Fórum PicapesGM - Índice do Fórum
Fórum PicapesGM - Referência Técnica em Utilitários Chevrolet
FAQ  FAQ   Pesquisar  Pesquisar   Membros  Membros   Grupos  Grupos Download Download
Registrar  ::  Entrar Entrar e ver Mensagens Particulares

Novo Tópico  Responder Mensagem Ir à página Anterior  1, 2, 3 ... 306, 307, 308 ... 311, 312, 313  Próximo
 D-20 CD\89 - maxion S4T plus « Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » 
Autor Mensagem
César Oliveira
MensagemEnviada: Ter Dez 10, 2024 4:23 pm    Assunto: Responder com Citação

Eu já havia visto o primeiro vídeo, mostrando a hélice de 10 pás de metal.
Duas coisas, a que coloquei é de nylon, e gostei da qualidade da peça.
A outra coisa é a furação dos parafusos é igual a do vídeo, na realidade é um sistema que possibilita usar em outros motores. Imagino que essa outra furação sirva para o MWM 229 da F-1000, é uma pequena diferença entre uma e outra, acredito que essa opção permite colocar a mesma hélice em uma D-20 e em uma F-1000.

O defletor no radiador, normalmente era para camionetes que saiam de fábrica com ar condicionado.

A disposição do compressor do ar condicionado e do alternador, quando tem ar de fábrica, é ao contrário do ultimo vídeo. O formato original é compressor em cima e alternador em baixo, e o esticador do alternador é preso no compressor.
Mas na realidade acho que pouco importa a disposição desde que funcione esta ótimo.

Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
delegado
MensagemEnviada: Ter Dez 10, 2024 6:27 pm    Assunto: Responder com Citação

acho que vou comprar o suporte da f250 e colocar no meu sprint,pra colocar alternador e compressor do ar condicionado .fica melhor do lado do motorista.
César Oliveira
MensagemEnviada: Qua Dez 11, 2024 2:41 pm    Assunto: Responder com Citação

Delegado, esse lado não o mesmo da bomba injetora, eu não tenho familiaridade com o sprint, mas acho esse lado conjestionado de coisa, é só impressão.
delegado
MensagemEnviada: Qua Dez 11, 2024 7:51 pm    Assunto: Responder com Citação

por que é;nao tinha pensado por esse lado,mas na verdade é so o compressor que vai entrar debaixo do alternador;vou ver se acho uma foto e boto aqui.
César Oliveira
MensagemEnviada: Qui Dez 12, 2024 9:24 am    Assunto: Responder com Citação

Delegado, eu penso também no mangueiramento, pois normalmente a entrada para a cabine fica pelo lado direito, pois no lado do motorista tem toda a parafernalha de comandos, direção, elétrica, embreagem, e isso tudo pode fazer com que você tenha que driblar um monte de obstáculos para posicionar adequadamente as mangueiras.
Por mais simples que possa parecer é um quebra cabeças, que tem de montar e nada pode esbarrar em nada.

delegado
MensagemEnviada: Sáb Dez 14, 2024 8:18 pm    Assunto: Responder com Citação

O lado bom é que o compressor fica longe do escapamento. Mais vida pra ele.
César Oliveira
MensagemEnviada: Seg Dez 16, 2024 9:15 am    Assunto: Responder com Citação

Ai sim é uma grande vantagem, porque isso é complicado.
Chego a mudar de opinião a nível de quebrar mais a cabeça para colocar longe do escape. Se já existe um suporte pronto para essa modificação você ainda pode seguir a linha de raciocínio utilizada para resolver a parte do mangueiramento, vale a pena o esforço a mais.

César Oliveira
MensagemEnviada: Dom Dez 22, 2024 7:55 pm    Assunto: Responder com Citação

