça de freio
- Limpeza e recolocação Roda
Para a regulagem do rolamento, existe um manual técnico no site principal em que diz para se utilizar o torque entre 16-20 n.m na porca, apertando simultaneamente girando a roda. Soltando um pouco 1/6 de volta. Mas fazendo isso verifiquei que o cubo ficava com folga. Ignorei o torquímetro e fiz na mão mesmo. Ficou sem folga manualmente, mas sem estar muito preso.
Para a montagem da pinça de freio, o processo é o inverso. Aproveite e verifique se as pastilhas estão bem "calçadas" para que não ocorram o irritante barulho de pastilhas batendo. Limpe bem o disco, pois ele fatalmente ficará sujo de graxa. Eu utilizei CAR80 (desengraxante) para limpar as faces do disco.
Montado tudo, é só fazer o teste de rodagem para sentir alguma diferença.
Espero ter ajudado! _________________ Abraços
Eduardo
Editado pela última vez por Sekiya em Qua Jan 20, 2016 6:14 pm, num total de 1 vez |
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Nathan Algren |
Enviada: Sex Mai 22, 2015 12:20 am Assunto: |
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Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Janeiro de 2013 Mensagens: 3228 Localização: Estado de São Paulo
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Excelente trabalho meu amigo, parabéns !!! |
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Sekiya |
Enviada: Sex Mai 22, 2015 8:24 pm Assunto: |
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Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
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Obrigado! Esse tópico eu consegui salvar graças ao Google! rsrsrs _________________ Abraços
Eduardo |
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