|
 |
|
[D.I.Y] Troca Pivôs e Molas Série 20 >92 |
« Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » |
Autor |
Mensagem
|
Sekiya |
Enviada: Qui Mai 21, 2015 6:58 pm Assunto: [D.I.Y] Troca Pivôs e Molas Série 20 >92 |
|
|

Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
|
[Faça Você Mesmo] Troca Pivôs e Molas Série 20 >92
Sei que tem muitos aqui que fazem esse serviço com os olhos fechados. Assim, resolvi fazer o trabalho, seguindo algumas dicas dos amigos aqui e aproveitei para tirar umas fotos e montar um tutorial.
Para quem quiser se aventurar, recomendo o uso de ferramentas específicas para facilitar a tarefa. O nível de dificuldade é baixo, pois não há necessidade de muita técnica.
Porém devido a robustez do sistema, a tarefa se torna um pouco pesada e necessita de força.
Basicamente, são necessárias as seguintes ferramentas:
- Macacos hidráulicos. Eu usei 2 originais tipo garrafa de 3 estágios.
- Cavaletes (pelo menos 1 par). Por segurança e usei também para apoiar a manga de eixo ao deslocá-la.
- Soquete de 19mm (para pivô superior e parafuso do amortecedor)
- Marreta ou Martelo
- Soquete de 24mm (para pivô inferior)
- Soquete de 28mm (para porca da bucha da bandeja inferior)
- Chave Boca ou Combinada 19mm (para porca do amortecedor)
- Chave Boca ou Combinada 13mm (para porcas e parafusos do pivô superior e suporte flexível freio)
- Chave Allen 1/4 pol. para soltar a pinça de freio (eu tive que usar um de 6mm, mas destrói a cabeça do parafuso). Mas em kits de reposição paralelo, o parafuso possui cabeça 6mm.
- Arame para prender a pinça de freio
- Chave Catraca de 1/2
- Cabo Articulado Longo para soquete 1/2 (muito importante para soltar porcas sem fazer muita força. Eu usei um de 17 pol.)
Ferramenta Específica: Saca Pivô, que no meu caso, utilizei a da Raven. Ela precisa de uma chave de boca/combinada de 1.1/8 pol., mas eu utilizei uma chave inglesa grande que funcionou perfeitamente.
Para as peças comprei pivôs Nakata, N-318 os superiores e N-319 os inferiores. Não sei se durarão muito, mas fiquei receoso de pegar um TRW. Apesar de que os superiores TRW PS-80 estão vindo com a coifa preta. Com relação a folga dos inferiores na bandeja, não tive problemas. Os TRW antigos (de 2007) tinham o mesmo diâmetro (50,3mm).
Vejam de onde é a origem dos pivôs Nakata:
Já as molas, comprei da Fabrini ICH-0276. Tive um pouco de dificuldade em achá-las aqui na região, mas encontrei um par no Mercadocar por um preço bem abaixo do esperado.
A troca dos pivôs foi motivado pelo rasgo na coifa de um dos pivôs inferiores. Os superiores estavam íntegros e depois descobri que o outro pivô inferior já estava começando a rasgar a coifa.
Lado Esquerdo:
Lado Direito:
Testei com uma espátula para verificar se havia folga: Mas não havia. Os pivôs TRW estavam bons depois de 8 anos, mas apenas 20 mil km rodados.
1ª ETAPA: Desmonte Pinça de Freios
Utilizando da chave Allen de 1/4 ou 6mm, afastando o pistão da pinça, retirando a mola e o calço e retirando a pinça completa.
Lembrar de soltar o suporte do flexível de freio com a chave 13mm para facilitar a movimentação da pinça.
Amarrar a pinça de freio na bandeja superior
2ª ETAPA: Afrouxar a Porca da Bucha da Bandeja
Utilizando o cabo articulado longo + soquete 28mm, afrouxar a porca que fixa a bucha da bandeja inferior. Como o motor da Veraneio é a gasolina, o tubo de escape atrapalhou um pouco.
