|
D-20 CD\89 - maxion S4T plus |
« Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem » |
Autor |
Mensagem
|
delegado |
Enviada: Qui Jan 23, 2025 6:33 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 6 de Novembro de 2017 Mensagens: 2848 Localização: ipatinga mg
|
´na minha fica so na pressao,sem conexao,sem abraçadeira;é tecalon so da turbina na westgate.do coletor no lda tambem é pressao; é uma mangueira mole(la ele),acho que de silicone;tem 7 anos que coloquei e ta perfeita e ainda entra num t que leva pressao para o manometro do turbo no painel;tudo so na pressao sem conexoes e sem abraçadeiras. _________________ amizade ,carater,respeito,honestidade.rock in roll |
|
|
 |
César Oliveira |
Enviada: Sex Jan 24, 2025 12:17 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005 Mensagens: 10259 Localização: Rio de Janeiro
|
Sim, as conexões são sem abraçadeiras mesmo. E a mangueira é tecalon, ela tem um desnho para ficar acompanhando o contorno do motor ate a bomba. _________________ D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira |
|
|
 |
César Oliveira |
Enviada: Sex Jan 24, 2025 12:20 pm Assunto: |
|
|
Registrado em: Terça-Feira, 27 de Dezembro de 2005 Mensagens: 10259 Localização: Rio de Janeiro
|
Tem um parafuso oco no chapéu da LDA, que fixa um olhal com espigão que vai no tubo de tecalon, segue até um ponto que tem rosca no coletor e a outra ponta do tubo tem uma conexão parecida com do mangote de freio. _________________ D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira |
|
|
 |
delegado |
Enviada: Sex Jan 24, 2025 1:01 pm Assunto: |
|
|

Registrado em: Segunda-Feira, 6 de Novembro de 2017 Mensagens: 2848 Localização: ipatinga mg
|
Se vc tiver um soprador térmico ou um maçarico portátil fica fácil fazer o desenho que quizer.uso maçarico portátil do meu filho,mas é super barato no mercado livre. _________________ amizade ,carater,respeito,honestidade.rock in roll |
|
|
 |
César Oliveira |
Enviada: Dom Jan 26, 2025 12:00 pm Assunto: |
|
|
|
Era exatamente isso que eu ia fazer, eu tenho tanto o maçarico quanto o soprador.
Pensei em usar uma chapa de madeira e fazer a cópia do desenho do tubo original e depois usar esse gabarito para moldar um tubo novo.
O problema é sempre a falta de uma loja de conexões aqui na Ilha, e mais uma vez terei de fazer uma incursão a São Cristovão.
Aventura prevista para ser executada de moto, e vou levar o tubo de amostra, e torcer para que o caboclo, mesmo com o tubo na mão me venda a peça certa, porque aconteceu isso da ultima vez que fui lá com o tubo do diesel. _________________ D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira
Editado pela última vez por César Oliveira em Dom Jan 26, 2025 12:28 pm, num total de 1 vez |
|
|
 |
César Oliveira |
Enviada: Dom Jan 26, 2025 12:25 pm Assunto: |
|
|
|
Outro assunto agora.
O limpador com motor Bosch chegou junto com a cangalha (vectra), e testei o motor, esta bem novo.
Como não quero mudar nada da instalação original eu tenho de fazer um chicote pequeno para converter o conector moderno para o conector do arno.
Fui procurar e descobri que essa posição de conector não é dos que você compra na loja (macho + fêmea), é a posição para pegar Rêle de 4 pinos, então, fui no paiol no setor de sucata elétrica automotiva e peguei um relê de 4 pinos, decaptei tudo do pescoço para cima e fiquei só com a base e os 4 pinos na posição que eu precisava, fiz o chicote e ficou faltando fazer a conexão na tomada do motor bosch, mas isso é simples, posso deixar para fazer depois na hora dos acabamentos.
Paralelo a isso verifiquei a conexão do eixo do motor bosch, verifiquei que tem diferença na porca que prende o motor na haste, a do arno é uma que pega chave 10 mm e a do Bosch pega chave 13 mm, outra coisa também é que o eixo do arno é 1 cm mais comprido do que o do bosch, achei que não conseguiria fazer encontra a cangalha da d-20 com o motor do vectra, só que estou me baseando em uma adaptação que o cabra fez em um monza que eusava um motor igual (arno e colocou o Bosch, ele teve também de usar a haste do monza para funcionar com o motor Bosch.
Fique na duvida quanto a isso e fui verificar a cangalha e conexão da D-20, quanto ao diâmetro do eixo é a mesma espessura, só é 01 cm mais curto, só que em contra partida a haste de conexão cangalha + motor, da D-20 é bem maior, é uma barra chata em formato de "S", 3 ou 4 vezes maior do que a do motor Bosch original, então, no meu achismo eu acredito que a haste alcance o eixo do motor, caso isso fique muito no limite eu ainda posso tirar 0,5 cm dos pontos onde o motor é aparafusado na armação que prende na carroceria, se eu fizer isso, ainda vou ter rosca suficiente para aparafusar e coloco o motor um pouco mais adiantado na estrutura que prende na carroceria, entãoo processo esta longe de estar resolvido, mas eu tenho uma linha de raciocínio a seguir, ainda faltam testes e medidas , ainda falta casar a fiação do pequeno chicote adaptador, pode ser que funcione.
Caso o projeto funcione eu coloco fotos do procedimento e instalação para que possa ser consultadopor outros no futuro.
Se não der certo, fico com um motor extra para algum projeto.
Eu acho o motor arno meio cansado de berço. _________________ D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira |
|
|
 |
delegado |
Enviada: Dom Jan 26, 2025 5:16 pm Assunto: |
|
|