Depois de muito tempo troquei o regulador de voltagem e porta escovas do alternador Bosch 75A da D-20, e melhor de tudo ou pior é que não precisava.
Breve descrição do ocorrido. Voltando alguns dias, eu lavei o motor, só o motor e estendi a lavagem um pouco para a suspensão dianteira, mas como estava no modo faça sem muito esforço, eu usei o snow foom (não se se escreve desta forma), coloquei o roxinho na garrafa deixei concentrado e larguei o dedo na lava jato, fiz a limpeza e já era fim do dia, larguei para lá e trabalhei no outro dia, mas percebi que tinha alguma luz do painel faltando acender na hora de ligar o carro. Como estava corrido não dei muita atenção, e fiquei pensando que era luz do óleo, pois quando liguei o marcador de pressão de óleo eu fiz um rabicho da cebolinha do óleo para ligar o instrumento, e imaginei que a pressão da água durante a lavada de motor, poderia ter desconectado o terminal, em fim, continuei fazendo o que tinha de fazer e estava certo que era isso, no dia seguinte que já era sábado, saimos para um atendimento logo cedo, e ai eu prestei atenção e vi que a lampada que não estava acendendo era a da bateria, ai já mudei o foco para a parte elétrica, mais especificamente o alternador.
Nós fizemos o atendimento e logo em seguida tinha outro cliente e depois era hora de encerrar.
conseguimos atender e fiquei livre por volta de 11:20, peguei a moto e fui comprar um regulador de voltagem pois eu não tinha no estoque, fui rápido e consegui comprar, almocei e troquei o regulador, que nesse alternador ate é possível trocar sem ter de desmontar nada , mas eu retirei e fiz com ele fora do carro, tudo bem rapido, no processo verifiquei que o anel coletor ( a onde as escovas deslizam) já está com um desgaste significativo.
Montei novamente o alternador no carro e fui testar, não acendeu a lâmpada, xinguei mentalmente por alguns instantes e voltei a concentrar no defeito, pode ser lâmpada queimada (difícil) ou o fio arrebento da lâmpada (difícil) ou o regulador deu um defeito bem raro de acontecer, normalmente as escovas desgastam antes desse defeito raro acontecer. Acabei esquecendo de citar que as escovas do regulador antigo estavam com o tamanho adequado, então a suspeita de ter dado um defeito no regulador permaneceu até o teste como o novo , só que o regulador novo também apresentou o mesmo defeito (Troquei o regulador sem necessidade).
Antes de desmontar o painel para verificar se a lâmpada estava queimada eu fui dar uma olhada na fiação do alternador, e descobri que o fio estava desligado e ficou pendurado meio que escondido, encaixei o fio no alternador novamente e verifiquei que o terminal estava vencido, frouxo, procedi com a troca do referido terminal e testei novamente o sistema, e funcionou perfeitamente.
Mas já sei que vou ter de trocar o rotor. Tem até como trocar somente o anel coletor, mas é meio chatinho.
Só que vasculhando o estoque de alternadores eu descobri que tenho uma carcaça sem rotor de um bosch de 75A que era usado em outro carro, eu medi a carcaça e parece que vai funcionar no lugar sem modificações sérias, pelo que percebi só teria de bolar um novo esticador, em fim , solda e metal (sem problema), porque mencionei isso.
Amanhã vou ligar na loja especializada na parte elétrica e verificar o preço do rotor novo e re condicionado, eu já tenho os valores do ML, então finalizo a cotação amanhã. E esta situação me deu uma idéia, se eu comprar o rotor novo ou na loja ou no ML, vai sobrar um rotor precisando trocar o anel coletor, pensei em montar outro alternador bosch de 75A com um esticador modificado para colocar como primeiro reserva , porque hoje eu tenho um reserva que é o original delco de 55A, ele passaria a terceiro reseva e eu colocaria esse remanufaturado caseiramente como sendo o reserva oficial.
Eu sei que é mais sarna para me coçar mas fazer o que? Agora se pegar um rotor remanufaturado eu tenho de fazer na base de troca, então não decidi ainda a direção que vou tomar, claro que se escolher um novo vou ter de colocar rolamento novos para ficar tudo zero.
O alternador de 75A até o presente momento é o melhor que já usei, pelo simples fato de não dar dor de cabeça não da manutenção o máximo é trcar regulador com porta escovas, ele ia passar zerado nesse ano se o fio não tivesse se escondido.

ewerton
MensagemEnviada: Dom Dez 22, 2024 8:48 pm    Assunto: Responder com Citação

Eu comprei o rotor novo do alternador de 120A que está na caminhonete. Vou ver se acho o contato do vendedor.

http://www.picapesgm.com.br/
César Oliveira
MensagemEnviada: Seg Dez 23, 2024 6:52 am    Assunto: Responder com Citação

Valeu Ewerton
César Oliveira
MensagemEnviada: Seg Dez 23, 2024 11:46 am    Assunto: Responder com Citação

Comprei o rotor novo pelo ML.
Eu liguei lá na loja que faz o recondicionamento e os valores não foram atrativos.

Perguntei e eles nãotem novo, só re condicionado na base de troca.
Fiz a cotação para trocar somente o anel coletor 130,00
Para recondicionar e só depois do natal (provável só em 2025), ficaria apartir de 190,00, que nunca fica no valor de base, e com mais 100,00 comprei um novo de marca que eu conheço, então vai boiar um rotor que eu mesmo vou trocar o coletor e se não der para montar o outro reserva bosch, eu fico com o rotor de reseva.

