| Blazer
 NOVO FÔLEGO COM O V6
 O utilitário esportivo da GM ganha em força e desempenho com a 
opção do motor 4.3 made in USA Texto e reportagem Wilson TouméEdição Laura Monterosso; Fotos Marco de Bari
 Um motor por R$ 5.000. Esta é a única saída para quem aprecia 
o design da Chevrolet Blazer mas achava o desempenho do motor 2.2 muito fraco. Explicando: 
General Motors agora oferece a opção do motor V6 4.3 Vortec, importado 
(igual ao que equipa o modelo norte-americano), na versão DLX, a top da Blazer. 
Quem quiser este opcional desembolsa R$ 39.900 por uma Blazer DLX - R$ 5.000 a mais 
do que pagaria pela mesma versão, equipada com motor 2.2. Se a diferença de preço é grande, a de performance é 
maior. Começa que o motor 4.3 atinge 180 cv de potência, enquanto o 2.2 
se limita a 106 cv. O aumento de torque é impressionante: 19,2 kgfm a 2.800 
rpm para o 2.2, 34,7 kgfm a 2.600 rpm para o 4.3. Esses números se traduziram 
na pista exatamente como se esperava. Em retomada - prova na qual o torque tem papel fundamental -, Blazer 4.3 foi de 
40 a 100 km/h em 23s43, ao passo que a 2.2 ficou com 37s61 - uma diferença 
e tanto, notada, principalmente, na hora de fazer ultrapassagens. O "motorzão" 
mostrou a que veio também em aceleração de 0 a 100 km/h (cravou 
12s69, contra 19s10 da Blazer 2.2) e velocidade máxima (176,9 km/h e 157,5 
km/h, na ordem). Essas marcas, contudo, tiveram um preço: o motor de 6 cilindros 
gastou mais gasolina que o 2.2, de 4 cilindros - o V6 obteve média de 6,83 
km/l e o outro, 8,31 km/l. Também em frenagem a Blazer 2.2 se saiu melhor. Vindo a 80 km/h, percorreu 
32,1 m até parar - a Blazer 4.3 cumpriu a mesma prova em 37,2 m. Uma diferença 
preocupante, considerando-se o desempenho muito superior da 4.3. Para a GM, "os 
freios não precisaram de modificações, por já terem sido 
projetados e bem-dimensionados para essa nova motorização". Mas 
os números parecem desmenti-la. Fora isso, a Blazer 4.3 conserva os mesmos defeitos das demais versões: 
espaço adequado para apenas dois passageiros no banco de trás e a incômoda 
posição de dirigir, devido à pouca altura do assento do motorista. 
Coisas do projeto. Pelo menos na Blazer 4.3 ninguém poderá reclamar 
de desempenho fraco. 
 
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| FICHA TÉCNICA |   
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| Motor |   
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| Gasolina, dianteiro, longitudinal, 6 cilindros 
em V, 8 válvulas, comando de válvulas no bloco, alimentado por injeção 
eletrônica singlepoint. |   
| Diâmetro x curso | 101,6 mm x 88,4 mm |   
| Cilindrada | 4299 cm3 |   
| Taxa de compressão | 9,2:1 |   
| Potência | 180 cv a 4200 rpm |   
| Potência específica | 41,8 cv/litro |   
| Torque | 34,7 kgfm a 2600 rpm |   
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| Câmbio |   
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| Manual. Tração traseira. |   
| Relações de marchas | 1ª 3,49:1 - 2ª 2,16:1 - 3ª 1,40:1 - 
4ª 1,00:1 - 5ª 0,78:1 - Ré 3,55:1 |   
| Diferencial | 3,73:1 |   
| Rotação a 100 km/h em 5ª marcha | 2300 rpm |   
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| Carroceria |   
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| Aço estampado, montado sobre chassi de longarinas, 
utilitário esportivo, 5 portas, 5 ocupantes |   
| Tanque | 72 litros |   
| Porta-malas | 410 litros |   
| Peso (carro testado) | 1825 kg |   
| Eixo dianteiro | 975 kg |   
| Eixo traseiro | 850 kg |   
| Peso/potência | 10,1 kg/cv |   
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| Suspensão |   
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| Dianteira | Independente, braços triangulares, barra de 
torção longitudinal, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora |   
| Traseira | Eixo rígido, feixe de molas semi-elípticas 
de dois estágios, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora |   
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| Freios |   
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| Discos ventilados na dianteira e tambores auto-reguláveis 
na traseira, com ABS |   
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| Direção |   
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| Hidráulica progressiva, tipo setor e rosca sem-fim, 
com esferas recirculantes. Diâmetro de firo: 12,4 m. |   
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| Rodas e Pneus (no carro testado) |   
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| Rodas | liga-leve, 71 x 15 polegadas |   
| Pneus | Firestone Radial FSR 235/75 R15 |   
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| Equipamentos |   
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| De série | direção hidráulica, volante com 
regulagem de altura, ar-condicionado, acionamento elétrico dos vidros, trava 
central das portas, retrovisores externos com controle elétrico, diferencial 
autoblocante, limpador, lavador elétrico do vidro traseiro, cintos de segurança 
traseiros retráteis nas laterais, faróis de neblina, pára-choques, 
retrovisores externos, grade do radiador e maçanetas na cor da carroceria, 
rádio toca-fitas AM/FM, vidros verdes com pára-brisas degradê. |   
| Opcionais | bancos dianteiros individuais com ajuste manual de 
encosto, console entre os bancos com porta-copos e descansa-braços integrados, 
console no teto e rádio AM/FM com CD player, código de segurança 
e frente destacável. |   
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| Preço |   
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| Modelo básico | R$ 39.900 |   
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| Fabricante |   
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| General Motor do Brasil Ltda. |   
|  |  Fonte: Quatro Rodas, Nº 434, Setembro/1996Reportagem gentilmente enviada por Fernando Figueiredo e Eduardo Dantas
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