REPORTAGENS


DIFERENÇA INVISÍVEL

A Blazer não muda por fora, mas vem com uma nova suspensão traseira que melhora sua estabilidade

Por Marcus Brier, Fotos Ivan Carneiro

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Não adianta procurar por mudanças na carroceria da nova Blazer. O utilitário esportivo da GM chega em setembro com uma alteração invisível, daquelas que só dá para notar quando se estpa atrás do volante. A linha Blazer ganhou uma nova suspensão traseira para reparar um antigo problema do modelo: falta de estabilidade e conforto.

Em linguagem técnica, trocou-se o antigo feixe de molas paralelas por outra suspensão de perfil parabólico. Na prática, ficou muito melhor dirigir a Blazer. Rodamos com os dois modelos no campo de provas da GM, que fica em Idaiatuba, interior de São Paulo. O trajeto escolhido simulava uma subida de serra, com trechos sinuosos e asfalto esburacado. Com a antiga suspensão era desconfortável fazer uma curva e, dependendo do piso, ela pulava, teimando desgarrar a traseira. Com a nova, o problema foi amenizado. O carro ficou mais estável e os passageiros que viajam atrás não sofrem com os sacolejos ou os rangidos da velha suspensão. A mudança, portanto, é melhor do que uma reestilização cosmética.

S10 ganha câmbio automático

Enquanto a Blazer chega com uma nova suspensão, a S10 ganhou um pacote de equipamentos mais recheado. A versão Executive com cabine dupla e tração 4x2 passa a ser a primeira picape nacional a vir com câmbio automático. Além da nova transmissão, a S10 traz outro opcional: o piloto automático. Embutido na alavanca do pisca, o dispositivo permite que o condutor programe a velocidade e, depois, dirija o carro sem precisar pisar no acelerador. Para desativar o piloto automático, basta frear. Porém, para desfrutar esse luxo, o consumidor deverá desembolsar cerca de 3.000 reais além dos 41.690 reais cobrados pela S10 Executive.

Fonte: Revista Automóvel & Requinte, nº 32, setembro de 99
Gentilmente enviada por Eduardo Dantas

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