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MachadoSL |
Enviada: Ter Jan 23, 2018 7:03 am Assunto: |
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Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004 Mensagens: 8826 Localização: Rio de Janeiro
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Beleza, espero que não precise de nenhuma nova peça, mas vamos ver. _________________ Fusca (Hermenegildo) 1979, March (laranja mecânica) 2012/13?, Lexus ES350 2007 |
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ewerton |
Enviada: Ter Jan 23, 2018 9:39 am Assunto: |
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Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2014 Mensagens: 4976 Localização: Curitiba-Pr
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Fui em uma distribuidora agora e uma conversa me lembrou de imediato desse assunto. Um japonês estava falando com o vendedor que cano de alumínio causa a perda de garantia dos equipamentos de AC. A ponta do tubo sofre corrosão e o gás escapa. Outro ponto que ele disse é que nos tubos de cobre não pode usar a solda. Segundo ele, a sujeira interna que se forma dentro do tubo quando aquece na soldagem acaba se soltando e danificando o sistema e entupindo o capilar. Vale uma avaliação a respeito. _________________ Chevrolet D10 CD 1984 Perko is love.
http://www.picapesgm.com.br/ |
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MachadoSL |
Enviada: Ter Jan 23, 2018 10:07 am Assunto: |
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Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004 Mensagens: 8826 Localização: Rio de Janeiro
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Bem, a corrosão nos tubos de aluminio, eu acredito que ocorra na parte externa, não vejo como ocorrer de dentro para fora a menos que o sistema fique com umidade e tenham colocado o óleo errado. Se fosse assim, não teríamos carros com a tubulação toda em alumínio.
Quanto ao tubo de cobre, eu não sei, mas de novo, pensando nos sistemas de ar condicionado residencial, toda a tubulação dos aparelhos de janela era de cobre. Acredito que façam uma limpeza da tubulação pós soldagem para tirar os resíduos. _________________ Fusca (Hermenegildo) 1979, March (laranja mecânica) 2012/13?, Lexus ES350 2007 |
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ewerton |
Enviada: Ter Jan 23, 2018 10:16 am Assunto: |
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Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2014 Mensagens: 4976 Localização: Curitiba-Pr
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No caso do alumínio,a partir do momento que corta o tubo, a ponta fica sem a camada anódica. Na tubulação veicular o tubo é anodizado depois de pronto. No caso do cobre já desconheço como vai se comportar. Mas não custa aquecer a ponta de um tubo e ver se a sujeira solta fácil. _________________ Chevrolet D10 CD 1984 Perko is love.
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MachadoSL |
Enviada: Ter Jan 23, 2018 10:29 am Assunto: |
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Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004 Mensagens: 8826 Localização: Rio de Janeiro
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Não sei dizer sobre a anodização do alumínio, em geral o tratamento que conheço é no momento da fundição, diferente do que se faz com o ferro que pode se anodizar a peça depois de pronta. Enfim, eu já estou um pouco desatualizado sobre os processos de produção de metais, então não deixa de ser uma possibilidade, afinal, se é para reduzir os custos na produção...
Quanto ao cobre, eu fico pensando se a sujeira não seira a do fluxo usado para soldagem, sei que aquilo deixa um meleca chata de remover, pelo menos é o que vejo ao fazer soldas em placas de cobre. _________________ Fusca (Hermenegildo) 1979, March (laranja mecânica) 2012/13?, Lexus ES350 2007 |
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ewerton |
Enviada: Ter Jan 23, 2018 11:59 am Assunto: |
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Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2014 Mensagens: 4976 Localização: Curitiba-Pr
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Nas barras de alumínio onde se corta fica sem a proteção da anodização,a menos que prepare a peça e depois mande fazer o tratamento. Que é o caso das peças automotivas. Mas eu fiquei pensando no assunto depois. Tanto a anodização em alumínio ou a galvanização no ferro não pegam na parte interna dos tubos. A partir de uns 10cm da ponta a parteinterna já não tem proteção nos dois casos.
Sobre o cobre, não custa fazer o teste. Já acabam as dúvidas. _________________ Chevrolet D10 CD 1984 Perko is love.
