Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares


Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página Anterior  1, 2, 3 ... 106, 107, 108 ... 294, 295, 296  Próximo
 D-20 CD\89 - maxion S4T plus « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
César Oliveira
MensagemEnviada: Dom Jan 14, 2018 10:31 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
Mensagens: 10040
Localização: Rio de Janeiro

A relação que cito a rotação do motor, é que somente a hélice do motor é responsável pela puxada de ar tanto do radiador quanto do condensador imaginem um sol de 38 C, o carro parado em um engarrafamento, só com a hélice do motor, que nos q20b e maxion em lenta varia de 800 a 900 rpm, isso uma visão de era assim que elas saiam de fábrica, sem ventuinha para auxiliar.

Adalberto, as ventuinhas na frente ajudam muito, elas já fazem parte do projeto, inclusive já estão instaladas.
Machado eu citei a experiência do KIA, pois o expert informou que segundo ele havia um erro de projeto, este segundo condensador seria um luxo a mais, não necessariamente eu vou partir para este lado.

Penso em uma estrutura final bem simples:

Seguindo a montagem da estrutura:

1- Condensador frontal, devidamente limpo e higienizado sendo atendido por duas ventuinhas de alta velocidade.
2- Compressor novo para medias e altas capacidades (informação do fabricante).
3- Limpeza no sistema da caixa evaporadora.
4- Troca do filtro
5- Inclusão das conexões em Y para derivação das mangueiras para uma segunda caixa evaporadora
6- Instalação de uma segunda caixa no console central.

Sendo que a segunda caixa ficaria no primeiro momento dependendo do sucesso do projeto inicial.

Quanto a filmagem seria muito útil para as futuras gerações de D-20 teiros.

_________________
D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
MachadoSL
MensagemEnviada: Seg Jan 15, 2018 7:04 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004
Mensagens: 8826
Localização: Rio de Janeiro

Entendi César, sinceramente, eu acho que não será necessária um segundo condensador depois de colocar a ventoinha auxiliar, mas só testando.
No ex-Landau, quando coloquei a ventoinha auxiliar o ar do carro melhorou muito, mas ainda, para mim era deficiente porque os dutos de ventilação é que restringiam a passagem do ar frio de tanta curva que tinham.

_________________
Fusca (Hermenegildo) 1979, March (laranja mecânica) 2012/13?, Lexus ES350 2007
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Skype
César Oliveira
MensagemEnviada: Ter Jan 16, 2018 6:29 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
Mensagens: 10040
Localização: Rio de Janeiro

Machado, já prevendo que aqui no RJ, os preços das peças ficariam muito acima do meu orçamento para o projeto, e aproveitando o frete grátis já mandei vir a segunda caixa e as conexões em Y, que da ultima vez que procurei aqui não encontrei, então, as únicas coisar que vou depender do mercado do RJ vão ser as mangueiras.
Outra coisa, ando pesquisando bastante sobre a instalação da segunda caixa, e vi em um vídeo que o camarada usou para levar até a parte traseira do furgão, tubos de cobre de refrigeração domiciliar, e só usou mangueiras pequenas em comprimento para fazer a ligação do tubo de cobre ate a caixa tipo uns 50 ou 60 cm, ele revestiu os tubos com alguma coisa que não consegui identificar, relatou que esta 5 anos sem problemas, o compressor trabalha folgado.
o que você acha? a tubulação rigida saindo do filtro, que esta preso na carroceria, pode ser preso na própria carroceria que não haveria o problema de ficar balançando.

_________________
D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
MachadoSL
MensagemEnviada: Ter Jan 16, 2018 6:47 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004
Mensagens: 8826
Localização: Rio de Janeiro

Sim, a tubulação de metal é bem mais resistente que a de borracha, eu só não sei qual é a pressão que o ar condicionado residencial tem, mas acredito que seja quase ou a mesma que dos veículos.
_________________
Fusca (Hermenegildo) 1979, March (laranja mecânica) 2012/13?, Lexus ES350 2007
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Skype
César Oliveira
MensagemEnviada: Ter Jan 16, 2018 1:45 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
Mensagens: 10040
Localização: Rio de Janeiro