3ª ETAPA: Apoiar o 2º Macaco na Bandeja Inferior e Soltar o Parafuso do Amortecedor
Apoie o macaco na bandeja inferior e levante um pouco a ponto de deixar a bandeja na horizontal.
Afrouxe o parafuso e porca de fixação do amortecedor com a chave 19mm + soquete. Porém, lembre-se de deixar o parafuso de fixação no lugar, para evitar o risco da mola se soltar e ocasionalmente causar um acidente.
4ª ETAPA: Retirada dos Pivôs
Começando pela retirada das cupilhas das porcas castelo.
Com a chave 19mm e 24mm, soltar a porca castelo a ponto de ficar rente com a ponta do pivô.
Aqui o saca pivô instalado. Notem que está sem as porcas castelo, mas tive que recolocá-las para que o saca pivô pudesse ter pressão para soltar ambos pivôs.
Nesta posição, pegar a chave 1.1/8 ou a chave inglesa e gire o sextavado até a ponto do cone do pivô se soltar da manga de eixo. Vai ouvir um estalo ou talvez será necessário o uso da marreta para facilitar.
Evite fazer este procedimento com a manga de eixo quente. Pois as peças se dilatam e dificultam o desacoplamento.
O 1º pivô a se soltar é o superior, pois o macaco está apoiando a bandeja inferior.
Ao soltar o superior, baixe o macaco que está apoiando a bandeja para que a mola ajude no desacoplamento do pivô inferior. LEMBRE-SE de que o amortecedor não deve estar solto.
Pivô inferior já solto da manga de eixo:
Agora com a manga de eixo solta, posicione-a a frente de forma que não atrapalhe. Eu deixei-a apoiada no cavalete.
Após esta etapa, solte o pivô superior com a chave 13mm.
Para retirar o inferior da bandeja, use novamente o macaco, levantando a bandeja até ficar na horizontal e bata com a marreta no pino do pivô, fazendo-o cair.
5ª ETAPA: Retirada da Mola
Lembrando que a bandeja inferior está apoiada pelo macaco, retire o parafuso de fixação do amortecedor.
Com todo cuidado, baixe o macaco segurando a mola até a mesma ficar solta.
Retire o macaco e baixe mais a bandeja a ponto da mola se soltar do seu alojamento.
Notem nesta imagem, a comparação entre mola nova e velha. As duas são idênticas na espessura. Essa mola ainda era a original (24 anos de uso) e possuía 3 listras cinzas (ou brancas).
Nesta etapa, limpe bem o local de contato da mola com a bandeja. Normalmente estão muito sujos. Esta limpeza pode ser demorada, como foi o meu caso.
6ª ETAPA: Montagem da Mola
As molas possuem encaixe na sua parte superior. Existe um pino limitador do elo da mola e um encaixe. É um pouco trabalhoso encontrar o ponto certo de encaixe da mola, pois a visão é dificultada. Além disso é preciso encaixar e levantar a bandeja inferior para colocar novamente o macaco.
Encaixe superior da mola: Notem o pino limitador e vejam que a mola ainda não está na posição correta.
Encaixe inferior da mola:
Ao conseguir o encaixe perfeito, suba o macaco até encaixar novamente o amortecedor. Fixe o seu parafuso+porca.
7ª ETAPA: Montagem dos Pivôs
Os pivôs superiores não tem segredo. É colocá-los novamente e parafusá-los. Tente colocá-los numa posição próxima do antigo, pois eles se movimentam podendo alterar muito o cáster e o câmber. (Por isso há a necessidade de alinhamento pós troca de pivôs).
Já os pivôs inferiores são fixados por pressão. Ou retira-se a bandeja toda e coloca o pivô numa prensa, ou novamente faz se o uso do macaco + marreta para a instalação.
Uma dica para tal é usar um cavalete para apoiar a bandeja inferior de forma que ela fique horizontal. Explico: com a bandeja na horizontal, ao usar o macaco para apoiar e levantar o pivô por baixo, a pressão é exercida mais uniformemente. Se você tentar levantar o pivô com a bandeja inclinada, a tendência é o pivô entrar torto na bandeja e estragar todo o trabalho.
Bandeja apoiada + macaco:
Macaco apoiando pivô:
Com o pivô apoiado no macaco, use a marreta com cuidado na bandeja, batendo de forma que faça ela se encaixar.
8ª ETAPA: Montagem Final
Após montar os pivôs, limpe os cones da manga de eixo e conecte-a novamente nos pivôs/bandejas.
Coloque as porcas castelo nos pivôs e aperte, finalizando com a colocação das cupilhas
Faça o aperto/remontagem de todos os componentes envolvidos:
- Fixação do Amortecedor
- Suporte do Flexível
- Pinça de Freio
- Porca das Buchas (Cuidado ao dar aperto nas buchas com a bandeja fora de posição. Isso pode estragar a bucha. Eu levantei novamente com o macaco a bandeja até a posição normal e apertei as porcas)
Verifique o posicionamento do flexível de forma que a bandeja não o danifique.
Finalize a montagem do pneu e antes de andar acione o freio para reposicionar o pistão da pinça. Repita todo o processo no outro lado.
Enfim, depois deste longo tutorial, e com um pouco de dor no corpo por não estar acostumado a fazer este tipo de trabalho, o mesmo foi concluído com sucesso.
Lembrando que é prudente alinhar novamente o veículo.
Alguns Reai$$$ economizados e muito conhecimento e experiência adquirido, agradeço aos amigos que me deram o "start" para entrar nessa brincadeira deliciosa que é cuidar de nossas máquinas! _________________ Abraços
Eduardo |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
barriguinha |
Enviada: Qua Mai 27, 2015 4:43 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Domingo, 3 de Agosto de 2014 Mensagens: 549 Localização: Campinas-SP
|
Muito bom mesmo seu tutorial,parabens,mas que é cansativo isso é,kkk _________________ Realizando mais um sonho!!!! |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
Clenisonbe |
Enviada: Qui Mai 28, 2015 9:40 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Quarta-Feira, 4 de Julho de 2012 Mensagens: 1157 Localização: Pilão Arcado - Bahia
|
Sekiya, parabens pelo trabalho e o belo tutorial! Agora ta rodando pouco heim, 20 mil km em 8 anos rsrsrs. Antes de bater com a D20, tava rodando cerca de 26 a 30 mil km por ano. _________________ D-20 Conquest 1996 S4T Plus 150Cv e D20 Custom 93/94 S4 do Pai.
Até aqui, nos ajudou o Senhor. |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
Sekiya |
Enviada: Seg Jun 01, 2015 11:56 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Quarta-Feira, 7 de Mai de 2003 Mensagens: 2979 Localização: São Paulo/SP
|
Valeu amigos!
To rodando quase nada Clenison!
Gasolina cara + cidade grande não dá muito certo a combinação com a Veraneio! rsrsrs
Ultimamente devo rodar uns 1500km por ano. Se eu viajar um pouco mais, rodo no máximo 3 mil km, mas difícil chegar nessa marca.... _________________ Abraços
Eduardo |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
Nathan Algren |
Enviada: Seg Jun 01, 2015 10:50 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Janeiro de 2013 Mensagens: 3228 Localização: Estado de São Paulo
|
Parabéns novamente, abraços |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
|
|
 |
Todos os horários são GMT - 3 Horas |
Página 1 de 1
|
|
Enviar Mensagens Novas: Proibído. Responder Tópicos Proibído Editar Mensagens: Proibído. Excluir Mensagens: Proibído. Votar em Enquetes: Proibído. Você não pode anexar arquivos neste fórum Você não pode baixar arquivos neste fórum
|
|
|
|