César Oliveira
MensagemEnviada: Ter Dez 24, 2024 2:14 pm    Assunto: Responder com Citação

Contrariando as espactativas, o rotor chegou hoje. Comprei ontem e chegou hoje antes do almoço.
Já estav me coçando para arrancar o alternador, mas lembrei que vou colocar rolamentos novos, e as lojas já fecharam, até abriram hoje até o meio dia.
A principio só retirar o alternador, desmontar, e sacar o rotor que fica preso na tampa dianteira.
No entanto hoje é 24/12, e a ceia de natal será na casa da minha sobrinha e vou pernoitar na casa do meu cunhado, que é perto da casa dela, a Dra. esta meio grilada de sair tarde da Barra e enfrentar a linha amarela toda e um pedaço da linha vermelha, eu até entendo, esta época a vagabundagem esta ansiosa para aumentar o faturamento, entãosairemos no final da tarde e só retornamos amanhã, de manhã eu espero.
Eu preciso do carro para trabalhar no dia 26/12 , logo pela manhã, então o que devo fazer é tirar o alternador bosch e colocar o alternador delco de reserva, dessa forma posso trabalhar sem pressa no bosch. Quero conferir se a peça nova esta de acordo, pelo numero da peça e a descrição na embalagem estou com a peça certa ( só acredito colocando uma do lado da outra.
Testei com multimetro e passou no teste da resistência omica e no de continuidade, só não fiz o teste da lãmpada porque esta lampada de teste esta lá fora no alto de um armário e não vou pegar isso agora.

Mas antes de qualquer aventura de desmotagem, eu peguei o alternador reserva (delco 55A) e peguei também o delco de 140A, porque na realidade eu não sei quem esta funcionando ou não, eu lembro que o delco 140 estav partindo o fio do rotor e como era uma soldagem bem pesada o meu ferro de solda não dava conta de fazer uma solda boa, na époc eu não tinha um ferro de solda daqueles parrudos que tem um transformador no corpo, agora eu tenho, mas na época eu não lembro se eu havia re soldao o fio, em fim vou revisar este delco, e vou revisar o delco menor, que na realidade eu tenho 02 delco de 55A, e como na época que resolvi colocar o original de 75A eu abandonei estes outros em um canto, eu costumo colocar uma fita crepe com a data do ultimo teste e ou revisão para saber que esta funcionando, as fitas estão no lugar devido mas a tinta da caneta que eu escrevi desapareceu então, vou re testar todo mundo antes de trocar no carro.

César Oliveira
MensagemEnviada: Qui Dez 26, 2024 8:28 am    Assunto: Responder com Citação

Os duendes da manutenção atacaram ontem no final da tarde.
Como o processo de troca de rotor do alternador Bosch vai depender de ir buscar rolamentos novos, eu desmontei o alternador delco Remy de 140A, fui checar se a solda que fiz ainda estava boa e fiz uma revisão no rotor testei rssistência omica, testei a codutividade e o isolamento, o rotor esta perfeito, rolamento zerado.
Fu dar uma olhada nas outras peças, verifiquei a ponte retificadora e todos os diodos estavm ok, o porta escovas estav beleza também, o regulador de voltagem eu não consegui encontrar uma forma prática de testar então eu tinha outro no paiol e já peguei, fui testando as outras coisas e a principio vou trocar só o regulador. Na realidade a unic coisa anormal que encontrei foi um prafuso com isolamento que eu acho , estav no lugar errado, mas , na re montagem eu acerto isso.
O bosch, só devo conseguir montar no sábado.

César Oliveira
MensagemEnviada: Sáb Dez 28, 2024 12:52 pm    Assunto: Responder com Citação

Como gosto deste alternador de 140A, resolvi dar mais uma chance a ele, comprei outro regulador de voltagem para uma eventual falha no regulador que eu tinha de reserva.
Já montei o alternador delco, mas não pude testar ele ainda, e vou arrumar parafsos para por, pois estou achando que o furo não vai dar.

Luiz Carlos
MensagemEnviada: Sáb Dez 28, 2024 6:10 pm    Assunto: Responder com Citação

Sempre muito didático.
Grande abraço,

Gomes

Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico  Responder Mensagem Todos os horários são GMT - 3 Horas Página 307 de 313
Ir à página Anterior  1, 2, 3 ... 306, 307, 308 ... 311, 312, 313  Próximo

Ir para:  

Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.