A tubulação pode ser de alumínio também, só que estes tenho de buscar fora da ilha, solda com maçarico de gas e vareta de alumínio pelo que vi, não é bicho de 7 cabeças sodar as ponteiras para climpar as mangueiras.
_________________
D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
César Oliveira
MensagemEnviada: Sáb Jan 20, 2018 7:44 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
Mensagens: 10040
Localização: Rio de Janeiro

Já esta agendado para o dia 27\01\2018, se não houver imprevistos, dependo da chegada dos materiais via correio a maioria já se encontra no RJ, só falta entregar.
Se o combinado for cumprido pela parte que me vendeu a caixa evaporadora, pode ser que o processo de instalação da segunda caixa ocorra no mesmo momento do conserto.
Vai depender ainda de alguns materiais que preciso comprar aqui no RJ mesmo, tubos, conexões, etc.
Tenho divida se posso usar tubo de cobre, alguém sabe se no A\C automotivo pode? o residencial eu sei que pode, ficaria mais fácil para compra aqui mesmo na Ilha.

_________________
D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
César Oliveira
MensagemEnviada: Sáb Jan 20, 2018 7:45 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
Mensagens: 10040
Localização: Rio de Janeiro

Deve ser filmado, mas não sei quando vai ao ar.
_________________
D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
adeilson_1445
MensagemEnviada: Sáb Jan 20, 2018 8:05 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 1 de Junho de 2010
Mensagens: 2450
Localização: Osasco

Tubo de cobre não suporta vibrações, o correto é alumínio em alguns pontos fixos e mangueiras em pontos móveis.

Uma dica pra tu que não tem a prensa de mangueira, é gambiarra mas funciona, aquelas abraçadeiras de mangueira sabe? Que usa nas mangueiras de agua do radiador, coloque 3 delas no lugar dos copinhos prensados, funciona e bem, porem é mais feio que qualquer gambiarra vista num cofre de motor.

_________________
EX - S10 Cabine Simples 2.2EFI 1997 - Gasolina

Ex - Blazer 4.3V6 4x4 Automática 1998 - Space Shuttle

Ex - VW Apolo GLS 91/92

Atual - JEEP Grand Cherokee LAREDO 1998, Fiat UNO CSL 1.6 1993 COM AR Cool
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger Skype
César Oliveira
MensagemEnviada: Sáb Jan 20, 2018 8:33 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
Mensagens: 10040
Localização: Rio de Janeiro

Já tive experiência com isso tiro a medida e levo para climpar, já vi que vou ter de correr atrás de tubo de alumínio ou mangueiras acredito em uns dois metros e pouco, para cada linha, vou ver o custo e o trabalho se ficar pesado, faço o reparo principal, vou arrumando as coisas e quando estiver pronto para conectar no sistema eu convido o machado novamente, tudo vai depender desta semana que entra espero receber as peças durante a semana.
_________________
D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
César Oliveira
MensagemEnviada: Dom Jan 21, 2018 7:36 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
Mensagens: 10040
Localização: Rio de Janeiro

Atualizando, acabei de pintar as rodas que faltavam, ficou meia boca porque não desmontei as rodas, mas para o momento serve.
Iniciar os preparativos para vistoria anual.

_________________
D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
César Oliveira
MensagemEnviada: Seg Jan 22, 2018 2:51 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
Mensagens: 10040
Localização: Rio de Janeiro

O compressor chegou, e segundo o site dos correios, a caixa evaporadora que é provável traga dentro de seu ventre as duas conexões, também saiu para entrega.
Então se tudo se concretizar só fica faltando chegar as válvulas tipo caneta, é Machado eu comprei pois eu vi em um vídeo que elas quebram muito fácil na hora de retirar, ai encontrei um pacote com 10, com preço melhor do que se tivesse comprado individualmente essa eu pedi sedex, pois agora tem data para a realização do projeto.

_________________
D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Fernando furini
MensagemEnviada: Seg Jan 22, 2018 3:53 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Sexta-Feira, 14 de Novembro de 2003
Mensagens: 4515
Localização: Tenente Portela - RS

César Oliveira escreveu:
Na minha ex D-10 eu mandei colocar A\C, tive decepção, na Brasinca mandei consertar e colocar uma segunda caixa, nunca funcionou um dia inteiro.