|
é isso;pega como referencia a montagem do original arno sobre comprimento do pivô,posição dos braços;fotografa tudo,posição dos separadores e distancia entre eixos dos pivôs acionados e do acionador e comprimento do braço do motor entre os furos.é mais ou menos na tentativa e erro,corta solda,solda corta e esmerilha até acertar.o meu tambem tive que fazer ajustes e desmontar umas tres vezes pra acertar.e principalmente a posição do braço em relação ao descanso das palhetas.o meu na velocidade minima ta mais rapido que o arno tava na velocidade maxima! _________________ amizade ,carater,respeito,honestidade.rock in roll |
|
|
 |
César Oliveira |
Enviada: Seg Jan 27, 2025 10:51 am Assunto: |
|
|
|
A intenção é essa mesmo, o Arno já nasceu cansado. _________________ D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira |
|
|
 |
César Oliveira |
Enviada: Ter Jan 28, 2025 11:54 am Assunto: |
|
|
|
Ontem no final do dia consegui prepara o pequeno chicote e fiz um teste no carro, usei o conector do carro desliguei do motor arno e conectei o motor bosch no conector, usei o comando de limpador e o motor fez tudo que tinha que fazer, as duas velocidades, parou sempre na mesma posição, o temporizador funcionou, em fim, essa parte esta pronta. Agora resta testar o encaixe na cangalha. Fiz um pequeno teste e coloquei o bracinho que une o motor com a cangalha do motor bosch no motor arno(reserva) para testar, e ficou bem firme. Acho que vai funcionar. _________________ D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira |
|
|
 |
delegado |
Enviada: Ter Jan 28, 2025 4:30 pm Assunto: |
|
|

|
O meu funcionou blz também mas a chave no painel não está funcionando o temporizador e o esguicho de água.quero ver se acho essa chave nova original.deve ser a d10 de 1980 a 1989.das anteriores era uma velocidade so _________________ amizade ,carater,respeito,honestidade.rock in roll |
|
|
 |
César Oliveira |
Enviada: Ter Jan 28, 2025 8:35 pm Assunto: |
|
|
|
Delegado eu já tive D-10, a minha ex era 1983 (original), e o comando de seta é bem diferente do da D-20. Digo comando de seta pois é tudo na mesma alavanca, seta, luz alta e limpador de parabrisa.
Eu testei o alternador Delco, aquele que eu tinha apoasentado e como gosto dele, estou tentando deixar ele usavel. Digamos para ter um reserva a altura.
Eu havia trocado o regulador de voltagem, pois eu tinha um no paiol, e nessa de testar, eu achei mais 03 reguladores na sucata elétrica.
No teste eu já de inicio verifiquei que tinha alguma coisa errada, pois, ao encostar o positivo da bateria no alternador eu verifiquei um pequeno centelhar, que não é esperado, o que eu aprendi é que não pode acontecer nada , o alternador esta parado, só ligado no circuito. No mesmo instante já deduzi que o alternador não ia funcionar, e dito e feito, não caregou nada.
Desmontei ele para ver se tinha algo que chamasse a atenção, testei insistentemente a ponte de diodos, testei o rotor, este eu testei até com a lâmpada naquele circuito para descobrir curto circuito, esse teste é bom porque se tiver curto circuito no enrrolamento, o circuito de teste é no 127V, onde tem curto no enrrolamento frita na hora, não tem mimi, arregaça de uma vez, e não deu nada, testei a bbobina de campo, e estva perfeita, já estou sem idéias de onde explorar.
Testei os 4 reguladores que tenho em mãos, e os testes que consigo fazer sem eles estarem no alternador todos apresentaram os mesmos resultados, e os valores quase que idênticos com minimas variações.
Tenho uma teoria, que é a seguinte, na montagem das peças pequenas que ficam na tampa traseira, estas peças são presas com parafusos e alguns deles são isolados. Pode ser que eu tenha montado algum parafuso desses fora da posição certa, e tenha provocado um curto circuito por falta de isolamento, não sei se torrei o regulador, não sei se eu dei mole com o fio que uso para o rpm e deixei o conector aterrando a parte positiva da ponte de diodos.
Realmente estou nesse dilema, a vontade era de trocar a ponte de diodos e o regulador e se encontrasse eu ainda o capacitor, que eu tambem não tenho certeza se esta aberto ou não, mas ele funciona mais como um supressor de ruido então não tenho certeza se influênciaria na função principal do alternador _________________ D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira |
|
|
 |
delegado |
Enviada: Ter Jan 28, 2025 9:02 pm Assunto: |
|
|

|
nao entendi direito sua colocação,mas o alternador se vc encostar o positivo na carcaça,vai dar fogo mesmo,pois a carcaça é aterrada;para gerar o alternador prescisa estar com a lampada de excitação ligada,que pode ate ser uma semelhante a do painel,ou uma de lanterna mesmo;os diodos so podem conduzir a corrente eletrica em um sentido e se nao conduzir nada esta pifado;te aconselho dar uma olhada nos videos do professor rubinho.vc deve achar uma ideia lá.é o melhor em alternadores e motores de partida. _________________ amizade ,carater,respeito,honestidade.rock in roll |
|
|
 |
lbsoares |
Enviada: Qua Jan 29, 2025 8:50 am Assunto: |
|
|

Registrado em: Quinta-Feira, 18 de Setembro de 2014 Mensagens: 254 Localização: Santa Catarina
|
|
|
 |
César Oliveira |
Enviada: Qui Jan 30, 2025 8:25 am Assunto: |
|
|
|
Valeu Delegado e Ibsoares.
Delegado, boa explicação, eu só achei que o "fogo" foi muito ostensivo.
Ibsoares, ótimas fotos, eu precisava de ma visão da colocação dos parafusos. Eu era inscrito no opaleiros do Paraná, mas eu acho que já caducou a minha inscrição.
Andei pesquisando e achei alguns canais gringos que demonstaravam uma maneira de testar o regulador de voltagem do modelo semelhante ao usado no delco, a unica coisa que muda é o conector da lampada do painel, e fiz teste em 05 rguladores que tinha aqui em casa , alguns na sucata e um de reserva, no resumo.
Dos 05, somente 01 (um), esta bom, e todos que estão com defeito são da marca IKRO, não vou comprar mais dessa marca, não somente pelo caso do meu alternador, mas durante as pesquisas eu deparei com um caso de um proprietário de omega 4.1, que trocou o regulador e ele durou um mês, não sei se o caso é de peça falsa ou lote ruim, eu sei que vou comprar um regulador só que não compro mais o ikro, dos 05 reguladores, 04 queimados são ikro. O que esta bom é da marca transpo, esta com um aspecto bem feio mas é o unico que passou no teste.
Vou pedir um regulador novo e ver o que acontece. _________________ D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira |
|
|
 |
César Oliveira |
Enviada: Qui Jan 30, 2025 11:52 am Assunto: |
|
|
|
Delegado, realmente eu não soube usar as palavras.
Eu não encostei o positivo na carcaça, eu fiz todas as ligações para o teste e o ultimo fio que liguei, foi o positivo do alternador na bateria, o centelhamento foi do fio encostando no borne da bateria (positivo alternador no borne positivo da bateria).
Eu não lembro se esse procedimento gera centelha. _________________ D-10CD/Andaluz/D-20CD - NX-400 falcon
César Oliveira |
|
|
 |
|
|
|
Enviar Mensagens Novas: Proibído. Responder Tópicos Proibído Editar Mensagens: Proibído. Excluir Mensagens: Proibído. Votar em Enquetes: Proibído. Você não pode anexar arquivos neste fórum Você não pode baixar arquivos neste fórum
|
|
|
|