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ewerton |
Enviada: Ter Jan 23, 2018 12:08 pm Assunto: |
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Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2014 Mensagens: 4976 Localização: Curitiba-Pr
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MachadoSL |
Enviada: Ter Jan 23, 2018 12:57 pm Assunto: |
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Registrado em: Terça-Feira, 22 de Junho de 2004 Mensagens: 8826 Localização: Rio de Janeiro
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Ou seja, mudaram o processo de produção do alumínio. Lembro na década de 80 fiquei a procura de placas de alumínio não anodizado para colar no meu antigo Passat, que vivia enferrujando. Um amigo meu que me forneceu as peças oriundas de navios e colei no carro. Foram ótimos cátodos de sacrifício, o carro não tinha nada de ferrugem depois de 12 anos que a lanternagem tinha sido feita. _________________ Fusca (Hermenegildo) 1979, March (laranja mecânica) 2012/13?, Lexus ES350 2007 |
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César Oliveira |
Enviada: Ter Jan 23, 2018 1:19 pm Assunto: |
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Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005 Mensagens: 10055 Localização: Rio de Janeiro
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E se ao invés de usar tubos de alumínio ou cobre for direto a conexão com mangueira específica? acaba o problema correto? _________________ D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira |
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Fernando furini |
Enviada: Ter Jan 23, 2018 5:08 pm Assunto: |
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Registrado em: Sexta-Feira, 14 de Novembro de 2003 Mensagens: 4515 Localização: Tenente Portela - RS
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César, mangueira dura MUITO menos que tubulação de metal. Eu simplesmente desconheço esse problema de corrosão no alumínio, e mesmo que existir, mangueira com o tempo vaza. Quanto menos mangueira usar, melhor.
Pode usar alumínio sem medo sim, é a maior chance de sucesso que você vai ter. _________________ Fernando Furini
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ewerton |
Enviada: Ter Jan 23, 2018 7:18 pm Assunto: |
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Registrado em: Quinta-Feira, 27 de Fevereiro de 2014 Mensagens: 4976 Localização: Curitiba-Pr
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Eu iria na tubulação de cobre. Conforme a reportagem,é mais caro mas dissipa melhor o calor. No caso do alumínio, realmente ele em contato com latão a corrosão é rápida. Isso sem dúvidas. _________________ Chevrolet D10 CD 1984 Perko is love.
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César Oliveira |
Enviada: Ter Jan 23, 2018 8:58 pm Assunto: |
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Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005 Mensagens: 10055 Localização: Rio de Janeiro
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Eu liguei na loja que vende o tubo de cobre, ai o cara me informou que tem também de alumínio.
Quanto a corrosão ele me explicou que se misturar tubo de cobre com tubo de alumínio, ocorre a corrosão eletroquímica que é patrocinada pelo gás, mas sem problemas tendo o tubo de aluminio, aqui na ilha, já me facilita muito, para residência ele recomenda o cobre e ele fez questão que explicar porque não misturar, como o sistema do carro é todo de aluminio, beleza, e o preço é bem diferente, 20,00 o Kg do alumínio e 65,00 o Kg do cobre.
Agora tenho até sábado para arrumar um maçarico de gás, vareta e fluxo e aprender a soldar o alumínio em uns 15 minutos por dia. vai ficar apertado. _________________ D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira |
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Fernando furini |
Enviada: Qua Jan 24, 2018 12:51 am Assunto: |
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Registrado em: Sexta-Feira, 14 de Novembro de 2003 Mensagens: 4515 Localização: Tenente Portela - RS
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César, Buzios é muito longe de onde você tá? _________________ Fernando Furini
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adeilson_1445 |
Enviada: Qua Jan 24, 2018 7:09 am Assunto: |
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Registrado em: Terça-Feira, 1 de Junho de 2010 Mensagens: 2450 Localização: Osasco
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Kkkkkkkkkk esa foi boa de que solda perde a garantia do aparelho de ar condicionado. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Estou fazendo uma obra onde só de tubos rígidos foram usados uns 50MT onde ligamos um Y para cada equipamento evaporador, são 10 evaporadores para 1 condensador, isso se chama VRF, e não é maquininha de 1000 reais não, custa uns 150mil instalado um sistema desse. Kkkkkkkkkk
A sujeira que se forma é o oxido de cobre, fusão do oxigênio e cobre em alta temperatura, para não ocorrer isso soldamos com nitrogênio correndo pela linha assim expulsando o oxigênio.
Porem em muitos serviços técnica não é utilizada pois o uso de nitrogênio se torna muito caro o serviço pois vai bastante nitrogênio dependendo da bitola do tubo a ser soldado, assim usamos nitrogênio somente para assopra asinhas ao final de todas as soldas, como ele vai passar sob alta pressão o que ele levar embora no arraste sai pela outra boca do linha, mas é uma limpeza superficial pois como o refrigerante passa em alguns pontos no estado liquido e consigo carrega óleo do compressor este vai acabar pegando estas impurezas, mas não é por isso que vai entupir capilar nem nada não, é bem difícil isso ocorrer. _________________ EX - S10 Cabine Simples 2.2EFI 1997 - Gasolina
Ex - Blazer 4.3V6 4x4 Automática 1998 - Space Shuttle
Ex - VW Apolo GLS 91/92
Atual - JEEP Grand Cherokee LAREDO 1998, Fiat UNO CSL 1.6 1993 COM AR |
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César Oliveira |
Enviada: Qua Jan 24, 2018 7:19 am Assunto: |
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Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005 Mensagens: 10055 Localização: Rio de Janeiro
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Fernando, mais ou menos 180 ou 200 Km. _________________ D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira |
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