Eu achava que 85% dos profissionais do ar eram picaretas. Depois que fiz o curso, aumentei pra 99%, e pode ser acima disso. Com o profissional certo, a coisa vai funcionar, não tem erro.
César Oliveira escreveu:
em seguida se foce necessário até a colocação de um segundo condensador em baixo do carro, esta solução foi feita em um carro da KIA, que segundo o catedrático, tem um erro de projeto, e mesmo tendo tudo certo o fluxo de ar para a troca de calor era prejudicado, e a solução foi este segundo condensador com dois eletro ventiladores, sistema que pelo espaço disponível nas linhas 10,20, veraneio, silverado e GB, com toda certeza resolverá o problema da relação do ar de fábrica e tamanho da cabine, principalmente para as veraneios, GB e CD.

Não é porque resolveu em um carro que resolverá em outro diferente. Cada caso tem suas particularidades. É analisando as pressões de trabalho que você vai ver se falta evaporador ou condensador. Acho mais provável na picape faltar evaporador mesmo. Tem muito carro com sistema tão bem dimensionado, que uma única ventoinha dá conta de todo o serviço, a ponto de o carro ficar uma geladeira ambulante.
Em resumo, o que eu quero dizer é pra fazer os testes todos antes de fazer alterações drásticas como essa, pois pode gastar um monte e o problema não ser ali. Comece pelo mais barato, fácil e reversível, que é a ventoinha extra.
Pretende fazer a evaporadora do console funcionar sempre ou só quando acionada?

_________________
Fernando Furini
Omega CD 1-5-3-6-2-4.1i
Uno Smart
No More Carburators!!
Tenente Portela - RS
http://www.omegaclube.com
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
César Oliveira
MensagemEnviada: Seg Jan 22, 2018 7:05 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
Mensagens: 10040
Localização: Rio de Janeiro

Fernando, a observação com relação ao KIA, foi no sentido que ocorrem erros de projeto, no caso da D-20, a ventuinha teria de vir de fábrica, pois o perkins ou maxion giram pouco em baixa, e o ventilador é fixo na bomba dágua.
E vou confessar aqui, se não for o Machado ou eu depois de aprender a mexer neste sistema, de qualquer outra forma, fica sem ar, pois um juramento eu fiz, se mais um, "profissional" de ar condicionado me passar a perna como todos, digo todos mesmo, que já tive oportunidade e o desprazer de conhecer, um dos dois vai parar no cemitério.
Os estudos estão em andamento, tanto que a tubulação ou mangueira eu sei que posso não conseguir de imediato, então os processos estão em andamento.
Hoje chegou:
-compressor novo
-caixa evaporadora para o console central.
-conexões em Y, para a derivação.
As ventiínhas já estão instaladas tem duas de 12 polegadas, já funcionando.
Não entendi quanto a segunda caixa? Vai funcionar assim que a principal ligar ela entra junto, desligou desliga tudo.

_________________
D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
MachadoSL
MensagemEnviada: Seg Jan 22, 2018 7:10 pm    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004
Mensagens: 8826
Localização: Rio de Janeiro

Beleza! Teremos diversão no final de semana!
_________________
Fusca (Hermenegildo) 1979, March (laranja mecânica) 2012/13?, Lexus ES350 2007
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Skype
César Oliveira
MensagemEnviada: Ter Jan 23, 2018 6:37 am    Assunto: Responder com Citação



Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005
Mensagens: 10040
Localização: Rio de Janeiro

Agora só falta a válvula que já saiu e vem de sedex, creio que chegue antes do sábado à tarde.
Machado, a posição da saída do compressor, uma delas eu tenho 95% de certeza que encaixa, agora a outra, eu acho que não, mas vou deixar para você avaliar.
De qualquer forma, todo procedimento de limpeza, colocação do compressor no lugar pode ser feito se por ventura a mangueira não der, ai na segunda já tendo todas as medidas ai se tiver de corrigira as mangueiras, dependendo, já compro e monto as duas para a segunda caixa, só vai depender da avaliação de sábado.

_________________
D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 107 de 296
Ir à página Anterior  1, 2, 3 ... 106, 107, 108 ... 294, 295, 296  Próximo

Ir para:  



Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.
Você não pode anexar arquivos neste fórum
Você não pode baixar arquivos neste fórum


DAJ Glass (1.0.8) template by Dustin Baccetti
EQ graphic based off of a design from www.freeclipart.nu
Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB